Terapia online: o novo benefício de saúde essencial para empresas de tecnologia!

Veja porquê o cuidado com a saúde mental se tornou um benefício essencial para colaboradores, e como funciona.
terapia-online
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (1 voto)

Se você possui uma empresa na área tecnológica, com trabalhadores que, em expedientes home office, passam bastante tempo com foco na tela do computador, esse texto é pra você.

Vamos ver como a terapia na modalidade online como benefício pode ajudar os seus colaboradores a reduzirem as taxas de absenteísmo derivados de mazelas emocionais através do fortalecimento da saúde mental, com a inserção de práticas integrativas de maneira remota em sua empresa!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.


O que é terapia online

O que é terapia online

Foto: McKinsey – Rawpixel

A terapia online tornou-se bastante comum atualmente, tendência que se expandiu com o advento da pandemia de coronavírus, já que, de acordo com um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet, os casos de ansiedade e depressão aumentaram em 90% no país.

Pela necessidade do isolamento social, o atendimento psicológico de maneira remota tomou grandes proporções, também sendo bastante utilizada por empresas que pretendem auxiliar os seus colaboradores que trabalham no home office, sendo tão eficaz quanto a presencial.

Você sabe como esse modelo de atendimento terapêutico online funciona?

No ambiente corporativo, pode acontecer de maneira individual ou coletiva, podendo ser síncrona ou assíncrona.

Existem pessoas que sentem-se mais confortáveis em realizar a terapia em grupo, pois, em conjunto, há uma nova ótica externa, com percepções de outras pessoas sobre o seu próprio problema, também havendo uma troca de experiências e observações.

Outras pessoas sentem-se mais livres realizando o tratamento terapêutico de forma individual, com apenas o colaborador e a terapeuta.

Em relação aos horários, isso fica à critério de escolha do paciente.

Se optar por uma terapia realizada de maneira síncrona, o paciente e terapeuta escolhem, juntos, um horário que possam conversar online, por meio de plataformas em que haja a videoconferência.

Se optar pela terapia de forma assíncrona, o paciente não terá um retorno imediato da terapeuta.

O retorno ocorrerá quando a terapeuta encontrar-se disponível e puder se comunicar com o paciente, sem a necessidade de dar uma resposta instantânea.

São inúmeros os benefícios e vantagens da terapia online para as empresas. Vamos ver alguns?

Por que a terapia online é essencial para empresas de tecnologia

Por que a terapia online é essencial para empresas de tecnologia

Foto: yanalya – Freepik

Vamos ver mais especificamente os benefícios que essa forma de terapia oferece para os seus colaboradores?

Saúde mental do time em dia

Saúde mental do time em dia

Foto: McKinsey – Rawpixel

A terapia online é bastante acessível, principalmente se os seus colaboradores são da área tecnológica e realizam expedientes home office atrás da tela do computador.

É preciso, pois, estar atento à saúde mental no trabalho dessas pessoas, mesmo no ambiente flexível do expediente remoto.

Segundo um estudo do Instituto Workforce, do Ultimate Kronos Group e do Workplace Intelligence, as taxas de esgotamento físico e síndrome de burnout são iguais para trabalhadores de turnos presenciais ou remotos.

É sabido, portanto, que uma das maiores causas dos afastamentos e absenteísmo dos trabalhadores são as doenças mentais e já passou da hora de isso tornar-se prioridade dentro do ambiente corporativo.

Em dados coletados pela Secretaria Especial da Previdência Social e Trabalho, em 2020, mais de 500 mil pessoas se aposentaram ou se afastaram do trabalho por causa de transtornos mentais.

Estabelecer a saúde mental de seu time enquanto pauta é extremamente fundamental, tanto para a produtividade e bem-estar do colaborador, como para os resultados obtidos pela empresa.

Fortalecimento emocional

Fortalecimento emocional

Foto: wayhomestudio – Freepik

Um impacto positivo visível nas pessoas que realizam qualquer tipo de terapia é o fortalecimento emocional que isso causa, refletindo em seus comportamentos e na forma de se enxergar em sociedade.

Sendo acolhido e com as suas necessidades sendo colocadas em pauta, o colaborador percebe que o ambiente em que trabalha valoriza o seu trabalho e o reconhece enquanto um ser humano.

A terapia é um lugar onde o colaborador de sua empresa se sentirá seguro e cuidado e estará pronto para lidar com as mazelas pessoais, sem que as mesmas interfiram negativamente e com raízes tão profundas no âmbito profissional.

