Terapia Holística funciona? Estudos e comprovações científicas!

Veja as pesquisas e reconhecimento das Terapias Holísticas no Brasil e no mundo!
terapia holística funciona - mulher em sessão de Reiki

Terapia holística funciona? O que a ciência diz sobre os efeitos das Terapias Holísticas? O que é mito e o que é verdade? Se você tem alguma destas dúvidas, acompanhe este artigo 🙂

Eu sou Liana Chiaradia, cofundadora do Guia da Alma – Plataforma de Terapias Holísticas.


 

Terapia Holística: significado

Primeiro, precisamos ter claro o que é Terapia Holística!

A Terapia Holística é uma abordagem terapêutica que considera nossa saúde como um todo: nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual. Ela trabalha de maneira integral nosso momento atual, investigando nosso passado e a raiz de nossas desordens, e prevenindo nossa saúde no futuro.

Cada vez mais, a ciência tem compreendido que nossa saúde não depende apenas do físico. Tudo em nosso corpo está interligado. E é por isso que tantas pessoas tem buscado as Terapias Holísticas. Veja seus benefícios no vídeo abaixo:

A espiritualidade, por exemplo, é um dos pilares da Terapia Holística. Segundo matéria do jornal da Band (2019), médicos devem abordar a espiritualidade dentro dos consultórios. A orientação, inédita em todo o mundo, é da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Veja em reportagem:

Alguns exemplos de tipos de Terapias Holísticas amplamente conhecidas são: Reiki, Florais, Yoga, Meditação e Acupuntura.

 

O reconhecimento das Terapias Holísticas pela OMS e SUS

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde pode ser definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. E a Terapia Holística leva isto como base.

Desde 1979, a OMS estimula o uso da Acupuntura (técnica da Medicina Tradicional Chinesa). Também reconhece a meditação como um método para a prevenção de doenças.

Desde 2002, a OMS vem estimulando o uso da Medicina Tradicional/Medicina Complementar/Alternativa nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas da medicina ocidental modernas.

Em 2006 duas importantes políticas foram aprovadas pelo Ministério da Saúde do Brasil e implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS):

  • Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos;
  • Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), com 5 tipos de terapias.

E já teve ótimos resultados na época. Confira na reportagem do Jornal Nacional!

Atualmente o Ministério da Saúde do Brasil oferece 29 tipos de Terapias Holísticas para a população, entre elas: Constelação Familiar, Hipnoterapia, Musicoterapia, Reiki, Florais, Yoga e Meditação. Mais detalhes na reportagem do Ministério da Saúde!


O Ministério da Saúde considera as PICs e Terapias Holísticas tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, com foco na prevenção de doenças (como depressão e hipertensão), podendo ser usada também como tratamentos paliativos em doenças crônicas.

Segundo reportagem do Ministério da Saúde (2019), cresceu a procura pelas PICs entre 2017 e 2018:

  • Número de atividades coletivas (como yoga e tai chi chuan): de 216 mil para 315 mil, com crescimento de 46%;
  • Procedimentos e sessões de Terapias: 157 mil para 355 mil, com aumento de mais de 126%;
  • Quantidade de participantes nessas atividades: 4,9 milhõespara 6,67 milhões, cresceu 36%.

“Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.”

Portal do Governo Brasileiro

 

Terapias Holísticas no Brasil e no mundo

Em seus países de origem, as práticas e terapias holísticas são amplamente usadas como pilares da saúde. Algumas com origens milenares.

Na China, por exemplo, a milenar Medicina Tradicional Chinesa (composta de Acupuntura, Fitoterapia, Massagens, entre outras terapias). Na Índia, temos as milenares Yoga, Meditação e Ayurveda.

Em todo o mundo, temos a Fitoterapia como prova. Esta terapia utiliza as plantas para o tratamento de desordens, descobertas e usadas pelos povos originários há milhares de anos. Me conta aí quem nunca tomou um cházinho de camomila para se acalmar? Ou um chá de limão com gengibre para resfriado? A Fitoterapia é a base dos estudos de farmacologia atuais.

Hoje, hospitais brasileiros de ponta, como o Israelita Albert Einstein e o Sírio-Libanês, já contam com serviços de abordagem integrativa.

A terapia de Constelação Familiar está sendo usada no Judiciário para resolução de conflitos. Veja a reportagem do Fantástico:

Além do Brasil, outros países também estão implementando as Terapias Holísticas em seus sistemas de saúde.

Nos Estados Unidos, o próprio governo estimula a pesquisa e a adesão a essas práticas com o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM na sigla em inglês), cujo orçamento supera US$ 120 milhões. No levantamento mais recente sobre o tema, o Instituto Samueli mostrou que 42% dos hospitais nos EUA (de 714 pesquisados) ofereciam terapias complementares em 2010 — em 2007, o número era 37%. Isso inclui centros prestigiados como MD Anderson e Memorial Sloan-Kettering Cancer Center e universidades como Harvard, que já dispõem de departamentos dedicados à pesquisa e aplicação de acupuntura, técnicas de relaxamento e afins. O número de estudos sobre o tema cresceu 33% em cinco anos, de acordo com o banco de dados de publicações médicas Pubmed. Só em 2011 foram 514 artigos divulgados.

