image-yoga-e-as-glandulas-que-auxiliam-na-sua-saude
Yoga

Yoga e as glândulas que auxiliam na sua saúde

“Quem controla suas glândulas endócrinas, controla a si mesmo."

icon-share
199 compartilhamentos

A prática de yoga ajuda no funcionamento e equilíbrio de nossa glândulas. Saiba mais sobre yoga e as glândulas que auxiliam na saúde, no artigo da instrutora de yoga Priscila Almeida.


 

“Quem controla suas glândulas endócrinas, controla a si mesmo”, esta é uma das frases da monja e psicóloga transpessoal, Susan Andrews, ela dirige o Parque Visão Futuro, uma ecovila que atrai milhares de pessoas todos os anos para cursos de yoga, meditação, biopsicologia, ayurveda, entre outros, em Porongaba – SP. Essa citação faz muito sentido ao percebermos qual a função das glândulas para o nosso bem-estar. A prática de yoga tem muito a ver com este assunto. Então vamos entender ao longo deste texto por que yoga reflete na nossa saúde emocional.

Você sabia que temos seis principais glândulas endócrinas? São elas: ovário ou testículos, glândula supra-renal, tireóide, timo, pineal e hipófise. A função delas é regular várias funções do corpo como crescimento, contrações musculares uterinas e prazer. Elas liberam hormônios na corrente sanguínea, a qual transporta os mesmos aos nossos órgãos. A ocitocina e a endorfina, por exemplo, são hormônios relacionados ao bem-estar e são reservados ou produzidos pela hipófise, localizada no cérebro.

A prática de yoga é tão necessária e transformadora pois as posturas (ásanas) trabalham de forma a massagear nossas principais glândulas, ora as comprimindo, ora as estendendo. Desta forma, nosso corpo se mantém saudável “de dentro para fora”. Então vamos conhecer alguns ásanas e quais as glândulas que trabalhamos ao executá-los:

 

Bhujangásana – ovário ou testículo (chacra raíz)

yoga e as glândulas

Fotos: Yoga Journal – Jeff Nelson

 

Vajrásana – ovário ou testículo (chacra sacral)

yoga e as glândulas

 

Shalabhásana – glândula supra-renal (plexo solar)

yoga e as glândulas

Ustrasana – glândula timo (chacra cardíaco)

yoga e as glândulas

 

Sarvangásana – glândula tireóide (chacra da garganta)

yoga-Sarvangásana yoga e as glândulas

 

Padmasana – glândula pineal (chacra do terceiro olho)

yoga e as glândulas

 

Shirshasana – glândula hipófise (chacra coronário)

yoga e as glândulas

 

Você percebeu que cada glândula tem um chacra correspondente? (Somente o chacra raíz e sacral que estão ligados a uma mesma glândula).

yoga-glandulas-saude-chacras-chakras

Na medicina tradicional, os médicos poderiam verificar os benefícios dos ásanas para as  glândulas, já os terapeutas e instrutores de yoga, estudam o corpo de uma forma mais sutil, considerando os pontos energéticos de nossos corpos, os chacras. Isto é, com as glândulas endócrinas equilibradas, liberamos a quantidade certa de hormônios aos nossos órgãos e estaremos com saúde emocional para lidar com os desafios de nosso dia a dia.

Caso você deseje praticar yoga, procure um profissional da área para auxiliá-lo.

 

Tem interesse em yoga e meditação?

Continue esta conversa comigo!

 


Leia também:


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Compartilhe!

Priscila A. Almeida

Instrutora de Yoga

13
0

Após praticar Hatha Yoga por cinco anos, aprofundei meus conhecimentos no curso de instrutores no Ànandam Yoga e Cultura, onde conheci o Tantra Yoga. Sou reikiana (Mikao Usui – nível II). Ofereço personal Yoga.

...

Comente! Queremos saber o que você pensa.

Nossos Parceiros:

guia da alma - lua peregrina
guia da alma - aldeia indigo
tranquility-pra-voce
mezcla photos
anahata-world
guia-da-alma-kaygangue-parceiros