image-terapia-holistica-o-que-e-como-funciona
Destaque Terapias

Terapia holística: o que é e como funciona!

Conheça os benefícios e tipos de terapias holísticas.

icon-share
50 compartilhamentos

Olá tudo bem, eu sou a Patrícia Souto, coach e terapeuta holística e hoje vou te mostrar mais sobre o universo das terapias holísticas!

Muitos já ouviram falar sobre terapia holística, mas não sabem muito bem o que é e como funciona, por isso, neste artigo falarei sobre:

 

Terapia Holística: o que é e como funciona?

Primeiramente, vamos à definição! Terapia holística é a abordagem terapêutica que considera o ser humano como um todo, em seus aspectos físico, mental, emocional e energético. Ou seja, ela não trata essas esferas separadamente, mas de forma integrada.

O terapeuta holístico entende que cada pessoa está inserida num contexto e forma um sistema completo. Assim, o tratamento é muito mais efetivo quando se concentra tanto nas causas da doença como dos sintomas. Ele trata não só as pessoas cuja doença já alcançou o corpo físico, como também aquelas que desejam se sentir mais leves, equilibradas, empoderadas e mais plenas em suas vidas.

As terapias holísticas consideram que a causa de muitas doenças que aparecem no corpo físico são reflexos de desajustes emocionais, mentais e energéticos. É o que fala também a psicossomática, ciência interdisciplinar que estuda os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.

Assim, tratando e resolvendo as causas, as chances da doença voltar ao corpo físico são menores. Esses tipos de terapias também são indicadas como complemento às terapias tradicionais e como tratamento preventivo.

 

Terapeuta holístico é uma profissão reconhecida no Brasil?

A terapia holística não é uma profissão regulamentada, mas é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, estando listada na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. Também recebe os nomes de terapia alternativa, terapia complementar, energética, natural ou vibracional.

Inclusive, desde 2017, o Brasil pode contar com cerca de 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no SUS (Sistema Único de Saúde). Percebeu-se que as terapias holísticas são um excelente recurso para prevenir diversas doenças, tais como depressão e hipertensão.

Hoje, as terapias holísticas são uma das profissões que mais crescem no mundo. Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: Reiki, Yogaterapia, Acupuntura, Thetahealing, Florais, Do-In, Shiatsu, Massagem, Reflexologia, Ortomolecular, Homeopatia, Meditação, Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda, entre outras.

 

Qual é o objetivo da terapia holística?

A terapia holística tem o objetivo de trazer mais equilíbrio energético, mental e emocional, expandir a consciência corporal, emocional, mental e espiritual, minimizar o sofrimento e auxiliar no processo de cura. Além disso, alguns tipos de terapias holísticas também trabalham o sistema de crenças, promovendo a substituição de crenças limitantes por crenças fortalecedoras.

As terapias holísticas também podem ajudar você a ter uma vida mais tranquila, elevar a sua autoestima e autoconfiança, trazer mais coragem para agir e conquistar seus sonhos e ajudar na sua prosperidade financeira e emocional.

As diferentes técnicas de terapias holísticas podem ajudar a aliviar o stress físico ou emocional, dores nas costas e na cabeça, os sintomas da TPM, previne e combate depressões, ansiedades, medos, síndromes e insônia. Também podem ajudar a melhorar questões como problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade, insatisfação no trabalho, insegurança e falta de motivação.

 

Qual é a diferença entre terapeuta holístico, psicólogo, psicanalista e psiquiatra?

Muitas pessoas ficam confusas sobre as diferenças entre esses profissionais, então vamos lá.

O terapeuta holístico ou psicoterapeuta holístico não é necessariamente um psicólogo ou psiquiatra. É alguém que fez um curso de formação devidamente legalizado ou de uma técnica terapêutica específica e se tornou apto a aplicar aquela(s) técnica(s).

Dentro das terapias holísticas, existem muitas técnicas diferentes, como: Reiki, cromoterapia, aromaterapia, terapia com cristais, florais, Thetahealing, Massagem (diferentes tipos), auriculoterapia, PNL, técnicas de desbloqueio emocional e energético, terapia de vidas passadas, entre tantas outras. Como dito anteriormente, este profissional considera o ser humano como um todo, em seus aspectos, físico, mental, emocional e energético.

Já o psicólogo é um profissional obrigatoriamente graduado em Psicologia e registrado no órgão profissional competente (CRP), que após 5 anos de Universidade, torna-se apto a tratar problemas e questões emocionais e psicológicas, e a compreender e explicar o comportamento humano. Ele cuida da mente e é responsável por ouvir e ajudar a lidar com conflitos internos e dificuldades psicológicas que muitas vezes temos em nossas vidas.

