O que é a Constelação Familiar online e Como fazer Constelação Familiar online?

Conheça os benefícios dessa prática de resolução de conflitos.
sessão de constelação familiar online
Mais terapias de Liana Chiaradia
4.8/5 - (5 votos)

A Constelação Familiar é uma técnica sistêmica e terapêutica que harmoniza nossas relações – pessoais e interpessoais. Se você chegou nesse artigo, provavelmente tenha alguma dessas dúvidas: o que é e como funciona a Constelação? Para que serve essa técnica? É possível fazer uma consulta de Constelação Familiar Online?

Por se tratar de uma abordagem complexa (afinal, nossos relacionamentos também são, certo?), algumas vezes a Constelação é difícil de ser compreendida. Ou até mesmo, interpretada erroneamente!

Mas quando estamos em alinhamento com as Leis do AMOR, que essa técnica propõe, tudo se harmoniza!

Eu já realizei diversas sessões de Constelação Familiar com terapeutas incríveis, e escrevo esse artigo para que mais pessoas possam se beneficiar dessa prática (que já é utilizada inclusive no sistema judiciário para resolução de conflitos, sabia?).

Aqui vou abordar de maneira simples: como funciona essa técnica, e como acontece a Constelação Familiar Online. Boa leitura!


 

O que é Constelação Sistêmica?

Técnica da Constelação Sistêmica

Foto: Razvan Chisu – Canva

A Constelação Familiar, também é conhecida como “Constelação Sistêmica”, pois atua sistemicamente em grupos, podendo ser aplicada para questões pessoais, de famílias, empresas e grupos.

A técnica auxilia na resolução de conflitos pessoais e familiares que, muitas vezes, atravessam gerações.

Provavelmente na sua família ou empresa que trabalha, você conhece ao menos algum caso de questões mal resolvidas e mágoas acumuladas entre pessoas. Em casos mais graves, acontecem até mesmo violências, roubos e abusos.

Esses acontecimentos podem levar dor, sofrimento e ruídos nos relacionamentos por gerações. Além de influenciar em nossas crenças, maneira de pensar e agir.

Podemos até tentar ignorar esses acontecimentos, porém, eles continuam rodando em nosso subconsciente! E se faz necessário um trabalho de consciência, compreensão e amorosidade para resolvê-los.

Agende uma sessão de Constelação Familiar Online!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

Para entender melhor, vou citar um exemplo que acontece com frequência em algumas famílias:

Um empresário tem um filho. Quando este se torna adulto e deve fazer uma escolha profissional, fica dividido. O pai quer que o filho siga o legado de sua empresa, porém este sonha em seguir outra profissão.

Se o filho seguir o sonho do seu pai e não o dele, terá a tendência de se sentir infeliz em sua profissão e frustrado ao longo da vida.

Porém, se ele simplesmente seguir seu caminho sem ter um alinhamento, é possível que a relação entre ambos seja danificada, inclusive para os descendentes.

O que a Constelação pode fazer nesses casos é ajudar a encontrar “o caminho do meio”.

O pai deve compreender que o filho já é adulto e deve seguir seu próprio caminho, valorizando sua nova profissão. Se ele não respeitar essa escolha, uma exclusão e barreira pode ser criada entre eles, danificando a relação.

Já o filho, deve honrar e respeitar seu pai e a história que ele construiu (afinal, foi o pai que deu uma parte da vida a ele), para que possa seguir adiante com seu sonho sem mágoas, culpas e conflitos.

Descrevi uma situação de maneira simples, mas sabemos quantos sentimentos, expectativas e mágoas podem estar atreladas aos relacionamentos.

Para a Constelação Familiar, esses desalinhamentos e emaranhados, podem ser ajustados com base em 3 práticas, que Bert Hellinger (criador da técnica), intitulou como “Leis do Amor”. São elas:

  • Equilíbrio: as trocas de dar e receber entre as pessoas devem ser equilibradas para serem saudáveis.
  • Inclusão: todos pertencem ao sistema e têm um lugar na família.
  • Ordem: os mais novos devem honrar quem veio antes, pois sem eles sua vida não existiria nesse mundo.

