Ansiedade e menstruação: sintomas e tratamentos naturais!
Hoje vamos mergulhar neste universo da ansiedade e menstruação, através do Sagrado Feminino, para tentar entender melhor essa avalanche de sentimentos e sintomas que nos cercam durante o nosso período ou a nossa Lua, como chamamos no Caminho Vermelho.
Como é que podemos sentir tantas emoções diferentes em tão pouco espaço de tempo!?
Em um dia sentimos vontade de chorar, no mesmo dia ou no seguinte já é uma alegria ou uma vontade de sair, passear e ver pessoas, no outro já não queremos ver ninguém, ficamos recolhidas com nossas emoções em observação…
Qual mulher que nunca passou por isso?
Às vezes fica até difícil de entender… Dependendo da situação, melhor é não querer entender nada e simplesmente observar e deixar passar a tempestade.
Isso deve-se à variação hormonal a qual estamos sujeitas todo mês, ou melhor, toda Lua. Já que somos cíclicas, assim como a Lua, nosso período também tem em média 28 dias.
Sou Iana Barcellos, terapeuta integrativa Guia da Alma. Boa leitura!
Índice
- O que é ansiedade na menstruação e por que ocorre?
- Ansiedade na menstruação: sintomas físicos e emocionais
- Como a ansiedade afeta a menstruação
- Ressignificando a menstruação: o poder feminino!
- Ansiedade e menstruação: tratamentos naturais
- 1. Terapias naturais
- 2. Chás para ansiedade e menstruação
- 3. Sucos para ansiedade e menstruação
- 4. Conecte-se com o Sagrado Feminino
- 5. Exercícios físicos para ansiedade e menstruação
- 6. Remédios naturais para as dores físicas da menstruação
- 7. Óleos essenciais para mulheres e seus ciclos
- 8. Plante sua lua
- 9. Dicas extras!
O que é ansiedade na menstruação e por que ocorre?
Antes, durante e depois da menstruação ocorrem muitas mudanças e essas se refletem no corpo e nas nossas emoções. Uma dessas mudanças pode ser no humor, gerando a ansiedade, irritabilidade, entre outros.
Ela acontece principalmente por fatores que influenciam a saúde dos órgãos:
- Coração;
- Fígado;
- Baço/Pâncreas;
- Estômago.
Esses órgãos possuem a parte física e a energética, que são os canais ou meridianos na MTC (Medicina Tradicional Chinesa), gerando essas desarmonias.
- O fígado regido pelo elemento madeira é o responsável pelo fluxo harmônico das emoções e por controlar o fluxo do sangue no corpo todo;
- O baço/pâncreas e estômago, regidos pelo elemento terra, são os responsáveis por formar sangue através da digestão dos alimentos;
- O coração, regido pelo elemento fogo, bombeia o sangue e faz ele circular.
Então se fizermos atividades físicas regulares, cuidarmos bem da alimentação e gerenciarmos as nossas emoções, durante o período que antecede a menstruação é bem provável que não tenhamos a famosa TPM (tensão pré menstrual), que traz irritabilidade e ansiedade.
Ansiedade na menstruação: sintomas físicos e emocionais
Quando sentimos aquela dificuldade em pensar com clareza e as emoções estão à flor da pele, ação e a palavra estão desconectadas do coração.
Ansiedade, TPM e sintomas emocionais estão ligados. Esse momento pode trazer:
- Choro fácil;
- Dores de cabeça;
- Inchaço nas mamas e abdômen;
- Dificuldade para dormir;
- Irritabilidade;
- Dificuldade em expressar as emoções;
- Cansaço;
- Isolamento;
- Depressão…
Isso tudo vem no pacote da negação da energia do Sagrado Feminino.
Querer lutar contra essas emoções só irá gerar mais sintomas de desequilíbrio. O melhor é se acolher, se cuidar, se recolher e buscar ficar na calma e tranquilidade.
Querer ficar recolhida durante seu período menstrual, na nossa sociedade atual, pode ser mal visto… mas esse movimento para dentro que o corpo pede é importantíssimo para a sua saúde emocional.
Como a ansiedade afeta a menstruação
A ansiedade é um padrão do coração, regido pelo elemento fogo, então a menstruação será afetada de várias maneiras diferentes neste padrão.
No estado emocional, principalmente com a irritabilidade e o nervosismo no trato com os relacionamentos interpessoais mais próximos, basta acionar um gatilho e BUM, explode tudo.
Na alimentação, a compulsão por doces, bebidas alcoólicas, comidas gordurosas e ricas em carboidratos simples como batata inglesa e massas são as maneiras mais buscadas para saciar essa ânsia por algo que nem sabemos direito…
Na verdade, se buscarmos bem no fundo sabemos. E se não queremos olhar, parar a correria, silenciar os pensamentos e escutar o coração… ela fica sempre voltando, até que algo aconteça e faça isso mudar.
