O que acontece em uma sessão de Constelação Familiar?

Descomplicando seu entendimento!
campo da constelação familiar

Estava aqui pensando em quantas perguntas são levantadas pelos meus clientes e pelos curiosos sobre a terapia e sessão de Constelação Familiar! Separei algumas delas e vou responder no decorrer dessa postagem. Vamos lá?

Sou Thaise Lund, terapeuta em Constelação Familiar online e em Porto Alegre – RS.


A primeira coisa que sempre perguntam é:

O que é Constelação Familiar?

campo da constelação familiar

Pois bem, a Constelação Familiar (ou Constelação Sistêmica) é uma linda ferramenta que foi descoberta pelo alemão Bert Hellinger.

Ele começou a perceber que existia uma ligação maior na história dele com as outras pessoas. De uma maneira ou de outra, estávamos todos interconectados e muitas vezes o que sentíamos de um lado, o outro já estava sentindo no lado oposto.

O psicólogo alemão passou a fazer muitas pesquisas para entender o que era esse fenômeno e chegou a conclusão de que existia um Campo que continha todas as informações dos nossos ancestrais e dos ancestrais das outras pessoas que chegavam no consultório.

O Campo da Constelação Familiar

Para você entender melhor, imagine um círculo: dentro dele existem várias informações flutuando. Quando você entra nesse círculo você não só capta aquelas informações, como também adiciona novas informações, e assim vai crescendo, conforme novas pessoas vão chegando.

Ilustração de Josephine Wall

Esse redondo é o nosso planeta Terra. Então veja bem, você está entrando em contato agora, ao ler esse texto, com todas as informações que flutuam nesse planeta. As informações estão junto com cada um de nós desde os primórdios, desde a criação.

Na Constelação Familiar você tem a possibilidade de direcionar essas informações que carrega para a sua origem, para aqueles que pertencem a essa história, a esses destinos.

Então, você tem acesso a sua história e entende o quanto você pode seguir em direção a sua própria história: a sua essência. Através da técnica você vai entender com amor tudo o que foi feito até chegar a você.

Acessando estas informações, você pode mudar a sua realidade e reestabelecer o equilíbrio na questão que você deseja constelar, através das Ordens do Amor.

Hoje as constelações são reconhecidas mundialmente e no Brasil muitos tribunais estão fazendo trabalhos muito mais rápidos e eficazes para seus clientes. Em cada parte do mundo você já encontra um Constelador que está dentro dos hospitais, escolas, tribunais e felizmente esse número tende a crescer cada vez mais.

Quais assuntos podem ser abordados na Constelação Familiar?

Além da dúvida sobre o que é, muitas pessoas ficam em dúvida pra que serve Constelação Familiar e o que elas podem levar para ser constelado. As possibilidades são infinitas!

  • Prosperidade: dinheiro, heranças, escassez
  • Relacionamentos: pai e mãe, namoro, casamento, divórcio
  • Lutos: Perda de um ente, Abortos, Perda de sua casa, De alguma época
  • Doenças: Transtornos, Vícios, Partes do corpo
  • Trabalho: Profissão, Funcionários, Mudança de trabalho
  • Inclusão: Pessoas, Cidades, Países, Situações
  • Segredos de família: Traições, Mortes escondidas, Violência, Abuso

O que acontece em uma sessão de Constelação Familiar?

sessão de constelação familiar individual com bonecos

Existem várias formas de trabalho que podem ser feitos dentro da visão da Constelação. A consulta individual pode ser feita tanto de forma presencial, como online. Veja o que acontece durante a sessão!

Constelação Familiar Individual – Presencial

O cliente chega até o consultório e é feita uma longa conversa para termos informações valiosas que podem fazer muita diferença para o decorrer da ferramenta.

É importante saber sobre sua constituição familiar, o histórico, se teve perdas significativas, se existe histórico de aborto e outros muitos aspectos que podem aparecer.

Após termos essa conversa, é feito um contato com o cliente para ele sentir o que realmente gostaria de olhar na sua vida.

Algo muito comum que acontece é que muitas vezes esse cliente chega com vontade de constelar algo, mas depois da conversa vê a importância de olhar para outra coisa.

Chegando no tema escolhido, é importante que o cliente possa se dar conta em como está se sentindo já que o acolhimento é fundamental para o sucesso e a confiança do campo.

Após esse clima estar estabelecido peço para que o cliente escolha objetos que estão a disposição dele. Um para representar ele e outro para representar o tema. Ao escolher é importante ele fechar os olhos e fazer o contato com o mesmo.

sessão de Constelação Familiar com Bonecos

Sessão de Constelação Familiar com Bonecos

Feito o contato o cliente me traz os sentimentos que está sentindo ao entrar em contato. Os objetos vão sendo reposicionados conforme eu vou sentindo que preciso acrescentar informações e novamente o cliente vai trazendo seus sentimentos.

A sessão de Constelação Familiar é finalizada quando o cliente sente que algo no campo o para e mostra que é até ali que se pode mexer na questão que está sendo trabalhada.

