13 livros sobre saúde mental. Inspire-se e mude seus hábitos hoje!

Leituras para abrir caminhos e mostrar novas perspectivas.
mulher em livros sobre saúde mental
Mais terapias de Conteúdo Guia da Alma
5/5 - (4 votos)

A vida pede equilíbrio. Confira 13 livros sobre saúde mental!

Como anda sua Saúde Mental?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade.”

“Saúde mental refere-se a um bem estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade.”

Cuidar da Saúde Mental é cuidar da Vida!

Boa leitura e reflexão! 🧡

Ps. Cuide de você, acessando as Terapias para Saúde Mental da Guia da Alma!

E leve saúde mental para sua empresa com o benefício Guia da Alma


 1. Essencialismo: a disciplinada busca por menos, Greg McKeown

imagem de Essencialismo: a disciplinada busca por menos, Greg McKeown

Tem se sentido sobrecarregada, mas pouco produtiva? Esse livro é pra você!

O essencialismo fala sobre identificar o que é vital em sua vida, o que realmente necessita de sua energia, para que possamos excluir o que sobra, dando maior valor ao que realmente importa.

Se não focamos nossa atenção e energia onde precisamos e decidimos, outras pessoas dominarão onde devemos focar.

Este livro ensina a conquistar as rédeas da própria vida, equilibrando vida pessoal e profissional e eliminando o que é desperdício de tempo. O essencialista toma as próprias decisões e só entra em ação se puder fazer a diferença.

“Greg McKeown nos lembra que a clareza de foco e a capacidade de dizer não são aspectos desvalorizados, porém fundamentais para os negócios nos dias de hoje.” Jeff Weiner, presidente-executivo do LinkedIn

2. Atenção plena: mindfulness, Danny Penman & Mark Williams

imagem de Atenção plena: mindfulness, Danny Penman & Mark Williams

Neste livro, o método de atenção plena (mindfulness) é abordado através de um curso de oito semanas, com exercícios e meditações diárias.

Excelente para te fazer lidar com os problemas focando no momento presente, de forma mais tranquila e equilibrada.

3. O poder do hábito, Charles Duhigg

imagem de O poder do hábito, Charles Duhigg

Em O poder do hábito, Duhigg reúne histórias de pessoas que atingiram as suas metas e objetivos e mudaram radicalmente de vida.

Uma das histórias é a de uma jovem que, em apenas dois anos, muda completamente a sua trajetória, saindo de hábitos tóxicos para hábitos mais saudáveis, parando de fumar, correndo uma maratona e até sendo promovida no trabalho!

Ótimo para te motivar a parar com os hábitos negativos que te levam para baixo!

4. Não aguento mais não aguentar mais, Anne Helen Petersen

imagem de Não aguento mais não aguentar mais, Anne Helen Petersen

Este livro é uma análise da sociedade em que a geração Millennial foi criada e faz parte. A partir desse contexto, a autora busca traçar um paralelo de como surgiu a Síndrome de Burnout nesse contexto e seus efeitos.

5. A voz na sua cabeça, Ethan Kross

imagem de A voz na sua cabeça, Ethan Kross

Ethan Kross é um neurocientista e psicólogo. Neste livro ele traz histórias reais e pesquisas científicas acerca das vozes internas, que todos nós temos.

A partir disso, Kross analisa como essa voz interna pode promover muita autossabotagem e ensina formas de como programá-la para que isso ocorra com menos frequência.

Confira também:

6. O ano em que disse sim, Shonda Rhimes

imagem de O ano em que disse sim, Shonda Rhimes

Mais conhecida por seus trabalhos como roteirista e produtora de famosas séries, como Grey’s Anatomy e How to get away with murder, Shonda Rhimes mostra, neste livro, seu talento como escritora de livros.

Por meio de uma premissa autobiográfica, a autora fala sobre como o excesso de trabalho gerou um esgotamento mental e fez com que ela esquecesse de suas próprias necessidades, vivendo para aprovação alheia.

Buscando retomar as rédeas de sua vida, Shonda narra, em O ano em que disse sim, seu processo de autodescoberta e mudança de vida. Inspirador!

7. O demônio do meio-dia, Andrew Solomon

imagem de O demônio do meio-dia, Andrew Solomon

Neste livro, Solomon conta um pouco sobre o seu processo de lidar com a depressão. Através de estudos científicos e depoimentos de outras pessoas, o autor busca traçar uma análise de como a depressão impacta pessoas de várias culturas e gerações.

Surge, portanto, como um compilado de depoimentos que podem trazer conforto e elucidação para quem também passa pelo mesmo problema.

8. Resgate emocional, Dzogchen Ponlop Rinpoche

imagem de Resgate emocional, Dzogchen Ponlop Rinpoche

Em Resgate emocional, o professor budista Dzogchen Ponlop Rinpoche fala sobre traumas e situações em que as experiências ruins nos dominam.

Ele ensina como podemos sair da posição de vítima para nos tornarmos protagonistas de nossa própria história: ao aprender a nos relacionarmos de forma positiva com nossas emoções, podemos colher as benesses da vida de forma sábia, sem deixar que os pensamentos ruins nos controlem.

9. A vida não me assusta, Maya Angelou

imagem de A vida não me assusta, Maya Angelou

Publicado há 25 anos, este livro tem o efeito de te motivar quando os problemas do mundo parecem maiores que você.

Reunindo a história de vida em forma de poema de Maya Angelou e ilustrações do artista gráfico Jean-Michel Basquiat, A vida não me assusta é um pequeno livro de arte para crianças, mas surpreende e encanta a todos.

10. A coragem de ser imperfeito: como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, Brené Brown

imagem de A coragem de ser imperfeito: como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, Brené Brown

Alcançando o primeiro lugar na lista do The New York Times, este livro irá te ensinar a ousar ser quem você nasceu para ser.

Brené Brown fala sobre medo, vergonha, vulnerabilidade e imperfeição. Partindo disso, a autora fala como devemos ousar viver riscos e nos expor emocionalmente, vivendo a vida com mais coragem.

Costumamos nos fechar quando vivenciamos algum sentimento desgastante como mágoa e decepção, certo? Brown reformula esse conceito, afirmando que isso é o mesmo que se fechar para outros sentimentos positivos, como amor, aceitação e criatividade.

Pode ser que o retorno sejam críticas e inveja, mas é possível lidar com os dois lados da moeda e ter uma vida equilibrada.

Apresentando as suas próprias vivências e métodos bem sucedidos, Brown provoca insights e nos desafia a mudar nossa rotina, desde pequenos hábitos até como nos relacionamos em sociedade.

11. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança, James C. Hunter

imagem de O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança, James C. Hunter

James C. Hunter é o maior especialista em liderança dos Estados Unidos.

Neste livro, o autor conta a história de Leonard Hoffman, um empresário que larga a sua carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino. Por meio dessa alegoria, Hunter busca ensinar os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Busca se relacionar melhor e de maneira mais efetiva com sua equipe de trabalho ou com sua família e amigos? Este livro é para você!

Por meio de ideias e temas que abrirão a sua mente, é impossível sair dessa leitura sem se sentir transformada.

“Um livro fascinante que você não vai conseguir largar.

O Monge e o Executivo contém tesouros que irão transformar a sua vida.”

Joe Weller, ex-presidente da Nestlé americana.

12. Inteligência emocional, Daniel Goleman

imagem de Inteligência emocional, Daniel Goleman

Originalmente publicado em 1995, nos Estados Unidos, Goleman transforma a maneira de pensar a inteligência, alterando práticas de educação e mudando completamente o mundo dos negócios.

Unindo psicologia e neurociência, o autor traz o conceito de duas mentes (racional; emocional) e explica como, juntas, elas modelam nossa vida.

A consciência das emoções é essencial para desenvolver a inteligência. Partindo disso, Goleman mostra como a dificuldade em lidar com as emoções pode transformar as experiências em algo negativo, como a vida escolar e a rotina de trabalho, por exemplo.

A notícia boa é que o autor afirma que os circuitos cerebrais da mente são maleáveis, podendo ser trabalhados. Para elucidar isso, o autor mostra exemplos para descrever as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e como elas podem promover o êxito na vida pessoal e profissional.

13. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, Marshall Rosenberg

imagem de Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, Marshall Rosenberg

Rosenberg traz, em Comunicação não-violenta, formas de vivenciar relacionamentos interpessoais, buscando diminuir a violência na comunicação do mundo, e melhorando nossos relacionamentos.

Dessa forma, o autor cria um manual prático e didático que pode ser utilizado em escolas, comunidades e conflitos políticos.

Confira o valor do livro Comunicação não-violenta na Amazon, e outros livros!


Gostou das dicas de livros sobre saúde mental?

Compartilhe! 🙂

Ps. Cuide de você, acessando as Terapias para Saúde Mental da Guia da Alma!

E leve saúde mental para sua empresa com o benefício Guia da Alma

5/5 - (4 votos)