Ressignificando a menstruação: o poder feminino!
Toda mulher tem um poder intrínseco, é geradora de vida, e esse é um poder que hoje em dia é subestimado por uma parte da população planetária.
Todo esse poder feminino de geração de vida voltará para a Terra, que é a grande transmutadora de matéria em energia e realizadora de sonhos.
Se não houve a fecundação, desce o sangue para alimentar as sementes. Esse sangue tem poder, tem vida.
Foram dias de preparo para receber o óvulo, para esperar o momento certo, e depois ser eliminado completando mais um ciclo.
Terra geradora de vida, de alimento, de saúde e de aterramento, para quem se encontra voando demais.
A mulher que reconhece esse poder e o reverencia está conectada ao seu poder pessoal.
- Conhecendo bem seus ciclos, poderá aproveitar a fase que está mais criativa para focar nas atividades que necessitam de criatividade.
- Já a fase introspectiva, que vem junto com a Lua: é preciosa de revelações para quem busca um tempo e pode dedicar para olhar para dentro, descobrir os tesouros guardados a sete chaves.
- Quando temos a fase de mais energia, podemos quase tudo ou tudo o que nos propomos a fazer, como: focar num projeto, num passeio ou trilha;
- Já na fase de transmutação, uma boa faxina em casa, no ateliê, na oficina ou no consultório, trazendo renovação e liberando muita energia estagnada.
O significado dos sintomas do ciclo menstrual e ansiedade
As famosas cólicas menstruais, miomas, cistos e todas as outras anomalias também vêm da relação com tudo isso que falamos anteriormente, como: maus hábitos e, principalmente, emoções reprimidas.
Podemos observar que esse combo tem várias características de padrões do feminino que ainda tentam se igualar ao masculino na sua natureza.
Isso é bem diferente da nossa luta por direitos iguais. O querer igualar-se da mesma maneira, é com:
- Competitividade;
- Dominação;
- Racionalização;
- Conquista;
- Arrogância;
- Ceticismo;
- Imaturidade;
- Superficialidade;
- Entre outros.
Essas energias, quando estão muito presentes nas mulheres, vêm também do padrão de desconexão com o sagrado feminino, gerando ansiedade, necessidade de querer provar algo, de ser melhor, de humilhar os outros, ou comparações que geram competitividade. Isso é pura masculinidade tóxica.
O feminino não precisa entrar em competição, ele simplesmente espera o momento certo e ocupa o seu lugar sem ter que lutar, de maneira pacífica.
Somos naturalmente intuitivas, profundas, sensíveis, acolhedoras, amorosas e renovadoras. Devemos sempre buscar uma harmonia entre essas energias, equilibrando os excessos e as deficiências de energias Yin e Yang, do feminino e do masculino que todas(os) nós temos.
Significado das cores da menstruação
A cor do sangue menstrual dirá como anda o seu organismo.
A sua saúde poderá ser medida através da análise do sangue: se ele é claro ou escuro, se ele é ralo ou com coágulos, a viscosidade, o cheiro… A cor será resultado da sua alimentação e conexão com suas emoções e sentimentos.
- Cor vermelho vivo forte, sem coágulos: quer dizer que a menstruação está saudável e o corpo também. Esse é o resultado quando a terra está balanceada e a madeira bem nutrida, segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa);
- Cor vermelho fraco e pálido: pode ser devido a uma anemia, com padrão de deficiência do baço/pâncreas, estômago e fígado, faltando ferro e nutrientes nesse sangue;
- Quando começa no primeiro dia escuro, marrom escuro, cor de borra de café e depois desce vermelho: esse primeiro é da lua anterior, que ainda não foi eliminado totalmente; pode ser devido a uma estagnação da energia do fígado ou frio no útero.
O frio entra pelo canal do rim, quando andamos de pé descalço no chão frio ou úmido — deve-se evitar principalmente no período menstrual. Ficar muito tempo com a roupa molhada também pode trazer cólicas, frio e umidade na região ginecológica;
- Cor mais escura com ou sem coágulos: também vem da estagnação do sangue, pode ser devido a um calor gerado por deficiência do yin do fígado ou por estagnação do Qi (ou Chi = energia) do fígado.
Mais uma vez, a alimentação e as emoções são totalmente responsáveis por esses quadros.
- Leia também meu artigo: Ginecologia Natural: sabedorias que toda mulher precisa aprender!
Ansiedade e menstruação: tratamentos naturais
Vamos ver dicas de como cuidar da ansiedade e menstruação de maneira natural?
Preparei dicas valiosas para você se conectar com seu poder pessoal, acolher suas emoções e cuidar da saúde!
