Florais de Bach: o que são, para que serve, como tomar e benefícios

Saiba tudo sobre as essências florais para equilíbrio emocional.
frascos de florais de bach para que serve
Mais terapias de Liana Chiaradia
5/5 - (8 votos)

Se você está buscando uma terapia holística sutil para equilíbrio emocional, chegou ao artigo certo! Aqui vamos conhecer tudo sobre os Florais de Bach: para que serve, como funciona e quais os benefícios!


 

O que são Florais de Bach?

o que são florais de bach - frascos

Os Florais de Bach são um sistema terapêutico criado pelo médico patologista, Dr. Edward Bach (1886-1936).

Ele é composto por 38 essências que utilizam flores e plantas para trazer alívio e equilíbrio emocional.

Você já deve ter visto eles por aí! Provavelmente em uma farmácia de manipulação, ou então em uma loja de produtos naturais.

Geralmente estão dispostos em uma série de frasquinhos de vidro, com rótulos que descrevem alguma emoção ou sentimento.

Mas vamos entender a fundo como foi criado o sistema dos Florais de Bach e para que serve?

 

Para que servem os Florais de Bach?

flores e florais de bach para que serve

Foto: Karolina Grabowska – Pexels

O Dr. Bach, ao sistematizar esse método, tinha por objetivo criar um sistema natural de medicina que não tratasse apenas os sintomas dos pacientes, mas que ajudasse a acabar com a origem emocional dos problemas.

Ao longo de anos de experiência com seus pacientes, ele percebeu que tratando os sentimentos e emoções, a infelicidade e tensão física aliviavam naturalmente, dando mais espaço para a saúde se estabelecer.

“A doença, embora aparentemente cruel, nos ajuda a aprender lições que precisamos saber. A doença não é punição. Ela tem finalidade de nos dar uma lição e nunca será erradicada até que a lição seja aprendida. Seu objetivo é trazer de volta o estado original de harmonia entre a personalidade e a alma. O fato de um indivíduo ainda ter vida, indica que há esperança.” Dr. Edward Bach

Portanto, os Florais de Bach são muito utilizados junto ao tratamento médico convencional (sem substituir ele, mas sendo utilizados de maneira complementar, seguindo as orientações tanto do médico, como do terapeuta floral), ajudando a melhorar a saúde emocional.

A terapia Floral pode ser utilizada desde casos emocionais graves, até os mais leves. Ela é totalmente natural, sem contraindicações, e hoje está presente na lista de PICS: Práticas Integrativas e Complementares, reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Quando Dr. Edward Bach iniciou os estudos com os Florais em 1928, primeiramente ele identificou 12 tipos básicos de comportamento e temperamento humano e criou 12 florais correspondentes para aliviar seus sintomas:

  1. Medo;
  2. Temor;
  3. Preocupação;
  4. Indecisão;
  5. Indiferença;
  6. Dúvida;
  7. Excesso de preocupação com os outros;
  8. Fraqueza;
  9. Falta de confiança em si mesmo;
  10. Impaciência;
  11. Excesso de entusiasmo;
  12. Orgulho.

Em 1935, aprofundando seus estudos, completou seu Sistema Floral com 38 essências e dividiu-as em 7 categorias principais.

Agora que já entendemos o que são os Florais de Bach e para que serve, vamos conhecer essas 7 categorias e seus benefícios?

 

Quais os benefícios dos Florais de Bach?

mulher sorrindo segurando frasco de florais de bach e beneficios

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

Os benefícios dos Florais de Bach são principalmente voltados para a saúde emocional. Porém, como aprendemos acima, aliviando as dores emocionais, podemos também ter benefícios em outras áreas de nossa vida. Tudo está conectado!

O Dr. Edward Bach criou 38 essências florais e dividiu elas em 7 tipos diferentes de categorias. Agora vamos entender melhor cada uma delas e como atuam!

Lembrando que este artigo tem como objetivo trazer informação e autoconhecimento.

Para escolher o melhor floral de bach para você é sempre recomendado consultar um Terapeuta Floral, que faz uma avaliação para identificar através de seu comportamento e sintomas quais emoções estão em desequilíbrio, preparando uma fórmula personalizada, que une diferentes categorias, se necessário.

Equilibre suas emoções com os Florais de Bach!

Agende uma sessão no Guia da Alma 🙂

 

1. Medo

icone: florais para medo

Essa categoria de florais é muito indicada para pessoas que precisam superar algum medo, fobia, apreensão, terror ou pânico de algo.