Por isso é importante, também, que dentro do ambiente de trabalho, a comunicação com os seus funcionários ocorra de forma humanizada, onde as pessoas que se colocam em posição de liderança tenham a habilidade de escuta ativa, criando uma cultura de comunicação não violenta e segura.

Esse canal de escuta é fundamental para que os colaboradores sintam-se respeitados e ouvidos, com a certeza de poderem conversar com o superior quando se sentirem um pouco incapacitados para uma determinada atividade na empresa, por exemplo.

Enquanto gestor, procure criar rotinas em que esses diálogos possam, também, ocorrer de maneira leve e descontraída.

Crie reuniões online em que a interação entre as pessoas não precise se resumir a trabalho, essa pode ser uma excelente maneira de criar uma conexão entre a sua equipe e, assim, fortalecer o emocional das mesmas.

Autocuidado do colaborador

Autocuidado do colaborador

Foto: Jubjang – Rawpixel

Autocuidado significa retirar qualquer tempo que seja do seu dia para dedicar à sua própria saúde mental, física e emocional.

Dentro do ambiente corporativo, para muitos, a implementação do autocuidado na rotina é um desafio.

Se os seus funcionários não praticarem o autocuidado, muito provavelmente não serão saudáveis, acarretando na impossibilidade de engajamento na empresa e dificuldade na produtividade, aumentando a taxa de desinteresse e impactos no ambiente organizacional.

Estimule a terapia online em sua empresa, isso significa a implementação de um programa de autocuidado para os seus funcionários.

A terapia também é bastante útil para ajudar a preparar emocionalmente os seus funcionários em mudanças de posições e cargos, onde irão assumir novas funções, exercendo atividades com altos níveis de complexidade.

Enquanto gestor, também exercite essa consciência e realize sessões de terapia online, isso servirá como exemplo e o aproximará de seus colaboradores de maneira humanizada.

Tudo sempre partirá do autoconhecimento. Para que exista o autoconhecimento é preciso terapia e autocuidado, inevitavelmente.

Através do autoconhecimento é possível reconhecer os seus próprios limites e entender até onde você consegue ir sem adoecer.

Por isso, priorize, sempre, um tempo para os seus funcionários praticarem o autocuidado, com uma cultura centrada numa comunicação aberta que possa tratar sobre todos esses assuntos sem tabus ou complicações.

Vantagens da Terapia online como benefício corporativo

Vantagens da Terapia online como benefício corporativo

Foto: McKinsey – Rawpixel

A terapia online deve ser um benefício obrigatório na sua empresa. Veja porquê!

Retenção de talentos

Retenção de talentos

Hoje em dia existem diversos benefícios nas empresas, como vale alimentação, transporte e muito mais.

O vale terapia, principalmente com as demandas emocionais decorrentes da pandemia de coronavírus, tornou-se, portanto, fator de obrigatoriedade.

Invista no desenvolvimento de seu time e eles irão enxergar valor na sua empresa. Isso significa maior retenção de talentos, ou seja, profissionais competentes e especializados na área em que atuam.

É difícil encontrar e capacitar profissionais que se adequem tão bem ao cargo em que se encontram.

Valorize e preserve os talentos que trabalham na sua empresa. Eles valem ouro e fazem a sua organização ser a melhor.

Cultura mais saudável

Cultura mais saudável

A saúde mental do seu colaborador é o sucesso de sua empresa.

Tendo isso em mente, a estipulação e a estimulação da terapia online em ambientes de trabalho híbridos ou remotos, fornece uma cultura mais saudável dentro de seu ambiente corporativo.

Segundo estudo realizado pela Oracle, analisando onze países, quase 80% dos trabalhadores responderam que as companhias onde trabalham precisam realizar mais investimento em saúde mental.

No Brasil, especificamente, a porcentagem fica acima, com 84%.

A terapia online para os seus colaboradores apresenta-se como uma solução concreta para lidar com essa alta taxa, estabelecendo não apenas medidas paliativas para lidar com o problema maior, mas ofertando uma cultura dentro da empresa que funciona como medida preventiva e eficaz para tratamento da saúde mental.

Melhora da produtividade

Melhora da produtividade

Segundo pesquisa realizada pela Mental Health Foundation, abordar o bem-estar no trabalho aumenta a produtividade em até 12%.

Estipular a terapia online como um benefício é um papel que você, enquanto gestor, pode ofertar para fazer a sua parte dentro da organização, colaborando para que os seus funcionários reduzam as taxas de absenteísmo e aumentem a produtividade.

Uma forma de terapia online é a meditação, que pode ser realizada numa pausa do expediente de trabalho.

A meditação guiada funciona como uma forma de relaxamento e foco no presente, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Como gestor, a sua função é ajudar a sua equipe a alcançar o equilíbrio pessoal e profissional. Para isso, tenha em mente que as pausas são fundamentais.

Que tal estimular uma meditação online em grupo?

É uma ótima forma de relaxar, engajar a equipe e, inevitavelmente, aumentar a produtividade de seu time!

Atende perfeitamente times remotos

Atende perfeitamente times remotos

Se a sua equipe trabalha de maneira remota e, principalmente, com um computador acessível, a terapia online encaixa como uma luva!

É a mesma coisa que encaixar mais uma reunião ao dia a dia do seu colaborador, mas agora com o foco no seu bem-estar e saúde mental.

Mostre as vantagens para a sua equipe de como essa prática pode proporcionar resultados positivos e palpáveis a curto e longo prazo!

Contando com a praticidade e acessibilidade da modalidade online, a terapia tem se tornado uma ótima aliada para os trabalhadores home office.

Economia e segurança

Economia e segurança

A terapia online é mais em conta, financeiramente, do que as presenciais.

Quanto custa investir em saúde mental no trabalho é uma pauta bastante discutida dentro das empresas.

Muitas ainda não focaram os seus investimentos na saúde mental de seus colaboradores por acharem que o custo é alto.

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Mercer Marsh Benefícios, a falta de orçamento para investir nessa área foi um desafio citado por 50% das empresas analisadas.

Em se tratando de resultados, o retorno relacionado à investimento em saúde mental e bem-estar de seus trabalhadores é muito mais viável.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calculou que, para cada 1 dólar direcionado para prevenção e tratamento de transtornos mentais, o retorno é de 4 dólares.

Com a certeza da eficácia e com a possibilidade de ter um valor mais em conta, a terapia online é a garantia do investimento certo para a sua empresa.

Tipos de terapia online disponíveis

Tipos de terapia online disponíveis

Foto: Ivan Samkov – Pexels

Existem vários tipos de terapias online disponíveis. Vamos ver algumas?

Mindfulness

Mindfulness

Foto: prostooleh – Freepik

A Meditação é uma técnica terapêutica na qual o indivíduo utiliza a prática para focar a sua mente no presente, buscando um estado de clareza mental e emocional.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode realizar a prática de meditação.

Mindfulness é uma meditação focada no presente, estabelecendo uma relação de atenção plena com o que acontece ao seu redor e dentro de seu corpo.

É manter o maior estado de consciência possível, focando tanto na respiração, quanto em cada movimento que o seu corpo exerce.

A técnica de mindfulness conecta ação e pensamento, sendo também conhecida como Prática de Atenção Plena, utilizada para aumentar o foco e disciplinar a mente.

Algumas técnicas de Mindfulness no trabalho que podem ser usadas durante a prática são, por exemplo:

  • Exercícios de Respiração contada;
  • Treinamento do foco e concentração;
  • Scanner corporal.

Nas empresas, essa prática traz inúmeros benefícios, principalmente se os seus funcionários trabalham com tecnologia e passam bastante tempo com o foco na tela do computador!

Por meio da meditação na empresa é possível reconhecer em si as boas qualidades, estimular o autoconhecimento e potencializar o foco e disciplina dentro de suas atividades diárias.

A sessão de Meditação Online pode ser realizada por videochamada, com um terapeuta especializado da Guia da Alma.

Thetahealing

Thetahealing

Foto: Artem Podrez – Pexels

Thetahealing é um aglomerado de técnicas terapêuticas energéticas e de meditação que trabalham a identificação e transformação de crenças limitantes que podem estar impedindo que uma pessoa desenvolva e alcance os seus objetivos de qualquer ordem e área em sua vida, tanto em aspectos pessoais quanto profissionais, por exemplo.

Se você deseja proporcionar autoconhecimento para a sua equipe lidar com os desafios diários tanto no ramo profissional quanto pessoal, a prática de thetahealing é essencial.

Dentre os vários benefícios que ela proporciona, estão os de liberar traumas, mudar crenças e padrões bloqueadores, desenvolver e potencializar o autoconhecimento e fortalecer a saúde emocional.

Essa terapia pode ser oferecida como benefício individual aos colaboradores de forma online, com um dos terapeutas Guia da Alma!

Hipnose e PNL

Hipnose e PNL

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

A consulta de hipnose acontece através de um estado de relaxamento através da respiração profunda e progressivo relaxamento muscular, em forma de atendimento individual.

Através desse estado é possível que a pessoa acesse vivências e sensações internas mais facilmente do que se estivesse acordada, de modo a ampliar a consciência sobre o seu estado psíquico e emocional, desenvolvendo o autoconhecimento e buscando a resolução de traumas.

Dentro de uma empresa é excelente para desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores, com o objetivo de manter a equipe focada e unida.

A hipnose pode ajudar a desenvolver a confiança e autoestima, aumentando a eficiência e produtividade dos funcionários.

O Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Federal de Medicina, por exemplo, utilizam a Hipnose para tratamentos com anestesia e dores crônicas.

Segundo matéria da Superinteressante de 2011, há estudos comprovando que a Hipnose é eficaz contra o tabagismo, a ansiedade, a depressão e a hipertensão. Tudo depende do grau de sensibilidade da pessoa.

já a PNL é a sigla de Programação Neurolinguística.

Essa terapia oferece técnicas para “reprogramar” crenças e padrões comportamentais que estão atrelados à mente e impedem o crescimento individual.

A PNL permite o questionamento e reflexão desses padrões para que seja possível reestruturá-los, de modo a alcançar metas de vida.

Essa abordagem aproxima psicoterapia, desenvolvimento pessoal e comunicação, podendo, muitas vezes, em uma única sessão, trazer resultados significativos em tratamentos relacionados à fobias, depressão, doenças psicossomáticas e distúrbios de aprendizagem, por exemplo.

Na rotina de RH, a PNL exercita a empatia e flexibilidade em relação a pontos de vista abordados, estimulando a criatividade, liderança, desenvolvimento pessoal, comunicação, motivação, aprendizagem e muito mais!

Podem ser realizadas sessões de Hipnose e PNL online com terapeutas Guia da Alma!

EFT

EFT

Foto: yanalya – Freepik

EFT (ou Técnica de Liberação Emocional) é uma terapia para quem busca o alívio emocional, em casos como mágoas e perdão, depressão e tristeza profunda,
vergonha, insegurança e baixa autoestima, medos e fobias oriundas de traumas, raiva, rancor e problemas em relacionamentos amorosos, estresse, ansiedade e muito mais.

A técnica EFT consiste em bater levemente em um conjunto de pontos da paciente, chamados “meridianos de acupuntura”, realizando um desbloqueio no fluxo de energia estagnado, associado a uma auto análise.

As sessões de Terapia EFT podem ser realizadas de forma online e como auto aplicações com auxílio de terapeutas Guia da Alma.

Reiki

reiki

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

Essa técnica terapêutica é ideal para quem busca uma vida mais saudável, restauração da energia vital, alívio do estresse, ansiedade e depressão e tantos outros benefícios.

Na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, o Reiki é ministrado para enfermeiras e pessoal médico.

Outro exemplo é o Hartford Hospital, em Connecticut, onde pacientes recebem terapias de Reiki.

A Terapia de reiki online é feita por videochamada, e pode ser tanto realizada em grupo, como individualmente.

Os benefícios do Reiki refletem em uma equipe mais desestressada e produtiva.

Segundo uma pesquisa publicada na Revista latino-americana de Enfermagem, uma sessão de reiki de trinta minutos produz resposta de melhora instantânea na pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de burnout.

As sessões de Reiki podem ser realizadas de forma online com terapeutas Guia da Alma!

Como implementar a terapia online na sua empresa

Como implementar a terapia online na sua empresa

Foto: yanalya – Freepik

A Guia da Alma surge como uma plataforma que oferece várias terapias online com terapeutas certificados e especializados!

Essas práticas integrativas ajudam a sua empresa a crescer e estimular o autocuidado de seus colaboradores.

Através da plataforma, você entra em contato com mais 250 terapeutas certificados para agendar uma sessão da terapia de sua escolha.

Dessa forma, os seus colaboradores reduzirão os níveis de estresse e ansiedade, terão acesso, também, a práticas e palestras com conscientização sobre saúde mental e muito mais!

Agende as terapias online para a sua equipe!

A Guia da Alma oferece soluções para a sua empresa, como sessões de terapias complementares online, mapeamento de saúde mental para o RH, treinamento para líderes, plataforma de autocuidado para o colaborador, além de conteúdos incríveis como palestras dinâmicas, com teoria e prática pensadas para o ambiente corporativo e práticas para relaxamento (como yoga no trabalho, meditação mindfulness, constelação empresarial e reiki em grupo)!

Garanta o equilíbrio físico, mental e emocional para a sua equipe de colaboradores!

5/5 - (1 voto)

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas. Tenho diversas formações na área terapêutica como Reiki e Thetahealing. Ajudando a melhorar a saúde mental nas empresas!

AGENDAR!

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
Precisa de Ações para
Setembro Amarelo na empresa?

Achou! Palestras, Rodas de Conversa e Práticas de Saúde Mental para engajar seu time!