1. Terapias naturais
Você pode contar com o apoio de PICS, ou Terapias Integrativas Complementares, como:
- Acupuntura;
- Fitoterapia;
- Dietoterapia;
- Aromaterapia;
- Constelação Familiar;
- Reiki;
- Entre outras.
Todas são muito eficientes no tratamento das desarmonias da ansiedade na menstruação. Eu diria que, se a mulher puder fazer um pouco de todos esses tratamentos, poderá ter resultados excelentes.
Se puder fazer um deles já estará ganhando muito. Eles são complementares, um sempre ajudará o outro a conquistar os benefícios totais para estar livre de uma vez desse transtorno e de outros.
2. Chás para ansiedade e menstruação
Os chás abaixo são excelentes para esse período do mês:
- Chá de Matricaria ou Camomila: ajuda a acalmar a ansiedade e as cólicas, além de ter poder sedativo;
- Chá de Macela: combate sintomas da ansiedade. Muito usada para o alívio de cólicas menstruais, pois possui ação analgésica, anestésica e anti séptica;
- Chá de Calêndula: serve para amenizar sintomas da TPM e cólicas, além de regular o ciclo hormonal;
- Chá de Erva-doce: antiespasmódico e calmante;
- Chá de Hibisco: é muito bom no alívio de cólicas, além de ser diurético, ajudando no inchaço e diminuindo a irritabilidade. Evitar se estiver grávida, amamentando ou tiver pressão baixa.
3. Sucos para ansiedade e menstruação
Esteja atenta aos sucos abaixo para aliviar a ansiedade na menstruação:
- Suco de maracujá com alface;
- Suco de Aipo, maçã, gengibre e salsa;
- Suco de Abacaxi e cenoura;
- Suco de beterraba, aipo, pepino e maçã;
- Suco de cenoura, limão e maçã.
4. Conecte-se com o Sagrado Feminino
A fase menstrual do nosso ciclo é especialmente importante para nos conectarmos ao nosso interior, nosso íntimo.
Aquele lugar que só você poderá visitar e buscar esse aconchego e bem-estar, para sentir-se num espaço seguro onde você poderá soltar as amarras e couraças que usa para se proteger das batalhas do dia a dia.
As memórias ancestrais que carregamos de dores, abandonos e demais traumas vividos nessas vidas estão conectados à nossa vida atual, à memória intra uterina.
O que a mãe sente durante a sua gestação será sentido pelo bebê que ela está gerando e, posteriormente, pela pessoa que irá se tornar mais tarde.
Esses sentimentos podem e devem ser ressignificados pela ótica do Sagrado Feminino e pela visão da MTC, que cuida e reintegra para a vida, que sempre segue em frente.
Estar em contato com a natureza é excelente, mesmo em um quintal, jardim ou vasinho de plantas.
Aproveite este momento para plantar a sua lua na terra, rezar e agradecer pela vida, pela sua linhagem feminina e que ela possa receber as curas para que as futuras gerações de mulheres venham mais livres desses padrões de comportamento de sofrimento e de crenças limitantes do feminino.
Claro que estando vivas aqui, neste momento, sempre estaremos trabalhando alguma coisa, pois essas mudanças são movimentos constantes, sempre virão outros desafios necessários para o crescimento e desenvolvimento de cada alma no seu tempo.
A cura do feminino é silenciosa, amorosa e acolhedora. Isso em nada tem a ver com submissão, pelo contrário: é sobre a mulher que sabe o que quer e sabe onde quer estar.
5. Exercícios físicos para ansiedade e menstruação
Caminhar, andar de bicicleta, fazer yoga, pilates, academia e esportes são excelentes para a acalmar os sintomas da ansiedade na menstruação.
O movimento é super importante, pois o corpo precisa. A mente, as emoções e os órgãos vitais respondem muito bem ao nos exercitarmos.
O aumento de problemas de saúde relacionados ao sedentarismo é enorme.
O nosso corpo precisa circular a energia do suor, que elimina toxinas, e a do sangue, que é vida, precisando chegar em todas as partes do corpo, como: tendões, couro cabeludo, pele, membros, órgãos.
Os exercícios físicos é que fazem essa circulação acontecer. Movimento é vida, falta dele é morte.
6. Remédios naturais para as dores físicas da menstruação
O chá de camomila é o meu favorito dessa lista, pois ele relaxa, tira a dor e é uma delícia.
Existem as opções de usar as cápsulas do extrato seco dessa planta ou o óleo essencial também, usado de forma externa em massagens ou aromatizadores. Se essa não é a sua forma favorita, olhe acima outras opções que eu trago aqui neste artigo.