O psicanalista, por sua vez, também não tem necessariamente formação em Psicologia ou Medicina (embora seja comum profissionais dessas áreas complementarem seus estudos com este método). De acordo com a Portaria nº 397, de 09/10/2002, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, não é considerada uma profissão, mas uma ocupação, ou seja, um trabalho usual do indivíduo. O psicanalista tem formação específica em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud. Não é uma profissão regulamentada no Brasil, mas é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) 2515-50, do Ministério do Trabalho e Emprego, as competências permitidas para a profissão de psicanalista são: avaliar comportamentos individual, grupal e instrumental; analisar, tratar, orientar e acompanhar indivíduos, grupos e instituições; desenvolver pesquisas experimentais, teóricos e clínicas. O método leva em conta a análise e interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e imaginações de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência.

Por fim, o psiquiatra é um profissional necessariamente formado em Medicina, que após 6 anos de Universidade e residência ou especialização em Psiquiatria, está apto a tratar as causas orgânicas e funcionais que causam os transtornos psiquiátricos. É o único que pode prescrever medicamentos farmacêuticos.

Este profissional lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, como a depressão, transtornos de ansiedade, transtornos de personalidade (como a bipolaridade, borderline etc.), esquizofrenia e a demência. O objetivo principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Geralmente, este profissional trata os sintomas e encaminha o paciente para algum tipo de terapia, para que ele possa tratar as causas em conjunto.

 

Como eu sei se preciso de terapia?

A bem dizer, todo mundo precisa de terapia, principalmente em alguns momentos da vida. Acabe com esse tabu de que quem precisa de terapia é louco. Quem fala isso, não sabe do que está falando, e esta crença só atrapalha você a resolver suas questões internas e a se sentir mais pleno e feliz.

A terapia ajuda a trazer mais equilíbrio para a sua vida, a olhar para si mesmo e se entender. Ajuda a aumentar o autoconhecimento e a expandir da consciência. Ajuda você a resolver conflitos internos, encontrar respostas, ter insights e tomar decisões. Colabora com seu processo de evolução e transformação. Também auxilia a aliviar as dores emocionais, a curar traumas e a aumentar a autoconfiança, a autoestima e a motivação.

Inclusive, terapeutas precisam de terapia. Dê uma olhada neste vídeo:

 

Quais são os tipos de terapias holísticas disponíveis?

Muitas são as técnicas terapêuticas disponíveis hoje. Seguem algumas:

 

Acupuntura

A acupuntura que é uma técnica muito utilizada e conhecida da Medicina Tradicional Chinesa tradicional, que se baseia na utilização de agulhas metálicas aplicadas em pontos energéticos do corpo do paciente. Visa o tratamento de diferentes doenças ou uso anestésico.

Leia mais: Acupuntura e Medicina Chinesa: sabedoria milenar

 

Aromaterapia

A aromaterapia faz uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, que são óleos essenciais que com seus aromas promovem bem estar e saúde.

Leia mais: Aromaterapia: a maravilhosa terapia do olfato!

 

Arteterapia

A arteterapia utiliza recursos artísticos/visuais ou outras expressões artísticas como método terapêutico. A arte criada através desta prática terapêutica favorece a promoção do bem-estar do paciente, tanto no âmbito físico, como mental e emocional.

Leia mais: A Arteterapia como processo de cura

 

Ayurveda

Em sânscrito, a palavra Ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur). Essa prática tem origem na Índia e se fundamenta na análise do Dosha, que é o perfil biológico de cada indivíduo. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha e cada um deles apresenta determinadas características. As pessoas possuem os três doshas, mas em proporções diferenciadas, variando de indivíduo para indivíduo.

Leia mais: Ayurveda: a maravilhosa medicina oriental

 

Biodança / Biodanza

A Biodança ou biodanza quer dizer “dança da vida”. Esta prática consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, dos movimentos da dança e de situações de encontro em grupo. Ela se baseia num sistema de desenvolvimento humano, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida.

 

Bioenergética

A bioenergética relaciona a emoção com a doença para emitir um diagnóstico do problema de saúde.  Como terapia curativa, esta técnica adota a psicoterapia corporal, exercícios terapêuticos e trabalhos energéticos, visando a liberação das tensões do corpo e a expressão de sentimentos.

