Quais os tipos de Reiki que existem e suas diferenças?

Entenda os benefícios e detalhes de cada sistema de Reiki.
maos enviando reiki para sentir os tipos de reiki
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Luiz Andre Zampieri
4.7/5 - (26 votos)

Este artigo é para você que deseja conhecer mais sobre os tipos de Reiki, o que eles tem em comum e quais seus diferenciais.

Não só para quem pretende ser um terapeuta reikiano como também quem busca saber qual o melhor tipo de Reiki para realizar uma sessão.

Eu Sou Luiz Andre Zampieri, Terapeuta, Mestre e Professor de Reiki nos sistemas Usui & Tibetano, Seichim Sekhem Reiki, Karuna, TeraMai Reiki & Seichem, Shamballa Multidimensional Healing, Sacerdote Mestre da Chama Violeta & Cruz de Malta de Saint Germain e Sacerdote Mestre da Ordem de Melchizedek.

Além disso, neste artigo vou me referir aos diferentes tipos de Reiki como “Sistemas Reiki”. Boa leitura!


 

O que é Reiki?

Reequilíbrio Energético

Foto: Microgen – Shutterstock

Reiki é uma técnica de reequilíbrio energético que consiste em direcionar a energia universal para si, ou para outra pessoa que lhe deu autorização para recebê-la, a fim de equilibrar a energia vital e receber todos os benefícios do Reiki, mantendo corpo, mente e espírito equilibrados.

Esta prática é totalmente livre de vínculos filosóficos, religiosos e dogmáticos, portanto, é disponível para qualquer pessoa.

Pode ser feita presencialmente, ou também com envio de Reiki à distância.

 

Quais os tipos de Reiki que existem e seus diferenciais?

São inúmeros sistemas Reiki além do tradicional Usui.

  • No Egito, por exemplo, o sistema de cura equivalente ao Reiki chama-se Seichim;
  • Nas ilhas Havaianas com os xamãs, chama-se Kahuna;
  • Para os índios norte-americanos, chama-se Ma’heo’ho.

As principais diferenças destes sistemas estão nas egrégoras que são convidadas a participar de todo o processo de cura energética, práticas, etc.

E assim também nos símbolos utilizados por cada um deles. Já que cada símbolo porta uma frequência e atua de alguma forma em algum corpo, emoção, sentimento, pensamento, etc.

Muitos destes sistemas Reiki foram surgindo por canalizações de mestres que perceberam potências adicionais em símbolos que o sistema Usui não utilizava, ou que foram canalizados após a passagem de Usui na Terra.

Ou seja, cada um deles será como uma “especialização” Reiki. Como se o sistema Usui fosse um “clínico geral” e o sistema X atuasse como um “especialista” em sentimentos questões mais específicas.

 

Quantos tipos de Reiki que existem?

Tipos de Reiki Existem

Foto: Jürgen Rübig – Pixabay

Existem mais de 100 diferentes Sistemas, ou Tipos, de Reiki. A cada dia um novo surge, geralmente por diversificação do ponto de vista de algum mestre. Vou citar alguns exemplos:

  • Imara Reiki
  • Karuna Ki (Variação do Sistema Karuna com influência dos Kahunas, xamãs havaianos)
  • Osho Reiki (relacionado com a filosofia do Osho)
  • Rainbow Reiki
  • Reiki Fire
  • Reiki Estelar
  • Reiki Essencial
  • Reiki Lunar
  • Reiki da Chama Violeta
  • Tantra Reiki (União da sabedoria do Tantra com o Reiki)
  • Kundalini Reiki (União as sabedorias das práticas de ascensão da Kundalini com o Reiki)
  • Orixá Reiki (União da egrégora dos Orixás com a energia do Reiki)
  • Reiki Cristão (união da prática do Reiki com os preceitos cristões)

Pelo nome de alguns desses tipos de Reiki, é possível identificar qual egrégora está sendo unida com o sistema base, quais frequências ou práticas são convidadas a participar de todo o processo.