Conheça algumas fórmulas chinesas importantes:
- Tai Pan (tintura de placenta humana): fortalece o sangue, regula os hormônios e a infertilidade;
- Gui Pi Ran/Wan: tonifica o sangue para problemas ginecológicos;
- Gui Zhi Fu Ling: elimina a estagnação do útero;
- Dan Gui Ran/Wan: tônico do sangue.
Conheça alguns fitoterápicos importantes:
- Erva Macaé: indicada para síndromes ginecológicas como menstruação irregular, redução de massas abdominais imóveis, infertilidade, dor pós-parto, parto difícil e redução de edemas;
- Maca: regulador do ciclo menstrual, aumenta a fertilidade, reduz os sintomas da TPM e da menopausa, e age como complemento alimentar;
- Salvia Chinesa: nutre o sangue, revigora a circulação sanguínea, acalma a irritabilidade mental. Usada para a metrorragia, que são hemorragias em intervalos irregulares que ocorrem fora do período menstrual. Também indicada para dor abdominal pós-menstrual e amenorréia, que é a ausência de menstruação;
- Uchi Amarelo: indicada para miomas e cistos ovarianos;
- Dama da noite: trata a TPM.
Os fitoterápicos e as várias fórmulas chinesas podem ajudar nas cólicas e dores no corpo durante o período pré, pós e durante a lua.
- Leia também: Fitoterapia chinesa: o que é e como funciona?
- e agende sua consulta de Fitoterapia chinesa comigo no Guia da Alma!
7. Óleos essenciais para mulheres e seus ciclos
Conheça alguns óleos essenciais para empoderamento indicados para as mulheres durante o ciclo menstrual:
- Gerânio: regulador hormonal, previne câncer de colo do útero, de mama e estimula naturalmente a produção de estrógeno. Importante especialmente na pré-menopausa;
- Sálvia Esclaréia: reduz o cortisol, aumenta a serotonina e a ocitocina. Bom para dores de cólicas, depressão, também muito usado na prevenção e tratamento do câncer;
- Erva doce, Anis estrelado, Funcho: reduz as cólicas, gases, inchaço, melhora os sintomas da menopausa, previne e trata câncer de mama e de útero;
- Bergamota: reduz inchaço, melhora o estado emocional, trata a TPM, depressão e ansiedade, também diminui o cortisol, aumentando a disposição física e a libido.
8. Plante sua lua
Para te proporcionar uma conexão maior com seu poder pessoal faça o movimento de plantar a Lua. Opte por utilizar:
- Calcinhas absorventes;
- Bioabsorventes;
- Toalhinhas ou paninhos de tecido de algodão orgânico, que são próprios para a sua lua;
- Copinho de silicone.
Além de, claro, ajudar a natureza, produzindo menos lixo para poluir nossas águas e solos.
- Para o paninho e bioabsorvente: coloque de molho na água e dê um tempo. Espere o sangue se soltar do tecido na água, depois use esse sangue para regar as plantas, rezando, agradecendo e pedindo essa cura e conexão com o sagrado na sua vida;
- Já com o copinho é um pouco diferente: pegue o sangue recolhido e coloque-o em uma vasilha maior ou um balde, pois precisará ser dissolvido na água para as plantas, ou simplesmente faça um buraco na terra e plante esse sangue, também rezando, agradecendo e pedindo cura, renovação e a força necessária para a realização do que for intencionado.
9. Dicas extras!
Resgatando a sabedoria antiga, minha avó, querida Lili, costumava dizer: mulheres em período menstrual devem:
- Tomar cuidado com friagem;
- Evitar pé descalço em piso frio;
- Evitar molhar o cabelo à noite;
- Evitar pegar sereno e friagem na cabeça;
- Não usar roupa molhada, principalmente na região abdominal;
- Evitar sol quente na cabeça;
- Prestar atenção à alimentação;
- Beber bastante água…
Além de comer alimentos que ajudem a repor esse sangue tão precioso para nós, como:
Para as vegetarianas e veganas:
- Sucos verdes;
- Sucos de beterraba;
- Sucos de açaí;
- Ora pro nobis;
- Moringa.
Para quem come carne:
- Bife de fígado de boi é excelente para repor o ferro, além de carne vermelha em geral, que ajuda a fortalecer o sangue.
Outros super alimentos que também podem e devem ser utilizados por mulheres que menstruam:
- Spirulina;
- Chlorella;
- Ganoderma.
As duas primeiras são algas e o terceiro é um cogumelo muito poderoso, também conhecido como Reishi, o cogumelo do imperador, excelente para levantar estados de fraqueza e convalescença.
Gostou das dicas?
Você, mulher, não precisa esperar adoecer para começar a se cuidar.
Venha se conhecer melhor e tratar a sua saúde de maneira integrativa, natural e personalizada, empoderando você para saber como se cuidar melhor e se amar por inteiro.