Satya: praticando a verdade interior!
Neste artigo você conhecerá Satya: um dos preceitos éticos do Yoga, que fala sobre a nossa verdade interior e a verdade aplicada a todos os aspectos de nossa vida. Boa leitura!
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
Índice
Yoga muito além das posturas: Yamas e Niyamas
No Ocidente, costumamos relacionar a palavra Yoga com aquelas posições de equilíbrio, alongamento, invertidas e pessoas com seu mat (tapete de yoga) embaixo do braço.
Sem dúvida, os ásanas (posturas de yoga) são completos por serem posturas psicofísicas que desenvolvem mente e corpo de forma conjunta. No entanto, pouca gente por aqui sabe que o Yoga trata de questões de comportamento também. Mesmo tão antigo, o conteúdo deste Conhecimento é muito atual.
Patañjali, foi um mestre que viveu há 3 mil anos na Índia, considerado um sistematizador do Yoga. Ele abordou os 10 preceitos éticos e morais que um verdadeiro iogue precisa seguir para alcançar a felicidade.
Tenho falado deste assunto nos últimos posts aqui no blog do Guia da Alma. São chamados de Yamas e Niyamas (palavras em sânscrito) e tratam da postura social e mental do iogue e guiam-no à autorrealização.
Yamas: preceitos éticos do Yoga
Os Yamas são preceitos para se viver bem em sociedade, sendo cinco:
- Ahimsa: não violência
- Satya: verdade interior
- Asteya: não roubar
- Brahmacharya: sexualidade
- Aparigraha: desapego
Todas são palavras em sânscrito, uma língua antiga da Índia e muito utilizada no universo do Yoga. Veremos todos os Yamas e Niyamas ao longo deste ano aqui no blog. Fique comigo!
Hoje ou falar do 2º Yama: Satya, que significa “verdade”.
Satya: a verdade interior
A verdade das nossas palavras e a ligação coerente das mesmas em relação às atitudes geram um ambiente de segurança.
Muitas pessoas que viveram em países onde há menos corrupção, por exemplo, falam do quão bom é morar fora do Brasil. Mesmo que saibamos que cada lugar tem sua peculiaridade e desafio, um ambiente onde confiamos no que as pessoas dizem, é um local muito seguro e agradável de se estar.
Não há prática de ásanas ou de um caminho espiritual que evolua no meio de mentiras e falsidades. E a verdade começa dentro, isto é, aceitar nossa real natureza, nossas sombras e a nossa luz.
Quando nossos pensamentos, palavras e ações estão alinhados, transmitimos confiança e geramos harmonia ao nosso redor.
Mas, cuidado: É muito comum que a mente negue algum fato ou sentimento quando o indivíduo passa por um trauma. Pois a mente assim o faz para proteger-nos, achando que se nos deparamos com algum sofrimento, a dor será insuportável. Mas negar é fugir da verdade e viver no medo.
Então, o recomendado é que, se você perceber que está em desequilíbrio, busque ajuda de um terapeuta para que possa olhar com clareza e coragem (e muita verdade) para a situação em questão.
Satya: Empatia acima de tudo
Satya purifica nosso coração e nosso ser. Porém, é bom tomar cuidado para não ferir alguém com uma verdade sem bom senso.
Na comunicação, junto da veracidade sempre é bom levar em consideração a empatia pelo interlocutor, que afinal, é um ser humano como a gente.
Lembre-se do outro Yama abordado recentemente, Ahimsa, cujo significado é não-violência. Veracidade e não violência precisam andar de mão unidas sempre.
- Leia também meu artigo sobre como equilibrar seu Vishuddha: chacra da comunicação, através do Yoga.
Falar sobre Satya é muito bonito, mas sabemos o quão desafiante é colocar tudo isso em prática. Afinal, estamos imersos num mundo de ilusão!
Os estúdios de Yoga e grupos de Meditação estão sendo bastante procurados pois eles buscam, entre outras coisas, a introspecção e autoconhecimento de quem verdadeiramente somos.
Mas você já percebeu o quanto nossos cinco sentidos no iludem? A mídia, o sistema econômico, entre outros, também dificultam o acesso à realidade. Como saímos desta teia de ilusão na qual estamos imersos?
Satya: 5 dicas para ter Clareza mental
Quando estamos vivendo no piloto automático, ou seja, acordando, trabalhando, correndo para um lado e para outro sem pausa, sem contato com nosso Ser… é fácil cair nas ilusões, por estarmos desatentos. Por isso, compartilho cinco dicas para que entremos em contato com nossa essência:
1. Silêncio: a comunicação com o eu interior
O silêncio é citado por várias pessoas e autores como sendo “a morada de Deus”.
Por isso, caso você ainda não pratique Yoga ou medite, procure ficar em silêncio durante um período do seu dia. O horário cedo da manhã é muito indicado.
Você pode ter um diário pessoal e escrever o que foi bom no dia anterior e o que espera do atual.
2. Detox tecnológico
Um detox de informação ajuda a mente a ficar mais em paz. Por isso, tente reservar o final do seu dia para atividades longe da internet, tablet e celular.
3. Calma no dia-a-dia
Na correria da vida moderna, precisamos ser multitarefas e nos sobrecarregamos com facilidade.
Identifique se você está assumindo muitas responsabilidades e atividades ao mesmo tempo e opte por qualidade no lugar de quantidade. Às vezes, é necessário dizer “não” e focar em poucas atividades. A mente agradece!
4. Cuidados na alimentação
Há alimentos e bebidas que são bastante estimulantes e agitam a mente. Todos os que contém cafeína, assim como alho e cebola, podem ser deixados de lado a partir da tarde.
Há pessoas que cortam este tipo de alimento do seu cardápio, assim como a carne. A decisão está nas mãos de cada um.
5. A respiração consciente
O tema respiração está sendo cada vez mais disseminado. Mesmo que seja repetitivo falar sobre, é inquestionável os benefícios.
Respirando mais profundo, oxigenamos nosso corpo e mente. Se fizermos algumas respirações diafragmáticas (elevando o abdômen ao inspirar e contraindo-o ao exalar), estimularemos os sistema nervoso parassimpático, relacionado ao estado de tranquilidade.
Acredito que podemos buscar mais e mais verdade em nosso cotidiano se assimilarmos as dicas e considerações deste artigo.
Não importa a velocidade, e sim a direção!
Que o caminho à sua meta seja alegre e animador!
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