Terapia no trabalho: 5 técnicas para desenvolvimento profissional e pessoal

Entenda como é possível unir bem-estar e alta performance na sua rotina.
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A terapia no trabalho é excelente para ajudar tanto no desenvolvimento pessoal, quanto no profissional.

Quer saber quais são os benefícios na prática e tipos de técnicas que podem contribuir no seu desenvolvimento e bem-estar? Continua neste artigo que eu te conto!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


Saúde mental e ambiente de trabalho

Saúde mental e ambiente de trabalho

Foto: valeriygoncharukphoto – Envato

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é

“Um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade”.

Dessa forma, podemos dizer que a saúde mental é o conjunto de sentimentos que envolvem a satisfação pessoal de realizar atividades de forma autônoma, capacidade de superação derivada da resiliência e participação ativa na sociedade.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a saúde mental do colaborador está relacionada à sua produtividade e desempenho.

Ou seja: existem algumas circunstâncias que podem afetar negativamente um trabalhador, desequilibrando-o emocionalmente e interferindo diretamente em suas atividades na empresa.

Ainda segundo o CDC:

  • Cerca de 20% das vezes a depressão interfere negativamente na capacidade de um indivíduo realizar uma atividade física e 35% das vezes em atividades que exigem desempenho cognitivo;
  • Devido a problemas como a dificuldade de acessar terapeutas e priorizar a saúde mental, apenas 57% dos colaboradores que afirmam possuir depressão moderada e 40% que relatam ter depressão grave recebem tratamento adequado.

Esses dados revelam a urgência de a empresa agir para auxiliar sua equipe de colaboradores, incentivando o autocuidado através da inserção de benefícios na empresa, como auxílio terapia, por exemplo.

Muitas vezes, o excesso de demandas gera esgotamento mental, ocasionando o estresse que afeta (e muito!) a produtividade e motivação.

Devido ao cansaço, estresse, depressão e outros fatores psíquicos, os trabalhadores, em ambientes com uma cultura organizacional que não preza pelo autocuidado, tendem a apresentar impactos negativos nas áreas de:

  • Comunicação com colegas de trabalho;
  • Engajamento com as demandas da empresa;
  • Capacidade física e motivação diária;
  • Entre outros.

Porém, é importante salientar: não é necessário apresentar algum transtorno diagnosticado para que o cuidado com a saúde mental seja praticado. É importante cuidar da saúde de maneira preventiva!

A terapia é fundamental para quem busca desenvolver hard e soft skills ou resolver pendências emocionais de ordem pessoal ou profissional.

Em um país como o Brasil, onde mais de 60 milhões de pessoas possuem algum transtorno mental e apenas 2% de sua população adulta realiza terapia (dados da Market Analysis), urge a necessidade de estabelecer propostas que visam um cuidado especial com a saúde mental no trabalho.

Benefícios da terapia no trabalho e na vida

Benefícios da terapia no trabalho e na vida

Foto: kegfire – Envato

Os benefícios da terapia nas empresas impactam diretamente na vida pessoal e profissional. Segundo Vanessa Viana, psicóloga com abordagem cognitiva comportamental e psicologia do trabalho:

“Percebemos a necessidade de um profissional que tenha uma busca constante pelo autoconhecimento; e a terapia tem um papel de importância nesse momento: ela te ajuda a perceber o que falta, e por que falta, em seu comportamento dentro das expectativas pessoais e profissionais. (…)

Não é possível desligar a chave da vida pessoal quando chegamos no trabalho ou se desligar do profissional ao final do expediente.

Por isso, buscar qualidade de vida emocional, ajuda a lidar com os desafios do dia a dia, tanto pessoais quanto profissionais.

Portanto, pode-se afirmar que, no viés pessoal, a terapia para empresas estimula a inteligência emocional, o que gera um benefício no campo comportamental — habilidade muito procurada pelos recrutadores nas organizações.

A inteligência emocional no trabalho permite que o colaborador possa lidar melhor com sua carreira, sentindo-se apto a tomar decisões profissionais que façam sentido com seus objetivos pessoais, estando mais passível a lidar com adversidades de forma empática e preparada.

O terapeuta é capaz de guiar o indivíduo a controlar suas emoções e impedir que eventos de ordem pessoal possam influenciar negativamente e de forma destrutiva sua performance profissional, estimulando a capacidade de lidar com mudanças inesperadas e outras dificuldades.

