Tapas no Yoga: o fogo da vontade interior!

Determinação e disciplina como princípios do Yoga!
vela em lótus - representação de tapas no yoga - fogo interior

Você já ouviu falar em Tapas no Yoga? Convido você a permanecer comigo por alguns minutos a fim de entender a importância da determinação na vida na visão do Yoga!

Sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga em Palhoça e reikiana Mikao Usui (mestre). 


 

Yoga Sutras de Patañjali

Um mestre que viveu há cerca de 3 mil anos, Patañjali, sistematizou o conhecimento do Yoga e em seus Yoga Sutras falava sobre de oito partes (etapa, passos) que podem ser incorporadas por quem se interessa pelo tema para usufruir de uma vida mais feliz.

Dentre estas etapas, constam os Niyamas. Os Niyamas  são preceitos morais para felicidade interior, isto é, maneiras de conduzir nossa mente para viver em harmonia. Há técnicas para isso, diziam os antigos yogis.

Já falei anteriormente aqui sobre “Shaoca”, que significa pureza e “Santosha”, que é satisfação interior.

Hoje vamos desbravar o terceiro Niyama, que na língua sânscrito é “Tapas”, que trata da determinação. 

 

Tapas no Yoga: determinação e disciplina

yoga ao por do sol

O verbo sânscrito “tap” significa queimar, portanto o termo Tapas remete à austeridade e disciplina intensas.

Seja qual for a determinação a que nos propomos, os frutos colhidos sempre nos fortalecem, porque adquirimos mais autoconfiança.

Quando nos propomos a fazer algo que nos traz harmonia, mesmo quando a preguiça e a zona de conforto sejam tentadoras, nos fortalecemos de maneira visível. 

Tapas também é traduzido como esforço sobre si mesmo dentro da tradição yóguica. Num sentido mais restrito, seria o esforço para praticar os pranayamas (técnicas respiratórias do Yoga) e ásanas (posturas de yoga) com atenção para que se atinja uma finalidade. Além disso, é praticar aulas de Yoga com vigor e ao mesmo tempo paciência, respeitando os limites do corpo.


Quer começar a praticar Yoga e não sabe por onde começar? Leia também o artigo que fizemos em parceria com o site Nowmaste: Yoga para iniciantes: passo a passo para começar a praticar Yoga!


De acordo com o site Yoga Pleno, “Tapas é disciplina, determinação, força de vontade concentradas, esforço sobre si próprio, a sobriedade e austeridade, visando queimar os desejos egocêntricos, inferiores, instintivos e naturais, eliminando moleza, debilidade, pieguice, etc.”

“Uma linguagem que não fira, verídica, amigável e benéfica, o estudo regular das escrituras, tal é o tapas da palavra. A serenidade e clareza de espírito, a doçura, o silêncio, o autodomínio, a total purificação do caráter, tal é o tapas consciente.”

Kṛṣṇa na Bhagavadgītā

 

Praticando Tapas no dia a dia

vela em lótus - representação de tapas no yoga - fogo interior

Viver Tapas no dia-a-dia não necessita estar ligado a algo forçoso ou dolorido para o corpo, como horas de treino de musculação!

Pode ser buscar aprender a ouvir alguém, ter disciplina para dormir mais cedo e assim, conseguir descansar de verdade. É se auto desafiar e sair da zona de conforto nem que seja 1 vez na semana.

Por exemplo: se sou tímida ao falar em público, praticar isso em uma reunião de condomínio já é um bom começo. Se tenho medo de algo, ir aos poucos buscando quebrar este sentimento com amor e coragem, inserindo atividades práticas que me coloquem fora da zona de conforto.

Para pessoas muito agitadas, praticar Tapas pode ser ter a disciplina de cuidar mais de sua alimentação e hábitos, verificando se está ingerindo temperos e bebidas muito estimulantes e mudar o cardápio, por exemplo.

Ou ainda, para quem só pensa em trabalho, praticar Tapas, talvez seja se permitir descansar.

Há pessoas que falam bastante, então Tapas para ela seja praticar e fazer as pazes com o silêncio.

Existem pessoas que despendem muito tempo para cuidar dos outros e se dedicar aos filhos e à casa, então poderia se disciplinar para criar uma rotina de autocuidado alimentar e de lazer, além de encontro com amigos ou ler um livro.

Pessoas que têm dificuldade de finalizar projetos, encontram na conclusão de atividades uma boa maneira de fazer Tapas estar mais presentes em suas vidas. 

 

Manipura Chakra

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saude

Para se fazer com que a disciplina seja uma constante em nossas vidas, é necessário entender melhor o Manipura Chacra (um dos nossos centros energéticos), pois ele está relacionado ao nosso fogo interior, à confiança e força de vontade.

O Manipura, também conhecido como plexo solar, é considerado nosso centro de força e vitalidade.

Quando equilibrado, nos sentimos empoderados e confiantes, encaramos a vida com coragem, autossuficiência e assertividade. Colocamos a ação em movimento, adicionando integridade e entusiasmo.

Com o Manipura em ordem, sentimos vontade de vencer e ser bem sucedidos. Enfim, tem estreita ligação com a autoestima e a energia de Tapas.

Afinal, apenas com disciplina e confiança em si mesmo (características do Manipura Chacra equilibrado), teremos sucesso. Por isso, Tapas tem estreita relação com este centro de força.

 

Agni: o fogo digestivo

agni: fogo

O Manipura Chacra está relacionado com o pâncreas e com o elemento fogo.

Agni (fogo) é a primeira palavra que aparece nos Vedas (escrituras milenares da Índia, que traz o conhecimento do Yoga)

Nos textos védicos o fogo era adorado como o Deus mais importante, sendo representado com o Sol. Este fogo seria capaz de promover a percepção, a ação e a expressão humanas. O Agni é a grande energia da transformação.

O termo Agni é muito utilizado dentro da Medicina Ayurvédica, que vem da mesma base de conhecimento do Yoga. Ayurveda significa Ciência da Vida. Nesta medicina milenar, o Agni  é tratado como o “fogo digestivo”.

temperos da ayurveda

Uma pessoa com boa digestão tem o Agni forte e ativo. Quem apresenta um Agni fraco, possui mais toxinas no tubo digestivo. A falta de um Agni saudável traz sensação de fadiga, flatulências, constipação, falta de apetite e até doenças.

Por isso, os terapeutas ayurvédicos indicam alimentos, rotina de trabalho, temperos, alimentos e bebidas e até exercícios físicos que equilibrem o Agni e o perfil e humor biológico (doshas) dos seus pacientes – considerando que um Agni equilibrado é condição para uma vida saudável!



Agora que já entendemos a relevância de Tapas em nossas vidas, podemos olhar para algo que estamos postergando e atear o fogo da força de vontade, da teimosia saudável e afirmar: “farei isso, mesmo que tenha que criar novos hábitos, que possa sentir medo ou vergonha”.

Assim, a chama do fogo interior se acenderá e iluminará sua vida!

Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana Mikao Usui III

AGENDAR!

Presencial em Palhoça - SC

Agende suas aulas de Yoga!

Instrutores Guia da Alma estão te esperando!