Alta performance: qual o segredo de grandes profissionais?

Entenda como a saúde mental contribui para o bom desempenho de grandes atletas e executivos!
alta performance profissional
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (1 voto)

Você sabe qual é o segredo dos profissionais de alta performance para serem bem sucedidos?

Posso te afirmar que um dos segredos é o cuidado com a saúde mental.

Neste artigo te conto mais sobre como ter alta performance profissional e te mostro os melhores cases de sucesso, com frases de alta performance de grandes profissionais do mercado!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


O que é a alta performance? Significado

O que é a alta performance? Significado

Foto: jm_video – Envato

A alta performance profissional é um conceito amplo, afinal o que define sucesso e bom desenho para cada profissional e profissão pode ter diferentes aspectos e facetas. Mas uma coisa é certa: vai muito além dos resultados financeiros.

Um profissional de alta performance possui características que comprometem suas atitudes diárias, como, por exemplo:

  • Assumem mais responsabilidades;
  • Concluem suas tarefas com êxito;
  • Procuram o desenvolvimento pessoal, profissional e da empresa;
  • São automotivados e proativos, em busca de objetivos maiores;
  • Geralmente trabalham bem em equipe;
  • Buscam feedbacks construtivos;
  • Aprendem com outros líderes de alta performance;
  • Mantém uma rotina organizada;
  • Focam no auto aperfeiçoamento;
  • Entre outros.

Ou seja: são características que são podem ser aprendidas apenas em uma formação técnica!

Alta performance envolve também soft skills (habilidades comportamentais).

É preciso, fundamentalmente, bem-estar pessoal para focar no profissional com tanto afinco. Portanto, o estresse, nesse sentido, acaba sendo um dos principais vilões que impedem a alta performance pessoal dos profissionais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o equilíbrio da mente é um dos fatores necessários para garantir a qualidade de vida de uma pessoa.

Além disso, o especialista psicologia organizacional, Tonio Luna, declara que o bem-estar mental influencia diretamente no sucesso profissional:

“Quando a pessoa vive em um estado de atenção e preocupação constante, isso desencadeia um estresse patológico muito comum nos ambientes de trabalho.”

Para além do estresse corriqueiro, que até mesmo estimula o cumprimento de deveres, o excesso de estresse no trabalho impacta diretamente na performance dos profissionais.

Por isso, é preciso focar na qualidade de vida no trabalho e implementar, na instituição, medidas que proporcionem um ambiente que priorize o bem-estar dos funcionários. Desta forma, é possível traçar um ambiente adequado para florescer trabalhadores de alta performance e com mais produtividade.

O mesmo conselho se dá em nível pessoal, quanto mais as próprias pessoas buscarem o cuidado com o bem-estar, mais espaço elas abrem para desenvolver  a alta performance.

5 segredos da alta performance

Os segredos da alta performance

Foto: gpointstudio – Envato

Agora vou te mostrar os principais segredos para se tornar um profissional de alta performance, junto a dicas para cuidar da saúde mental.

1. Invista em autoconhecimento

Invista em autoconhecimento

Antes de se motivar (ou se pressionar) a ser um profissional de alta performance, pergunte a si mesmo/a:

  • “O que está afetando o meu desempenho?”

Às vezes a junção de alguns fatores de ordem pessoal ou profissional (ou ambos) pode estar interferindo negativamente em sua performance.

A mudança para se tornar alguém melhor está nos detalhes e no gerenciamento pessoal. Às vezes precisamos de ajuda profissional e não há problema algum nisso!

Quanto mais cedo você focar em autoconhecimento mais rápido você conseguirá se desenvolver e aceitar os pontos que precisam ser lapidados na sua construção individual.

Além disso, para dominar os seus pontos fortes e saber como utilizá-los com sabedoria também são necessários exercícios de autoconhecimento e buscar a autorreflexão.

Muitas vezes ótimos profissionais de uma área, estão insistindo em outra e não atingem seu potencial máximo!

Para isso, experimente terapias complementares, como mindfulness e yoga, por exemplo. As terapias podem proporcionar uma expansão completa em sua mente.

2. Redefina sua rotina e metas

Defina suas metas

É preciso ter organização e prioridade nas metas a serem seguidas, seja a curto, médio ou longo prazo. Isso é um comportamento de alta performance.

Para isso, é preciso ter em mente que as metas devem ser realistas e alcançáveis, para que não haja frustração e desmotivação em ter expectativas de alta performance.

Outro ponto importante é ter uma rotina organizada, tendo treinamento da alta performance.

“Um profissional pode ter talento, mas sem disciplina não se atinge o sucesso.” Caito Maia, CEO da Chilli Beans

Muitas vezes nos comparamos com outros profissionais da área, pois olhamos apenas o palco (realizações). Mas e como será que foram os bastidores (dia a dia de trabalho para chegar até lá?

