Terapia no trabalho: 5 técnicas para desenvolvimento profissional e pessoal

A terapia no trabalho é excelente para ajudar tanto no desenvolvimento pessoal, quanto no profissional.
Quer saber quais são os benefícios na prática e tipos de técnicas que podem contribuir no seu desenvolvimento e bem-estar? Continua neste artigo que eu te conto!
Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!
Índice
Saúde mental e ambiente de trabalho

Foto: valeriygoncharukphoto – Envato
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é
“Um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade”.
Dessa forma, podemos dizer que a saúde mental é o conjunto de sentimentos que envolvem a satisfação pessoal de realizar atividades de forma autônoma, capacidade de superação derivada da resiliência e participação ativa na sociedade.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a saúde mental do colaborador está relacionada à sua produtividade e desempenho.
Ou seja: existem algumas circunstâncias que podem afetar negativamente um trabalhador, desequilibrando-o emocionalmente e interferindo diretamente em suas atividades na empresa.
Ainda segundo o CDC:
- Cerca de 20% das vezes a depressão interfere negativamente na capacidade de um indivíduo realizar uma atividade física e 35% das vezes em atividades que exigem desempenho cognitivo;
- Devido a problemas como a dificuldade de acessar terapeutas e priorizar a saúde mental, apenas 57% dos colaboradores que afirmam possuir depressão moderada e 40% que relatam ter depressão grave recebem tratamento adequado.
Esses dados revelam a urgência de a empresa agir para auxiliar sua equipe de colaboradores, incentivando o autocuidado através da inserção de benefícios na empresa, como auxílio terapia, por exemplo.
Muitas vezes, o excesso de demandas gera esgotamento mental, ocasionando o estresse que afeta (e muito!) a produtividade e motivação.
Devido ao cansaço, estresse, depressão e outros fatores psíquicos, os trabalhadores, em ambientes com uma cultura organizacional que não preza pelo autocuidado, tendem a apresentar impactos negativos nas áreas de:
- Comunicação com colegas de trabalho;
- Engajamento com as demandas da empresa;
- Capacidade física e motivação diária;
- Entre outros.
Porém, é importante salientar: não é necessário apresentar algum transtorno diagnosticado para que o cuidado com a saúde mental seja praticado. É importante cuidar da saúde de maneira preventiva!
A terapia é fundamental para quem busca desenvolver hard e soft skills ou resolver pendências emocionais de ordem pessoal ou profissional.
Em um país como o Brasil, onde mais de 60 milhões de pessoas possuem algum transtorno mental e apenas 2% de sua população adulta realiza terapia (dados da Market Analysis), urge a necessidade de estabelecer propostas que visam um cuidado especial com a saúde mental no trabalho.
Benefícios da terapia no trabalho e na vida

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Os benefícios da terapia nas empresas impactam diretamente na vida pessoal e profissional. Segundo Vanessa Viana, psicóloga com abordagem cognitiva comportamental e psicologia do trabalho:
“Percebemos a necessidade de um profissional que tenha uma busca constante pelo autoconhecimento; e a terapia tem um papel de importância nesse momento: ela te ajuda a perceber o que falta, e por que falta, em seu comportamento dentro das expectativas pessoais e profissionais. (…)
Não é possível desligar a chave da vida pessoal quando chegamos no trabalho ou se desligar do profissional ao final do expediente.
Por isso, buscar qualidade de vida emocional, ajuda a lidar com os desafios do dia a dia, tanto pessoais quanto profissionais.
Portanto, pode-se afirmar que, no viés pessoal, a terapia para empresas estimula a inteligência emocional, o que gera um benefício no campo comportamental — habilidade muito procurada pelos recrutadores nas organizações.
A inteligência emocional no trabalho permite que o colaborador possa lidar melhor com sua carreira, sentindo-se apto a tomar decisões profissionais que façam sentido com seus objetivos pessoais, estando mais passível a lidar com adversidades de forma empática e preparada.
O terapeuta é capaz de guiar o indivíduo a controlar suas emoções e impedir que eventos de ordem pessoal possam influenciar negativamente e de forma destrutiva sua performance profissional, estimulando a capacidade de lidar com mudanças inesperadas e outras dificuldades.
Segundo relatório da Talent Smart, 90% dos profissionais com alta performance no trabalho têm inteligência emocional bem desenvolvida e 80% dos que possuem baixa performance têm o quociente emocional (QE) igualmente menor.
É possível desenvolver inteligência emocional? a resposta é sim!
Há uma relação direta entre inteligência emocional e autoconhecimento; portanto, com a ajuda de um terapeuta, é possível vivenciar um intenso mergulho interior, para descobrir os seus gatilhos emocionais e amadurecer através da reflexão.
Dessa forma, podemos afirmar que a terapia empresarial é benéfica para o campo pessoal e reflete diretamente no campo profissional, gerando benefícios, como:
- Alto índice de produtividade;
- Prevenção e redução de doenças ocupacionais;
- Lapidação e desenvolvimento de habilidades interpessoais;
- Melhor clima organizacional na empresa;
- Entre outros.
Terapia para alto desempenho profissional e pessoal: 5 técnicas inovadoras em saúde mental!