 

O que todos os tipos de Reiki têm em comum?

Fonte Cósmica Universal

Foto: William Farlow – Unsplash

Todos estes Sistemas de Reiki utilizam a mesma “fonte” de energia, a chamada “Fonte Cósmica Universal” e, às vezes, utilizam como base a metodologia do sistema Usui para organizar suas aplicações.

É interessante pensar que diversas culturas e metodologias conseguiram “mesclar” com tanta maestria o Sistema Usui de Cura Natural (Reiki Usui) em suas formas de tratamento, gerando assim estes nomes e sistemas diferentes, embora todos derivem da mesma essência, mesma energia.

Isso só mostra que independente da parte do mundo na qual algo é canalizado, o plano além da fisicalidade não escolhe país, religião ou filosofia para entregar as mais maravilhosas práticas de conexão com o universo.

 

Qual o melhor tipo de Reiki para fazer uma sessão?

Melhor tipo Reiki

Foto: Anete Lusina – Pexels

Inegavelmente, aquele que oferecerá o melhor e mais completo amparo para a pessoa que veio buscar ajuda.

É fundamental saber que cada Sistema trará sua potência a partir de suas ferramentas e símbolos, portanto não há como afirmar que este ou aquele Sistema é o melhor, tudo depende do que você ou a pessoa veio trabalhar. Por exemplo:

Se é algo que necessite de um símbolo que a conecta mais com a Terra, talvez um sistema Xamânico seja o mais interessante.

Já se é algo mais relacionado com a alma, talvez o Seichim Sekhem Reiki (Reiki Egípcio) seja o mais interessante, depende do objetivo.

É importante trazer isso para que a comparação de “este é melhor que aquele” deixe de existir, e de espaço para uma percepção de que tudo é UNO, tudo é uma coisa só, dividida para simplificar a compreensão de nossas mentes terrenas ainda em evolução.

Sendo assim, quando isso ficar claro e as ideias de ego dos sistemas caírem, vai perceber que tudo flui de uma única fonte, e as formas de atuar aplicando a técnica, são apenas uma expressão de nossa cultura, humanidade e que ao deixar o universo fluir através de você, tudo pode ser transformado para o amor.

 

Tipos de cursos de Reiki: por onde começar?

Tipos Cursos Reiki

Foto: Jonas Ferlin – Pexels

Seu início nesta jornada deve seguir o seu chamado pessoal, ou seja, o seu coração.

Na minha escola, o primeiro passo é o Sistema Reiki Usui & Tibetano, pois ele é pré-requisito para todos os outros sistemas Reiki que eu ofereço.

Isso vem de uma percepção pessoal de que este sistema prepara seu campo para os próximos códigos de luz (símbolos de outros sistemas), ancorando sua frequência na sabedoria perfeita do que é o Reiki.

Entretanto, algumas outras escolas diferem deste ponto de vista, ensinando alguns sistemas sem a pessoa ter sido iniciada no Reiki Usui ou Usui e Tibetano. Da mesma forma que alguns sistemas registrados, como o Karuna, já tem como pré-requisito o 2º nível no Reiki Usui.

Se você pensa em fazer cursos de Reiki, leia também meus artigos:

 

7 Tipos de Reiki para você conhecer a fundo!

7 Tipos de Reiki

Foto: Andrey_Popov – Shutterstock

Então, vamos lá… entendeu mais sobre o que os tipos de Reiki têm em comum e suas particularidades?

Agora vou apresentar os cursos que ofereço para você conhecer em detalhes seus benefícios!

Caso ainda não conheça nenhum sistema Reiki e esteja buscando um início de sua jornada, sugiro começar recebendo uma sessão. Visite aqui minha página, reserve o seu momento e sinta a energia fluir em você.

