Ansiedade, TPM e sintomas emocionais: 6 dicas para lidar!

Saiba como a meditação e outras formas de autocuidado podem ser grandes aliadas nos períodos difíceis da TPM.
tpm sintomas emocionais
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Para muitas mulheres TPM e sintomas emocionais (como ansiedade e baixa autoestima) costumam andar juntas. É o seu caso?

Conhecida pela sigla TPM, a Tensão Pré Menstrual atinge mulheres em idade reprodutiva e, para muitas, limita os seus afazeres, tornando o dia a dia ainda mais tenso e sobrecarregado.

Dentre os sintomas emocionais provocados por essa descarga de hormônios está a ansiedade, caracterizada pela projeção futura de uma mente acelerada.

Você se sente mais emotiva na TPM? Se deixa abater pela insegurança? Sente oscilações de humor e nervos “à flor da pele”? Sente-se dominada e reativa ao externo? Sente fome emocional e cansaço exacerbado?

Então este artigo é para você.

Aqui vamos descobrir técnicas de como manter a autoestima nesse período tão delicado, mantendo a mente ciente do que o corpo e o cérebro estão vivenciando.

Para isso, vamos desvendar os benefícios da Meditação, prática milenar voltada ao relaxamento e vivência do momento presente, capaz de provocar mudanças físicas e mentais, aliviando dores, estresse e combatendo os efeitos da ansiedade.

Sou Andréia da Silveira, Psicoterapeuta Holística voltada ao desenvolvimento e empoderamento feminino. Boa leitura!


 TPM: Sintomas emocionais

mulher em ansiedade tpm: sintomas emocionais

Foto: Darina Belonogova – Pexels

Sendo caracterizada por um conjunto de sintomas físicos e emocionais que antecedem a menstruação, a TPM altera nossos hormônios, intensificando emoções e podendo manifestar sintomas de ansiedade, irritabilidade e baixa autoestima.

Mensalmente as mulheres passam por oscilações na produção de hormônios, o que as tornam mais propensas ao desenvolvimento de alguns sintomas comumente conhecidos, como:

Para algumas mulheres, tudo isso vem culminar com a baixa autoestima – que tende a fazer com que você, mulher, deixe de acreditar no seu potencial, o que torna o ciclo da ansiedade ainda mais penoso e incontrolável.

TPM causa ansiedade?

mulher com tpm sintomas emocionais e físicos

Foto: Sora Shimazaki – Pexels

Ao estudar mulheres e, automaticamente, tudo o que pudesse comprometer o seu desempenho, descobri que, dentre os diversos tipos de TPM, a TPM tipo A é a que caracteriza a intensificação dos sintomas de ansiedade.

A justificativa para esse fato se dá pela queda na produção do estrogênio, hormônio sexual feminino, que atua na diminuição do estresse, liberando ao corpo adrenalina e cortisol.

Sem o devido estímulo do corpo à felicidade e bem-estar, podemos observar a intensificação dos sintomas já descritos e uma propensão feminina ao mal-estar, que afeta não somente suas atividades rotineiras, como causa impacto àqueles que estão à sua volta.

Principais causas da ansiedade na TPM

mulher com tpm sintomas emocionais

Foto: Polina Zimmerman – Pexels

A ansiedade aflorada na TPM tem causa hormonal e está relacionada às grande variações nos hormônios reprodutivos femininos.

Nesse período, se a mulher tende a se deixar dominar por pensamentos pessimistas sobre si e sobre os outros, pode entrar num ciclo profundo de ansiedade e apreensão.

Devido à baixa quantidade de estrogênio no corpo, algumas mulheres passam a acreditar que “o mundo está contra ela” e que “nada mais vai dar certo”.

Esse ciclo negativo acaba por atrair ainda mais negatividade, fazendo com que a mente espere o pior de tudo aquilo que venha a acontecer.

Mas não se desespere. Tudo isso passa.

Tenha sempre em mente que você está passando por uma fase difícil que se vai.

Como lidar com a TPM e elevar a autoestima? 6 dicas essenciais!

mulher no espelho com tpm e sintomas emocionais

Foto: Canva Studio Women – Canva

Que tal usar a TPM a seu favor, e descobrir também seus pontos fortes durante essa fase do ciclo? Agora que entendemos mais sobre as causas da TPM, sintomas emocionais e ansiedade, vamos descobrir como lidar com eles!

Manter a autoestima elevada é um fator primordial para o bem-estar físico e mental da mulher.

Como nesse período a autoestima tende a ficar comprometida pelos diversos sintomas que já identificamos, seguem aqui algumas dicas para que possamos superar os sintomas de negação e visão distorcida que pode nos afetar nesses dias!

1. Pratique atividades físicas

ícone de pratique atividades físicas

A prática de exercícios está relacionada ao bem-estar. Portanto, movimente seu corpo!