Atletas de alta performance treinam diariamente para se tornarem campeões em seus esportes, por exemplo.

Uma mensagem sobre alta performance marcante é a de Joel Jota, ex-nadador, treinador de Alta Performance:

“⁠Tocou o despertador. Levantou. 1×0 pra você.

Trocou de roupa e foi malhar. 2×0 pra você.

Leu 10 páginas de um livro. 3×0 pra você.

Planejou seu dia e começou a trabalhar. 10×0 pra você.

Independente do placar ao final do dia, o primeiro ponto tem que ser seu.”

Que tal criar um cronograma para atingir as metas mais importantes? Assim pode ficar mais fácil para atingir os objetivos e visualizar seu percurso, evitando a procrastinação, que é um dos males que impedem a evolução de profissionais extremamente capazes.

Também é interessante contar com feedbacks construtivos constantes sobre os resultados de seu trabalho.

Assim você pode ter noção se está no caminho certo pela ótica de um profissional com uma estrada maior, como o líder, por exemplo.

Além disso, aliadas às metas profissionais é preciso definir metas pessoais. O que isso significa?

Que os objetivos estabelecidos pela empresa não podem (e nem conseguem!) ser realizados sem que haja um foco, também, em objetivos individuais por parte dos trabalhadores.

3. Procure sempre se desenvolver profissionalmente

Procure sempre se desenvolver profissionalmente

A empresa deve saber reconhecer profissionais de alta performance: são aqueles que sempre estão querendo se desenvolver mais e mais, sempre tentando superar os seus limites.

O desenvolvimento individual é um dos mais importantes, pois deve partir do próprio colaborador: a mudança começa dentro de nós mesmos!

A leitura é uma excelente forma de angariar conhecimento.

Busque livros  de alta performance que possam trazer dicas de crescimento individual e profissional, assim você pode tentar alcançar as suas metas e objetivos de forma mais fácil. De toda forma, sempre busque estar em constante aprendizado e adquirir novas habilidades (ou lapidá-las) diariamente.

RHs e fundadores de empresas, podem estabelecer ferramentas necessárias para que esse(s) profissional(is) possa(m) se desenvolver profissionalmente da forma mais saudável possível.

A instituição, através de uma liderança de alta performance, pode fornecer cursos e treinamentos para a equipe e oferecer elogios por alta performance, assim há um estímulo para que todos possam se motivar.

“Incentivar e apoiar o cuidado da mente & corpo das pessoas que trabalham conosco passou a ser extremamente necessário. Há alguns anos atrás as ações e benefícios ligados ao bem-estar eram vistos como um “luxo” ou um “agrado”, hoje é fator de retenção de talentos, ganho em produtividade e saúde ocupacional.” Priscila Siqueira, CEO do Gympass

O Guia da Alma oferece treinamentos para como ser um líder e realizar gestão de alta performance, com objetivo de fortalecer a saúde emocional pessoal e profissional dos líderes, preparando-os para lidarem com seus desafios internos e de seus liderados.

Os principais temas para treinamento de líderes do Guia da Alma são:

  • Saúde Mental para Líderes;
  • Saúde Mental para o time de alta performance em vendas;
  • Inteligência emocional;
  • Mindfulness.

Conheça o programas de saúde mental do Guia da Alma!

4. Entre em sintonia com seu propósito e da empresa

Entre em sintonia com a cultura da empresa

Profissionais sintonizados com seu propósito sentem-se mais motivados em ser produtivos. Isso porque quando adicionamos propósito em nossas ações diárias, isso dá uma maior significância a nossas ações.

O mesmo vale para quando trabalhamos em uma empresa: acreditar na missão da empresa e estar em alinhamento com sua cultura traz mais engajamento e comprometimento com os objetivos gerais da instituição.

A empresa pode realizar análises de engajamento para ter uma noção de quais profissionais identificam-se (ou não) com a cultura da empresa, tendo sempre em mente que a ausência de engajamento não representa, necessariamente, a ausência de sintonia com os valores da organização.

Às vezes há problemas externos que possam estar tornando alguns profissionais desengajados. É preciso valorização profissional com um diálogo aberto para entender quais lacunas necessitam ser preenchidas, seja da parte do colaborador ou da própria empresa.

Enquanto profissional, comprometa-se com os objetivos gerais da instituição, tendo em vista que o sucesso do negócio também é, portanto, o seu sucesso profissional.

5. Tenha uma gestão de tempo eficaz

Tenha uma gestão de tempo eficaz

Enquanto profissional é preciso saber valorizar o tempo gasto. Para isso, é fundamental saber dizer não a pessoas e situações que podem influenciar negativamente no seu foco.