Se acaso já for Reikiano(a) e deseja dar o próximo passo, encontrará na minha página alguns cursos presenciais e online simultaneamente por videoconferência ou em PDF, na hipótese de preferir estudar no seu tempo. Veja aqui todos meus cursos de Reiki!

Também tenho uma prática online semanal de envio de Reiki à distância, nas quintas-feiras às 21h. Todos os Reikianos(as) são bem vindos para participar.

 

1. Usui e Tibetano

Este é o começo de tudo, no meu ponto de vista. É a conexão com a energia cósmica que Usui redescobriu nas sabedorias dos discípulos de Buda, por isso a origem Tibetana, além de Japonesa em nossa escola.

Quando falamos de Reiki estamos falando sobre este sistema, organizado e dividido em 4 níveis.

  1. O primeiro para trabalhar principalmente o corpo físico;
  2. O segundo para trabalhar o corpo mental e emocional, recebendo também a possibilidade de enviar Reiki à distância, para o passado e futuro;
  3. O terceiro para trabalhar o corpo espiritual, dando potência para aplicar em várias pessoas ao mesmo tempo, multidões, cidades, países e até no planeta;
  4. O quarto para iniciar outras pessoas nesta energia capacitando-as a serem professores(as).

Veja aqui todos minha agenda de cursos de Reiki!

 

2. Karuna

O Karuna trabalha principalmente aspectos emocionais, trazendo símbolos que são mantrados em voz alta e atingem simultaneamente todo campo áurico da pessoa que está recebendo a energia.

É um sistema maravilhoso, aflora o amor incondicional fazendo o Reiki fluir de uma forma magnifica, já que todos os símbolos trazem uma potência de ação compassiva.

Sua regência (egrégora) está relacionada com Avalokiteshvara e Kuan Yin, que são Bodhisattvas (seres iluminados) da compaixão.

O sistema se divide em 3 níveis, sendo dois de praticante e um terceiro para o mestrado.

  1. Primeiro nível: você trabalha com 4 símbolos que potencializam um trabalho de integração de sua própria sombra, partes de si que nega aceitar ou curar;
  2. Segundo nível: recebe mais 4 símbolos para trabalhar conexão com seu eu mais sutil e sua sombra / impressão deixada em outras pessoas;
  3. Terceiro nível: recebe 3 símbolos para utilizar nas iniciações, conexões com essas energias.

No meu ponto de vista o sistema de Reiki Karuna aflora o amor incondicional, potencializando nossa Chama Rosa interior do Amor Divino (de nossa Chama Trina).

Ele está disponível para pessoas que já possuem o 2º nível de Reiki Usui ou mais, pois já detém a sabedoria e as chaves de poder para melhor aproveitar as potências deste sistema.

Veja aqui todos minha agenda de cursos de Reiki!

 

3. Seichim Sekhem Reiki (Reiki do Egito)

É uma junção da energia Reiki com a energia Seichim Sekhem, redescoberto por Patrick Zeigler.

A energia Seichim é como o nome egípcio para o que chamamos de Reiki, com outros símbolos e frequências, que diferente do Reiki que trabalha apenas os corpos físico, mental, emocional e espiritual, o Seichim Sekhem Reiki trabalhará os corpos mais sutis: mental superior, búdico e átmico (correspondentes ao chakras laríngeo, frontal e coronário, respectivamente).

Este sistema possui práticas de conexão de nosso chakra cardíaco, com o cardíaco de nosso planeta e com o do próprio universo, expandindo nossos canais de energia e trazendo maior conexão com nosso Eu Superior.

Muitos o conhecem como sistema de iluminação e ascensão, associado ao 2º raio, a Chama Amarela Dourada, Sabedoria Divina, que no meu ponto de vista é potencializada com as práticas deste sistema, trazendo ainda mais centramento para Chama Trina de nossos corações.

Hoje Patrick Zeigler continua utilizando o sistema, porém separado do Reiki, apenas com a conexão egípcia que agora denomina ALL LOVE, trazendo a percepção de que tudo é energia fonte de uma única fonte, de amor infinito.

