Programação Neurolinguística: O que é PNL e para que serve?

Conheça essa técnica de reprogramação mental e emocional que pode trazer grandes transformações na sua vida.
o que é PNL: programação neurolinguistica
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Danielle de Oliveira
4.1/5 - (29 votos)

Você sabe o que é e como funciona PNL? Entenda neste artigo que essa metodologia é muito mais do que uma ferramenta de aprendizagem, uma vez que pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

O alcance de resultados positivos em nossa vida, sejam pessoais, profissionais, nos relacionamentos, no amor, no autodesenvolvimento, assim como em nossos projetos, está diretamente ligado ao que pensamos.

O que pensamos pode gerar sentimentos,  e pensamentos com sentimentos podem determinar a realização do que desejamos.

Às vezes nós queremos parar de pensar em algo que não sai da nossa cabeça, mudar nossos comportamentos, sentir-nos diferentes, colocar nossos sonhos em prática, mas parece que não saímos do lugar. Você já se sentiu assim?

Eu sou Danielle de Oliveira, terapeuta holística, e vou compartilhar o que é PNL, para que serve, e como pode ajudar a transformar a sua vida. Boa leitura!


 

O que é PNL e para que serve?

PNL Mente

Foto: Freepik

PNL significa Programação Neurolinguística. De uma forma geral, é um conjunto de ferramentas e técnicas, uma metodologia utilizada para compreender os processamentos da mente, como agimos conscientemente ou não, e atua na mudança de programações mentais para alcançar objetivos e resultados.

A PNL foi desenvolvida em meados dos anos 70, pelo psicólogo Richard Bandler e pelo linguista John Grinder, que estudaram pessoas de sucesso com o intuito de entender quais eram seus padrões e como eles faziam a diferença, para que desempenhassem tão bem suas ações. 

Desse modo, identificaram e modelaram padrões externos como comportamentos, linguagem corporal e falada, e padrões internos, como crenças e pressupostos, que eram poderosos recursos para alcançar sucesso em seus resultados.

Através de todo esse estudo começaram a ensinar às pessoas, com a finalidade de alcançarem excelentes resultados em suas trajetórias.

 

Como a PNL pode ajudar a transformar a nossa vida?

PNL Autoconhecimento

Foto: Andrea Piacquadio – Pexels

Uma das coisas que me encanta na PNL, é que ela vai muito além de reprogramar a mente.

Ela permite que a gente se conheça e além disso nos ajuda a libertar bloqueios mentais e emocionais existentes na linha do tempo da nossa vida. Não apenas bloqueios conscientes, como também inconscientes, aqueles que não temos ideia do quanto nos limitam, e a PNL nos ajuda a identificá-los. 

Quanto mais nos aprofundamos em nosso autoconhecimento, mais podemos potencializar nossas qualidades, capacidades, entender o que não nos faz bem e focar no que nos faz bem, para que possamos nos desprender de ciclos repetitivos, e conseguir enxergar as mudanças que desejamos.

A PNL serve para vários objetivos, como mudar estados emocionais, comportamentos, crenças limitantes, que estejam impedindo o alcance dos resultados que deseja, por exemplo, fortalecer a autoestima e autoconfiança, melhorar os relacionamentos, mudar estados de ansiedade, compulsões, dormir melhor, ajudar em programas de emagrecimento.

Se identificou com algum desses exemplos?

Fica aqui comigo que eu vou compartilhar algumas técnicas da PNL, e como ela pode ajudar nos objetivos acima que são os mais atendidos por mim na terapia.

 

As técnicas da PNL –  Programação Neurolinguística

Técnicas PNL

Foto: meo – Pexels

Existem várias técnicas de aplicação da Programação Neurolinguística, eu vou compartilhar as que eu mais utilizo dentro da terapia que trazem resultados transformadores.

 

Terapia da Linha do Tempo

Terapia Linha Tempo

Foto: Tobi – Pexels

Particularmente, considero uma ferramenta de fato incrível da PNL, porque permite trabalhar com a percepção da nossa história, passado, presente e futuro, acelerando processos terapêuticos e favorecendo rápidas mudanças.

Com a Terapia da Linha do Tempo nós podemos identificar a causa raiz do problema, de uma maneira suave sem reviver experiências traumáticas, dissipar emoções como medo, tristeza, culpa, raiva e emoções da mesma natureza que estejam acumuladas na memória.

Dessa maneira, removemos crenças limitantes e instalamos crenças motivadoras, trazemos para a superfície os seus potenciais recursos internos, um novo estado mental e emocional positivo, que darão suporte e sobretudo motivação para você realizar-se e sentir-se como deseja no presente e no futuro. 

Sem dúvida, é considerada uma técnica de amplos recursos que traz benefícios para a solução de problemas, bloqueios, ciclos repetitivos, em diferentes áreas como relacionamentos, família, qualidade de vida, projetos pessoais e profissionais.