Agende uma sessão de Constelação Familiar Online!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

 

É possível constelar online?

Paciente em sessão de Constelação Sistêmica Online

Foto: Zinkevych – Canva

Sim! Uma sessão de Constelação pode ser realizada de maneira presencial e também de maneira online.

  • A presencial é indicada quando: você constelar com outros membros da sua família, você se sentir mais à vontade no local e em abordagens específicas (como a Constelação com cavalos).
  • A online é indicada quando: você constelar individualmente, quer fazer de maneira mais reservada e cômoda na segurança de sua casa e quer conhecer novos terapeutas, sem barreira de distância.

Nesse artigo, vou falar sobre as principais dúvidas de como acontece o atendimento de Constelação Familiar online.

 

O que é a Constelação Familiar online e como funciona?

Como funciona a Constelação Familiar online

Foto: David Sch – Canva

A Constelação Familiar Online é uma abordagem terapêutica que atua na resolução de conflitos e harmonização de relacionamentos, conforme descrito anteriormente.

E o que acontece durante uma sessão de Constelação Familiar Online?

Você vai trazer até o terapeuta um tema que gostaria de trabalhar, como por exemplo: conflitos com familiares, insatisfação profissional, problemas emocionais e/ou com prosperidade, entre outros.

O terapeuta e você analisarão o contexto e incluirão “representantes” que estão envolvidos naquela situação.

Para exemplificar: se você constelar a insatisfação com seus relacionamentos amorosos, é possível que os representantes sejam você, seus companheiros atuais/anteriores, seus pais e todos aqueles que, de alguma forma, estão envolvidos na maneira como você se relaciona e enxerga o amor.

Para criar esse cenário, o terapeuta utiliza objetos como “representantes”. A Constelação Familiar Online com Bonecos é a maneira mais comum. Alguns terapeutas também utilizam plataformas 3D para Constelação Familiar.

É importante lembrar que a Constelação Familiar Online sempre será realizada por videochamada com sua permissão e presença. Não é possível realizar uma “Constelação familiar à distância”.

Depois de incluir os “representantes” envolvidos, o terapeuta te ajudará a analisar como está sua relação com aquelas partes e como é possível harmonizá-las através das Leis do Amor, trazendo consciência para as situações, equilibrando a relação com os outros e com nós mesmos.

Ainda seguindo o exemplo da Constelação para relacionamentos amorosos, podem acontecer coisas, como: você perceber que estava ignorando as suas emoções e a de outras pessoas, você estar reproduzindo padrões tóxicos que observou de seus pais, você estar insegura sobre como seguir em frente.

Essas são apenas hipóteses para exemplificar: cada sessão de Constelação Familiar é bem personalizada e única, de acordo com sua história.

Durante a sessão de Constelação Familiar, os “representantes” vão sendo movimentados até tomarem seus lugares de maneira harmônica. A sessão é finalizada quando a questão levantada no início foi harmonizada.

Porém, em alguns casos, podem ser necessárias mais sessões. Isso pode acontecer quando algo está muito emaranhado, ou um assunto está interligado a outros, por exemplo.

É importante lembrar que em nenhum momento podem ocorrer situações machistas, preconceituosas ou hierárquicas. A ideia dessa Terapia é, justamente, liberar padrões tóxicos que estão te impedindo de seguir em frente. Busque por terapeutas certificados em cursos sérios, com bastante horas de formação e treinamento!

Aqui no Guia da Alma, você pode agendar sua sessão de Constelação Familiar Online com segurança:

Agende uma sessão de Constelação Familiar Online!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

 

Para que serve a Constelação Familiar online?

Para que serve a Constelação Familiar online

Foto: Ann H – Pexels

Nos tópicos anteriores, trouxe alguns exemplos práticos de coisas que podem ser trabalhadas em uma sessão, mas aqui veremos mais possibilidades:

 

Conflitos familiares

Conflitos familiares

É possível trabalhar a relação com nossa mãe, pai, irmãos, companheiros e outros laços, afim de harmonizá-las.

