O que é um Terapeuta Holístico, em quais áreas atua e como se tornar um?

Entenda tudo sobre essa profissão.
profissão de terapeuta holistico
Mais terapias de Liana Chiaradia
4.7/5 - (4 votos)

Afinal: o que faz um terapeuta holístico? Qual é a diferença entre terapeuta holístico, psicólogo, psicanalista e psiquiatra? Como se tornar um terapeuta holístico?

A resposta para todas essas dúvidas, você vai encontrar nesse artigo! 🙂

Sou Liana Chiaradia, cofundadora do Guia da Alma. E, em contato com o mundo das terapias holísticas há muito tempo, percebi a grande frequência dessas dúvidas, por isso decidi compartilhar de maneira bem didática como tudo isso funciona. Vamos lá? Boa leitura!


 

O que é um terapeuta holístico?

terapeuta holistico

Foto: Cookie studio Freepik

Um ou uma terapeuta holística, é o (a) profissional que trabalha com terapias holísticas, que são um conjunto de técnicas, que cuidam da nossa saúde como um todo: em seus aspectos físico, mental, emocional e energético.

Exemplos de terapia holística são: Reiki, ThetahealingTerapia Floral.

O nome “terapeuta holístico” também tem algumas variações, conforme a especialidade e formações do profissional. Dentre elas estão:

  • Terapeuta integrativo e complementar
  • Terapeuta natural / Naturólogo
  • Terapeuta alternativo
  • Terapeuta energético
  • Psicoterapeuta holístico
  • Constelador familiar
  • Thetahealer
  • Terapeuta Floral
  • Terapeuta Reikiano
  • Hipnólogo
  • Aromaterapeuta
  • Fitoterapeuta
  • Dentre outros.

 

O que faz um terapeuta holístico?

terapeuta holistica em atendimento

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

No seu dia a dia de profissão, o terapeuta holístico auxilia seus pacientes e clientes a melhorarem seu bem-estar, através de técnicas que visam o autoconhecimento e a compreensão de sua saúde como um todo.

Nossa saúde e realidade é formada por um conjunto de crenças, memórias, sentimentos, emoções e pensamentos, que podem nos ajudar ou limitar.

O terapeuta holístico não leva em conta apenas os sintomas do paciente, mas todo seu histórico, crenças e hábitos até o momento, que podem ter desencadeado um desequilíbrio na vida. E através disso, atua terapeuticamente para o seu bem-estar e autoconhecimento.

 

Quais as áreas de atuação do terapeuta holístico?

atuacao terapeuta holistico astrologo

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

Atualmente, esse tipo de terapia vem sendo procurada principalmente para ajudar as pessoas a viverem com mais equilíbrio e bem-estar. Mas pode ser utilizada para trabalhar diversas áreas na vida, tais como:

  • Saúde Mental, com alívio de sintomas da ansiedade e depressão através da Terapia Reiki e Meditação;
  • Saúde Emocional, para liberação de angustias, através dos Florais de Bach e EFT;
  • Saúde Física, com alívio de dores e e mal-estar com Fitoterapia e Aromaterapia;
  • Prosperidade, eliminando crenças e bloqueios na vida através de técnicas como Mesa Radiônica;
  • Relacionamentos, com quebra de padrões limitantes sobre amor com a Constelação Familiar;
  • Propósito, através do autoconhecimento descobrir o que traz sentido a sua vida com o Thetahealing.

Além disso, a área de atuação do Terapeuta Holístico, pode ser também de acordo com determinados públicos:

  • Alguns terapeutas são especialistas em crianças e o comportamento das novas gerações;
  • Outras atendem apenas o público feminino;
  • Alguns terapeutas possuem como foco o trabalho empresarial;
  • Outros ainda, atuam apenas como facilitadores de cursos de terapia holística para outros Terapeutas;

Esses são exemplos, tudo vai depender das técnicas, objetivos e especialidade de cada terapeuta holístico.

 

Qual é a diferença entre terapeuta holístico, psicólogo, psicanalista, coach e psiquiatra?

consulta com terapeuta holística

Foto: Polina Tankilevitch – Pexels

Essa é uma dúvida frequente e acho muito pertinente responder ela detalhadamente. Afinal, para cada tipo de situação, existe um tipo de especialista.

É importante ressaltar, que um atua complementando o trabalho do outro, e não substituindo.

 

Terapeuta Holístico

terapeuta holistica

O Terapeuta Holístico é um profissional com formação em um conjunto de técnicas que abordam a saúde de maneira holística.

