Yamas e Niyamas: um salto quântico no Yoga!
Feliz em estar aqui de volta compartilhando sobre a cultura milenar do Yoga. Nos posts anteriores, nos aprofundamos sobre os Sete principais Chakras e as posturas de Yoga que beneficiam estes pontos energéticos do nosso corpo.
Hoje vamos ir além, falando dos Yamas e Niyamas!
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
8 Passos para a felicidade de Patañjali
Patañjali, um sistematizador do conhecimento do Yoga que viveu há cerca de 3 mil anos, dizia que há oito passos (partes, etapas) que podem ser incorporados na vida das pessoas que se interessam por Yoga:
- Yamas: preceitos éticos;
- Niyamas: preceitos morais;
- Ásanas: posturas físicas do Yoga;
- Pranayama: exercícios respiratórios absorvedores de prana (energia vital);
- Prathyahara: ponte que liga o externo e o interno, com controle absoluto dos órgãos e abstração dos sentidos;
- Dharana: manter a concentração;
- Dhyana: contemplação meditativa;
- Samadhi: iluminação.
Hoje começo aqui uma série de artigos, aprofundando sobre cada um desses 8 passos. Vamos começar então conhecendo os Yamas e Niyamas?
Yamas e Niyamas
Os Yamas e Niyamas (palavras em sânscrito) são um verdadeiro salto quântico na saúde mental, quando aliados aos ásanas (posturas do Yoga)!
Quem pratica ou já praticou Yoga, deve ter ouvido algo assim de seu instrutor: “respeite o seu limite”, “você pode fazer esta postura também desta forma”, “comece com este ásana e com o tempo, vamos avançando”.
O que o instrutor estava querendo lhe dizer, era para se respeitar e esperar o seu tempo, a fim de que aprenda a prática, sem se comparar com ninguém. E isso tem tudo a ver com “Ahimsa” (palavra sânscrita), um dos Yamas e talvez um dos mais conhecidos, que significa “não violência”.
Yamas
Os Yamas são preceitos éticos para viver em sociedade. Isto é, não adianta cuidar do que comemos e do corpo se não sabemos nos relacionar. Com certeza, este é um fator mais complexo, pois envolve as pessoas, e sabemos como cada ser humano é uma caixinha, com experiências, karmas e necessidades distintas. São cinco Yamas:
- Ahimsa – Não Violência
- Satya – A verdade interior
- Asteya – Não roubar
- Brahmacharya – Celibato
- Aparigraha – Desapego
Niyamas
Os Niyamas são preceitos morais para felicidade interior, isto é, maneiras de conduzir nossa mente para viver em harmonia. Há técnicas para isso, diziam os antigos yogis:
- Shaoca – Pureza
- Santosha – Contentamento
- Tapah – Determinação
- Svadhyaya – Usar a razão para assuntos espirituais
- Ishvara Pranidhana – Entregar os frutos de suas ações a uma vontade superior.
Se você já pratica os ásanas (posturas físicas), deve saber os inúmeros benefícios do Yoga.
Podemos vislumbrar a realização pessoal unindo as posturas ou sua outra prática de cuidado com seu corpo ao que aprendemos neste artigo.
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