Yoga e as glândulas que auxiliam na sua saúde

“Quem controla suas glândulas endócrinas, controla a si mesmo."

A prática de Yoga ajuda no funcionamento e equilíbrio de nossa glândulas. Saiba mais sobre yoga e as glândulas que auxiliam na saúde!

Eu sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga e Reikiana em Palhoça – SC. Boa leitura!


“Quem controla suas glândulas endócrinas, controla a si mesmo!”

Susan Andrews

Susan Andrews é monja e psicóloga transpessoal, dirige o Parque Visão Futuro, uma ecovila que atrai milhares de pessoas todos os anos para cursos de yoga, meditação, biopsicologia, ayurveda, entre outros, em Porongaba – SP.

Essa citação faz muito sentido ao percebermos qual a função das glândulas para o nosso bem-estar.

A prática de yoga tem muito a ver com este assunto. Então vamos entender ao longo deste texto por que yoga reflete na nossa saúde emocional.

A relação entre Yoga e as glândulas

Você sabia que temos algumas principais glândulas endócrinas em nosso corpo? São elas: ovário ou testículos, glândula supra-renal, pâncreas, tireóide, timo, pineal e hipófise.

A função delas é regular várias funções do corpo como crescimento, contrações musculares uterinas e prazer.

Elas liberam hormônios na corrente sanguínea, a qual transporta os mesmos aos nossos órgãos. A ocitocina e a endorfina, por exemplo, são hormônios relacionados ao bem-estar e são reservados ou produzidos pela hipófise, localizada no cérebro.

A prática de Yoga é tão necessária e transformadora pois as posturas (ásanas) trabalham de forma a massagear nossas principais glândulas, ora as comprimindo, ora as estendendo.

Desta forma, nosso corpo se mantém saudável “de dentro para fora”. Então vamos conhecer alguns ásanas e quais as glândulas que trabalhamos ao executá-los:

Yoga, glândulas e Chakras

Cada glândula tem um chacra correspondente!

Os chakras são os centros energéticos do nosso corpo. Temos sete principais ao longo do nosso corpo. A prática de Yoga nos ajuda a mantê-los equilibrados e energizados, trazendo mais vigor, consciência e amor à nossa vida.

  • Chakra Básico (Muladhara): Glândulas supra-renais
  • Chakra Sexual (Swadhisthana): Ovários e Testículos
  • Chakra do Plexo Solar (Manipura – Umbilical): Pâncreas
  • Chakra Cardíaco (Anahata): Timo
  • Chakra Laríngeo (Vishuddha): Tireóide e Paratireóide
  • Chakra Frontal (Ajna – Terceiro Olho): Hipófise
  • Chakra Coronário (Sahashara): Pineal

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Na medicina tradicional, os médicos poderiam verificar os benefícios dos asanas para as glândulas, já os terapeutas e instrutores de Yoga, estudam o corpo etérico de uma forma mais sutil, considerando os pontos energéticos de nossos corpos, os chacras.

Isto é, com as glândulas endócrinas equilibradas, liberamos a quantidade certa de hormônios aos nossos órgãos e estaremos com saúde emocional para lidar com os desafios de nosso dia a dia.

O Yoga é uma filosofia e prática milenar e já existem inúmeros estudos sobre seus benefícios para o corpo e a mente.

Aqui no Guia da Alma, eu publiquei uma série de artigos para você conhecer cada um dos chakras e ensinando posições de Yoga para equilibrar cada desses centros energéticos. Acesse o primeiro deles: 10 posições de Yoga equilibrar seu chacra básico (Muladhara).

Posturas de Yoga para cada Chacra

Caso você deseje praticar yoga, procure um instrutor de Yoga para auxiliar!

Bhujangásana (chacra raíz)

Veja outras 10 posições para equilibrar o Muladhara Chakra

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Fotos: Yoga Journal – Jeff Nelson

Vajrásana (chacra sacral)

Confira mais 15 posições para o Svadhisthana Chakra

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Shalabhásana (plexo solar)

Descubra mais 5 posições para o Manipura Chacra!

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Ustrasana (chacra cardíaco)

Confira outras 9 posições de Yoga para o Anahata Chakra

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Sarvangásana (chacra da garganta)

Veja outras 8 posturas de Yoga para o Vishuddha Chacra!

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Padmasana (chacra do terceiro olho)

Amplie sua intuição com outras 9 posturas de Yoga para o Ajna Chakra

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Shirshasana (chacra coronário)

Confira mais 5 posturas de Yoga para equilibrar o Sahasrara Chakra!

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Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana Mikao Usui III

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