A palavra “holística” tem origem do termo grego “holos” e significa “todo” ou “inteiro”, e é usada para descrever uma visão ampla e completa.

É quando passamos a compreender nossa saúde em sua totalidade, somando os aspectos físicos, mentais, emocionais, ambientais, sociais, espirituais e energéticos. A abordagem da terapia holística nos compreende de forma integral e não separadamente.

Afinal, nossa saúde e realidade é composta por um conjunto de memórias, emoções, crenças e pensamentos, que podem nos ajudar ou limitar.

A terapia holística tem como base trabalhar o autoconhecimento, a saúde mental e emocional, e a espiritualidade.

Lembrando que: espiritualidade neste caso não tem nenhuma ligação com a religião. A espiritualidade pode ser descrita como a parte intangível da vida que dá significado a nossa existência.

O terapeuta holístico é um profissional formado em um curso da área holística (em formato de cursos livres, graduações, pós-graduação ou especialização, visto que ainda não é regulamentada no Brasil). Muitos psicanalistas também são terapeutas holísticos, mas isso não é uma regra!

A consulta de Terapia Holística geralmente acontece com uma análise do seu momento atual e passado, aplicação da técnica e acompanhamento.

Dentro das terapias holísticas existem muitas técnicas diferentes, e para ser Terapeuta Holístico, é possível ter formação em:

  • Reiki
  • Naturologia
  • Terapia Floral
  • Thetahealing
  • Constelação Familiar
  • PNL – Programação Neurolinguística
  • Hipnose Clínica
  • Registros Akáshicos
  • Dentre outras

Se você deseja conhecer detalhadamente cada uma dessas técnicas, sugiro a leitura do meu artigo: Tipos de Terapia Holística

Busque sempre por terapeutas holísticos profissionais, que atuam com responsabilidade. Aqui no Guia da Alma, todos nossos terapeutas são certificados, passam por curadoria e avaliação.

Quando procurar um Terapeuta Holístico: quando você deseja melhorar uma ou mais áreas da sua vida, através da saúde mental, emocional e autoconhecimento.

 

Psicólogo

psicologa

O Psicólogo é um profissional obrigatoriamente graduado em Psicologia, que precisa atuar com um CRP ativo (registro no Conselho Regional de Psicologia).

A consulta com um psicólogo é realizada a partir de conversas e técnicas psicoterápicas, que unem fala, observação e orientação. E tem como foco a saúde mental.

A meta é estimular que o paciente tenha insights, compreensão e orientação pra modificar padrões em sua vida.

Existem vários tipos de abordagem psicológica, específicas para cada caso, como: TCC – Terapia Cognitivo Comportamental (que ajuda a modificar pensamentos conscientes e comportamentos disfuncionais), Gestalt-terapia (que analisa o paciente e o meio em que vive), Terapia Breve (para tratar questões específicas), entre outras.

Quando procurar um Psicólogo: quando você precisa de orientação para lidar com a saúde mental. Em casos síndromes e transtornos.

 

Psicanalista

psicanalista

O Psicanalista é um profissional com formação em Psicanálise (em formato de cursos livres, pós-graduação ou especialização, visto que ainda não é regulamentada no Brasil). Muitos psicólogos e terapeutas também são psicanalistas, mas isso não é uma regra!

A psicanálise é uma técnica criada pelo médico neurologista e psiquiatra, Sigmund Freud. O modelo de atendimento é próximo da Psicologia, mas uma das grandes diferenças é que o profissional atua também no inconsciente, levando em conta tudo que se passa na mente no cliente, de pensamentos a desejos.

Existe também outra vertente, que é a Psicanálise Junguiana, que aborda também o inconsciente coletivo e a espiritualidade, trabalhando com arquétipos e sonhos.

Quando procurar um Psicanalista: quando você busca uma compreensão mais profunda sobre você.

 

Coach

coach

O Coach é um profissional com formação em Coaching (em formato de cursos livres, pós-graduação ou especialização, visto que ainda não é regulamentada no Brasil). Muitos psicólogos e terapeutas também são coaches, mas isso não é uma regra!

Atualmente existem métodos de coaching terapêutico e holístico. Mas na sua essência o coaching não é considerado terapêutico.

De maneira resumida, podemos explicar que:

  • O Coaching tem como foco objetivos futuros, através de metas e empoderamento. É bastante utilizado no meio corporativo e profissional;
  • Já a terapia atua por meio da resolução de problemas que afetam o presente.