Aprenda a delegar tarefas que não são extremamente importantes, assim você não irá se sobrecarregar.

Ou seja: administre o seu tempo de modo inteligente, sabendo negociar compromissos factíveis.

Isso significa que, às vezes, precisamos saber dizer não às pessoas sem receio.

Outro ponto é focar no que é realmente prioritário. Existe uma diferença entre trabalhar duro e trabalhar inteligente!

E ainda: aproveite o processo. Quem apenas busca o sucesso da noite para o dia pode se frustrar:

“Mais do que atingir minhas metas pessoais, eu quero curtir o processo de atingir minhas metas pessoais. Mais do que atingir as metas da empresa, eu quero curtir o processo de atingir as metas da empresas.” Murilo Gun, palestrante

 

Frases de Alta performance e a saúde mental: o segredo de grandes executivos e atletas!

Alta performance e a saúde mental

Foto: YuriArcursPeopleimages – Envato

Agora vamos ver profissionais de sucesso de alta performance e como os seus segredos estão atrelados ao cuidado com a saúde mental, mostrando, também a relação entre poder e alta performance!

Muitas vezes você pode se perguntar: mas como grandes executivos dão conta de tudo?

  • Roberto Funari (CEO – Alpargatas) e Altair Rossato (CEO – Deloitte): Ambos utilizam a meditação enquanto ferramenta para lidar com crises de ansiedade derivadas de traumas experienciados na pandemia. Funari afirma que a meditação tem sido um grande alimento para a sua alma e saúde mental. Já Rossato complementa:

“Pratico a meditação transcendental por 22 minutos toda manhã e final de tarde. O dia que não faço me sinto mais ansioso”.

  • Ricardo Boechat (jornalista), afastou-se de seu trabalho devido à sua depressão. Na rádio BandNews ele falou mais sobre a doença:

“É importante não esconder a depressão, não tratá-la na clandestinidade. É importante aceitá-la e combatê-la, e todo o silêncio de todo o doente e de quem está a sua volta dificulta a recuperação. E essa necessidade de não fazer segredo, além da sinceridade que faço questão de manter na relação com os ouvintes, é a razão deste depoimento pessoal que estou dando para vocês”.

É nítida, portanto, a relação que deve manter-se mais notória entre alta performance e saúde mental. E para isso é necessário falar abertamente sobre as doenças mentais e como elas podem ser prejudiciais numa esfera individual e coletiva.

Para cuidar da depressão (e outras doenças da mente) é preciso focar em cuidados para a saúde mental, que devem ser estipulados, também, pela própria empresa.

  • Selton Mello (ator): O ator de grande prestígio afirmou que teve uma forte crise depressiva em 2008:

“Eu poderia estar mentindo aqui, falar que eu engordei 20 quilos para o papel [em Jean Charles], mas não, eu tava ruim da cabeça, estava vulnerável. É libertador poder falar sobre isso abertamente. Eu estou fazendo análise, coisa que eu nunca fiz na vida, e está sendo fabuloso”.

Eis, portanto, mais um caso que atesta a necessidade do cuidado com a mente para que as outras áreas da vida andem em sintonia.

  • Oprah Winfrey (apresentadora): A empresária bem sucedida Oprah também utiliza da meditação para cuidar de sua saúde mental e focar em suas metas profissionais. Segundo a apresentadora, a meditação está diretamente relacionada à sua qualidade de vida, eficiência no trabalho e sensação de paz. Winfrey afirma que pratica a técnica ao menos uma vez ao dia, durante 20 minutos.
  • Richard Branson (empresário, fundador do grupo Virgin): já lançou uma política em que os profissionais poderiam tirar as férias que quisessem, quando quisessem. Ao que tudo indica, o seu sucesso advém da autonomia dos funcionários e foco em bem-estar por parte da empresa. Na esfera individual, Branson afirma que acorda cedo para meditar.
  • Jack Dorsey (cofundador do Twitter e atual CEO – Square): Dorsey é outro que aposta na meditação para o seu sucesso individual e profissional. Segundo o empresário, ele acorda todos os dias de 5h para meditar durante 30 minutos.
  • Warren Buffett (CEO – Berkshire Hathaway): O bilionário Buffett é mais um dos que focam na mente e no corpo para garantir o seu equilíbrio e bem-estar:

“Você tem apenas uma mente e um corpo. E isso tem que durar a vida inteira.

Agora é muito fácil deixá-lo viajar por muitos anos.

Mas, se você não cuidar do corpo e da mente, eles vão naufragar 40 anos depois”.

