35 documentários, séries e Filmes sobre Saúde Mental!

documentários, séries e filmes sobre saúde mental: sessão de terapia
Mais terapias de Liana Chiaradia
5/5 - (3 votos)

Como anda a sua saúde mental? Trago até você uma lista com documentários, séries e filmes sobre saúde mental e emocional, para que eles possam contribuir em sua jornada e trazer novas formas de olhar sua saúde.

Dividi a lista em 3 partes:

  • A primeira são filmes sobre saúde mental com histórias emocionantes sobre transtornos mentais, emoções e desafios da vida.

Eu escolhi a dedo alguns dos melhores filmes de Saúde Mental. Aqui você não vai encontrar terror psicológico, mas sim filmes para trabalhar a saúde mental, bem inspiradores. Já pega o lencinho :’)

  • A segunda parte são séries que falam de saúde mental através da história de seus personagens.
  • A terceira são documentários que trazem reflexões e orientações para cuidar da mente.

Vamos lá?

Antes de começar, quero lembrar que se você está em busca de mais saúde mental e emocional em sua vida:


 

1. No Portal da Eternidade – Crise Existencial

At Eternity’s Gate (2018) é dirigido por Julian Schnabel e retrata os últimos anos do famoso pintor Vincent van Gogh (Willem Dafoe).

Segundo pequisadores, ele sofria de bipolaridade e depressão, aliados ao alcoolismo e solidão, que o levaram a crises e automutilação.

A arte de Van Gogh nunca foi reconhecida e compreendida enquanto o pintor estava vivo.

Para seguir com seus sonhos, ele lidou com grandes crises existenciais que o atormentavam. Uma busca sem fim de materializar um novo movimento e identidade artística que havia descoberto de maneira totalmente solitária.

O filme tenta captar a forma como Van Gogh vê o mundo que o cerca em obras-primas na cidade de Arles, na França.

Decidi iniciar essa a lista de filmes sobre saúde mental com ele em homenagem, pois é um dos meus pintores preferidos!

 

2. Uma mente brilhante – Esquizofrenia

Uma mente brilhante, é um filme de baseado no livro biográfico A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash, escrito por Sylvia Nasar.

O premiado filme de 2001 dirigido por Ron Howard, conta a história real de John Forbes Nash (Russell Crowe), um matemático vencedor de Prêmio Nobel, que luta contra a esquizofrenia, com ajuda da esposa Alicia (Jennifer Connelly).

 

3. O aviador – TOC

The Aviator (2004) é um filme premiado dirigido por Martin Scorsese, com roteiro de John Logan.

Conta a história real de Howard Robard Hughes Jr. (Leonardo Di Caprio), que herda uma grande fortuna de sua família e se torna um grande empresário, se tornando um dos homens mais ricos do mundo em sua época.

Ele foi aviador, engenheiro aeronáutico, produtor de cinema, diretor cinematográfico, empresário da aviação norte-americana. Tudo certo até aqui, né? Com exceção dos acidentes que Howard sofre e dos grandes transtornos mentais que enfrenta.

Howard era extremamente perfeccionista, sofria de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Sua “mania de perfeição” o levou a atingir grandes vitórias profissionais, mas sentia-se solitário e incompreendido, tomado por crises de limpeza e hipocondríacas.

 

4. Por Lugares Incríveis – Depressão

All the Bright Places (2020) é um filme da Netflix dirigido por Brett Haley, com roteiro de Jennifer Niven e Liz Hannah.

Violet Markey (Elle Fanning) está lidando com o luto, após perder sua irmã. Theodore Finch (Justice Smith) é solitário, pois ninguém consegue compreender sua impulsividade, transtorno bipolar e depressão.

Os dois adolescentes estavam pensando em tirar a própria vida, quando acabam se aproximando e salvando um ao outro em uma viagem transformadora para visitar as maravilhas do estado de Indiana, nos Estados Unidos.

 

5. Divertidamente – Amadurecimento

Essa animação da Pixar de 2015 é muito linda! Dirigida e co-escrita por Pete Docter e Ronnie del Carmen.