Podendo ser consteladas tanto questões do presente (como divórcios, lutos, traições e brigas), quanto questões do passado (como violências, abusos e abortos). Algumas vezes surgem acontecimentos nossos e também de nossos ancestrais para serem trabalhados.

Acompanhe depoimentos que recebemos no Guia da Alma:

“A constelação foi um momento muito especial, consegui entender a minha família ( pai,mãe e irmãos) e ficar em paz comigo. Me livrar de traumas e aflições do passado. Recomendo muito. (…)” Patricia Cardozo

“(…) estava vivendo um processo de separação onde no ínicio foi bem complicado, porque envolvia guarda do meu filho. Mas graças às orientações e visão sistêmica aprendi que quem se separa é o casal e não os pais , dessa forma consegui olhar o pai do meu filho sob um novo ponto de vista: Compreendi que se eu ficasse com rancor e mágoas mal resolvidas isso seria muito sofrido para o meu filho. Claro foi um processo desafiador, (…) ressignifiquei muitas crenças e hoje acolho o pai do nosso filho de forma a facilitar o acesso ao pai para o meu filho, pois os filhos necessitam da força de ambos os pais. (…)” Michele S. Soares

“Fiz uma constelação familiar com o tema relacionamento com minha irmã mais nova. (…) Através da constelação familiar pude observar e compreender que somos muito mais do que apenas um membro da família, aprendi que somos a união de todos nossos ancestrais e temos a força que veio deles e que nos conceta a vida de forma enriquecedora. Minha relação com minha irmã mudou da água para o vinho. Hoje somos mais amigas e conseguimos vencer a barreia que nos separava. (…)” Lenize Rodrigues

“Fiz uma constelação familiar com a terapeuta Adriana e fez total sentido para minha vida. Estava repetindo padrões de meus familiares totalmente inconsciente! Gratidão por me fazer enxergar e poder curar tudo isso! Super recomendo” Vanessa Rosa

Agende uma sessão de Constelação Familiar Online!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

 

Conflitos pessoais

Conflitos pessoais

Ansiedade, depressão, vícios, doenças, e outras questões podem estar profundamente ligadas a nossos relacionamentos em nível emocional. E podem ser levadas para uma sessão de Constelação online.

Veja os depoimentos recebidos no Guia da Alma:

“Olá, gostaria de compartilhar minha experiência com a Constelação Familiar (…) onde tratei da minha ansiedade. Foi muito curativo, pois a terapeuta Beatriz me mostrou um ponto de vista no qual foi decisivo para eu acolher minha ansiedade e compreender que ela também pertence e que é muito mais do que uma sensação desagradável, é um sintoma que veio para sinalizar que algo estava fora da ordem. Com os movimentos certeiros a Beatriz mostrou-me que enquanto algo não cumpre o seu propósito continuará fazendo parte das nossas vidas. Hoje eu sei lidar e acolher a ansiedade sem querer me livrar dela, pois quanto mais eu querer excluí-la, mais intensa ela fica. Então aprendi a conviver com minha ansiedade, pois como tudo na vida é preciso dosar e equilibrar. Hoje sou mais feliz. (…)” Eduardo Zanella

“(…) Estava a fim de fazer uma constelação há muito tempo e adiando, acho que até por medo de descobrir a origem do que me afligia… A sessão foi simplesmente incrível!!! Chegamos à origem do meu problema e a sensação foi tão forte que chega a ser indescritível. Saí da sessão me sentindo mais leve e grata… agora que entendi toda a minha dinâmica familiar em relação a essa situação em específico, sinto-me mais preparada para enfim conseguir superar os meus medos e inseguranças. (…)” Marina Pacheco

 

Conflitos profissionais e empresariais

Conflitos profissionais e empresariais

Uma sessão de Constelação pode ser direcionada também para o âmbito profissional, de duas maneiras principais:

