Quanto ganha um terapeuta holístico e como cobrar as sessões?
Imagine a felicidade de poder unir a sua missão de vida com a profissão dos seus sonhos? Poucos conseguem isso e a profissão de terapeuta é uma delas!
Mas, para quem vive exclusivamente da profissão de terapeuta, ou busca esse caminho, se questiona quanto ganha um terapeuta holístico. Afinal, além de ser uma missão de vida, no quesito profissional é um trabalho como qualquer outro.
Enquanto a área tem um elemento de altruísmo e atrai profissionais por causa de sua paixão por ajudar as pessoas, a prática da terapia holística também deve ser entendida como uma prestação de serviço, ou seja, um negócio.
Em um negócio, você como terapeuta deve ajudar seus clientes, oferecendo serviços valiosos e de qualidade, mas também deve se concentrar em gerar lucro suficiente para sustentar sua prática, seus estudos e seu estilo de vida.
Neste artigo te dou dicas de como valorizar e precificar seu trabalho. Sou o Rodrigo Roncaglio, cofundador e CEO do Guia da Alma. Boa leitura!
Índice
Média salarial do terapeuta e formas de trabalho
CLT, concurso público ou profissional autônomo? Qual a melhor opção?
Levando em conta profissionais contratados com carteira assinada em regime CLT a nível nacional, um terapeuta holístico ganha em média R$ 1.610,40 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O valor é com base na pesquisa do ano de 2019, que analisou um total de 102 salários. Como a média salarial varia de região para região, por exemplo, em Belo Horizonte a média é de R$ 1.310,00 enquanto no Rio de Janeiro é de R$ 1.580,50.
Os terapeutas holísticos também podem trabalhar em um cargo público, por meio de concurso. Dentro da pesquisa, o levantamento aponta um salário médio de R$ 3.121,00 para uma jornada de 30 horas semanais, nestes casos.
Outra possibilidade de trabalho dos terapeutas holísticos é como profissional autônomo.
Quanto ganha um terapeuta holístico como profissional autônomo
E quanto ganha um terapeuta holístico como autônomo? A média mensal pode variar e as consultas podem ir de R$80 a R$300 ou até mais. Varia conforme as técnicas usadas, a duração da consulta, e também o nível de formação do terapeuta. Muitos trabalham por conta própria, atendendo em suas próprias casas, a domicílio, em salas alugadas ou em parceria com espaços terapêuticos.
Bom, todo negócio que quer ter sucesso deve oferecer um produto ou serviço atraente, que beneficie seus clientes, e ganhar mais dinheiro do que gastam respeitando as leis de sua comunidade, sendo éticos. Com os terapeutas não é diferente, no entanto, existem alguns desafios nisso.
Enquanto são especialistas em sua área de atuação, podem não ter as habilidades necessárias para operar outros aspectos no negócio, como contabilidade, gestão e marketing, que são essenciais para qualquer profissional autônomo.
Foi justamente por ver muitos terapeutas não entenderem que, quando você é autônomo(a), você é o seu próprio negócio, que nós criamos o Propósito Terapeuta, um curso online completo para alavancar esta carreira, aprimorando a parte pessoal e técnica ao mesmo tempo!
A maioria dos terapeutas holísticos relatam dificuldade para comunicar o valor do seu trabalho. Isto acontece porque eles são relutantes em oferecer e divulgar seus serviços, falar sobre o valor do que eles fazem. Você se identifica com essa maioria?
Se sua resposta for sim, a primeira crença limitante que quero tirar da sua mente agora é: quando você cobra, pense sempre que não está cobrando apenas pela sua energia, seu serviço de bem-estar ou pela técnica em si.
Você cobra também pelo investimento que faz em formações, na sala de atendimento, nos materiais e em tudo que usa para tornar a experiência do seu cliente incrível. Sem contar que o ganho para o seu cliente pode ser uma verdadeira transformação de vida! Quanto você acha que vale tudo isso?
Então, para entender melhor quanto ganha um terapeuta holístico autônomo, você precisa saber como criar o seu preço e saber quanto cobrar. Aqui estão 6 dicas para ajudar você a começar sua estratégia de precificação!
1. Saiba quanto você precisa para sustentar sua prática sem ter prejuízos
Antes de definir o preço de seu serviço, faça um levantamento em seu bloco de notas ou sua planilha eletrônica e documente todos os custos, incluindo:
- Aluguel – se você atende em casa, em uma clínica ou em espaço compartilhado, cada local tem um preço;
- Transporte – você precisa se deslocar para a casa do cliente?
- Investimento em cursos e atualizações;
- Custo de impostos como profissional autônomo;
- Sua presença online e investimentos em marketing;
- Outras despesas como luz, internet e telefone, por exemplo;
- Custos extras – escreva e defina. Há certamente mais custos para administrar seu negócio.
Este é um passo essencial. Lembre-se: se você não puder manter sua prática sustentável a longo prazo, não poderá ajudar seus pacientes.