 

Integração de Partes Conflitantes

PNL Conflitos

Foto: Gabby K – Pexels

Às vezes nós desejamos ser ou fazer algo, mas sentimos conflitos internos, indecisões que podem nos impedir de seguir em frente, de realizar mudanças ou objetivos. 

Na PNL esses conflitos internos, indecisões, são chamadas de partes. 

Por exemplo, uma parte de você deseja melhorar a sua autoestima e a outra parte fica só se comparando com as outras pessoas, uma parte sua deseja viver um relacionamento amoroso e a outra parte sente medo de ser rejeitada, uma parte sua deseja se expressar e a outra parte se sente insegura com medo de julgamentos.

As duas partes têm intenções positivas, tanto para motivar a realizar algo que é importante, quanto de proteger de algo que está mal resolvido dentro de nós. O problema é quando desejamos fazer o que trará resultados positivos para a nossa vida, e passamos muito tempo paralisados nesses conflitos internos.

É aí que a técnica chamada de Squash Visual pode ajudar, nós identificamos a intenção positiva de cada parte, trazendo um acordo entre elas, bem como a ressignificação, e integramos essas partes em uma só.

Se você vem sentindo conflitos internos e indecisões, com certeza esse é um recurso que te ajudará a trazer ótimas soluções.

 

Ancoragem

Ancoragem

Foto: Tirachard Kumtanom – Pexels

Pense numa música que sempre que você ouve faz você lembrar de um momento especial, um aroma que quando você sente o cheiro faz você lembrar de alguém ou de um lugar.

Isso é o que chamamos de ancoragem, é como se fosse um “botão” que toda vez que o pressionamos  induz o resgate de sentimentos e sensações. 

Esses “botões” podem acionar sentimentos e sensações, tanto de experiências boas quanto de experiências ruins.

Por isso a ancoragem é uma importante ferramenta que permite desinstalar antigas âncoras, e instalar novas âncoras para reforçar uma sensação ou sentimento que você deseje.

Por exemplo, você vai conversar com alguém ou fazer uma apresentação e deseja se sentir confiante. Nós trazemos a emoção de um momento da sua vida que você se sentiu confiante, e ancoramos em um gesto, que quando você fizer esse gesto a sensação de confiança será acionada.

Ou você está se sentindo ansiosa, e deseja sentir relaxamento e paz. Nós trazemos a emoção de quando você experienciou essas boas sensações, e ancoramos em uma contagem mental, que toda vez que você fizer essa contagem, exemplo de 5 a 0, você vai sentir relaxamento e paz.

Esse é um recurso maravilhoso para inúmeras possibilidades, que você pode usar em qualquer momento que sentir necessidade.

 

Ponte ao Futuro

Ponte Futuro

Foto: Modestas Urbonas – Unsplash

Essa é uma ferramenta muito importante da PNL que ajuda a garantir que os novos comportamentos, crenças, e recursos trabalhados na terapia, tenham uma resposta natural, facilitando que se façam presentes para que o objetivo possa ser alcançado.

Fazemos um ensaio mental para que você visualize, sinta o que você deseja já concluído

E você sabia que o nosso cérebro não distingue o que é real do que é imaginação? Então também é uma oportunidade de utilizarmos isso a nosso favor.

Pense agora em algum objetivo, pessoal ou profissional. Feche os olhos:

Como será a sua vida quando você tiver alcançado esse objetivo? Como você está se sentindo com esse objetivo realizado? Quais os benefícios que você está experienciando?

Amplifique essas emoções e sensações, elas te ajudarão a criar o futuro que você deseja!

 

Benefícios da PNL

Equilíbrio Mental

Foto: Freepik

Vimos que a PNL pode ajudar em diferentes objetivos, facilitando para alcançar mudanças de forma mais rápida na vida pessoal e profissional, trazendo diversos benefícios.

Trago alguns exemplos com base nos meus atendimentos:

  • Superação de bloqueios e traumas do passado, liberação de emoções como medo, tristeza, culpa, raiva e emoções da mesma natureza que estejam acumuladas na memória. 
  • Autoconhecimento, reprogramação de crenças limitantes, instalação de crenças motivadoras.
  • Resolver conflitos internos.
  • Equilíbrio mental e emocional.
  • Fortalecimento da autoestima e autoconfiança.
  • Melhora nos relacionamentos amorosos e interpessoais.
  • Mudança de estados de ansiedade.
  • Relaxamento para dormir melhor.
  • Mudança de comportamentos.
  • Suporte e facilitação para realizações pessoais e profissionais.