Mostra como funcionam as emoções dentro de nossa mente, dando vida a cada uma delas: Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva.

A história se passa mostrando como essas 5 emoções convivem na cabeça de Riley: uma menina que está de mudança com seus pais para uma nova cidade. E para que tudo ocorra bem nessa nova vida, as emoções precisarão aprender muitas coisas novas também sobre amadurecimento!

Indiquei também esse filme na minha lista de Filmes inspiradores sobre Felicidade, você viu? 🙂

 

6. Preciosa – Abuso

Precious é um filme de 2009 dirigido por Lee Daniels, baseado no romance Push, de Sapphire.

Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) tem 16 anos. É abusada sexualmetne pelo pais e esta grávida pela segunda vez. A mãe abusa ela psicologicamente da menina.

Na vida cotidiana sofre também com discriminação, agressão, opressão e gordofobia.

Preciosa não sabe ler, nem escrever e está pensando em desistir de tudo, quando vê uma chance de mudar de vida estudando em uma escola alternativa.

Sob a orientação de sua nova professora, Sra. Rain (Paula Patton), ela começa a viagem da opressão para autodeterminação.

 

7. O pianista – Sobrevivência

Pega o lencinho! Esse filme premiado de 2002, foi dirigido por Roman Polanski, com roteiro de Ronald Harwood, baseado na autobiografia homônima do pianista Władysław Szpilman,

O pianista Wladyslaw (Adrien Brody) é um judeu polonês que vê sua terra natal mudar quando a Segunda Guerra Mundial começa.

É forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, e depois, a abandonar todas suas coisas, ser separado de sua família e lutar pela sobrevivência se escondendo entre as ruínas de Varsóvia.

 

8. Gênio indomável – Traumas

Good Will Hunting (1997) foi dirigido por Gus Van Sant com roteiro premiado de Matt Damon e Ben Affleck.

Will Hunting (Matt Damon) é um rapaz muito inteligente. Porém, rejeita tudo que possa lhe oferecer um status social mais elevado ou reconhecimento com certa arrogância. Ao invés disso, prefere fazer trabalhos árduos e passar tempo com amigos bebendo ou brigando.

Até que um professor da famosa universidade, onde Will trabalhava como faxineiro, o leva ao psicólogo Sean Maguire (Robin Williams) que reconhece como seus traumas de infância (desde abuso até abandonos) o prejudicam até hoje.

 

9. Clube da Luta – Transtorno Dissociativo de Personalidade

Fight Club (1999) é um filme dirigido por David Fincher. Baseado no romance de Chuck Palahniuk.

Conta a história de um homem deprimido (Edward Norton) que tem seu perfeito apartamento destruído.

Ele conhece Tyler Durden (Brad Pitt) e juntos formam um clube da luta. Ele também se envolve com Marla Singer (Helena Bonham Carter), e estranhas coisas, que desafiam a sanidade e a loucura, começam a acontecer.

 

10. Adaptação – Ansiedade Generalizada

Adaptation (2002) com direção de Spike Jonze e roteiro de Charlie Kaufman, conta a história de Donald Kaufman (Nicolas Cage).

Ele é um roteirista que está passando por uma crise criativa na adaptação de um livro para o cinema. Donald sofre de ansiedade generalizada, nervosismo, medo, apreensão e preocupação, e narra suas sensações.

 

11. Querido Menino – Dependência Química

Beautiful Boy (2018), é dirigido por Felix Van Groeningen e baseado nas memórias “Beautiful Boy: A Father’s Journey Through His Son’s Addiction”, de David Sheff, e “Tweak: Growing Up on Methamphetamines”, de Nic Sheff.

Nic Sheff (Timothée Chalamet), é viciado em metanfetamina e luta para superar o vício com apoio da família. Seu pai, David Sheff (Steve Carell) tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância com todo carinho e suporte necessário.

 

12. Castelo de Vidro – Alcoolismo e dramas familiares

The Glass Castle (2017) é um filme baseado em uma história real, presente no livro da jornalista Jeannette Walls. Publicado em 2005, ficou na lista de mais vendidos do New York Times por 421 semanas.

