Entrego, Confio, Aceito e Agradeço! Pratique Íshvara Pranidhana

Entrega e devoção no Yoga!
mulher dedicando sua prática de Yoga a Íshvara Pranidhana (entrega)

Você já ouviu a frase “entrega para o Universo e confia!”? Ele tem relação com Íshvara Pranidhana – Niyama (preceito moral) do Yoga, que fala sobre entrega, devoção, confiança e compromisso!

Mas antes de começarmos, vamos revisar, pois chegamos ao final da série de artigos sobre os Yamas e Niyamas, descritos nos Yoga Sutras de Patañjali.

Ao longo dos últimos meses vimos no blog do Guia da Alma, os preceitos éticos, morais e as observâncias internas que a tradição do Yoga nos deixa há milhares de anos. Mal sabiam os mestres daquela época como seria atual e necessário esse assunto!

Como falamos nos posts anteriores, os Yamas tratam de maneiras de se comportar com a sociedade a fim de obter bons relacionamentos e felicidade na vida social.

Os 5 Yamas de Patañjali são: Ahimsa (não violência), Satya (verdade), Asteya (não roubar), Brahmacharya (controle dos impulsos sexuais)Aparigraha (desapego).

Os Niyamas, por outro lado, trazem informações de condutas internas que levam o indivíduo à autorrealização.

Os 5 Niyamas de Patañjali são: Shaoca (purificação), Tapas (disciplina), Santosha (contentamento), Svadhyaya (estudo sobre si mesmo) e Ishvara Pranidhana (devoção).

A boa conduta em sociedade auxilia na autotransformação, pois ganhamos amigos e parceiros na jornada. Assim como a auto observação auxilia para que possamos ser realizados e assim sermos melhores amigos e companheiros.

Hoje, iremos mergulhar no quinto Niyama de Patañjali: Īśvarapraṇidhāna, que significa “depositar diante do Senhor”.

Eu sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga em Palhoça, reikiana e tethahealer. É com imenso prazer e gratidão que compartilho com você, leitor, esse conhecimento. Vamos juntos?


 

A entrega de nossas ações para o Universo!

mulher de braços abertos confiando no universo

Fotos: Unsplash

Você já deve ter ouvido falar algo assim de algum amigo ou terapeuta: “entrega para o Universo”, enquanto falava de algum desafio.

Pois bem, esse entregar para o Universo, para Deus ou Ao Criador (seja qual for sua religião ou crença) significa confiar nos resultados das suas ações, não querendo, nem perdendo tempo em controlar a colheita.

Isto é, fazer nossas atividades com afinco e amor e não desejar adivinhar o que vem depois. Afinal, isso não é da nossa conta. Pois confiamos que fazendo o melhor, a colheita será farta e benéfica.

Muitas vezes falamos: “seja o que Deus quiser” ou “o que tem que ser, será”. Este tipo de comunicação indica uma humildade e também confiança no fluxo da vida e autoconfiança.

Ao plantarmos o bem, colhemos o mesmo, então é inútil se apegar aos resultados de nossas ações. 

 

Íshvara Pranidhana: significado e Devoção

mulher indiana em estado de devoção - Íshvara Pranidhana

Na atualidade, as pessoas costumam ter uma visão distorcida da devoção, confundindo com fé cega. No entanto, este tabu acaba por deixar turvo nosso entendimento sobre essa atitude.

Longe de ser algo para pessoas crédulas e inocentes, a devoção é uma atitude de desapego, humildade e coragem!

Quando somos devotos ao Absoluto, nos desapegamos do passado e futuro e investimos nossa energia no momento presente, fazendo dele algo cheio de vida e sentido.

Além disso, nos tornamos humildes, sabendo que não podemos manipular os resultados das nossas atitudes, somente a própria atitude e escolha.

O resultado é questão da verdade e vontade que investimos nas questões da vida e cabe à Inteligência Suprema oferecê-lo a nós. 

Por isso, entrega e confia.

As pessoas que são realmente devotas têm muita coragem, porque elas agem a partir de sua intuição. Elas observam o contexto e as tendências, mas conseguem equilibrar o externo com o interno e usam suas bússolas internas para a tomada de decisão.

Lembre-se daquela frase:

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda”

Carl Jung

 

“Entrego, Confio, Aceito e Agradeço!”

Mantra de Hermógenes – instrutor e divulgador do Hatha Yoga no Brasil

mantra: entrego. aceito, confio e agradeço - simbolismo mãos

 

Entrego

A entrega no nosso dia a dia diz respeito ao que acabamos de comentar, é agir da maneira mais honesta e entusiasmada possível, tendo a fé de que o melhor será colhido.

A fé não seria a crença em Deus, e sim, a convicção na Lei da Ação e Reação, ou do Karma que trata da mesma questão.

 

Confio

Ao agirmos nos nossos afazeres diários, com confiança de que tudo caminha para o bem e o melhor para nós e nossa evolução, praticamos Íshvara Pranidhana. Pois confiamos no processo da vida, não brincando de ser Deus. Nos colocamos no nosso lugar, agindo com certeza íntima.

 

Aceito

Algumas vezes os resultados de nossas ações não é bem o esperado por nós. Mas se seguimos com confiança de que as verdades se descortinam para nosso bem e amadurecimentos, acabamos por aceitar as pedrinhas no caminho com maturidade.

 

Agradeço

Para se conectar realmente à Deus, ou seja lá qual nome você queira dar ao Absoluto, não precisa ritual, crença cega, nem imagens e santos.

Um caminho simples e poderoso é se sentir gratos pelas bençãos da vida. Olhar com amorosidade tudo o que foi e aceitar o que foi. Olhar com amorosidade nosso ser, agradecer pelas conquistas, mesmo que pareçam poucas.

Agradecer os avanços de comportamento, os novos amigos, as mudanças, agradecer o despertar da consciência.

 

Íshvara Pranidhana é entrega!

mulher praticando Íshvara Pranidhana na prática de Yoga - entrega e compromisso

Faça de suas práticas de Yoga uma entrega para o Universo!

O Niyama que vimos aqui trata do desapego, da humildade, da coragem e, principalmente da entrega. Entregar significa agir com fé em nós e em algo maior.

É renunciar o egoísmo, o medo e a soberba. É confiar no fluxo da vida.

Íshvara Pranidhana nos convida a olhar para nós como algo menor do que algo que governa o Todo, onde não há acasos

Paradoxalmente, é também trazer o sentimento de protagonismo em nossas ações. Pois ao fazermos nossas escolhas e atividades com boa intenção, verdade e foco, sabemos que os frutos serão lindos, sem dúvida.

Todos nós carregamos a centelha divina dentro da gente, portanto, agindo de forma elevada, nos conectamos mais e mais à vontade maior, não teremos nada a temer. 

 


Precisa aprender a confiar mais em você e no Universo? Posso te ajudar! Agende uma sessão de Terapia ou  Yoga comigo 🙂

Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana e Tethahealear®.

AGENDAR!

Atende online

Pratique Yoga!

Instrutores Guia da Alma estão te esperando!