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Como a terapia pode ajudar? Veja agora técnicas terapêuticas que ajudam a desenvolver o lado profissional, dando ênfase ao autoconhecimento.
E demonstrando que a terapia online como benefício corporativo é um ótimo caminho!
Todas essas terapias estão disponíveis na plataforma de terapias complementares do Guia da Alma para empresas.
1. Meditação no trabalho
A palavra meditação tem origem do latim meditare, que significa estar em seu centro, ou seja, voltar-se para dentro, desligando-se do mundo exterior.
A prática meditativa consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, no momento presente, trazendo consciência para a vida.
Como a terapia ajuda na ansiedade e produtividade?
A meditação é uma prática milenar, que traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, mente e emoções, como:
- Autoconhecimento;
- Aumento do poder de concentração e do desempenho cognitivo;
- Auxílio no tratamento de estresse e ansiedade;
- Controle da raiva e sensação de paz interior.
A meditação mindfulness no trabalho é ótima para combater o estresse, ansiedade e prevenir a síndrome de burnout nos colaboradores.
Algumas técnicas de mindfulness no trabalho que podem ser usadas durante a prática são, por exemplo:
- Exercícios de Respiração contada;
- Treinamento do foco e concentração;
- Scanner corporal.
Agora confira os principais benefícios dessa terapia profissional, comprovados por estudos científicos e que podem ser aproveitados no ambiente de sua empresa:
- Redução do estresse;
- Ajuda a reduzir a rigidez cognitiva;
- Melhora o humor e a capacidade de empatia no trabalho;
- Estimula a resiliência e inteligência emocional;
- Reduz fadiga e ansiedade;
- Aumenta o foco e concentração;
- Estimula a produtividade;
- Melhora o desempenho cerebral (mais criatividade para solucionar problemas);
- Aumenta a sensação de bem-estar e proporciona um ambiente de trabalho mais pacífico;
- Proporciona uma mente mais calma em gestão de conflitos e situações de estresse;
- Entre outros.
No Guia da Alma há terapeutas especializados e certificados em meditação, dispostos a te auxiliar no processo de autocuidado e autoconhecimento!
2. Hipnose no trabalho
A consulta de hipnose acontece através de um estado de relaxamento através da respiração profunda e progressivo relaxamento muscular, em forma de atendimento individual.
Através desse estado é possível que a pessoa acesse vivências e sensações internas mais facilmente do que se estivesse acordada, de modo a ampliar a consciência sobre o seu estado psíquico e emocional, desenvolvendo o autoconhecimento e buscando a resolução de traumas.
Dentro de uma empresa é excelente para desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores, com o objetivo de manter a equipe focada e unida.
Através da hipnose é possível criar um ambiente de trabalho com menos travas e empecilhos que possam dificultar a comunicação entre todos os setores, como a falta de confiança, timidez e estresse.
A hipnose pode ajudar a desenvolver a confiança e autoestima, aumentando a eficiência e produtividade dos funcionários.
O Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Federal de Medicina, por exemplo, utilizam a Hipnose para tratamentos com anestesia e dores crônicas.
Como a terapia ajuda na depressão e bem-estar corporativo?
Segundo matéria da Superinteressante de 2011, há estudos comprovando que a Hipnose é eficaz contra o tabagismo, a ansiedade, a depressão e a hipertensão. Tudo depende do grau de sensibilidade da pessoa.
A diferença entre pessoas mais ou menos hipnotizáveis dá-se por uma diferença estrutural no cérebro (Universidade da Virgínia dos EUA).
O cérebro das pessoas altamente hipnotizáveis é mais assimétrico e a estrutura que conecta o hemisfério esquerdo ao direito é quase 32% maior.