O filme é dirigido por Destin Cretton e conta a história de uma família atípica. Pai, mãe e 4 irmãos viajam o tempo todo em busca de experiências reais de vida, e do lugar perfeito para construir seu “Castelo de Vidro”.

Porém, a família enfrenta graves problemas estruturais, como o pai que enfrenta graves problemas com alcoolismo para esquecer dos seus traumas do passado.

 

13. Em busca de mim  – Abuso


‘Em Busca de Mim’ (2022) é um filme com produção holandesa pela Netflix.

Baseado em uma história real parcialmente. O diretor Van Erp desenvolveu o filme a partir de um roteiro de Roos Ouwehand e Paula van der Oest, que adaptou o roteiro do livro semi-autobiográfico de 2018 da autora holandesa Saskia Noort.

Sara (Elise Schaap) é uma mulher recentemente divorciada e atormentada por problemas familiares. Para tirar um tempo para si, decide viajar para a na ilha vulcânica italiana de Stromboli.

Lá ela acaba participando de um retiro e descobre que tem um grave trauma do passado para resolver. Cada personagem presente no drama, tem um aprendizado diferente sobre aquela situação.

 

14. Era uma vez um sonho – Conflitos familiares

Hillbilly Elegy (2020), é um filme da Netflix dirigido por Ron Howard, baseado no livro de memórias de mesmo nome, de J. D. Vance.

A tumultuada família Vance se muda para Ohio na esperança de viver longe da pobreza. Mamaw (Glenn Close) é avó de J. D. (Gabriel Basso) e teve influência fundamental em sua criação.

Ele cresce e se torna um estudante de direito na universidade de Yale. Mas um dia é obrigado a retornar para sua cidade natal e se depara com a dura realidade de sua família: sua mãe, Beverly (Amy Adams), está internada após uma overdose de drogas.

 

15. História de um casamento – Divórcio

Marriage Story (2019) também é da Netflix. Foi escrito e dirigido por Noah Baumbach.

Charlie (Adam Driver) e Nicole Barber (Scarlett Johansson) estão se divorciando, pois chegaram em um momento da vida onde querem tomar rumos diferentes. O filme retrata todas as emoções e desafios ligados à separação, ainda mais envolvendo um filho.

 

16. Garota Interrompida – Loucura

Garota Interrompida (1999) é um filme dirigido por James Mangold, baseado no livro de memórias Girl, Interrupted, de Susanna Kaysen, que conta seus 18 meses de internação em hospital psiquiátrico.

O hospital está repleto de garotas que não necessariamente são loucas, mas, muitas vezes, apenas mal compreendidas.

O filme mostra a vida e desafios das pacientes e faz uma crítica ao modo como as questões de saúde mental eram tratadas.

Até que Susanna (Winona Ryder), Georgina (Angelina Jolie) e Polly (Elisabeth Moss) organizam uma fuga para retomar suas vidas.

 

17. Um estranho no ninho – Opressão

One Flew Over the Cuckoo’s Nest (1975) é um clássico! Foi dirigido por Miloš Forman, baseado no romance de Ken Kesey.

O filme conta a história de Randall McMurphy (Jack Nicholson), que está preso e se finge de “louco” para passar os últimos dias de sua sentença em uma clínica psiquiátrica.

Porém, acaba descobrindo que não terá liberação e acaba se deparando com um local opressor, chefiada pela enfermeira Ratched (Louise Fletcher).

 

18. Cake: Uma Razão Para Viver – Depressão

Cake (2014) é um filme dirigido por Daniel Barnz.

Conta a história de Claire Simmons (Jennifer Aniston), uma mulher depressiva, traumatizada e manipuladora, que sofre de dores crônicas. Ela se torna obcecada pela história de uma suicida, tentando salvar a própria vida.

 

19. As faces de Helen – Bipolaridade

Chegamos à metade da lista de filmes sobre saúde mental com Helen (2009), dirigido por Sandra Nettelbeck.