Reportagem “Dossiê: Medicina Integrativa” da Revista Galileu

Em pesquisa da NCCAM de 2018, de quatro em cada dez americanos recorriam às Terapias Holísticas. Na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, o Reiki é ministrado a enfermeiras e pessoal médico. Outro exemplo é o Hartford Hospital, em Connecticut, onde pacientes recebem terapias de Reiki.

 

Terapia Holística funciona? Estudos científicos dizem que sim!

Vocês podem assistir ao resumo dos estudos no vídeo abaixo! Ou continuar lendo o artigo para mais detalhes, sobre os resultados de estudos científicos em torno das seguintes Terapias Holísticas: Barras de Access, Meditação e Reiki.

Mas também existem diversos outros estudos comprovando os benefícios de outras terapias, como por exemplo, Acupuntura, Musicoterapia, Yoga e Constelação Familiar. Vocês gostariam de saber sobre qual Terapia? Escrevam nos comentários!

 

Comprovação científica das Barras de Access

Barras de Access é uma terapia corporal e energética que, por meio de toques suaves em 32 pontos da cabeça, libera pensamentos negativos.

O neurocientista Phd Dr. Jeffrey L. Fannin, mapeou com eletroencefalogramas o cérebro de pacientes da terapia Barras de Access, comprovando seu benéfico efeito no sistema nervoso central, similar ao da Meditação.

Vídeo onde o Jeffrey explica a comprovação das Barras de Access pela neurociência (ainda sem legendas para o português):

 

Comprovação científica da Meditação

A Meditação é uma prática milenar de atenção plena. Já existem milhares de comprovações científicas sobre seus efeitos positivos para a mente e corpo.

Já falamos em outro artigo em nosso blog sobre o impacto da meditação na redução do cortisol (hormônio do estresse) e o aumento da serotonina (hormônio da felicidade).

Veja a reportagem da BBC Brasil sobre os efeitos positivos da Meditação pela neurociência:

Confira também o estudo científico de Richard Davidson, cientista da Universidade de Winsconsin – Madison.

 

Comprovação científica do Reiki

O Reiki é uma terapia holística que utiliza a imposição das mãos para o reequilíbrio energético, promovendo bem-estar físico e mental. Elimina bloqueios e toxinas, reestabelecedo o fluxo de energia vital – Qi.

É uma das terapias holísticas mais reconhecidas. Existem diversos estudos científicos sobre o tema, destaco alguns aqui:

Tese de mestrado: “Avaliação de efeitos da prática de imposição de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos” – Ricardo Monezi – USP, 2003: Comprovou que os glóbulos brancos e células imunológicas do grupo de camundongos que recebeu a terapia Reiki, dobraram sua capacidade de destruir células cancerígenas.

Dissertação: Reiki: um estudo localizado sobre terapias alternativas, ideologia e estilo de vida – Paula de Campos Babenko – UFSCar – 2004: Concluiu que o Reiki já não se trata de uma técnica alternativa, mas que “corresponde a uma prática que elabora verdadeiros modelos para os sujeitos responderem ao mundo, assentada em um conjunto de valores convencionados como “positivos” à construção da própria pessoa e que visam, sobretudo, desenvolver auto-equilíbrio, o autodesenvolvimento e a autopercepção.”

Artigo científico: “Efeito do Reiki na hipertensão arterial” – Léia Fortes Salles, Luciana Vannucci, Amanda Salles e Maria Júlia Paes da Silva – 2014: “O Reiki teve efeito positivo na diminuição da pressão arterial alterada, sugerindo ser uma técnica complementar para o controle da hipertensão.”

Mais estudos com efeitos positivos sobre o Reiki:

  • Dissertação de Mestrado: Efeitos do reiki na evolução do granuloma induzido através da inoculação do BCG em hamsters e do tumor ascítico de Ehrlich induzido em camundongos – Ricardo Rodrigues Garé – USP, 2008
  • Dissertação de Mestrado: Efeitos do Reiki sobre a viabilidade celular e a atividade da mieloperoxidase de neutrófilos humanos in vitro: estudo experimental – Luciana Vannucci – USP, 2017
  • Dissertação de Mestrado: O Reiki nas práticas de cuidado de profissionais do Sistema Único de Saúde – Tony de Carlo Vieira – UFSC, 2017
  • Efeitos da Prática do Reiki sobre Aspectos Psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado – Ricardo Monezi – USP, 2013
  • Reiki Is Better Than Placebo and Has Broad Potential as a Complementary Health Therapy – David E. McManus, PhD – 2017

 

Terapia Holística funciona pra mim?

Depois de ver todos estes efeitos positivos das Terapias Holísticas, podemos dizer que sim 🙂

O próximo passo é você escolher qual a melhor Terapia para o seu momento atual.

Comece sua Terapia Holística com o Guia da Alma – plataforma de Terapias Holísticas. Encontre terapeutas certificados e agende terapia de onde estiver!

 

Cofundadora e CMO do Guia da Alma, Facilitadora do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiana e Thetahealer.

AGENDAR!

Atende online