Os benefícios do Yoga para o corpo e saúde!

Entenda como o Yoga beneficia nossas glândulas e centros energéticos.
Mais terapias de Priscila A. Almeida
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A prática de Yoga ajuda no funcionamento e equilíbrio de nossa glândulas. Nesse artigo, entenda os benefícios do Yoga para o corpo e sua relação com nossos centros energéticos. Boa leitura!

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Entendendo os benefícios do Yoga na saúde

“Quem controla suas glândulas endócrinas, controla a si mesmo!”

Susan Andrews

Susan Andrews é monja e psicóloga transpessoal, dirige o Parque Visão Futuro, uma ecovila que atrai milhares de pessoas todos os anos para cursos de yoga, meditação, biopsicologia, ayurveda, entre outros, em Porongaba – SP.

Essa citação faz muito sentido ao percebermos qual a função das glândulas para o nosso bem-estar.

A prática de yoga tem muito a ver com este assunto. Então vamos entender ao longo deste texto porque os benefícios do yoga na nossa saúde física e emocional.

Você sabia que temos algumas principais glândulas endócrinas em nosso corpo?

A função delas é regular várias funções do corpo como crescimento, contrações musculares uterinas e prazer.

Elas liberam hormônios na corrente sanguínea, a qual transporta os mesmos aos nossos órgãos. A ocitocina e a endorfina, por exemplo, são hormônios relacionados ao bem-estar e são reservados ou produzidos pela hipófise, localizada no cérebro.

A prática de Yoga é tão necessária e transformadora, pois as posturas (ásanas) trabalham de forma a massagear nossas principais glândulas, ora as comprimindo, ora as estendendo.

Desta forma, nosso corpo se mantém saudável “de dentro para fora”. Então vamos conhecer alguns ásanas e quais as glândulas que trabalhamos ao executá-los!

 

Yoga, glândulas e Chakras

Cada glândula tem um chacra correspondente!

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Os chakras são os centros energéticos do nosso corpo. Temos sete principais ao longo do nosso corpo. A prática de Yoga nos ajuda a mantê-los equilibrados e energizados, trazendo mais vigor, consciência e amor à nossa vida.

  • Chakra Básico (Muladhara): Glândulas supra-renais
  • Chakra Sexual (Swadhisthana): Ovários e Testículos
  • Chakra do Plexo Solar (Manipura – Umbilical): Pâncreas
  • Chakra Cardíaco (Anahata): Timo
  • Chakra Laríngeo (Vishuddha): Tireóide e Paratireóide
  • Chakra Frontal (Ajna – Terceiro Olho): Hipófise
  • Chakra Coronário (Sahashara): Pineal

Na medicina tradicional, os médicos poderiam verificar os benefícios dos asanas para as glândulas, já os terapeutas e instrutores de Yoga, estudam o corpo etérico de uma forma mais sutil, considerando os pontos energéticos de nossos corpos, os chacras.

Isto é, com as glândulas endócrinas equilibradas, liberamos a quantidade certa de hormônios aos nossos órgãos e estaremos com saúde emocional para lidar com os desafios de nosso dia a dia.

O Yoga é uma filosofia e prática milenar e já existem inúmeros estudos sobre seus benefícios para o corpo e a mente.

 

Posturas de Yoga para cada Chacra

Caso você deseje praticar yoga, procure um instrutor de Yoga para auxiliar!

 

Bhujangásana (chacra raíz)

Veja outras 10 posições para equilibrar o Muladhara Chakra

yoga e as glândulas

Fotos: Yoga Journal – Jeff Nelson

 

Vajrásana (chacra sacral)

Confira mais 15 posições para o Svadhisthana Chakra

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Shalabhásana (plexo solar)

Descubra mais 5 posições para o Manipura Chacra!

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Ustrasana (chacra cardíaco)

Confira outras 9 posições de Yoga para o Anahata Chakra

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Sarvangásana (chacra da garganta)

Veja outras 8 posturas de Yoga para o Vishuddha Chacra!

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Padmasana (chacra do terceiro olho)

Amplie sua intuição com outras 9 posturas de Yoga para o Ajna Chakra

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Shirshasana (chacra coronário)

Confira mais 5 posturas de Yoga para equilibrar o Sahasrara Chakra!

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