Tudo é perfeito na vida de Helen (Ashley Judd): ela é bem-sucedida e tem uma família feliz. Porém, sua bipolaridade e depressão começam a vir à tona em surtos devastadores.

O filme retrata de forma sensível o quanto a doença afeta a vida dela e sua família.

 

20. O discurso do Rei – Gagueira

The King’s Speech (2010) é um filme britânico dirigido por Tom Hooper e roteiro de David Seidler

O Príncipe Albert da Inglaterra (Colin Firth) deve ascender ao trono como Rei George VI, mas ele tem gagueira e está com medo de realizar seu discurso público.

A então Rainha Elizabeth (Helena Bonham Carter) contrata Lionel Logue (Geoffrey Rush), um ator australiano e fonoaudiólogo, para ajudá-lo com meios não convencionais para falar com segurança.

Esse filme também está na lista de: 10 documentários e filmes para empreendedores sobre Saúde Mental que publicamos no Distrito.

 

21. O Mínimo Para Viver – Anorexia

To the bone, é um filme da Netflix, escrito e dirigido por Marti Noxon. Mostrando de forma muito sensível como é lidar com anorexia.

Sem perspectivas de melhorar, Ellen (Lily Collins) passa os dias sem esperança. Porém, quando o médico Dr. William Beckham (Keanu Reeves) mostra a ela como encarar o distúrbio de uma forma não-convencional, tudo muda.

 

22. Intocáveis – Superação

Filme francês (2011) dirigido por Olivier Nakache e Éric Toledano, baseado em fatos reais.

Philippe (François Cluzet) é um milionário francês extremamente culto. Driss (Omar Sy) é um imigrante senegalês, e está com uma série de problemas financeiros e pessoais.

O caminho dos dois se cruza quando Philippe, que é tetraplégico, está procurando um novo cuidador. E Driss está procurando um emprego, por estar na condicional.

Philippe contrata Driss e assim se inicia uma amizade emocionante, cheia de aprendizados!

Esse filme também está na minha lista de Filmes inspiradores sobre Felicidade

 

23. O som do silêncio – Aceitação

O premiado Sound of Metal (2020) foi dirigido e co-escrito por Darius Marder.

Ruben Stone (Riz Ahmed) é um jovem baterista de uma banda de heavy metal. Sua vida muda totalmente quando ele percebe que está perdendo a audição.

E o filme faz um retrato comovente sobre essa transição, e todas emoções envolvidas em sua adaptação, com momentos de raiva e o desespero do personagem.

 

24. Meu nome é Rey – Identidade de Gênero

3 Generations, é um filme escrito e dirigido por Gaby Dellal.

Mostra os desafios da vida de Ray (Elle Fanning), que nasceu como mulher, mas nunca se identificou com o gênero e quer mudá-lo.

Sua mãe, Maggie (Naomi Watts), tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó Dolly (Susan Sarandon), recusa-se a aceitar o pedido de Ray e cria um conflito familiar.

 

25. As vantagens de ser invisível – Pertencimento

The Perks of Being a Wallflower (2012), foi escrito e dirigido por Stephen Chbosky. Aborda de maneira sensível a depressão e ansiedade na adolescência.

Charlie (Logan Lerman) é um adolescente no primeiro ano do ensino médio, solitário e traumatizado com a perda do melhor amigo.

Sua vida muda quando ele conhece Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson) que viram seus melhores amigos e  mostram o quanto é importante se sentir parte de um grupo e um lugar.

 

26. Felicidade por um fio – Empoderamento

Nappily Ever After (2018) foi dirigido por Haifaa al-Mansour, baseado na novela do mesmo nome de Trisha R. Thomas.

Violet (Sanaa Lathan) tem uma vida aparentemente perfeita: tem um bom trabalho, namorado e amigas.

Até que um dia se separa do namorado, perde uma conta importante no trabalho e tem seu cabelo tão estimado destruído no salão de beleza.

Em uma crise, ela raspa a cabeça. Inicialmente horrorizada, com o tempo cresce sua autoconfiança e amor próprio.