Também é indicada para os medos de coisas que não sabemos identificar, a preocupação excessiva com os outros, e para aqueles medos que vêm acompanhados de ansiedade e perda de controle.

Essa categoria de florais auxilia a trazer mais calma e leveza.

Florais de Bach para medo: Aspen, Cherry Plum, Mimulus, Red Chesnut, Rock Rose.

 

2. Insegurança

icone: florais para inseguranca

Pessoas com pouca confiança em si mesmas, tendem a desanimar e tornar-se pessimistas facilmente diante de julgamentos e dificuldades.

Têm também dificuldades em tomar decisões e estabelecer metas, gerando flutuação de humor e exaustão mental.

Esse grupo de florais ajuda a desenvolver a autoconfiança, positividade, autorresponsabilidade e potencialidade.

Florais de Bach para Insegurança: Cerato, Gentian, Gorse, Hornbeam, Scleranthus, Wild Oat.

 

3. Perda de interesse

icone: florais para depressao

As pessoas que perdem o interesse pelas coisas (e pela própria vida) tendem a não viver no presente, têm o pensamento distante e dificuldade de memorizar. Muitas vivem com tristeza, depressão, apatia e esgotamento mental por pensamentos não desejados.

Os florais auxiliam a trazer serenidade e clareza mental. Esse também é o grupo de Florais de Bach para Concentração e aprendizagem.

Florais de Bach para perda de interesse: Chestnut Bud, Clematis, Mustard, Olive, White Chestnut, Wild Rose.

Leita também:

 

4. Solidão

icone: florais para solidao

A solidão pode ser observadas em comportamentos diversos: em pessoas que têm medo de se expor e tendem a se isolar e serem distantes; ou em pessoas que falam demais e não ouvem os outros, nem têm paciência para o ritmo dos outros.

Esses florais ajudam a trazer mais abertura e flexibilidade.

Florais de Bach para Solidão: Heather, Impatiens, Water Violet.

 

5. Sensibilidade aumentada

icone: floral para sensibilidade

Quando nossa sensibilidade está demasiadamente aumentada, temos a tendência a querer nos proteger.

Nesse estado é comum escondermos nossos sentimentos, ter conflitos emocionais, procurar desculpas para não nos conscientizarmos dos problemas, ser muito vulneráveis à influência externa, ter estados de ciúmes, inveja e mau humor.

Algumas pessoas usam substâncias para conseguir lidar com a situação e aparentemente estão alegres, mas de forma superficial.

Esse grupo de florais pode ajudar a reestabelecer a confiança nos próprios valores e individualidade.

Florais de Bach para sensibilidade aumentada: Agrimony, Centaury, Holly, Walnut.

 

6. Desesperança e desespero

icone: floral para desespero

A desesperança e o desespero surgem em momentos onde achamos que não somos capazes, quando damos muita ênfase a experiências negativas do passado, em momentos que nos sentimos desamparados e desprotegidos, quando não sabemos ter prazer e realização.

Junto a isso muitas pessoas sentem culpa, autocensura, desaprovação, angústia, inferioridade e vitimização.

Esse grupo de florais tem por objetivo restaurar a vitalidade, consciência, autorresponsabilidade.

Florais de Bach para Desesperança e Desespero: Crab Apple, Elm, Larch, Oak, Pine, Star of Bethlehem, Sweet Chestnut, Willow.

 

7. Preocupação

floral para raiva e preocupacao

Esse grupo é de Florais é indicado para pessoas muito rígidas (consigo e com os outros). O excesso de controle e preocupação tende a tornar essas pessoas possessivas, perfeccionistas, manipuladoras, críticas e ávidas por poder.

Os florais auxiliam a trazer flexibilidade, empatia e confiança.

Florais de Bach para Preocupação: Beech, Chicory, Rock Water, Vervain, Vine.

  • Se identificou com um ou mais desses comportamentos? Muitas vezes pode ser um choque de realidade, mas anime-se: significa que você tomou consciência do que precisa ser reequilibrado em sua vida 😉

Equilibre suas emoções com os Florais de Bach!

Agende uma sessão no Guia da Alma 🙂

 

8. Rescue Remedy

floral para crise - rescue - icone

Para fechar as 38 essências florais de Bach, precisamos ainda falar sobre o que é Rescue Remedy: um composto com 5 essências, criado pelo próprio Edward Bach, para momentos de socorro, resgate e mal-estar.

