Satya: praticando a verdade interior!

Conheça o preceito do Yoga que nos ensina a sermos verdadeiros, começando por dentro.
yogini

Neste artigo você conhecerá Satya: um dos preceitos éticos do Yoga, que fala sobre a nossa verdade interior e a verdade aplicada a todos os aspectos de nossa vida.

Eu sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga e Reikiana.


Yoga muito além das posturas: Yamas e Niyamas

yogini

Foto: Lucas Pezeta

No Ocidente, costumamos relacionar a palavra Yoga com aquelas posições de equilíbrio, alongamento, invertidas e pessoas com seu mat (tapete de yoga) embaixo do braço.

Sem dúvida, os ásanas (posturas de yoga) são completos por serem posturas psicofísicas que desenvolvem mente e corpo de forma conjunta. No entanto, pouca gente por aqui sabe que o Yoga trata de questões de comportamento também. Mesmo tão antigo, o conteúdo deste Conhecimento é muito atual.

Patañjali, foi um mestre que viveu há 3 mil anos na Índia, considerado um sistematizador do Yoga. Ele abordou os 10 preceitos éticos e morais que um verdadeiro iogue precisa seguir para alcançar a felicidade.

Tenho falado deste assunto nos últimos posts aqui no blog do Guia da Alma. São chamados de Yamas e Niyamas (palavras em sânscrito) e tratam da postura social e mental do iogue e guiam-no à autorrealização.

Yamas: preceitos éticos do Yoga

Os Yamas são preceitos para se viver bem em sociedade, sendo cinco:

Todas são palavras em sânscrito, uma língua antiga da Índia e muito utilizada no universo do Yoga. Veremos todos os Yamas e Niyamas ao longo deste ano aqui no blog. Fique comigo!

Hoje ou falar do 2º Yama: Satya, que significa “verdade”.

Satya: a verdade interior

mulher meditando mudras

A verdade das nossas palavras e a ligação coerente das mesmas em relação às atitudes geram um ambiente de segurança.

Muitas pessoas que viveram em países onde há menos corrupção, por exemplo, falam do quão bom é morar fora do Brasil. Mesmo que saibamos que cada lugar tem sua peculiaridade e desafio, um ambiente onde confiamos no que as pessoas dizem, é um local muito seguro e agradável de se estar.

Não há prática de ásanas ou de um caminho espiritual que evolua no meio de mentiras e falsidades. E a verdade começa dentro, isto é, aceitar nossa real natureza, nossas sombras e a nossa luz.

Quando nossos pensamentos, palavras e ações estão alinhados, transmitimos confiança e geramos harmonia ao nosso redor.

Mas, cuidado: É muito comum que a mente negue algum fato ou sentimento quando o indivíduo passa por um trauma. Pois a mente assim o faz para proteger-nos, achando que se nos deparamos com algum sofrimento, a dor será insuportável. Mas negar é fugir da verdade e viver no medo.

Então, o recomendado é que, se você perceber que está em desequilíbrio, busque ajuda de um terapeuta para que possa olhar com clareza e coragem (e muita verdade) para a situação em questão.

Satya: Empatia acima de tudo

homens conversando com empatia

Satya purifica nosso coração e nosso ser. Porém, é bom tomar cuidado para não ferir alguém com uma verdade sem bom senso.

Na comunicação, junto da veracidade sempre é bom levar em consideração a empatia pelo interlocutor, que afinal, é um ser humano como a gente.

Lembre-se do outro Yama abordado recentemente, Ahimsa, cujo significado é não-violência. Veracidade e não violência precisam andar de mão unidas sempre.

Falar sobre Satya é muito bonito, mas sabemos o quão desafiante é colocar tudo isso em prática. Afinal, estamos imersos num mundo de ilusão!

Os estúdios de Yoga e grupos de Meditação estão sendo bastante procurados pois eles buscam, entre outras coisas, a introspecção e autoconhecimento de quem verdadeiramente somos.

Mas você já percebeu o quanto nossos cinco sentidos no iludem? A mídia, o sistema econômico, entre outros, também dificultam o acesso à realidade. Como saímos desta teia de ilusão na qual estamos imersos?

Satya: 5 dicas para ter Clareza mental

mulher meditando com clareza mental em satya

Quando estamos vivendo no piloto automático, ou seja, acordando, trabalhando, correndo para um lado e para outro sem pausa, sem contato com nosso Ser… é fácil cair nas ilusões, por estarmos desatentos. Por isso, compartilho cinco dicas para que entremos em contato com nossa essência:

1. Silêncio: a comunicação com o eu interior

O silêncio é citado por várias pessoas e autores como sendo “a morada de Deus”.

Por isso, caso você ainda não pratique Yoga ou medite, procure ficar em silêncio durante um período do seu dia. O horário cedo da manhã é muito indicado.

Você pode ter um diário pessoal e escrever o que foi bom no dia anterior e o que espera do atual.

2. Detox tecnológico

Um detox de informação ajuda a mente a ficar mais em paz. Por isso, tente reservar o final do seu dia para atividades longe da internet, tablet e celular.

3. Calma no dia-a-dia

Na correria da vida moderna, precisamos ser multitarefas e nos sobrecarregamos com facilidade.

Identifique se você está assumindo muitas responsabilidades e atividades ao mesmo tempo e opte por qualidade no lugar de quantidade. Às vezes, é necessário dizer “não” e focar em poucas atividades. A mente agradece!

4. Cuidados na alimentação

Há alimentos e bebidas que são bastante estimulantes e agitam a mente. Todos os que contém cafeína, assim como alho e cebola, podem ser deixados de lado a partir da tarde.

Há pessoas que cortam este tipo de alimento do seu cardápio, assim como a carne. A decisão está nas mãos de cada um.

5. A respiração consciente

O tema respiração está sendo cada vez mais disseminado. Mesmo que seja repetitivo falar sobre, é inquestionável os benefícios.

Respirando mais profundo, oxigenamos nosso corpo e mente. Se fizermos algumas respirações diafragmáticas (elevando o abdômen ao inspirar e contraindo-o ao exalar), estimularemos os sistema nervoso parassimpático, relacionado ao estado de tranquilidade.


Acredito que podemos buscar mais e mais verdade em nosso cotidiano se assimilarmos as dicas e considerações deste artigo.

Não importa a velocidade, e sim a direção!

Que o caminho à sua meta seja alegre e animador!

Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana Mikao Usui III

AGENDAR!

Presencial em Palhoça - SC

Pratique Yoga!


Instrutores Guia da Alma estão te esperando!