Empatia no trabalho: como motivar essa competência emocional?
A empatia no ambiente de trabalho é fundamental para gerar o engajamento da equipe no ambiente corporativo e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Saiba mais sobre essa competência socioemocional que promove uma convivência interpessoal saudável entre seus funcionários.
Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.
Índice
- Afinal, o que é empatia
- Empatia no trabalho
- Qual a importância da empatia no trabalho
- Como motivar/desenvolver a empatia no trabalho
- Comunicação e empatia no trabalho
- Apresente feedbacks aos seus colaboradores
- Acompanhamento da saúde física e mental de seus colaboradores
- Crie programas de incentivo e recompensas
- Como demonstrar empatia no trabalho em equipe
- Diversidade e empatia no trabalho
- Frases de empatia no trabalho
- Tenha uma boa liderança
- Bônus: o que caracteriza um líder empático?
Afinal, o que é empatia
Empatia é uma habilidade socioemocional, podendo ser definida como a capacidade de compreender os sentimentos de outras pessoas, colocando-se no lugar das mesmas, ao mesmo tempo em que entende que a experiência é vivida pelo outro.
Dessa forma, a compreensão empática surge sem julgamentos, de qualquer ordem.
Segundo definição do dicionário Aurélio, empatia é:
“Uma resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva positiva à situação de outra pessoa e não à própria situação.”
É válido salientar que empatia não é a mesma coisa que simpatia.
Simpatia, por sua vez, pode ser definida como uma relação exterior com o outro, ou seja: é o que sentimos sobre os sentimentos ou atitudes de outra pessoa e o que transmitimos a ela sobre isso.
A diferença é que a empatia, portanto, é mais interior, intrínseca ao ser humano, sendo um fator de aprimoramento dos relacionamentos interpessoais.
Empatia no trabalho
A empatia é fator de extrema importância dentro do mercado de trabalho.
Segundo um relatório de 2021 da CX Trends Report, quase 50% dos clientes de empresas esperam empatia da parte dos agentes de relacionamento.
A pesquisa “O estado da empatia no ambiente de trabalho em 2018” revelou que 96% das pessoas entrevistadas afirmaram que a empatia é uma qualidade essencial para os negócios.
Essa habilidade socioemocional (soft skill) favorece um relacionamento interpessoal saudável entre a equipe dentro da empresa, aumento índices de produtividade e comunicação.
É o que diz o relatório Empathy Monitor, de 2017, quando afirma que a empatia tem impacto direto na lealdade, engajamento dos funcionários e lealdade.
Vejamos mais sobre a importância dessa habilidade no trabalho.
Qual a importância da empatia no trabalho
Como já foi dito anteriormente, a empatia é uma soft skill, ou seja, uma competência socioemocional fundamental para estabelecer um convívio equilibrado nas relações dentro do ambiente corporativo.
O desenvolvimento da empatia dentro da equipe leva os colaboradores a se sentirem mais seguros e valorizados, além de estimular o respeito e admiração entre o grupo.
Segundo o estudo “Start of Workplace Empathy Study”, mais de 90% dos colaboradores, profissionais de RH e CEOs afirmam que a empatia é importante nas empresas.
Ela gera aumento na produtividade e motivação das equipes, o que, inevitavelmente, produz um retorno financeiro positivo.
Além do aumento da produtividade e motivação, a empatia pode promover no ambiente de trabalho:
- Redução do absenteísmo;
- Aumento da comunicação na equipe, alavancando o trabalho em grupo;
- Diminuição de reclamações e brigas, pois num ambiente de trabalho empático, o diálogo é primordial;
- Diminuição do uso de redes sociais durante o expediente, pois um ambiente saudável gera estímulo e acolhimento;
- Aumento da participação e interesse dos colaboradores em reuniões, e muito mais!
Sinais da falta de empatia no trabalho
Vejamos alguns sinais da falta de empatia no ambiente de trabalho:
- Conflitos e brigas constantes, aumentando, assim, o índice de turnover, pois as pessoas preferem trabalhar em outros lugares;
- A falta de empatia gera a ausência de vínculos dentro da empresa, o que gera a impossibilidade de reconhecimento de problemas que possam interferir na produtividade;
- Tratamento inadequado com clientes: se o ambiente é empático, os colaboradores se esforçam para fazer um tratamento diferenciado positivamente;
- Absenteísmo e falta de comprometimento com projetos de longa duração;
- Profissionais com falta de interesse em desenvolver seu crescimento profissional na empresa em que trabalham;
- Falta de paciência no tratamento com a equipe;
- Dificuldade para cumprir horários e prazos;
- Ausência constante e desinteresse em participar de reuniões.
Como motivar/desenvolver a empatia no trabalho
Veja dicas para o RH de como estimular a empatia nos colaboradores e no ambiente de trabalho:
Comunicação e empatia no trabalho
Uma pessoa empática precisa entender o ponto de vista da outra pessoa, para se colocar no lugar dela e compreender a sua situação.
Para isso, é preciso ter uma escuta ativa para entender a outra pessoa e até mesmo sugerir soluções para os seus problemas apresentados, produzindo bem-estar no trabalho.
Uma boa dica é sempre ouvir as pessoas com quem você trabalha, prestando atenção onde pode se fazer útil. Muitas vezes apenas ouvir é suficiente.
