Equilíbrio corpo e mente com Yoga – Asanas e Pranayamas

Equilíbrio corpo e mente - Asana e Pranayamas

Neste artigo vamos aprender a fundo sobre o que é Asana e o que é Pranayama no Yoga, e como eles proporcionam o equilíbrio: corpo e mente!

Longe de serem posturas acrobáticas, contorcionismo e um simples alongamento como muitos curiosos podem deduzir, o Yoga é uma técnica, tradição, filosofia de vida milenar que veio para ficar.

Diferentemente de atividades físicas convencionais (as quais têm muita importância também), o Yoga prepara a mente do praticante para um estado meditativo.

Neste estado, vivemos de forma mais harmoniosa com que somos e passamos a nos guiar ainda mais pela intuição, ampliando as sincronicidades em nossas vidas e alegria!

Eu sou Priscila Almeida, instrutora de yoga, reikiana e Tethahealer ® em Palhoça-SC. Vamos juntos, desbravar os mistérios do Yoga e entender por que esta técnica está ganhando mais e mais adeptos em todo o mundo e atraindo a curiosidade de jovens e adultos.


 

Asanas e Pranayamas no Yoga

as 8 partes do yoga de Patanjali

O mestre Patañjali, que viveu há milhares de anos na Índia e trouxe o conhecimento do Yoga de forma compilada para a Humanidade.

Afirmava que existem 8 partes, passos que podemos seguir para alcançar a bem-aventurança na vida pessoal e social. Ou seja, em todos os aspectos!

Já falei dos primeiros passos em artigos anteriores, onde mergulhamos no mundo dos Yamas e Niyamas, que em sânscrito quer dizer preceitos éticos e morais.

Segundo Patañjali, depois de passar pelos Yamas e Niyamas, iogues e ioguinis, podem colher melhores frutos da prática de Yoga. Ou seja, as posturas (ásanas) e as técnicas respiratórias (pranayamas).

Mas afinal, o que as posturas de Yoga têm de especial que suscita transformações e até curas em seus praticantes?

 

Asana: as posturas físicas do Yoga

mulher realizando asana de yoga para equilíbrio corpo e mente

Fotos: Pexels

Vamos entender o que é Asana: A palavra vem do sânscrito e significa “postura facilmente mantida”.

Para o professor Hermógenes (in memorian), “os Asanas são movimentos graciosos, equilibrados, lentos e precisos como desabrochar de uma flor”.

As posturas de Yoga ora comprimem, e ora estendem, as principais glândulas endócrinas do corpo humano. Isso possibilita o equilíbrio da secreção hormonal, crucial para a saúde física e equilíbrio mental. 

Os órgãos internos recebem uma atenção especial durante os Asanas, pois eles também são massageados durante a aula. Isso gera uma limpeza interna, afetando sistema digestivo, urinário e reprodutor. Assim como os músculos, tendões e articulações.

Os Asanas são tão completos que atuam nos Chacras, que fazem parte do nosso corpo energético.

yoga-glandulas-saude-chacras-chakras-vishuddha

Chakras, ou Chacras, são pontos de energia do corpo que afetam diretamente as emoções humanas, pois abrigam centros psíquicos.

Os chacras são amplamente difundidos na Cultura Oriental, bem como na medicina desses países.

Já escrevi uma série de artigos aqui no blog do Guia da Alma com posturas de Yoga para estimular cada um dos chakras. Confira as posturas de Yoga para o:

  1. Chacra básico: Muladhara
  2. Chakra sexual: Svadhisthana
  3. Chakra do Plexo Solar: Manipura
  4. Chakra Cardíaco: Anahata
  5. Chakra Laríngeo: Vishuddha
  6. Chakra Frontal: Ajna
  7. Chakra Coronário: Sahasrara

Pratique Yoga!

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Além disso, nas práticas e aulas de Yoga, a coluna realiza movimentos importantes para sua juventude e postura correta.

Os movimentos do Yoga fazem com que a coluna realize a retroflexão, a flexão, a flexão lateral e a rotação, o que também é muito desenvolvido no Pilates, técnica que veio depois do Yoga e se baseou nela, entre outras.

Diversos estudos científicos já comprovam os benefícios de Yoga. Os sistemas linfático e circulatório também são beneficiados durante uma aula de Yoga. Assim como o respiratório, o qual é vastamente beneficiado!

Falando nisso, vamos entender como o Yoga trabalha a respiração e a sua importância na saúde a seguir.

 

Pranayamas: os exercícios respiratórios do Yoga

homem fazendo pranayama para energia vital e equilíbrio corpo e mente

Agora entender o que é Pranayama: um conjunto de técnicas respiratórias, que se aprendem durante a prática de Yoga e cada um tem uma finalidade.

Mas em geral, os Pranayamas fazem com que se aumente a capacidade respiratória, pois boa parte da aula, ou a aula inteira, foca-se para que o aluno aprenda a respirar profundamente e numa respiração diafragmática.

Quando realizamos a respiração diafragmática (assim como quando dormimos), captamos mais prana.

 

A energia Vital

Prana é a energia vital que permeia todo o Universo e toda a matéria e tem relação com a vitalidade do corpo.

O prana é mais sutil que o ar e só pode ser melhor absorvido de acordo com a qualidade da nossa respiração.

Na respiração superficial a qual fomos submetidos no dia a dia da vida moderna, esquecemos de respirar de maneira saudável. O significado de Pranayama é:

  • Prana = energia vital
  • Ayama = extensão

Quando o diafragma se move, todos os órgão do corpo recebem ar fresco e oxigênio (e prana).

Este tipo de respiração estimula o sistema nervoso parassimpático. Este sistema, por sua vez, está relacionado com estado de calma e relaxamento.

A respiração é um ponte entre o corpo e a mente. Nos conecta ao momento presente, no aqui e agora.

Não é a toa que muitas vezes, num momento adverso, ouvimos uma advertência: respire fundo!

Vamos ver dois exemplos de Pranayamas e como fazer:

 

Pranayama – Respiração Completa

A respiração completa é umas das bases do Yoga. Ela se realiza em três estágios: a respiração diafragmática, a torácica e a clavicular:

  1. Na diafragmática, o praticante inala o ar e sente o abdômen elevar-se e ao exalar, ele percebe o abdômen descer em direção ao chão enquanto deitado. 
  2. Na respiração torácica, o aluno vê a caixa torácica se expandindo ao inspirar e se contraindo ao expirar. 
  3. A respiração clavicular acontece ao final da torácica, quando o yogue inspira um pouco mais e faz expandir a parte superior do peito. Quando de executa estes estágios em sequência como a descrita aqui, o aluno estará fazendo a respiração completa.

Para muitas pessoas que estão pouco acostumadas a respirar pelo abdômen, é desafiante no início. Porém, diferentemente da respiração comum e superficial, os Pranayamas exigem disciplina e esforço.

Os benefícios, como vimos, são incalculáveis, afetando vários sistema do corpo, assim como a irrefreável mente.

 

Pranayama – Respiração alternada

Outra prática muito eficiente para acalmar e equilibrar corpo e mente!

 


Como você pode conferir, o Yoga trabalha a conexão e equilíbrio – corpo e mente -, sutilizando os sentidos e emoções.

Os Asanas e os Pranayamas auxiliam para que nosso corpo/mente sejam jovens e belos de dentro pra fora, trazendo mais vitalidade, beleza e graça em nossas vidas! Pratique 😀

Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana e Tethahealear®.

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