Mesmo tomando este caminho, ele incentiva a continuidade dos ensinos de Seichim Sekhem Reiki, pois sabe que a energia não deve se limitar ao ponto de vista de uma pessoa e que todos somos canais de luz e vamos nos conectar com aquilo que fizer mais sentido em nossos corações.

Ele está disponível para pessoas que já possuem o 2º nível de Reiki Usui ou mais, pois já detém a sabedoria e as chaves de poder para melhor aproveitar as potências deste sistema.

Veja aqui todos minha agenda de cursos de Reiki!

 

4. TeraMai Reiki e TeraMai Seichem

Neste tópico vou falar sobre as duas vertentes deste sistema organizado por Kathleen Milner. O TeraMai Reiki (Reiki de Minha Terra) foi no ponto de vista da Kathleen uma extensão do sistema Usui, trazendo frequências ainda mais sutis para trabalhar e símbolos com maior “especialização” que trabalham determinadas partes do nosso ser.

Após experiências com os xamãs havaianos e conhecendo a sabedoria dos Kahunas, que chamam sua energia essencial de Seichem, ela uniu a sabedoria do TeraMai com a sabedoria do Seichem, unindo a frequência do TeraMai com os 4 elementos da natureza: Fogo, Terra, Água e Ar.

Os símbolos destes sistemas nos conectam mais com a energia da própria Terra, energia telúrica, azul cobalto, que trabalham transmutação e abundância na fisicalidade.

Por ter esta energia em conexão com a própria Terra, ele potencializa nossa Chama Azul, do Poder e Fé Divina, fortalecendo nossa Chama Trina.

Está disponível para pessoas que já possuem o 2º nível de Reiki Usui ou mais, pois já detém a sabedoria e as chaves de poder para melhor aproveitar as potências deste sistema.

Veja aqui todos minha agenda de cursos de Reiki!

 

5. Chama Violeta & Cruz de Malta de Saint Germain

A Chama Violeta de Saint Germain não é um sistema Reiki, é uma das frequências ensinadas no Mestrado do Sistema TeraMai Reiki e TeraMai Seichem.

Ao invés de entregar esta frequência apenas para quem chega ao mestrado do Sistema TeraMai Reiki, disponibilizo para todos que já tenham ao menos o Reiki Usui nível 1, pois estes já estão conectados com a energia do Reiki e estão preparados para compreender o símbolo do Fogo Violeta que será entregue neste curso.

Juntamente com um símbolo que não está no sistema TeraMai Reiki, o da Cruz de Malta de Saint Germain, potencializando ainda mais os efeitos transmutadores do Fogo Violeta e trazendo uma consciência Divina para este processo.

Estes símbolos podem ser somados na autoaplicação e aplicação de Reiki em outras pessoas, trazendo a possibilidade de transmutar os pensamentos, sentimentos, o próprio Carma e as formas-pensamentos que pairam a nossa volta.

Esta iniciação é regida pelo Mestre Ascenso Saint Germain, agregando todo potencial e conexão da Chama Violeta, o 7º Raio Solar. Além dele outros mestres regem esta iniciação como Lady Pórtia, Kuan Yin e Melchizedek.

Veja aqui todos minha agenda de cursos de Reiki!

 

6. Ordem de Melchizedek e Domínios de Melchizedek

A Iniciação à Ordem de Melchizedek, assim como a Chama Violeta, não é um sistema Reiki, é uma extração do Mestrado do sistema TeraMai Reiki. Da mesma forma, pessoas que já atingiram o 1º nível do sistema Usui e Reiki, estão preparadas para receber a Iniciação da Ordem.

Os Sacerdotes e Sacerdotisas da Ordem de Melchizedek são agentes de transformação, pessoas que sentiram o chamado de elevar a frequência neste planeta e prepará-lo para sua próxima fase, trazendo a consciência e sabedoria de uma consciência cósmica universal UNA.