  • Russell Simmons (produtor musical e fundador da gravadora Def Jam): O produtor de sucesso teve seu contato com a meditação transcendental na África do Sul. O profissional adotou a técnica em sua rotina na volta para Nova York e afirma que a prática mudou completamente a sua forma de viver em alta performance a vida.
  • Lloyd Blankfein (diretor-executivo da Goldman Sachs): O profissional bem-sucedido Blankfein declarou:

“Em alguns anos, falaremos de mindfulness igual falamos de exercício atualmente”.

O diretor-executivo também oferece sessões de meditação e mindfulness na própria empresa, como benefício aos funcionários. Mindfulness segue com tudo na rotina dos profissionais bem sucedidos!

  • Padmasree Warrior (CEO – NIO): A CEO da companhia do carro do futuro diz praticar meditação diariamente, além de praticar o detox digital todos os fins de semana.
  • Marc Benioff (CEO – Salesforce): Outro adepto da meditação, inaugurou, em cada andar de sua empresa, uma sala de meditação para a sua equipe de alta performance de colaboradores. O empresário é um grande influenciador das práticas de mindfulness no trabalho.
  • Ray Dalio (fundador e ex CEO – Bridgewater Associates): O bilionário declarou ser um praticante da meditação transcendental. Dalio foi mais um que levou a meditação transcendental em sua empresa como benefício para os colaboradores, pois ele acredita que a prática traz, para os funcionários: criatividade, paz e estabilidade mental.

Estimular o cuidado com a saúde mental por parte dos colaboradores através de benefícios em forma de terapias complementares vem se mostrando uma excelente forma de garantir o sucesso e motivação de profissionais de alta performance!

  • Robert Stiller (fundador e ex CEO – Green Mountain Coffee Roasters Inc.): é outro que estimula a meditação para seu time de funcionários. Há, nas salas dos escritórios em Vermont, uma sala de meditação para motivar a prática. Além disso, ele afirma que a meditação o ajuda a desenvolver melhor suas habilidades, assim como auxiliar no término das tarefas e desempenho em reuniões.
  • Gisele Bündchen (modelo): A modelo de sucesso começou a praticar meditação e yoga com 20 anos e afirma que segue com as práticas de forma diária
  • Fernando Scherer (atleta Xuxa): O atleta fala sobre sua relação com a saúde mental:

“Cheguei ao fundo do poço. Cheguei a pensar em tirar a minha vida. Levantei do poço com ajuda de psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Através da meditação e da respiração eu tenho mais consciência do valor da vida, do que tem valor (…)

Hoje me reconheço como quem eu sou de verdade, não o que o outro imagina que eu seja. Consegui entender a diferença dos sofrimentos, da origem do sofrimento. A meditação é minha vida. (…) A depressão foi a falta de quem eu sou. Quem eu sou sem ser nadador?”

  • Andrew Cherng (fundador da Panda Express): o empresário é adepto da meditação e incentiva seu time de colaboradores a praticarem a técnica.

A psicóloga Melisa Honora declara que uma das vantagens da Meditação no trabalho é poder realizar a técnica em qualquer lugar ou horário:

“Se você começa a experimentar os sintomas de nervosismo antes de uma apresentação, é possível controlar-se ali mesmo, sem sair da sala”.

Os profissionais bem sucedidos adeptos de práticas de saúde mental (como yoga, meditação e terapia), geralmente, possuem qualidades em comum, como:

  • Foco;
  • Acreditam que o bem-estar da equipe é essencial para o sucesso do negócio;
  • Começam o dia cedo;
  • Iniciam a rotina com muita energia;
  • Têm mais concentração e vigor;
  • Entre outros.

Falei mais sobre isso também no artigo: Como ser um CEO / C-level saudável? 12 lições sobre saúde mental!

E agora que entendemos o quanto a Saúde Mental está atrelada ao alto desempenho e alta performance, te convido a conhecer:

Guia da Alma: a solução completa em saúde mental!

Saúde mental com o Guia da Alma

Foto: qurlson – Envato

Investir em programas de saúde mental nas empresas é um ótimo caminho para aumentar a performance profissional.

Uma empresa que foca no bem-estar e qualidade de vida dos funcionários consegue preencher lacunas que não estão sendo atendidas em um nível satisfatório.

Os benefícios de cuidar da saúde mental do colaborador são inúmeras, como manter um ambiente de trabalho saudável e outros.

É fato! O relatório intitulado “Tendências Globais de Capital Humano” da Deloitte, mostrou que 61% dos profissionais confirmam que programas de saúde corporativa e bem-estar nas empresas aumentam a produtividade e resultados financeiros.

O Guia da Alma oferece soluções em saúde mental para a sua empresa:

  • Plataforma de terapia complementar online;
  • Mapeamento de saúde mental;
  • Práticas de descompressão, como: Meditação e Yoga;
  • Palestras para a equipe;
  • Dados para o RH
  • E mais!

Vamos juntos?

5/5 - (1 voto)

Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

AGENDAR!