Quando procurar um Coach: quando você busca orientação para a carreira, deseja alcançar metas e sonhos.

 

Psiquiatra

psiquiatra

O Psiquiatra é um profissional obrigatoriamente formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, que deve ter um CRM ativo para atuar (registro no Conselho Regional de Medicina).

Ele atua na identificação de doenças mentais com base na CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Através dessa lista, o psiquiatra gera um diagnóstico para o paciente. Caso for necessário, receita um remédio para tratamento (como ansiolíticos e antidepressivos) e faz acompanhamento. O Psiquiatra é o único dos profissionais citados nesse artigo que pode receitar remédios.

É sempre aconselhado que junto ao tratamento psiquiátrico que alivia os sintomas, o paciente também realize tratamento terapêutico para trabalhar as causas de suas desordens e ter bem-estar.

Quando procurar um Psiquiatra: em casos graves de saúde mental que exigem acompanhamento médico e medicamentoso.

 

Fez mais sentido agora?

Agora o artigo segue com informações para quem deseja se tornar um Terapeuta Holístico!


 

Como se tornar um terapeuta holístico?

como ser terapeuta holistico - namaste

Foto: karlyukav Freepik

Para se tornar Terapeuta Holístico, primeiro você deve optar por fazer uma formação na área.

Não existe uma legislação que normatize a profissão como Terapeuta Holístico, com pré-requisitos formalizados, dada a grande quantidade de técnicas existentes.

A atuação como Terapeuta Holístico é livre. No site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) existe uma Tabela com normas de classificação de atividades econômicas e profissionais determinadas pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) que reconhece profissões como “terapeuta holístico” (3221-25), “astrólogo” (5167-05) e “massoterapeuta” (3221-20).

No entanto, mesmo registradas, não são reconhecidas por Lei regulamentadora e órgão fiscalizador. Portanto, a maior parte dos terapeutas holísticos atua como autônomo.

Alguns estados e municípios brasileiros têm criado normas específicas para o terapeuta holístico atender no SUS através das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC’s).

Algumas entidades de educação têm criado cursos regulamentados pelo MEC na área, como graduações em Naturologia. Já alguns cursos de Terapia possuem pré-requisitos e fiscalização da própria instituição, como é o caso de Barras de Access.

Mas, independente do curso que você escolha fazer, lembre-se:

Ser terapeuta holístico exige responsabilidade profissional e ética para lidar com a saúde e bem-estar de pacientes, atuando como um profissional de saúde.

Não basta apenas ter um certificado. Existe uma diferença entre praticantes (que fazem um curso para seu autoconhecimento e cuidado familiar) e um terapeuta holístico de fato (que atuará de maneira profissional e responsável no cuidado da saúde de terceiros).

Também existe um diferença entre profissionais esotéricos/místicos (que atuam por interpretações e previsões) e terapeutas holísticos (que atuam por meio de técnicas terapêuticas visando a saúde).

Portanto, é necessário atuar com ética profissional, ter certificações confiáveis, prática terapêutica e habilidades.

 

Habilidades

habilidades do terapeuta holistico

Foto: Alex Green

Para se tornar um profissional da saúde, algumas habilidades são requisitos para a prática, como:

  • Empatia;
  • Integridade;
  • Escuta ativa;
  • Habilidades em comunicação e divulgação do trabalho.

Outras habilidades indispensáveis de um terapeuta holístico, citamos nos artigos:

 

Formação profissional

homens conversando em curso de terapia holistica

Foto: nappy

O ideal é você escolher um curso em uma instituição responsável ou então diretamente com um terapeuta facilitador certificado.

Esse curso deve ter uma orientação que vá de encontro com uma habilidade sua, ou público específico que queira atender. Exemplos:

  • Se você gostaria de atuar com relacionamentos, pode ser que uma formação em Constelação Familiar seja uma ótima escolha.
  • Se você tem afinidade com técnicas de manipulação energética, Reiki e Mesa Radiônica são indicadas.

Vamos conhecer melhor alguns cursos de Terapia Holística em seguida!

 

Cursos para Terapeutas Holísticos

curso online de terapia holistica e yoga

Foto: Tim Samuel

Confira algumas das possibilidades de formação profissional mais procuradas!

 

Curso para Terapeuta Reiki

reiki

Este é um curso por onde muitos terapeutas holísticos iniciam sua trajetória. Você aprenderá tudo sobre os centros energéticos do corpo humano e como equilibrar a energia vital das pessoas.