Apresente feedbacks aos seus colaboradores
Através do feedback sobre seu desempenho, os funcionários saberão como está o andamento de suas tarefas realizadas e o seu comportamento, e saberão o que fazer para atingir o resultado esperado de maneira mais certeira.
Faça feedbacks construtivos sugerindo melhorias, e não focando tanto no lado negativo.
Acompanhamento da saúde física e mental de seus colaboradores
A empatia também pode ser demonstrada com atitudes.
Esse cuidado fará com que o colaborador reconheça que a empresa se preocupa com ele, o que gera, de forma orgânica, um autocuidado que produz elevadas taxas de produtividade e sucesso em suas atividades.
Faça um acompanhamento de seus profissionais, oferecendo dicas de como cuidar da saúde mental.
É preciso, pois, estar atento à saúde mental no trabalho dessas pessoas, mesmo no ambiente flexível do expediente remoto.
Segundo um estudo do Instituto Workforce, do Ultimate Kronos Group e do Workplace Intelligence, as taxas de esgotamento físico e síndrome de burnout são iguais para trabalhadores de turnos presenciais ou remotos.
É sabido, portanto, que uma das maiores causas dos afastamentos e absenteísmo dos trabalhadores são as doenças mentais e já passou da hora de isso tornar-se prioridade dentro do ambiente corporativo.
Crie programas de incentivo e recompensas
A motivação vem junto com a validação, por isso é importante criar programas que visem recompensa para os colaboradores que alcançarem suas metas.
Cada recompensa pode ser derivada da necessidade do colaborador naquele momento, por isso o líder deve estar sempre atento para reconhecer cada conquista de seus funcionários e trabalhar para que eles se sintam valorizados no ambiente corporativo.
Os benefícios mais comuns incluem VR, VA e Plano de Saúde. Mas que tal ir além?
- É importante estabelecer dias de folga determinados, como em datas comemorativas ou aniversários;
- Ater-se mais à entrega do trabalho do que necessariamente a quantidade de horas exercidas, focando na flexibilidade de horários;
- Benefícios flexíveis, como descontos em academias, teatros, cinemas e vale-compras;
- Premiações no alcance de metas e realização de projetos;
- Criação de planos de carreira;
- Soluções de saúde mental, como atendimentos com terapias complementares e participação em práticas como yoga e meditação mindfulness, que gera compaixão e empatia
Como demonstrar empatia no trabalho em equipe
Aqui é possível gerar canais de escuta abertos, fazendo cada opinião ser ouvida e validada.
A livre trocas de ideias é fundamental. Enquanto gestor ou até mesmo como colaborador, ouvir os seus colegas de trabalho sem julgamento é um atitude empática.
É sobre entender que os acertos advém de erros e, em equipe, é preciso parceria para aceitação e escuta de todos, sem acusação, gerando um ambiente livre de medo.
Diversidade e empatia no trabalho
Um ambiente corporativo que promove a inclusão e diversidade é, naturalmente, um ambiente que estimula a empatia.
A empatia significa se colocar no lugar do outro para reconhecer e aceitar as diferenças.
Um ambiente de trabalho onde há pessoas de origens, formações e vivências díspares convivendo em equipe é um ambiente com alto potencial empático.
Frases de empatia no trabalho
“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.” Carl Rogers
“Uma das mais seguras demonstrações de amor é compartilhar pensamentos e sentimentos. Amar é querer compreender o que a pessoa amada pensa, o que pensa de si mesma e do mundo em que vivemos. Onde as palavras falham, é reconfortante saber que existem muitos outros meios vitais e eloquentes de nos comunicarmos.” Leo Buscaglia
“Se o seu vizinho, colega de trabalho ou mesmo um familiar não é empático em relação a você, seja com ele. Dê esse passo e se torne um exemplo, pois são grandes as chances de o outro ser inspirado pelas suas energias positivas e começar a mudar também. Entretanto, é importante que passe a agir assim sem criar expectativas, faça isso por si, por desejar oferecer o seu melhor ao outro e porque isso faz com que se sinta bem. Então, tudo o que receber de retorno depois disso serão gratas surpresas.” Anônimo
“A compaixão é um profundo desejo de ver os outros aliviados do sofrimento, o amor é a outra faceta, um forte desejo de ver os outros felizes.” Dalai Lama
“Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” Thomas Campbell
Tenha uma boa liderança
É fundamental que a empatia, no ambiente de trabalho, seja incentivada por um bom líder, através de suas próprias atitudes positivas que deixem claro a proposta do convívio interpessoal na empresa.
Líderes bem capacitados geram equipes mais engajadas.
Investir na capacitação técnica e comportamental dos líderes e gestores, pode ajudar a diminuir o nível de turnover por aumentar a qualidade das relações interpessoais e profissionais dentro da empresa.
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Bônus: o que caracteriza um líder empático?
Líderes empáticos têm escuta ativa, dedicados a entender as necessidades e anseios de seus liderados.
Além disso, a valorização dos colegas de trabalho dá-se através do diálogo com o outro, havendo a validação de seus sentimentos.
Os líderes empáticos são pacientes e entendem que, como seres humanos, eventualmente sua equipe apresentará problemas de ordem pessoal.
A inteligência emocional no trabalho é necessária para um bom líder.
Esse controle demonstra foco e auxilia o grupo em situações desconfortáveis, demonstrando confiança e cuidado.
Agora que você sabe como criar um ambiente de trabalho mais empático, conte com a Guia da Alma para te ajudar nesse processo!
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