Ele é ideal sofrimentos agudos e emergências, crises de ansiedade e pânico, preocupações que antecedem importantes eventos.

O composto de Florais de Bach Rescue Remedy: Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem e Clematis.

 

Depoimentos sobre Florais de Bach

flores de bach

Foto: cenczi – Pixabay

Uau, agora que entendemos os grandes benefícios dos florais de Bach e para que serve, nada como ler um feedback de quem já utilizou, não é mesmo?

Confira agora alguns depoimentos de pessoas sobre fazer Terapia Floral de Bach com os Terapeutas do Guia da Alma 🙂

“Eu estava tendo muitas crises de ansiedade, às vezes do nada chorava e não conseguia me acalmar de forma alguma. Muito dessas crises são por problemas familiares, estresse. Depois que comecei a terapia dos florais de Bach com você, me ajudou em tanta coisa, além de poder conversar e ter uma atenção especial sua , o remédio natural feito somente com flores que me acalmou bastante. Não foi fácil no início, muitas emoções ao mesmo tempo, que com o tempo estou aprendendo a lidar com ajuda do remédio . Hoje me sinto bem melhor, mais calma, e se caso venha vir uma crise de ansiedade eu consigo dar uma controlada melhor do que antes que era difícil! Só tenho que agradecer seu trabalho que é ótimo, muito obrigaada!! 🤍” Bruna Schultz

“Iniciei há algumas semanas o tratamento com Florais de Bach através da terapeuta Ana Paula. Utilizo para tratar de sintomas de ansiedade e em poucos dias já senti mudanças significativas. É uma ótima terapeuta, indico com certeza.” Daniel Fortes

“Comecei a tomar floral de bach e ajudou muito na minha vida profissional e com os dias de melancolia.” Taina

“Queria te agradecer muito por ter me apresentado essa terapia! Virou paixão! Não vivo mais sem… O Rescue chegou no momento em que eu mais precisava e me levantou. Porque não é simples sair de um processo de luto da depressão que a perda gera… E o preparo que você fez para que eu me entrasse, voltasse a conseguir me concentrar e manter o foco também agiu na dose certa. Amei tanto que fiz curso de Florais de Bach, para conhecer mais sobre essas preciosidades😍 Parabéns pelo excelente trabalho!” Michelle Gama

“Conheço os florais de Bach já faz algum tempo. Desde então ele tem me ajudado muito em diversas áreas. Eu me sinto muito bem com os florais e indico a terapia de florais pra todo mundo. Ele funciona como uma forma de autoconhecimento e nos ajuda a entender o que acontece na nossa vida.” Janaína Matos

“Faço terapia c9m florais de Bach a 3 anos e me transformei. Descobri quem sou e o que posso melhorar em mim. Recomendo esse tratamento que me trouxe o equilíbrio e a felicidade.” Marilda Araujo

“A anos eu sofria com ansiedade e stresse, desde que eu comecei a terapia floral tenho melhorado a cada dia, foi a melhor coisa que eu fiz pra minha vida (…)” Lucas Britto

“A terapia floral me proporcionou a voltar o olhar para mim mesma, observando mais claramente meus sentimentos, emoções e ações e também os efeitos que o outro e o ambiente têm sobre minhas atitudes. Esse processo de auto conhecimento tem sido surpreendente e uma etapa importantíssima no processo de mudança e decisões. Super recomendo!!” Fernanda Cristina

“O processo de terapia floral foi fundamental para mim. Diante de uma grande transição de vida, por mais que eu soubesse os caminhos, havia dentro de mim uma angústia, que a razão não dava conta, e não conseguia seguir adiante. Na terapia com a Myrtille ela identificou a minha dificuldade em me validar. Foi possível entender que eu trouxe para vida adulta os sentimentos de desvalorização vividos na infância Com isso, ela indicou florais que me auxiliaram e me conectar com essas emoções e transformá las. Um processo interno que foi possível curar com a ajuda dos florais. Para quem está em um momento difícil, ou que precisa se descobrir, que faça essa terapia de florais, para ter mais recursos, para ir em busca de uma nova vida, mais verdadeira e feliz! Isso foi possível para mim e recomendo a todos” Karin