 

Coaching de vida / Life Coaching

O coaching não é bem uma terapia holística, mas também promove uma expansão na consciência, desbloqueios mentais e emocionais, aumento na autoestima e na autoconfiança, coragem e desenvolvimento pessoal. O processo de coaching serve para ajudar o cliente (coachee) a alcançar um objetivo de forma mais rápida. O coaching holístico, por sua vez, utiliza-se das ferramentas do coaching e de algumas técnicas de terapias holísticas para acelerar o processo de cura, trazer a sensação de bem-estar, quebrar crenças limitantes e permitir o alcance de determinados objetivos.

Leia mais: O que é Coaching de Vida?

 

Constelação familiar

A Constelação Familiar vem ganhando destaque na mídia e é um método psicoterapêutico desenvolvido pelo alemão Berl Hellinger. Essa terapia se baseia no estudo e análise das relações entre pessoas, ajudando a identificar bloqueios emocionais no indivíduo, herdados de gerações anteriores ou por problemas de relacionamento em família, ou outras relações afetivas.

Leia mais: A Constelação Familiar Xamânica

 

Cromoterapia

A cromoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza as cores para tratamentos de vários problemas de saúde, com o objetivo de harmonizar o corpo.

Leia mais: Cromoterapia: a cura pelas cores

 

Dança circular

A Dança Circular tem como principal propósito desenvolver o sentimento de união e fraternidade e despertar o espírito comunitário, através da prática em grupo dessa dança. Ela possibilita uma melhora na concentração e na memória, calma emocional e desenvolve a expressão lúdica e corporal, favorecendo a saúde mental, emocional e física dos indivíduos.

 

Fitoterapia

Fitoterapia é uma prática que atua com a utilização de plantas medicinais para tratamento e cura das doenças.

Leia mais: Fitoterapia: como as plantas podem nos ajudar?

 

Florais

Através do uso de essências florais, este tratamento permite a harmonização da vibração e da energia do paciente.

Leia mais: Qual o melhor Floral de Bach para você?

 

Geoterapia

A geoterapia utiliza a argila com água, em aplicação nas áreas do corpo a serem tratadas e pode ser utilizada em ferimentos e lesões com o objetivo de promover a cicatrização, ou em doenças osteomusuculares.

 

Hipnoterapia

A Hipnoterapia consiste num conjunto de técnicas que produzem relaxamento e, através da indução do terapeuta, que faz hipnose, o paciente revela emoções reprimidas e bloqueios psíquicos, podendo reconhecer seus desequilíbrios.

 

Homeopatia

A homeopatia utiliza substâncias naturais, diluídas e dinamizadas, para tratamento de doenças partindo do princípio “semelhante se cura pelo semelhante”.

Leia mais: Como funciona a homeopatia?

 

Imposição de mãos

Através da imposição das mãos, o terapeuta passa energia para o paciente promovendo recuperação, calma, equilíbrio, revitalização e bem-estar.

 

Massagem tântrica

A massagem tântrica utiliza a energia sexual como um caminho de cura, transformação e expansão. Trata-se de uma terapia corporal com técnica que envolve práticas de respiração, meditação e manobras. Esta prática possibilita maior consciência corporal, desbloqueios energéticos, liberação de traumas, mudança nos padrões energéticos, elevação da autoestima e da sensação de bem-estar, melhorias da qualidade nos relacionamentos e novas perspectivas e sensações. É excelente para o tratamento de pessoas com anorgasmia (dificuldade de atingir o orgasmo) e com dificuldade de sustentar a ereção. Auxiliar no tratamento de pessoas que sofreram algum tipo de abuso físico ou psicológico.

Leia mais: O que é massagem tântrica e como ela ajuda na expansão da consciência

 

Meditação

A meditação é uma atividade na qual o indivíduo foca sua mente em uma atividade, objeto, paisagem ou pensamento em particular, com o objetivo de alcançar um estado de clareza mental e emocional e equilíbrio físico. Diferente do que muitos pensam, meditar não é não pensar em nada, mas dar um exercício para a mente focar. A origem da Meditação remonta às antigas tradições orientais e tem relação com ensinamentos milenares, como o Hinduísmo, Budismo, e até mesmo o Cristianismo.

guia-da-alma-ebook-meditacao-lateral

Musicoterapia

A musicoterapia se baseia em um conjunto de técnicas que utilizam a música para tratamento de problemas psicossomáticos.

Leia mais: Musicoterapia: descubra os sons que existem em você!

 

Naturoterapia

A Naturoterapia aplica ações terapêuticas naturais, como nutrição e utilização de cuidados naturais, para levar o indivíduo a alcançar o reequilíbrio físico e emocional e uma melhor qualidade de vida.