Para atuar como terapeuta reikiano, você deve ter no mínimo formação nos níveis I e II, e ter prática de atendimento.

 

Curso para Terapeuta Thetahealer

meditacao lotus thetahealing

Nesse curso de Thetahealing você vai aprender a conduzir seus clientes em uma meditação de profundo relaxamento que os ajudará a acessar informações do subconsciente com facilidade, para então fazer um trabalho de substituição de crenças limitantes para crenças fortalecedoras (downloads).

Você também aprenderá conceitos e técnicas para acessar mais a fundo sua espiritualidade.

A partir do nível I (DNA Básico), você já pode aplicar essa técnica, mas para atuar como terapeuta o indicado é ter também os cursos de DNA Avançado e Digging.

O curso pode ser feito online e a certificação é internacional, registrada pelo Think.

 

Curso de Operador em Mesa Radiônica

pendulo radiestesia mesa radioca

O Operador de Mesa Radiônica é o profissional que vai identificar, transmutar e reequilibrar bloqueios a nível energético, através da Radiestesia e Radiônica.

É indicado para pessoas que possuem afinidade com o universo das energias. Requer prática e um grande nível de concentração e preparação energética para aplicar a técnica.

 

Curso de Barras de Access

barras de access

Essa é uma técnica que pode ser aplicada apenas presencialmente, e é mais indicada para quem prefere trabalhar em consultório do que em home office.

O Practitioner de Barras de Access atuará aplicando a técnica que consiste em leves toques ao redor da cabeça para liberar bloqueios mentais. O profissional também atua com uma série de processos verbais que auxiliam o cliente na liberação.

O curso pode ser feito presencial, ou online em duplas. A certificação é internacional e registrada pelo Access Consciousness.

 

Gostou? E tem muito mais! Confira todos os nossos Cursos de Terapia Holística aqui 🙂

Você já é Terapeuta Holístico? Faça parte da nossa plataforma para Terapeutas!

 

Quais as vantagens de trabalhar com terapia holística?

terapeuta holístico em atendimento de terapia online

Foto: EKATERINA BOLOVTSOVA

As vantagens de trabalhar com Terapia Holística são muitas!

Em primeiro lugar, para muitos profissionais, a principal vantagem e motivação é viver do seu Propósito de ajudar mais pessoas a melhorarem a saúde.

Alguns, inclusive, tiveram resultados tão positivos como pacientes, que resolveram se tornar profissionais da área da saúde para levar esses benefícios até mais pessoas! E é tão recompensador ver os clientes melhorando, né?

Em segundo lugar, é trabalhar com aquilo que ama e tem habilidade. Faça o exercício: você se visualiza trabalhando com Terapias Holísticas?

Dependendo da técnica que você escolher, é possível trabalhar em home office, tendo liberdade para montar seus próprios horários, trabalhando de qualquer lugar do mundo!

 

Como está o mercado de trabalho?

massoterapeuta - mercado de trabalho para terapeutas holisticos

Foto: Cookie studio Freepik

Terapia Holística é uma boa opção de profissão, pois é uma atividade que está em crescimento.

Isso se deve pelos desafios enfrentados pela humanidade, com aumento nos casos de ansiedade, depressão e outros males.

E também pela abertura e busca das pessoas por mais qualidade de vida, através de técnicas preventivas, não invasivas e que cuidem da saúde de maneira completa (holística).

 

Quanto ganha um terapeuta holístico?

terapeuta holistica

Foto: Marcus Aurelius

A maioria dos terapeutas holísticos atuam como autônomo e a média salarial é bem variável, de acordo com o tipo de atendimento, valor das sessões e a quantidade de atendimentos que realiza.

Segundo o site “salario.com.br”, um Terapeuta Holístico ganha em média R$ 1.733,26 no mercado de trabalho brasileiro.

Mas existem Terapeutas que ministram seminários e cursos, por exemplo, com rendimentos superiores.

Portanto, os resultados dependerão da sua experiência, atuação, forma de divulgação e valorização.

 

Gostou do artigo? Compartilha nos comentários!

Desde já, desejo muito sucesso na sua jornada! Que você possa levar saúde para muitas pessoas através dessa linda profissão 🙂

Seja Terapeuta no Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil!

4.7/5 - (4 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
logo guia da alma
Seu sonho de Viver da Terapia está mais perto da realidade!
Descubra como na Plataforma Guia da Alma!