Um palpite dos estudiosos é que a super conexão faça as informações passarem mais facilmente pelo neocórtex, fazendo o cérebro ter mais facilidade em suprimir a atuação do sistema límbico.
3. PNL no trabalho
PNL é a sigla de Programação Neurolinguística.
Essa terapia oferece técnicas para reprogramar crenças e padrões comportamentais que estão atrelados à mente e impedem o crescimento individual.
A PNL permite o questionamento e reflexão desses padrões, para que seja possível reestruturá-los, de modo a alcançar metas de vida.
Essa abordagem aproxima psicoterapia, desenvolvimento pessoal e comunicação, podendo, muitas vezes, em uma única sessão, trazer resultados significativos em tratamentos relacionados à fobias, depressão, doenças psicossomáticas e distúrbios de aprendizagem, por exemplo.
Na rotina de RH, a PNL exercita a empatia e flexibilidade em relação a pontos de vista abordados, estimulando a criatividade, liderança, desenvolvimento pessoal, comunicação, motivação, aprendizagem e muito mais!
4. Reiki nas empresas
Essa técnica terapêutica é recomendada para recarregar as baterias!
Ideal para quem busca uma vida mais saudável, restauração da energia vital, alívio do estresse, ansiedade e depressão e tantos outros benefícios.
Na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, o Reiki é ministrado a enfermeiras e pessoal médico.
Outro exemplo é o Hartford Hospital, em Connecticut, onde pacientes recebem terapias de Reiki.
A Terapia de reiki online é feita por videochamada e pode ser tanto realizada em grupo, como individualmente.
Os benefícios do Reiki refletem em uma equipe mais desestressada e produtiva.
Segundo uma pesquisa publicada na Revista latino-americana de Enfermagem, uma sessão de reiki de trinta minutos produz resposta de melhora instantânea na pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de burnout.
5. Psicanálise integrativa
A psicanálise é a área mais conhecida da atuação de terapeutas e baseia-se no autoconhecimento e autorreflexão.
O psicólogo não diz explicitamente o que o paciente deve fazer, mas estimula a reflexão e questionamento para que ele, com as próprias pernas, possa tomar suas decisões.
Com o comprometimento (muitas vezes) semanal, o indivíduo é provocado a explorar todos os caminhos possíveis em sua trajetória, sentindo-se mais seguro para realizar a melhor escolha.
A Psicanálise Integrativa é apoiada por outras terapias complementares, integrando elementos que possam ajudar o paciente a encontrar as respostas que procura.
Já conhecia alguma dessas técnicas?
- Todas essas terapias estão disponíveis na plataforma de terapias complementares do Guia da Alma para empresas.
Terapia no trabalho: o novo benefício corporativo!

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A terapia corporativa é excelente para prevenir questões como a insegurança e a autocobrança excessiva, que pode desencadear a síndrome de burnout, depressão e ansiedade. Alguns sintomas são:
- Baixa produtividade;
- Raciocínio lento;
- Desmotivação;
- Fadiga constante.
A terapia no trabalho é um estímulo que valoriza os profissionais da empresa, garantindo o desempenho e retenção de talentos.
O contexto atual dos benefícios corporativos geralmente parte em torno de vale transporte, vale refeição e plano de saúde, que são ótimos para o colaborador! Mas, já imaginou o diferencial de ter um vale terapia para sua equipe?
As empresas podem oferecer terapia como um benefício para cuidar da saúde mental e promover uma cultura organizacional na empresa focada em bem-estar e qualidade de vida.
Agora que você já sabe porque fazer terapia é importante, conte com o Guia da Alma nesse processo!
O Guia da Alma oferece soluções em saúde mental para a sua empresa:
- Plataforma de terapia complementar online;
- Mapeamento de saúde mental;
- Práticas de descompressão e palestras para a equipe;
- Dados para o RH;
- E mais!
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