 

Osteopatia

A osteopatia foi criada por Andrew Taylor Still (1828-1917) e se fundamenta na teoria de que o corpo tem capacidade de produzir seus próprios medicamentos e remédios para sua autocura. Assim, de acordo a Osteopatia, para o corpo se curar, é preciso cuidar dele, proporcionando alimentação saudável e condições ambientais favoráveis. Nesta prática, uma das maneiras de fazer o diagnóstico é analisando a estrutura corpórea do indivíduo.

 

PNL

A PNL ou Programação Neurolinguística é o estudo dos processos conscientes e inconscientes, das estruturas específicas, que geram um comportamento. Esta técnica permite a intervenção nesta estrutura para que o comportamento seja remodelado, ajudando a melhorar seus relacionamentos pessoais ou profissionais, ou a eliminar um comportamento, gerenciar estados emocionais, melhorar a comunicação ou dissolver alguns traumas. Não é bem uma terapia holística, mas pode ser utilizada como terapia complementar.

 

Quiropraxia

A quiropraxia é um método terapêutico que diagnostica, trata e previne distúrbios biomecânicos, isto é, dos ossos, ligamentos, tendões, nervos, articulações e músculos, ligados à coluna vertebral. O tratamento quiroprático é composto por técnicas manuais, orientações de hábitos, técnicas posturais e prescrições de exercícios específicos. É recomentado no caso de dores musculares e nas articulações, dores nas costas, alguns tipos de dores de cabeça, distúrbios corporais (como escoliose e hipelordose) e é complementar no tratamento de fibromialgia e cólicas menstruais.

 

Reflexoterapia

A reflexoterapia ou reflexologia está relacionada com os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na aplicação de pressão, utilizando os dedos das mãos em pontos energéticos situados na plantas dos pés e nas palmas das mãos, promovendo o equilíbrio e revitalização do organismo e do corpo, através dessa ativação energética.

 

Reiki

O Reiki surgiu em 1922, através do monge budista japonês Mikao Usui e tem por base o trabalho com a energia vital universal “Ki”, através da imposição de mãos. Tem a finalidade de energizar o corpo físico, trazendo saúde, equilíbrio e bem-estar.

Leia mais: O poder de reequilíbrio do Reiki

 

Thetahealing

ThetaHealing é uma técnica de cura energética fundada pela norte-americana Vianna Stibal, que permite identificar e mudar crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, através da frequência Theta, criando imediatamente uma nova realidade para sua vida.

Saiba mais sobre esta técnica no meu artigo: O que é ThetaHealing e como essa técnica pode mudar sua vida!

 

Shantala

A Shantala é uma técnica de massagem milenar indiana, trazida para o Ocidente pelo médico francês Frédéric Leboyer. Consiste numa massagem feita pelas mães em seus bebês, principalmente, para aliviar cólicas e acalmá-los.

 

Yogaterapia

Yoga ou ioga é uma prática e filosofia milenar que tem por finalidade proporcionar equilíbrio, força, harmonia e saúde para o corpo físico, mental e energético através de suas asanas (posições e movimentos), respirações e mantras e meditações. Sendo uma terapia, este conjunto de atividades podem ser voltados para tratar problemas específicos.

Leia mais: Gestão da mente-corpo com Yogaterapia

 


Além dessas, existem outras técnicas de terapia holística. O ideal é buscar um profissional bem recomendado e conversar com ele, para ver qual ou quais opções combinadas são mais aconselhadas para o seu caso. Você também pode buscar um terapeuta holístico integrativo, que trabalha com mais de uma técnica, e avaliar com ele quais linhas podem ser mais apropriadas no momento.

 

Gratidão por me acompanhar até aqui. Você pode ainda ter 15 minutos de conversa gratuita comigo para tirar suas dúvidas.

Acesse meu perfil neste link e inscreva- se em “Pré-consulta Gratuita: tire suas dúvidas sobre Thetahealing, Massagem Tântrica e Coaching!”.

Vou adorar conversar com você! Com carinho, Patrícia Souto – Coach e Terapeuta Holística.

guia-da-alma-artigo-patricia-souto-crise-dos-30-gif-coracao

Encontre terapeutas holísticos de todo Brasil no Guia da Alma.


Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Patrícia Souto

Coach e terapeuta holística, especializada em Thetahealing, Reiki e Meditação

10
0

Com a missão de ajudar as pessoas na jornada pelo autoconhecimento, pela expansão da consciência e desenvolvimento pessoal, iniciou sua formação como terapeuta holística no início de 2016. Formou-se como Professional & Life Coaching pelo IBC e como terapeuta de Thetahealing Avançada e reikiana, bem como participou de um curso de massagem tântrica focado em mulheres. Autodidata, sempre se interessou pelo comportamento humano, espiritualidade e expansão da consciência e estudo...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!