É necessário mesclar entre visualizações, de olhos fechados, recebendo o amor de sua mãe, por exemplo, com o toque no objeto. A duração da sessão é em torno de 1 hora.

Cada consulta de Constelação é muito única e não existe certo ou errado, existe o que faz sentir para o cliente. Agende uma sessão de Constelação Familiar em Porto Alegre – RS comigo!

Sessão de Constelação Familiar Online – Individual

Faço a técnica da Constelação online também, por chamada de vídeo! Dessa vez os objetos vão ser do cliente, mas o resultado, a intensidade e as emoções acontecem da mesma forma que a presencial.

Uma técnica criada por mim é a Constelação Intuitiva, e eu uso muito ela nos atendimentos online:

O cliente tem a mesma conversa de 1 hora para entrar em contato com o tema e depois peço para ele que feche os olhos e me diga simbolicamente, como seria para ele se pudesse tirar uma foto daquele sentimento, daquela situação, daquele tema.

Peço para que ele projete no seu campo visual esse símbolo e preste atenção como fica seu corpo ao olhar para aquele símbolo.

Depois peço que se afaste e aos poucos vou acrescentando mais elementos e o cliente fica fazendo contato comigo o tempo todo, me contando como está se sentindo, o que mudou.

Vamos criando um campo muito seguro e tranquilo e peço para que ele sinta o que gostaria de falar, para que lugar ele olha.

A sessão de Constelação Familiar online termina quando conseguimos que esse sistema possa apoiá-lo naquela situação, naquelas decisões. Ele então tira uma foto daquela imagem e sempre entra em contato com ela de forma meditativa.

Agende uma sessão de Constelação Familiar online comigo!

Como funciona a vivência de Constelação Familiar em Grupos?

sessão de constelação familiar em grupo - roda de pessoas

Essa é daquelas mais pedidas: a tal da Constelação em grupo. Sempre me perguntam que doidera que acontece! Como é possível as pessoas sentirem tantas coisas!

Bom, para facilitar, lembra da técnica do círculos com várias informações e o quanto o outro capta as informações, que falei acima?

Na Constelação de grupo eu digo que não existem participantes e constelados.  Todos que dizem o sim para participar dos workshops de Constelação já estão mexendo nas suas histórias. Isso porque nada é separado! Então você vai vir para um grupo, mas não por acaso! E sim porque é o grupo conectado com o que você precisa olhar.

Normalmente os grupos menores tem uns cinco participantes e todas elas estão disponíveis para olhar com verdade para as suas questões.

Você me manda mensagem dizendo o que quer constelar e eu digo, não te preocupa, vai constelar, todos vão constelar, todos vão sair diferentes do que entraram.

Eu digo que em grupo tudo se potencializa! Afinal, são outras pessoas que mostram questões muito profundas e esclarecedoras sobre seu sistema familiar. Você, em alguns momentos, olha de fora e em outros está vivendo aquela experiência, seja pelos seus avós, seus pais, até seus ancestrais (que você nunca teve conhecimento).

Como eu sei que você quer passo a passo, aí vai como funciona a vivência em grupo de Constelação Familiar: Uma pessoa de cada vez vai escolher um tema a ser trabalhado. Vai escolher também pessoas para serem representantes deste tema, sejam pessoas, situações, sentimentos, fatos, partes do corpo. Tudo é possível na Constelação!

A pessoa que está Constelando começa observando a situação de fora. Os representantes, ao entrarem no campo, vão fazendo contato com essas informações e vão sentindo a nível corporal a questão que está sendo trabalhada.

Conforme vão sentindo, começam a fazer movimentos, sempre guardados por mim. Conforme vou sentindo ou até mesmo os representantes, vamos adicionando novos elementos e isso causa novos movimentos no campo.

No final, quem está assistindo de fora, toma o seu lugar e pode se despedir, receber o afeto que nunca teve, devolver todo o peso que carregava, pode se fortalecer para seguir seu caminho.

Você sente no seu coração que a Constelação pode te ajudar?

leis do amor na constelação familiar

Eu posso falar como uma pessoa que fez muitas constelações, que cada Constelação é um presente. Um presente estar em contato com a sua ancestralidade. Um presente saber que você pode ser VOCÊ e está tudo certo, porque você passa a ter o apoio de todos os que vieram antes.

Nós só nos sentimos inseguros, com medo, raiva, tristeza, incapazes, quando não temos esse apoio, quando não aceitamos as histórias como foram.

Então, se você que tá lendo aqui, sente que quer sair desse lugar e olhar com amor para a sua vida, eu te digo que você já está dando passos para MAIS, você de alguma forma sentiu o chamado para SER.

Eu estou aqui, eu vejo cada um de vocês e reconheço a sua capacidade de crescer e ser FELIZ!

Gratidão!

Constelação Familiar, Reiki e Thetahealing em Porto Alegre - RS e online. Agende sua sessão comigo!

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Porto Alegre