Segundo relatório da Talent Smart, 90% dos profissionais com alta performance no trabalho têm inteligência emocional bem desenvolvida e 80% dos que possuem baixa performance têm o quociente emocional (QE) igualmente menor.

É possível desenvolver inteligência emocional? a resposta é sim!

Há uma relação direta entre inteligência emocional e autoconhecimento; portanto, com a ajuda de um terapeuta, é possível vivenciar um intenso mergulho interior, para descobrir os seus gatilhos emocionais e amadurecer através da reflexão.

Dessa forma, podemos afirmar que a terapia empresarial é benéfica para o campo pessoal e reflete diretamente no campo profissional, gerando benefícios, como:

  • Alto índice de produtividade;
  • Prevenção e redução de doenças ocupacionais;
  • Lapidação e desenvolvimento de habilidades interpessoais;
  • Melhor clima organizacional na empresa;
  • Entre outros.

Terapia para alto desempenho profissional e pessoal: 5 técnicas inovadoras em saúde mental!

Terapia para alto desempenho profissional e pessoal: 5 técnicas inovadoras em saúde mental!

Foto: Hoverstock – Envato

Como a terapia pode ajudar? Veja agora técnicas terapêuticas que ajudam a desenvolver o lado profissional, dando ênfase ao autoconhecimento.

E demonstrando que a terapia online como benefício corporativo é um ótimo caminho!

Todas essas terapias estão disponíveis na plataforma de terapias complementares do Guia da Alma para empresas.

1. Meditação no trabalho

1. Meditação no trabalho

A palavra meditação tem origem do latim meditare, que significa estar em seu centro, ou seja, voltar-se para dentro, desligando-se do mundo exterior.

A prática meditativa consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, no momento presente, trazendo consciência para a vida.

Como a terapia ajuda na ansiedade e produtividade?

A meditação é uma prática milenar, que traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, mente e emoções, como:

  • Autoconhecimento;
  • Aumento do poder de concentração e do desempenho cognitivo;
  • Auxílio no tratamento de estresse e ansiedade;
  • Controle da raiva e sensação de paz interior.

A meditação mindfulness no trabalho é ótima para combater o estresse, ansiedade e prevenir a síndrome de burnout nos colaboradores.

Algumas técnicas de mindfulness no trabalho que podem ser usadas durante a prática são, por exemplo:

  • Exercícios de Respiração contada;
  • Treinamento do foco e concentração;
  • Scanner corporal.

Agora confira os principais benefícios dessa terapia profissional, comprovados por estudos científicos e que podem ser aproveitados no ambiente de sua empresa:

  • Redução do estresse;
  • Ajuda a reduzir a rigidez cognitiva;
  • Melhora o humor e a capacidade de empatia no trabalho;
  • Estimula a resiliência e inteligência emocional;
  • Reduz fadiga e ansiedade;
  • Aumenta o foco e concentração;
  • Estimula a produtividade;
  • Melhora o desempenho cerebral (mais criatividade para solucionar problemas);
  • Aumenta a sensação de bem-estar e proporciona um ambiente de trabalho mais pacífico;
  • Proporciona uma mente mais calma em gestão de conflitos e situações de estresse;
  • Entre outros.

No Guia da Alma há terapeutas especializados e certificados em meditação, dispostos a te auxiliar no processo de autocuidado e autoconhecimento!

2. Hipnose no trabalho

2. Hipnose no trabalho

A consulta de hipnose acontece através de um estado de relaxamento através da respiração profunda e progressivo relaxamento muscular, em forma de atendimento individual.

Através desse estado é possível que a pessoa acesse vivências e sensações internas mais facilmente do que se estivesse acordada, de modo a ampliar a consciência sobre o seu estado psíquico e emocional, desenvolvendo o autoconhecimento e buscando a resolução de traumas.

Dentro de uma empresa é excelente para desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores, com o objetivo de manter a equipe focada e unida.

Através da hipnose é possível criar um ambiente de trabalho com menos travas e empecilhos que possam dificultar a comunicação entre todos os setores, como a falta de confiança, timidez e estresse.

A hipnose pode ajudar a desenvolver a confiança e autoestima, aumentando a eficiência e produtividade dos funcionários.

O Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Federal de Medicina, por exemplo, utilizam a Hipnose para tratamentos com anestesia e dores crônicas.

Como a terapia ajuda na depressão e bem-estar corporativo?