“(…) através dos movimentos sistêmicos me reconectei com a força que vem do meu sistema familiar de origem, pude perceber o quão forte meus ancestrais foram e me abasteci com toda a grandeza e potência vinda deles. Pude ver claramente onde estava o emaranhamento que me impedia de fluir na carreira e sucesso. Descobri a importância da Mãe e do Pai no meu processo e consegui me reconectar com a força dos meus pais. (…) Olhando para a minha própria história encontrei as respostas para o que me atormentava por anos. (…)” Carlos

 

Conflitos de grupos

Conflitos de grupos

A Constelação Sistêmica também pode ser utilizada para entender conflitos entre grupos de pessoas, como: vizinhança, cidades e países.

Já imaginou se todas as pessoas tratassem as outras através das Leis do Amor? Honrando a cultura dos povos originários através da Lei da Ordem, acolhendo refugiados através da Lei da Inclusão, respeitando seus vizinhos como irmãos através da Lei do Equilíbrio…

“Ainda me surpreendo com os resultados em minha vida, após sessões de constelação familiar sistêmica. Além de curar e organizar o que precisava, abriu minha visão sobre o meu eu e minha maneira de ser e estar no mundo! (…)” Luize Fidalgo

Agende uma sessão de Constelação Familiar Online!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

 

Quais os benefícios da Constelação Familiar online?

Mulher em atendimento de Constelação Familiar por videochamada

Foto: Roberto Hund – Pexels

Depois de ler todos esses depoimentos lindos, tenho certeza que você já percebeu os maravilhosos benefícios que a Constelação Familiar pode proporcionar em sua vida, principalmente no nível emocional.

Então gostaria de trazer alguns benefícios em fazer Constelação Familiar Online, se você ainda está em dúvida sobre o atendimento por videochamada. Entre eles estão:

 

Comodidade

Comodidade

Você poderá fazer a sessão do conforto da sua casa, sem precisar se preocupar com trânsito e exposição ao COVID. Basta você ter um computador ou celular para realizar a videochamada, e acesso a internet.

 

Privacidade

Constelação Familiar Online oferece Privacidade

Você poderá realizar a sessão de maneira individual com a terapeuta. Inclusive, recomenda-se estar em um cômodo sozinha e com fones de ouvido para ter privacidade ao realizar a sessão com segurança e foco.

PersonalizaçãoEscolha de Terapeuta Constelação Familiar Online

Sendo online, não existem barreiras e você poderá escolher a terapeuta com quem mais se identifica (mesmo ela estando a mais de mil quilômetros de distância).

Aqui no Guia da Alma, você pode ainda conferir todas as avaliações e certificações das profissionais.

Constele online e experimente 🙂

Agende uma sessão de Constelação Familiar Online!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

 

Como fazer Constelação Familiar online?

Paciente recebendo orientações de como fazer Constelação Familiar online

Foto: Alex Green – Pexels

Se você está buscando formas de como fazer Constelação Familiar Online, está no local certo 🙂

O Guia da Alma é a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil. Basta você escolher a sessão e profissional com quem mais se identifica e realizar seu pedido.

Assim que for confirmado, o profissional entrará em contato com você para passar as orientações e combinar melhor dia e horário para realizar a sessão.

 

Quanto custa uma sessão de constelação familiar?

Sessão de Constelação Familiar Online com terapeuta certificado

Foto: No System images – Canva

Na Constelação Familiar Online, o preço não é tabelado. E você poderá encontrar diferentes valores, que podem variar de acordo com a certificação, experiência e renome do profissional no mercado.

Nesse momento é importante não analisar apenas o preço, e sim quem é o profissional com quem você sente mais segurança. Busque por terapeutas certificados e bem avaliados.

Aqui no Guia da Alma, você pode agendar sua sessão de Constelação Familiar Online com segurança, com valores entre R$ 150 e R$ 370 para sessões individuais e ofertas para pacotes. Confira:

Agende uma sessão de Constelação Familiar Online!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

4.8/5 - (5 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca