Shaoca: a purificação da mente e do corpo no Yoga!

Só um coração puro é capaz de amar!
Shaoca - Limpeza mente e corpo com Yoga - Menina em pose de Yoga sorrindo em paisagem de praia

Neste artigo, vou falar de Shaoca, que em sânscrito significa limpeza do corpo e mente.

Sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga em Palhoça e reikiana Mikao Usui (nível IIIA), convido você a ficar comigo para conhecer a importância de purificarmos nosso corpo e mente a fim de atingir mais alegria e harmonia.


 

Até agora, falei em posts anteriores sobre os princípios éticos do Yoga que tratam sobre nosso relacionamento interpessoal, são os Yamas.

O tema de hoje trata sobre o primeiro Niyama: condutas morais pessoais para elevar nosso estado de autorrealização. E falarei sobre Shaoca!

Shaoca: purificação da mente e corpo

mulher meditando em cachoeira, praticando Shaoca

Fotos: Unsplash

Tanto os Yamas como os Niyamas no auxiliam para uma jornada mais prazerosa. Afinal, o caminho se faz ao caminhar. E é esse caminhar que estamos tratando com as condutas éticas e morais do Yoga.

Um dos resultados mais fantásticos que obtive com a busca do autoconhecimento, principalmente com a prática de yoga, foi a purificação do coração.

Não, não fiz nenhuma cirurgia, cateterismo ou algo assim. Foi uma purificação energética alcançada pelas técnicas utilizadas em aula: pranayamas (exercícios respiratórios), ásanas (posturas de Yoga), relaxamento e meditação.

Os praticantes notam essa leveza em poucos meses de prática. Confira 3 maneiras de Praticar Shaoca em sua vida!

Alimentação saudável: a purificação do corpo, nosso templo!

Alimentação saudável

O que comemos interfere na saúde do corpo e da mente!

Por exemplo, quando ingerimos bebida alcoólica, cafeína e doce demasiadamente, percebemos uma diferença no humor, sono e até na atividade mental. Por isso, cuidar da forma como nos alimentamos é crucial para nosso estado de ânimo.

Pense, é melhor assistir atrocidades na TV ou ouvir uma música suave enquanto comemos? Como o corpo vai digerir o alimento adequadamente enquanto vemos imagens que noticiam medo, insegurança e escassez, que é o que os noticiários divulgam.

Outro fator importante é a mastigação, todos sabemos que quanto mais triturados os alimentos, melhor a digestão. Assim como sabemos que ingerir líquidos enquanto fazemos as refeições atrapalham a digestão.

Almoçar em frente ao computador ou conversar muito ao se alimentar não ajudam nosso momento de alimentação. Nutrir-se faz parte da nossa rotina, como você faz desse ritual uma atitude de auto-amor, autoestima e autocuidado?

 

Vegetarianismo, Ahimsa e o princípio da não-violência

No Yoga, defende-se o vegetarianismo pelo fato de ser uma atitude pura e benevolente com os animais. Já falei sobre isso com mais detalhes no artigo sobre o Yama Ahimsa: a filosofia de não violência do Yoga.

Na filosofia do Yoga, os animais são vistos como seres com um sistema nervoso muito evoluído. Na escala evolutiva eles estão muito perto dos seres humanos, diferentemente dos reinos vegetais e minerais. Portanto, sofrem muito ao morrerem precocemente e de maneira planejada pelo Homem.

Mas não vamos nos debruçar neste tema neste post. Bom é saber que o vegetarianismo tem uma visão de que os animais devem ser cuidados e amados e não servir de alimento, visto que possuímos variedade de fontes de proteína nas leguminosas e vegetais.

 

Mente limpa com Shaoca!

Mulher em Meditação - Shaoca: purificação mente

No dia a dia, estamos constantemente sendo provados e desafiados pelos nossos relacionamentos, tarefas e principalmente pelos nossos próprios pensamentos.

Nossa mente tem a função de comparar, analisar e julgar. No entanto, quando deixamos estes estados tomarem conta da mente, ficamos infelizes.

Uma mente saudável está mais antenada nas sensações, na contemplação da natureza e beleza da vida e em estado de gratidão.

Como a parte mais antiga do nosso cérebro está ligada a questões de sobrevivência, é natural que nossa mente esteja sempre querendo nos proteger e seja defensiva no lugar de ser receptiva e amorosa. Então é bom treiná-la diariamente para que seja mais benevolente através de leituras elevadas, músicas como mantras, clássicas e orações.

As companhias que escolhemos também contribuem para a saúde mental.

 

Praticando Shaoca com a Meditação

A melhor técnica para “higiene mental” é a meditação. Estudos científicos comprovam que a meditação reduz em até 47% os níveis de cortisol no sangue. Esse hormônio está relacionado à depressão, ansiedade crônica, estresse e personalidade Borderline. A meditação é, sem dúvida, uma verdadeira ferramenta para estados mentais saudáveis.

 

Limpeza da mente

A limpeza e organização de casa e ambiente de trabalho também interferem na saúde mental.

No Netflix há uma série chamada “Ordem na Casa”, onde a japonesa Marie Kondo auxilia as pessoas a viverem melhor por meio da arrumação dos seus lares. Interessante notar o quanto de itens as pessoas acumulam em suas casas sem perceberem que os objetos parados e sem uso atrapalham a funcionalidade e as atividades rotineiras.

Você é acumulador? Guarda tudo pensando que um dia pode precisar? Guarda por quê? Você acumula documentos no seu computador e celular?

Isso não enche sua mente de itens antigos e sem funcionalidade. O que você precisa hoje? Limpeza na vida começando pelos objetos e pastas pode ajudar você a ir além. É mais fácil começar pelo que se pode tocar, o que é material.

 

Benevolência: Coração, corpo e mente purificados com Yoga!

Shaoca - Limpeza mente e corpo com Yoga - Menina em pose de Yoga sorrindo em paisagem de praia

Foto: Jeremy Bishop

Como falei anteriormente, senti meu coração mais limpo ao praticar as técnicas de yoga. Como? Me percebendo e notando os sentimentos de uma forma mais lúcida e perdoando.

Quando perdoamos, nos tornamos bons com nosso Ser. Sendo bom com nosso passado e conosco mesmo, conseguimos começar a querer ser bons com os outros.

Não é possível desejarmos mudar o mundo em que vivemos sem uma reforma íntima. Para nos tornarmos bondosos, primeiro é necessário fazer as pazes com a nossa história.

Termino com uma frase de Madre Teresa de Calcutá. Europeia que se mudou para a Índia e ficou conhecida por ajudar pessoas pobres e enfermas a terem um fim de vida digno. Essa religiosa fez de sua vida uma trajetória de amor. Não pelo o que dizia, mas pela ação de caridade em diversos países, com milhares de pessoas em sua equipe que trabalham até hoje nesta missão.

“A oração faz-nos ter um coração puro. E um coração puro é capaz de ver a Deus. Se descobrirmos Deus, seremos capazes de amar, de amar não com palavras, mas com obras”.

Madre Teresa de Calcutá

 

E você, como pretende começar a praticar Shaoca e adicionar mais leveza ao seu dia a dia? Vamos praticar Yoga?

Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana Mikao Usui III

AGENDAR!

Presencial em Palhoça - SC

Agende uma aula de Yoga!


Instrutores Guia da Alma estão te esperando!