Manter o seu corpo em movimento aumentará a produção de hormônios ajudando no equilíbrio emocional.

A prática de atividades físicas também está relacionada à diminuição das dores causadas pelas cólicas menstruais e melhoria da circulação sanguínea.

2. Reserve um tempo para você

ícone de reserve um tempo para você

Cuide da sua pele, do seu cabelo, leia algo que você gosta ou assista sua série de TV favorita.

Se respeite, respeite o seu corpo.

Desacelere e busque preencher seu tempo livre com atividades que lhe façam bem.

Se não estiver disposta a fazer algo, apenas descanse e não se sinta culpada por isso!

3. Fique em OFF

ícone de fique em off

A tendência, nesse período, é que você esteja explosiva e reativa a qualquer conversa que lhe pareça uma cobrança.

Tire um período para desativar as notificações do celular e curtir um momento com você mesma.

4. Aceite o seu corpo e faça as pazes com a sua mente

ícone de aceite o seu corpo e faça as pazes com a sua mente

Aproveite esse período de introspecção para criar uma relação mais íntima com seu corpo.

Descubra suas válvulas de escape e procure meios de amenizar a situação.

Lembre-se de não se julgar e não esperar por uma fórmula mágica.

Faça o que pode com aquilo que você dispõe!

5. Não se cobre tanto

ícone de não se cobre tanto

Não se julgue por não estar produtiva ou disposta.

Aceite esse estado e busque práticas que lhe ajudem a sair dessa.

Uma boa estratégia para esse momento é a prática da meditação para mulheres.

6. Medite

ícone de meditação para mulheres

A meditação é extremamente eficaz na diminuição dos sintomas físicos e emocionais da TPM por estabilizar os níveis dos neurotransmissores que trazem bem estar, assim como condicionar a praticante a olhar para si e se autoconhecer.

Quem se conhece, se cura.

Te convido a conhecer minha Meditação Guiada – Ansiedade na TPM – Para Mulheres e experimentar, na prática, os benefícios.

Meditação para ansiedade na TPM: benefícios!

mulher meditando para tpm sintomas emocionais e ansiedade

Foto: YakobchukOlena – Canva

A meditação é uma prática milenar, baseada em técnicas específicas, que tem por base o foco no momento presente, direcionando a atenção no aqui e no agora.

Através da meditação, podemos condicionar a mente a equilibrar os níveis hormonais que estão em baixa, trazendo sensação de profundo relaxamento e bem-estar aos seus praticantes.

O ato de meditar, além de relaxar e amenizar as emoções negativas comuns nesse período, nos traz ao momento presente, permitindo que observemos nosso corpo, nos desvendando e conhecendo.

O autoconhecimento vai ajudar a reconhecer nossas dores e padrões de pensamentos ruins causadores da ansiedade, trazendo mais alívio e serenidade.

A prática meditativa traz diversos benefícios à saúde, cientificamente comprovados, nos permitindo uma vida mais plena e de saúde mental equilibrada.

Através dela é possível:

  • Reduzir o estresse e diminuir os sintomas depressivos;
  • Melhorar o sistema imunológico, que fica vulnerável nesse período;
  • Enfrentar o medo, a insegurança e a ansiedade;
  • Potencializar o autoconhecimento e a sabedoria;
  • Aumentar a autoestima, permitindo que você se ame e se olhe com mais carinho;
  • Ampliar as emoções positivas, trazendo sensação de bem-estar;
  • Se sentir empoderada e pronta para dominar o mundo.

Meditação Guiada para ansiedade e relaxamento dos sintomas emocionais da TPM

mulher em meditação para tpm sintomas emocionais

Foto: YakobchukOlena – Canva

A Meditação é capaz de influenciar nossos comportamentos e diminuir a intensidade dos sintomas causados pela TPM.

Dentre os diversos tipos de práticas meditativas, a meditação guiada torna-se uma ferramenta de reconexão com nosso interior, buscando potenciais ocultos de cura para doenças e sofrimentos somatizados pela mente.

Na prática guiada, a sua mente é convidada a relaxar e seguir a viagem interna proposta pelo condutor, que direciona todo o processo meditativo com suas “palavras guia”.

Essa espécie de viagem ao seu Ser é capaz de amenizar os sintomas da ansiedade, transmutando o foco da sua atenção para o autoconhecimento e autopercepção.

Gosto de dizer que o autoconhecimento liberta e faz você poder tudo!

Gostou do artigo? Te convido a conhecer minha Meditação Guiada – Ansiedade na TPM – Para Mulheres e experimentar, na prática, os benefícios trazidos por este artigo.

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Terapeuta Holística voltada ao autoconhecimento e empoderamento de mulheres que sofrem, diariamente, com medos, angústias, crenças limitantes, ansiedade, crises de pânico e dificuldades de aceitação.

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