Uma vez conectado(a) a esta frequência, você atrairá mais energia de cura e ancorará a energia necessária para trabalhar nível Alma e Mônada para si e em seus atendimentos, visto que nesta iniciação, receberá um símbolo de Melchizedek para trabalhar principalmente o chakra frontal e coronário, ou seja, os corpos mais sutis.

Melchizedek não é um nome, é um título, um grau de conexão, assim como Buda e Cristo o são. Todos podemos alcançar o estado de Cristo, Buda e Melchizedek Interior.

Tanto que o Budismo, por exemplo, tem como objetivo formar Budas, não discípulos de UM Buda. A Ordem de Melchizedek existe para formar e/ou despertar Melchizedeks.

Os Domínios de Melchizedek não estão dentro do sistema TeraMai Reiki, são os próximos passos desta iniciação acima, trazendo em cada domínio um conjunto de invocações, utilizando o poder do verbo para manifestar a presença da energia da criação em si mesmo, elevando sua consciência e trazendo frequências muito particulares para si.

Este processo é de desenvolvimento pessoal, crescimento de consciência nível alma. O Primeiro Domínio conta com 15 iniciações, o segundo com 10 e o terceiro com práticas de ativação, onde você recebe autorização para iniciar outros Melchizedeks, se já for formado Mestre Professor no Sistema TeraMai Reiki.

Veja aqui todos minha agenda de cursos de Reiki!

 

7. Iniciação YOD

Esta sintonização de Reiki YOD é uma das iniciações oferecidas no Mestrado de TeraMai Reiki.

Assim como fiz com a Chama Violeta e Ordem de Melchizedek, disponibilizo esta iniciação para todos que já possuem o 1º nível de Reiki Usui.

A iniciação Yod é regida por Ísis, Hórus e Osíris, e adiciona a potência da egrégora Egípcia no seu processo pessoal de evolução e equilíbrio entre as energias masculinas e femininas.

Com seus dois símbolos representando a energia masculina e feminina, auxilia na abertura de sua intuição e conhecimento interior sobre si, fortalecendo a conexão entre o coração e a terceira visão.

Esta sintonização é muito buscada por pessoas que perceberam ser mais do que apenas “homem ou mulher”, pois entenderam que o universo é Unidade, muito além de nossa percepção de gênero terrestre.

Você Reikiano que deseja integrar os aspectos Masculinos e Femininos Divinos, esta é uma sintonização que pode somar em seu processo auxiliando a atingir a totalidade e se perceber ainda mais livre das dualidades desta dimensão.

Veja aqui todos minha agenda de cursos de Reiki!

Sintonize-se! Você é Luz!

EU SOU Luiz Andre Zampieri

4.7/5 - (26 votos)

Sou Luiz Andre Zampieri, Terapeuta, Professor de Reiki, ThetaHealing® e mentor do Método AutoMestria na Prática. / Te ajudo a Ser AutoConfiante para CoCriar a sua própria realidade.

AGENDAR!

Atende online

Equilibre sua enegia: agende uma sessão de Reiki!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando 🙂

Mais terapias de Luiz Andre Zampieri

  • Curso de Reiki Karuna Nível 1 e 2 – Online (EAD)

    Online
    R$350,00
    Luiz Andre Zampieri
    (84)
    Terapeuta Certificado
    557 terapias realizadas
    Play
  • curso saint germain

    Curso da Chama Violeta de Saint Germain

    Online
    R$170,00
    Luiz Andre Zampieri
    (84)
    Terapeuta Certificado
    557 terapias realizadas
    Play
  • ThetaHealing para reprogramação de crenças e libertação de padrões

    Online em Videochamada
    R$370,00
    Luiz Andre Zampieri
    (84)
    Terapeuta Certificado
    557 terapias realizadas
    Play
Ver Perfil de Terapeuta