“Fiz Terapia Floral e recomendo, melhorei muito da depressão a medicação com ervas naturais me ajudaram muito hoje só faço acompanhamento (…)” Vera Pereira de Andrade

“Utilizei a terapia floral como tratamento complementar p meu pai quando realizou cirurgia de prótese no joelho. Como deu uma infecção..ele entrou em depressão . A Eliane foi super dedicada e explicou como o estado de espírito é importante na recuperação da saúde. Em 15 dias , o meu pai levantou da cama mais animado e forte. Refez a nova cirurgia de forma positiva . Deu tudo certo e ele ficou muito bem. Até hoje, ele tona as “gotinhas abençoadas ” Gratidão Eliane” Adriana Novares

“Sem palavras para esta experiência. O que posso dizer é que me salva nos momentos de maior angústia e me ajuda a caminhar. A terapia floral mudou minha vida, literalmente!” Lorayne Vale

“A Terapia floral me ajudou muito em épocas ansiosas, me deixando mais tranquila, dormindo melhor e fortalecendo a minha imunidade!” Roberta Pires

Equilibre suas emoções com os Florais de Bach!

Agende uma sessão no Guia da Alma 🙂

 

Como os florais agem em nosso corpo?

frascos de florais de bach

Foto: DCI

Como você leu nos depoimento acima, é comum muitas pessoas dizerem que estavam se sentindo angustiadas, ansiosas ou melancólicas e com o uso dos florais, começaram a sentir-se melhor e mais dispostas.

Os florais agem em nosso corpo e, principalmente, em nossa mente e emoções, de maneira muito sutil.

“Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções.” Dr. Edward Bach

O Floral de Bach atua nos auxiliando a retirar barreiras e bloqueios do nosso campo mental energético, de forma a equilibrar nossas emoções, trazendo fortalecimento, consciência e abertura.

 

Em quanto tempo o floral começa a fazer efeito?

efeitos terapia floral de bach - mão com frasco de floral

Foto: Angélica Echeverry – Unplash

Essa é uma pergunta frequente entre os interessados em Florais de Bach, porém não existe uma resposta para ela.

Somos serem únicos, e cada pessoa vai sentir a atuação do floral de uma maneira, em um tempo diferente.

Como vimos nos depoimentos acima, muitas pessoas sentem os efeitos em poucos dias. Outras não são tão sensitivas ou abertas, e podem demorar mais tempo para entender os benefícios dos florais atuando na vida.

É importante você estar atenta(o) e ir percebendo as mudanças sutis em seu dia a dia na forma de pensar, sentir e se comportar.

 

Como tomar Florais de Bach

mulher mostrando como tomar florais de bach

Foto: Tree of Life Seeds – Pexels

Existem alguns métodos principais para utilizar os Florais de Bach, vamos conhecer 5 deles. Você pode combinar diretamente com seu terapeuta floral qual a melhor forma e quantidade para você!

 

1. Diluir em um copo de água

como tomar florais com água

Aqui você pode diluir as gotas de floral em um copo de água e ir bebendo ao longo dia, deixando o gosto da essência mais leve. E ainda ajudando a se manter hidratado(a)!

2. Diluir em um frasco conta-gotas

como tomar florais em conta gotar

Nesse método, o composto floral é misturado com água filtrada e colocado em um conta-gotas de 30ml.

Geralmente é assim que você encontra em lojas e nas farmácias de manipulação. A recomendação são 4 gotas, 4x ao dia.

3. Aplicar diretamente na língua

como tomar florais

Aqui as gotas são pingadas de maneira pura na boca em quantidade de 2 gotas, possuindo um gosto mais forte.

4. Aplicar na pele

como usar florais em creme

Atualmente existem produtos manipulados, onde as essências florais são adicionadas para uso externo. São desde cremes para conter acne, à sabonetes para trazer relaxamento.

5. Aplicar em ambientes

florais para ambientes

Para harmonização dos ambientes e das pessoas que vivem nele, existem sprays e incensos que levam os florais em sua composição.

 

Existem efeitos colaterais?

frasco de floral de bach

Foto: AnshuA – Unplash

Não, os efeitos colaterais e o risco de intoxicação com os Florais de Bach estão descartados, já que as essências florais são bastante diluídas.

É por isso que o Ministério da Saúde não os considera remédios e você encontra Florais sendo vendidos sem receita em farmácias e lojas naturais.