Segundo matéria da Superinteressante de 2011, há estudos comprovando que a Hipnose é eficaz contra o tabagismo, a ansiedade, a depressão e a hipertensão. Tudo depende do grau de sensibilidade da pessoa.

A diferença entre pessoas mais ou menos hipnotizáveis dá-se por uma diferença estrutural no cérebro (Universidade da Virgínia dos EUA).

O cérebro das pessoas altamente hipnotizáveis é mais assimétrico e a estrutura que conecta o hemisfério esquerdo ao direito é quase 32% maior.

Um palpite dos estudiosos é que a super conexão faça as informações passarem mais facilmente pelo neocórtex, fazendo o cérebro ter mais facilidade em suprimir a atuação do sistema límbico.

3. PNL no trabalho

3. PNL no trabalho

PNL é a sigla de Programação Neurolinguística.

Essa terapia oferece técnicas para reprogramar crenças e padrões comportamentais que estão atrelados à mente e impedem o crescimento individual.

A PNL permite o questionamento e reflexão desses padrões, para que seja possível reestruturá-los, de modo a alcançar metas de vida.

Essa abordagem aproxima psicoterapia, desenvolvimento pessoal e comunicação, podendo, muitas vezes, em uma única sessão, trazer resultados significativos em tratamentos relacionados à fobias, depressão, doenças psicossomáticas e distúrbios de aprendizagem, por exemplo.

Na rotina de RH, a PNL exercita a empatia e flexibilidade em relação a pontos de vista abordados, estimulando a criatividade, liderança, desenvolvimento pessoal, comunicação, motivação, aprendizagem e muito mais!

4. Reiki nas empresas

4. Reiki nas empresas

Essa técnica terapêutica é recomendada para recarregar as baterias!

Ideal para quem busca uma vida mais saudável, restauração da energia vital, alívio do estresse, ansiedade e depressão e tantos outros benefícios.

Na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, o Reiki é ministrado a enfermeiras e pessoal médico.

Outro exemplo é o Hartford Hospital, em Connecticut, onde pacientes recebem terapias de Reiki.

A Terapia de reiki online é feita por videochamada e pode ser tanto realizada em grupo, como individualmente.

Os benefícios do Reiki refletem em uma equipe mais desestressada e produtiva.

Segundo uma pesquisa publicada na Revista latino-americana de Enfermagem, uma sessão de reiki de trinta minutos produz resposta de melhora instantânea na pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de burnout.

5. Psicanálise integrativa

5. Psicanálise integrativa

A psicanálise é a área mais conhecida da atuação de terapeutas e baseia-se no autoconhecimento e autorreflexão.

O psicólogo não diz explicitamente o que o paciente deve fazer, mas estimula a reflexão e questionamento para que ele, com as próprias pernas, possa tomar suas decisões.

Com o comprometimento (muitas vezes) semanal, o indivíduo é provocado a explorar todos os caminhos possíveis em sua trajetória, sentindo-se mais seguro para realizar a melhor escolha.

A Psicanálise Integrativa é apoiada por outras terapias complementares, integrando elementos que possam ajudar o paciente a encontrar as respostas que procura.

Já conhecia alguma dessas técnicas?

Terapia no trabalho: o novo benefício corporativo!

Terapia no trabalho: o novo benefício corporativo!

Foto: Nestea06 – Envato

A terapia corporativa é excelente para prevenir questões como a insegurança e a autocobrança excessiva, que pode desencadear a síndrome de burnout, depressão e ansiedade. Alguns sintomas são:

  • Baixa produtividade;
  • Raciocínio lento;
  • Desmotivação;
  • Fadiga constante.

A terapia no trabalho é um estímulo que valoriza os profissionais da empresa, garantindo o desempenho e retenção de talentos.

O contexto atual dos benefícios corporativos geralmente parte em torno de vale transporte, vale refeição e plano de saúde, que são ótimos para o colaborador! Mas, já imaginou o diferencial de ter um vale terapia para sua equipe?

As empresas podem oferecer terapia como um benefício para cuidar da saúde mental e promover uma cultura organizacional na empresa focada em bem-estar e qualidade de vida.

Agora que você já sabe porque fazer terapia é importante, conte com o Guia da Alma nesse processo!

O Guia da Alma oferece soluções em saúde mental para a sua empresa:

  • Plataforma de terapia complementar online;
  • Mapeamento de saúde mental;
  • Práticas de descompressão e palestras para a equipe;
  • Dados para o RH;
  • E mais!

Conheça nossa solução em primeira mão:

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Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

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