 

Está gostando da lista de filmes sobre saúde mental? Espero que sim 🙂

Antes de irmos às séries e documentários de Saúde Mental, quero lembrar que se você está em busca de mais saúde mental e emocional em sua vida, conheça o Guia da Alma: a Plataforma de Terapias Holísticas!

 

27. Sessão de Terapia

Representante brasileira dessa lista, a série Sessão de Terapia é dirigida por Selton Mello. É a capa desse artigo!

Mostra o que acontece dentro do consultório de um psicólogo: os pacientes contam seus problemas e podemos acompanhar sua evolução conforme as sessões vão acontecendo. A série também traz a vida e conflitos do próprio psicólogo, que também precisa fazer terapia.

É intimidadora, pois nos sentimos dentro da sessão e entendemos as dores dos personagens e suas histórias.

Ao mesmo tempo, conseguimos junto ao terapeuta, observar de fora os comportamentos dos pacientes, suas crenças, segredos e medos que o levam a conduzir a sessão de determinada maneira.

É interessante, pois quebra alguns tabus sobre fazer terapia. E deixa o lembrete: todos temos um lado sombrio e simplesmente esconder ele não resolve a questão. Faça terapia 🙂

 

28. This is Us

This is Us é uma série que mostra os desafios de diferentes pessoas, com temas bem atuais em nossa sociedade.

Katelida com obesidade e baixa autoestima. Kevin é alcoolatra. Randall sofre de ansiedade e enfrenta questões raciais. Rebeca não aceita o envelhecimento e precisa lidar com a pressão de ser mãe.

 

29. O dilema das redes

Esse documentário da Netlix (2020) com direção de Jeff Orlowski analisa o papel das redes sociais no nosso dia a dia, e também seus danos.

Um convite para analisar a forma como somos influenciados pela internet e como cuidamos de nossa sanidade mental.

 

30. Not Alone

Documentário (2016) dirigido por Jacqueline Monetta e Kiki Goshay.

A melhor amiga de Jacqueline tirou sua vida na adolescência, e ela se questionou muito sobre não ter percebido nenhum sinal de alguém tão próximo.

Foi então que decidiu produzir esse documentário, onde pessoas contam como é viver com depressão na adolescência, com mensagens de esperança para quem está passando por um momento difícil.

 

31. O poder da vulnerabilidade

É uma palestra, e uma das mais assistidas no TED! Ela também está no artigo: 10 Palestras sobre Saúde Mental, confira!

Brené Brown pesquisa como reagimos à coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia. E percebeu como as pessoas não usam seu potencial por medo de serem imperfeitas e julgadas!

Ela explica sobre como a vulnerabilidade pode nos ajudar a ser mais criativos e ter conexões mais verdadeiras.

 

32. Explicando a Mente

Essa série documental do Netflix (2019) explica como funciona o cérebro humano, abordando 1 tema diferente em cada episódio:

Memória, Sonhos, Ansiedade, Meditação, Psicodélicos.

 

33. Meditação Guiada

Essa série da Netflix (2020) em parceria com o Headspace aborda temas importantes para a saúde mental, como por exemplo: como começar a meditar, como lidar com a raiva, com a dor e estresse.

 

34. Em busca do bem-estar

From Stress to Happiness (2020), é um documentário de Alejandro De Grazia e Juan Stadler.

Um documentarista estressado parte em uma jornada para descobrir como ter mais bem-estar, conversando com diversas pessoas. Entre elas, o “Homem mais feliz do mundo”, o monge budista Matthieu Ricard.

 

35. Heal: o Poder da Mente

Heal, o Poder da Mente (2017) é um documentário dirigido por Kelly Noonan Gores e co-produzido por Adam Schomer.

Nos leva a uma jornada científica e espiritual para conhecer a capacidade de autocura humana através da mente.

 


Gostou das dicas de documentários, séries e filmes sobre saúde mental?

Compartilha nos comentários um que você recomenda também!

5/5 - (3 votos)

Founder e CMO • Guia da Alma

AGENDAR!