Dica valiosa: separe a conta pessoal da profissional criando uma conta bancária para cada finalidade. Uma conta exclusiva para os gastos e rendimentos profissionais torna possível ter uma visão global da movimentação e da saúde financeira da sua prática. Encare como a empresa (você profissional) lhe pagando um salário (você pessoal).
Então, o valor necessário para sustentar sua prática = Custo de aluguel + transporte (caso tenha) + custos de cursos e atualizações + custos de impostos + presença online e marketing + outras despesas + custos extras e diversos.
2. Adicione o necessário para sustentar seu estilo de vida
Comece com o básico – quanto você precisa ganhar para pagar suas contas mensais? Escola de seus filhos, comida…o que não pode faltar?
Mas lembre-se também do que é importante para você: quanto de renda extra você precisa mensalmente para cuidar de sua saúde mental, física e espiritual. Ao ajudar seus clientes a atender suas metas pessoais, não se esqueça das suas próprias!
3. Avalie o estado atual da sua prática com números
Agora você deve ter uma estimativa de quanto você precisa ganhar mensalmente para viver a vida que deseja e manter sua prática. Você precisa realizar uma avaliação realista do estado do seu negócio hoje.
- Qual é o tamanho atual da sua base de potenciais clientes?
- Quantos clientes você tem agora?
- Quantas consultas você realiza a cada semana? E a cada mês?
4. Defina seu futuro ideal
Nesta etapa você deve ter uma estimativa de quanto você precisa ganhar mensalmente para viver a vida que deseja. O estado atual de sua prática pode levá-lo até lá?
Imagine a vida que você quer levar e que tipo de horário de trabalho você quer. Qual é o número certo de clientes e consultas para você?
Ser terapeuta holístico tem seus desafios e você precisa de tempo para recarregar também – qual o limite de clientes e quantas horas você pode trabalhar de forma realista a cada mês?
5. Defina o preço do atendimento
Pense na vida que você quer levar, em quanto dinheiro você precisa para sustentar sua prática (e sua vida!) e, em seguida, siga o caminho contrário para descobrir o preço que você precisará cobrar por sessão.
Comece somando seus custos totais da prática, o valor necessário para cobrir seu estilo de vida e descubra se a estimativa de atendimentos pode cobrir seus custos.
6. Faça Benchmarking – pesquisa de referências
Benchmarking vem da palavra de origem inglesa ‘benchmark’, que significa ‘referência’. Nada mais é do que uma análise das melhores práticas usadas por profissionais da mesma área que a sua e que podem te ajudar.
Procure terapeutas holísticos com qualificações e conhecimentos semelhantes aos seus e pesquise – quanto eles ganham? Quanto estão cobrando?
Também converse com seus amigos, familiares e até pacientes. Quanto eles estariam dispostos a pagar pelos serviços? E o que sua intuição lhe diz? Qual preço parece justo cobrar?
E tenha em mente, você sempre pode ajustar seus preços quando a estrutura atual não estiver funcionando.
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O que o cliente acha de seus preços é baseado no que ele valoriza
O que a maioria de nós diz “poder pagar” é baseado nas prioridades daquilo que valorizamos.
Se você valoriza sapatos caros ou come em restaurantes de alto padrão, você estará muito mais disposto a gastar seu dinheiro nisso do que alguém que não valoriza essas coisas – mesmo que ele tenha mais dinheiro do que você.
Você talvez já teve, ou terá, clientes que não estavam em sua melhor fase financeira mas fizeram de sua terapia holística uma prioridade. Da mesma forma, você provavelmente conhece pessoas que nunca considerariam pagar por seus serviços, mesmo em uma situação mais favorável.
Por que isso acontece? Valor e preço não são a mesma coisa. O valor é muito mais do que o preço. É o benefício que o cliente recebe do que oferecemos como terapeutas holísticos.
E ainda, você já se perguntou como alguns terapeutas conseguem cobrar mais que outros pelos seus atendimentos e ainda assim lotar a agenda? A resposta é: eles criaram uma reputação no mercado, se tornaram uma referência, uma autoridade dentro do mercado em que atuam.
Além de se especializarem em suas áreas, mostrarem competência nos atendimentos, a importância do marketing pessoal pode ser vista nessa diferença de cobrança de valores.
Eles souberam comunicar muito bem a sua reputação, sua trajetória. Além de se valorizarem como profissionais.
Por mais importante que seja saber quanto ganha um terapeuta holístico, e entender como precificar o serviço sem ter prejuízos, mais importante ainda é saber como comunicar o valor do lindo trabalho que você oferece.
Se você enfrenta esse desafio, eu te convido a conhecer mais sobre o Guia da Alma, um verdadeiro parceiro para os terapeutas holísticos. Ajudamos a divulgar seu trabalho de forma humanizada, com uma plataforma focada na área holística, acompanhada de consultorias, dicas de divulgação e o apoio de uma comunidade! Saiba mais, e fique à vontade para testar gratuitamente por 7 dias!