 “As essências florais não são remédios, não possuem matéria física suficiente para produzir efeito farmacológico nos organismos, não interagem com medicamentos e não são tóxicas. Podendo ser utilizadas por bebês, gestantes, e pequenos animais, não existe correlação entre a massa de quem as utiliza e o seu efeito, portanto a dose não tem relação com o peso ou idade de quem vai ingerir as essências.” Dr. Edward Bach

Porém, para ter os resultados desejados com os Florais, é interessante salientar que tratando-se da saúde emocional e mental, é importante ter o acompanhamento de um terapeuta floral!

Na maioria dos casos, o efeito é positivo. Mas já teve casos de algumas pessoas dizerem não ter sentido nenhum efeito com o uso dos florais, outras alegam que tiveram sensações demasiadamente intensas. A explicação provavelmente está no uso incorreto dos florais:

Muitas pessoas usam por pouco tempo e desistem. Outras tomam uma quantidade maior que o recomendado. Há ainda aquelas que encaram o floral como um remédio, entregando a ele a função de “acabar de vez com seus 20 e poucos anos de crise emocional com um frasco”.

Um terapeuta floral é um profissional que se dedicará a entender seu histórico e junto a isso, elabora uma fórmula personalizada de Florais de Bach, com a melhor combinação para o seu caso. Afinal, somos seres únicos, com necessidades diferentes e portanto, precisamos de fórmulas diferentes.

Ele também acompanhará você nesse processo, alterando a fórmula se necessário, dando dicas e apoio profissional para você lidar da melhor maneira com as suas emoções e sentimentos.

Os Florais de Bach nos ensinam que a mudança vem de dentro.

Equilibre suas emoções com os Florais de Bach!

Agende uma sessão no Guia da Alma 🙂

 

Quais os outros tipos de florais existentes?

frascos com tipos de florais

Foto: Freepik

Os florais de Bach foram o princípio da Terapia Floral, que ganhou diversos adeptos e variações.

Em diversas partes do mundo, terapeutas florais passaram a fazer essências com a sabedoria das plantas de sua região.

Para citar alguns outros tipos de florais existentes, temos: os florais da Califórnia, do Alaska, do Hawaí, os florais australianos, etc.

No Brasil, foram criados diversos sistemas de florais que utilizam em sua composição plantas nativas. Confira alguns:

  • Florais Joel Aleixo (AlkhemyLab): aliam a sabedoria floral à alquimia;
  • Florais de Saint Germain: composto por 89 essências, trabalha também o campo espiritual;
  • Florais de Minas e Florais Agnes: utilizam plantas do cerrado brasileiro;
  • Florais Filhas de Gaia: são produzidos com plantas de santuários ecológicos;
  • Florais da Deusa (Polaridade Sistêmica): feitos com plantas de Florianópolis – SC, trabalha os arquétipos.

 

Como escolher o melhor e onde encontrar florais?

mulher com melhor floral de bach

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

É possível encontrar Florais com facilidade em farmácias de manipulação, ou então em lojas de produtos naturais. Geralmente eles estão dispostos em vidros conta-gotas com fórmulas prontas, como “floral para alegria”, já preparados para consumo.

Porém, ressalto a importância do acompanhamento de um Terapeuta Floral para escolher qual o melhor floral para você. Entenda o porquê com um exemplo:

Uma pessoa que sente ansiedade, pode comprar um “floral para ansiedade” e ter bons resultados. Mas, com apoio de um terapeuta, você poderá entender as origens dessa ansiedade:

Que pode ser em função de traumas vivenciados no passado que reverberam até hoje em sua vida, por ser uma pessoa muito insegura, por estar em um momento de mudança que faz você perder o controle das situações, dentre vários outros motivos…

Então, ter em mãos uma fórmula personalizada por um terapeuta floral terá efeitos mais certeiros, e poderá ser ajustada conforme for sua evolução com o tratamento.

Além de todo apoio terapêutico, é claro, que se faz necessário quanto estamos passando por um momento de reequilíbrio emocional!

Somos seres únicos, com necessidades diferentes e portanto, precisamos de fórmulas diferentes.

Bom, agora que você já entendeu tudo sobre os Florais de Bach: para que serve e quais os benefícios, que tal agendar sua sessão?

No Guia da Alma você encontra terapeutas florais certificados, e sessões a valores acessíveis. Vem!

Equilibre suas emoções com os Florais de Bach!

Agende uma sessão no Guia da Alma 🙂

5/5 - (8 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca