27 Dicas de como cuidar da saúde mental no trabalho e no dia a dia!

Comece a exercitar o autocuidado hoje mesmo e conquiste mais qualidade de vida.
mulher sorrindo em Como cuidar da saúde mental
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Como cuidar da saúde mental no dia a dia, seja em casa ou no trabalho?

Confira 27 passos essenciais para você ter bem-estar de corpo, mente e alma!

Sou Liana Chiaradia, co-founder e CMO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental. Boa leitura!


 

O que é cuidar da saúde mental?

jovem alegre por estar com a saúde mental em dia

Foto: Antonio Guillem – Canva

É importante reconhecer que ter uma boa saúde mental não significa simplesmente a ausência de problemas de saúde mental diagnosticável. Refere-se também a ter bem-estar, saúde e qualidade de vida.

O cuidado com nossa mente e emoções, é tão importante quanto o cuidado da saúde física.

Cuidar da saúde mental pode ajudar a evitar depressão, ansiedade e até mesmo doenças e dor psicossomática.

Porém, é importante dizer, que o que é cuidar da saúde mental, ou como isso é feito para ser eficaz, é algo pessoal de cada indivíduo. Nesse artigo vou trazer algumas sugestões, teste e veja o que funciona melhor para você 🙂

Lembrando que:

  • Quando falamos sobre saúde mental, nos referimos aos fatores internos e externos que afetam um indivíduo e sua saúde emocional e bem-estar.
  • Quando usamos termos como distúrbios, doenças e/ou problemas de saúde mental, estamos falando sobre condições que afetam o humor, a maneira de pensar e a capacidade de lidar de uma pessoa. São eles: ansiedade, estresse, depressão, entre outros.

 

Qual o conceito de saúde mental?

conceito de saúde mental

Foto: Thitaree Sarmkasat – Canva

A Organização Mundial da Saúde define Saúde Mental como:

“Um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe suas próprias habilidades, podendo lidar com as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e dar uma contribuição para a sua comunidade.” OMS

 

Por que a mente adoece?

jovem com a saúde mental afetada por hábitos tóxicos

Fot: MART PRODUCTION – Pexels

Nada em nosso corpo é estático e imutável. O cérebro, assim como os tecidos, respondem a estímulos.

Se os registros negativos são repetidos a todo momento, é como se estivessem reforçando aquela ideia dentro de nós e preparando para repeti-la a todo instante.

Driblar comportamentos dominantes exige treino diário. Somos produto da genética, das influências ambientais e do nosso temperamento.

Alguns fatores que fazem a mente adoecer são:

Existem também algumas maneiras pelas quais um desequilíbrio químico pode ocorrer no cérebro e fazer a mente adoecer. Essa condição geralmente pode ocorrer se houver uma doença mental na família ou quando a pessoa está abusando de substâncias químicas.

 

Qual a diferença entre saúde mental e saúde emocional?

jovem alegre por estar com a saúde mental e emocional em dia

Foto: Guilherme Almeida – Pexels

As pessoas costumam pensar que saúde mental e emocional são a mesma coisa. De fato, elas estão interligadas, mas apresentamos sintomas, sensações e problemas diferentes quando lidamos com a saúde mental ou emocional.

De maneira resumida:

  • A saúde mental trata de um estado de equilíbrio e bem-estar mental. Envolve a qualidade de nossos pensamentos, comportamentos, questões cerebrais e neurológicas. Ter depressão, a ansiedade, bipolaridade e vícios demonstram desequilíbrio mental.
  • A saúde emocional abrange o nosso estado de espírito, sentimentos e emoções. No decorrer de um dia, podemos ter vários estados emocionais, alterações de humor e sentimentos, tais como: raiva, felicidade, gratidão ou tristeza.

Por exemplo: uma pessoa que sofre de ansiedade tem um problema de saúde mental. E como sintomas ela pode apresentar angústia e desespero, caracterizando um desequilíbrio emocional. Ela ainda pode apresentar sudorese e palpitações (sintomas comuns da ansiedade), o que demonstra sintomas de desequilíbrio físico. Tudo está interligado!

 

Por que é importante cuidar da saúde mental?

Por que é importante cuidar da saúde mental

Foto: studioroman – Canva

A saúde mental inclui um bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como se pensa, sente e age.

É importante cuidar da saúde mental em todas as fases da vida, desde a infância e adolescência até a idade adulta e idosa.

Ter saúde mental nos ajuda a:

  • Lidar com o estresse da vida;
  • Estar fisicamente saudável;
  • Ter bons relacionamentos;
  • Trabalhar produtivamente;
  • Utilizar todo nosso potencial de maneira positiva.

 

Como cuidar da saúde mental e emocional?

homem com a saúde mental e emocional em equilíbrio

Foto: Kelvin Valerio – Pexels

Experimente estas dicas para cuidar da saúde mental:

1. Valorize-se

Valorize-se para saúde mental

Trate-se com gentileza e respeito. Evite a autocrítica em excesso.

2. Cuide do seu corpo

Cuide do seu corpo

Cuidar de si mesmo fisicamente reflete na melhora da sua saúde mental.

3. Cerque-se de boas pessoas

Cerque-se de boas pessoas

Afaste-se de relacionamentos tóxicos e abusivos.

Pessoas com boas conexões familiares e sociais são, geralmente, mais saudáveis ​​do que aquelas que não têm uma rede de apoio.

4. Dedique-se a si mesmo

Dedique-se a si mesmo

Reservar um tempo para cuidar de si mesmo, fazendo pausas, é essencial.

Pratique o autocuidado.

5. Faça boas ações

Faça boas ações

Ofereça seu tempo e energia para ajudar outra pessoa. Você se sentirá bem em fazer algo tangível para ajudar alguém que precisa – e é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas.

6. Aprenda a lidar com o estresse e a ansiedade

Aprenda a lidar com o estresse e a ansiedade

Goste ou não, o estresse e ansiedade fazem parte da nossa vida. São reações naturais do nosso corpo. Porém, em excesso elas fazem muito mal!

Pratique habilidades de enfrentamento e resiliência.

Além disso, lembre-se de sorrir e ver o humor na vida! Rir pode estimular o sistema imunológico, aliviar a dor, relaxar o corpo e reduzir o estresse e ansiedade.

Confira: 4 exercícios para estresse e ansiedade.

7. Acalme sua mente

Acalme sua mente

Os exercícios de relaxamento podem melhorar seu estado de espírito e sua perspectiva de vida.

Pratique: confira a nossa Meditação para Autoestima e Alegria Interior

8. Estabeleça metas realistas

Estabeleça metas realistas

Decida o que deseja alcançar academicamente, profissionalmente e pessoalmente e anote as etapas necessárias para atingir seus objetivos.

Mas lembre-se que tudo tem seu tempo e etapas! Organize seu tempo sem autocobrança em excesso.

9. Rompa a monotonia

Rompa a monotonia

Embora nossas rotinas nos tornem mais eficientes e aumentem nossos sentimentos de segurança e proteção, uma pequena mudança de ritmo pode animar uma programação tediosa.

10. Evite álcool e outras drogas

Evite álcool e outras drogas

Às vezes, as pessoas usam álcool e outras drogas para “se automedicar” ou “esquecer os problemas”. Mas, na realidade, eles só pioram a situação.

11. Tenha ajuda terapêutica

Tenha ajuda terapêutica

Buscar ajuda é um sinal de força – não de fraqueza. Terapia é para todo mundo!

Além disso, pessoas que recebem cuidados adequados podem se recuperar de doenças mentais e vícios e levar uma vida plena e gratificante.

Conte com o Guia da Alma: agende sua sessão de Terapia na maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil!


 

Como cuidar da saúde mental na pandemia, pós-pandemia e no “novo normal”?

homem trabalhando no escritório pós-pandemia

Foto: Diva Plavalaguna – Pexels

A pandemia COVID-19, trouxe muitas mudanças nas rotinas diárias, nas pressões financeiras e no isolamento social.

Com a sobrecarga de informações, rumores e informações incorretas, muitos de nós sentimos estresse, medo, tristeza e solidão.

Essa insegurança psicológica, aliada aos desafios, aumentaram o número de transtornos mentais, abuso de álcool e drogas.

Na medida que a pandemia e a quarentena vão passando, precisamos nos habituar a novas rotinas!

Estratégias de autocuidado são boas para saúde mental e ajudam a assumir o controle da vida. Entre elas estão:

12. Evite o uso de substâncias

Evite o uso de substâncias

Precisamos ter cuidado com 3 pontos:

Se você fuma tabaco, já corre um risco maior de doença pulmonar. Como o COVID-19 afeta os pulmões, o risco aumenta ainda mais.

Usar álcool ou drogas para tentar lidar com a situação pode piorar as coisas e reduzir suas habilidades de enfrentamento.

Evite tomar remédios para lidar com a situação, a menos que seu médico tenha prescrito os medicamentos.

13. Limite o tempo de uso dos eletrônicos

Limite o tempo de uso dos eletrônicos

Com o isolamento social, a única possibilidade de comunicação se tornou o digital. Porém, o excesso de uso faz mal!

Notícias constantes sobre COVID-19 de todos os tipos de mídia podem aumentar os temores sobre a doença.

Mantenha-se atualizado sobre as recomendações nacionais e locais, mas limite a leitura, a audição ou a exibição de outras notícias.

Desligue os aparelhos eletrônicos por algum tempo todos os dias, inclusive 30 minutos antes de dormir. Faça um esforço consciente para passar menos tempo na frente de uma tela – televisão, tablet, computador e celular. E dedique-se a outras tarefas, como: cozinhar, ler, ouvir música e meditar.

14. Relaxe e recarregue as baterias

Relaxe e recarregue as baterias

A quantidade de informações que consumimos, aliada à velocidade das mudanças, gera muito desgaste para nossa saúde mental.

Por isso, reserve um tempo para você longe das notícias e de assuntos alheios.

Mesmo alguns minutos de silêncio podem ser revigorantes e ajudar a aquietar sua mente e reduzir a ansiedade. Selecione uma técnica que funcione para você e pratique-a regularmente.

Uma recomendação é a Meditação Mindfulness.

15. Tenha hobbies

Tenha hobbies

Ter hobbies e atividades prazerosas, podem ajudar a afastar do ciclo de pensamentos negativos que alimentam a ansiedade e a depressão.

Desfrute de hobbies que possa praticar em casa. Fazer algo positivo para controlar a ansiedade é uma estratégia de enfrentamento saudável.

16. Concentre-se em pensamentos positivos

Concentre-se em pensamentos positivos

Opte por se concentrar nas coisas positivas da vida. Considere começar cada dia listando coisas pelas quais você é grato.

Mantenha um sentimento de motivação. Trabalhe para aceitar as mudanças à medida que ocorrem com resiliência. Tente encarar os problemas como aprendizados.

17. Cuidado com a síndrome da cabana

Cuidado com a síndrome da cabana

A pandemia associada ao isolamento social, gerou em muitos de nós o medo excessivo de sair de casa. Se você está se sentindo assim, retome as saídas de casa aos poucos, tomando todos os cuidados necessários.

Iniciar com curtos passeios em um parque pode ser uma boa experiência. Ter ajuda e orientação terapêutica, também é recomendado.

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Como cuidar da saúde mental no trabalho?

mulher trabalhando e com a saúde mental em dia

Foto: Tirachardz – Freepik

Cuidar da saúde mental no trabalho e ter um bom gerenciamento andam de mãos dadas!

Locais de trabalho com altos níveis de bem-estar mental são mais produtivos.

Podemos tomar medidas para melhorar a saúde mental e construir a resiliência – capacidade de lidar com a adversidade.

Com estas dicas é possível ter um maior autocuidado:

18. Estabeleça prioridades

Estabeleça prioridades

Não se sobrecarregue criando uma lista imensas de tarefas a cumprir.

Estabeleça metas razoáveis ​​todos os dias e dê a si mesmo crédito por cada passo na direção certa, não importa o quão pequeno seja.

Reconheça também que alguns dias serão melhores do que outros.

19. Conheça seus limites

Conheça seus limites

A qualquer momento, é importante saber quanto trabalho é possível realizar para não se sobrecarregar demais – mas especialmente durante um período de saúde mental debilitada.

É natural querer agradar clientes, gestores e colegas assumindo muitos projetos e tarefas e tendo um bom desempenho. Mas às vezes, dar o seu melhor é não se comprometer com muitas coisas e sim, ter foco nas que realmente são importantes.

Com a tecnologia de hoje, podemos entrar em contato 24 horas por dia, 7 dias por semana – o que pode criar uma cultura tóxica e sempre ativa.

Coisas simples, como não trabalhar durante o almoço e sair no horário, podem ajudar a estabelecer alguns limites e manter o trabalho apenas dentro do local de trabalho.

20. Construa um relacionamento positivo com seus colegas

Construa um relacionamento positivo com seus colegas

É ótimo ter um bom relacionamento com os colegas, gestores e líderes. Ter transparência, confiança e abertura fazem bem em qualquer relação.

Abordar e compartilhar com seus líderes feedbacks e problemas que você está enfrentando, pode tornar mais fácil entender quais são suas necessidades e desafios, e como é possível melhorar.

21. Peça ajuda

Peça ajuda

Se você não está seguro sobre uma tarefa, ou precisa de um opinião, que tal pedir ajuda ou opinião para um colega?

Às vezes, achamos que precisamos dar conta de tudo sozinhos. E não precisa ser assim!

Além disso, tratando-se de saúde mental, compartilhe com seu gestor ou RH como você está se sentindo e veja se juntos vocês podem fazer ajustes nas suas condições de trabalho para serem mais confortáveis.

 

Como cuidar da saúde mental e emocional no dia a dia?

homem relaxando e ouvindo música para manter a saúde mental

Foto: Freepik

Mesmo pessoas com boa saúde mental e emocional, podem passar por desafios. O estresse e os problemas com a família, os relacionamentos, o trabalho ou a escola podem desencadear ou piorar a doença mental.

Ser emocionalmente saudável não significa que se está feliz o tempo todo. Isso significa que se está ciente das emoções e, pode lidar com elas, sejam elas positivas ou negativas.

Pessoas emocionalmente saudáveis ​​ainda sentem estresse, raiva e tristeza, mas eles sabem como controlar os sentimentos.

Seguindo a lista abaixo é mais provável que o cuidado com a saúde mental e emocional seja realizado de maneira eficaz.

22. Benefícios da atividade física para a saúde mental

Benefícios da atividade física para a saúde mental

Saúde física e mental andam juntas. Escolha um esporte ou prática que você mais gosta e inclua na sua rotina.

Você pode tentar yoga, caminhada, academia, natação, futebol… variedade não falta!

23. Benefícios da música para a saúde mental

Benefícios da música para a saúde mental

A música pode alterar nosso estado de humor. Evite músicas que tem põem pra baixo, e foque naquelas que te empolgam!

24. Mantenha uma alimentação saudável

Alimentação saudável para manter a saúde mental

Aquilo que consumimos, diz muito sobre nosso corpo e como nos sentimos.

Evite comer alimentos ultraprocessados, beber café quando já está com ansiedade, ou fazer refeições antes de dormir!

25. Reserve um tempo para curtir a vida

Reserve um tempo para curtir a vida para manter a saúde mental

Aproveitar os momentos em família, reforçar os laços de amizade, ter momentos de autocuidado, são essenciais para a saúde da mente.

26. Não abra mão de boas noites de sono

Não abra mão de boas noites de sono

Problemas de insônia, dificuldade de acordar ou dormir poucas horas, caracterizam que algo não está funcionando bem.

Reserve momentos para relaxar antes de ir para a cama, e de 7 a 8 horas de sono diárias para você recarregar suas baterias internas.

27. Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional

Busque ajuda profissional

Buscar ajuda é um sinal de coragem – não de fraqueza!

A terapia é ótima para o autoconhecimento e bem-estar.

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Como a terapia holística pode te ajudar

mulher praticando yoga para manter a saúde emocional em dia

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

Existem inúmeros benefícios do tratamento holístico para a saúde mental. Alguns desses benefícios:

  • Promove relaxamento;
  • Ajuda a desenvolver inteligência emocional;
  • Alivia sintomas de ansiedade, estresse e depressão;
  • Desenvolve o autoconhecimento;
  • Ajuda a lidar com traumas, desafios e medos.

O Guia da Alma tem profissionais especializados em terapia holística, certificados e bem avaliados.

Se você está buscando uma solução para o autocuidado mental está no lugar certo:

Agende sua sessão no Guia da Alma: a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil!

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