 

PNL para autoestima e autoconfiança

Autoestima

Foto: Rodrigo Feksa – Pexels

Convido você a pensar agora, de 0 a 10, qual nota você dá atualmente para a sua autoestima e autoconfiança? E em seguida, qual é a nota que você gostaria de ter?

Para ajudar nesse autoconhecimento eu trouxe algumas perguntas para você se questionar, já que elas dão um grande direcionamento para transformar o que pode estar trazendo limitação para que viva sua autoestima e autoconfiança da melhor e mais elevada forma.

Se pergunte:

  • Você tem dificuldade em reconhecer as próprias qualidades?
  • Tem o hábito de se comparar com os outros diminuindo a si mesma?
  • Você sente muitas inseguranças? Não se acha boa o suficiente?
  • Está sempre se anulando nos relacionamentos?
  • Você sente medo excessivo de ser julgada?
  • Tem dificuldades de agir, colocar mudanças e objetivos em prática?

Afinal, alguma dessas perguntas ressoou em você? Se sim, a boa notícia é que a PNL pode te ajudar!

  • Vamos colocar em prática? Agende comigo sua sessão de PNL online e fortaleça a sua autoestima e autoconfiança. Veja o depoimento de minha cliente:

“A terapia com a Dani tem me ajudado muito a curar feridas do passado, e entender muitos bloqueios e receios que tem sua origem em acontecimentos muitas vezes guardados lá dentro, e que a gente nem imagina que tem relação direta com o presente.”

Depoimento de Luciane Buthevitz

 

PNL para relacionamentos

PNL Relacionamentos

Foto: Roberto Hund – Pexels

Certamente algumas experiências amorosas podem deixar bloqueios e dores internas, causando diferentes sentimentos, como o medo de ser rejeitada e inseguranças.

Às vezes podem existir também crenças que causam ciclos repetitivos ou que além disso, impedem o livre fluir do amor.

Como alguns exemplos trazidos na terapia:

  • eu não sou merecedora de amor.
  • nunca serei feliz no amor.
  • não nasci para o amor.
  • todas as mulheres são melhores do que eu.
  • meus pais não foram felizes no amor e eu também não serei.
  • as mulheres da minha família se separaram e isso também vai acontecer comigo.

Assim sendo, você sente vontade de viver um relacionamento a dois, mas esses sentimentos e crenças não permitem que você se relacione?

Ou gostaria de viver bem sozinha com você mesma, mas precisa se libertar dos pensamentos e sentimentos ruins que os seus relacionamentos podem ter causado?

Os recursos da PNL podem te ajudar tanto se você deseja se relacionar com alguém, quanto se relacionar melhor com você mesma.

“Já na primeira sessão com a Dani tive resultados extraordinários, pude superar dores e rejeições do passado que carreguei por mais de 10 anos. Aprendi a me conectar com o meu eu, elevar a minha autoestima e amor próprio. Tenho muita gratidão ao trabalho que a Dani me proporcionou, hoje sou uma nova mulher, com vibrações e resultados totalmente diferentes.”

Depoimento de Marcia Chomechen

 

PNL para ansiedade e para dormir melhor

Relaxamento

Foto: Kelvin Valerio -Pexels

A ansiedade é um estado emocional que até certo ponto é normal, pois funciona como um mecanismo de proteção para lidarmos com situações de perigo. 

Em alguns casos a ansiedade pode ser saudável, levando a nos organizar previamente, como por exemplo, nos preparar para um encontro ou uma reunião.

O problema é quando interpretamos de forma distorcida que algo oferece perigo, e por outro lado ficamos extremamente ansiosos causando sintomas intensos e frequentes.

Se faça uma pergunta: a sua mente sofre com excesso de futuro? Você pensa um turbilhão de coisas antecipando situações que não aconteceram, ou que dificilmente podem acontecer? 

Esses são pontos que influenciam diretamente causando níveis de ansiedade, e da mesma forma podem causar insônia ou comprometer a qualidade do seu sono.

A PNL fornece ferramentas que possibilitam identificar os gatilhos que estão fazendo você se sentir ansiosa, para que possamos mudar os padrões negativos, trazendo recursos que te auxiliam no equilíbrio emocional, relaxamento, ajudando a dormir melhor e por fim proporcionar as mudanças que você deseja.

“Incrível o resultado, foi muito rápido. Eu tinha uma apresentação para fazer e estava muito nervosa. Não só consegui falar muito bem como falei com propriedade e segurança. E depois já se repetiu em outras ocasiões, e eu utilizo a âncora que lembra a programação.”

Depoimento de Silvana N.

 

PNL para emagrecimento

Vida Saudável

Foto: Michał Bożek – Unsplash

Antes de mais nada, o nosso corpo e mente são parte de um único sistema, esse é um importante pressuposto da PNL. Inegavelmente, se a nossa mente não estiver saudável, o nosso corpo também não estará.

Então, é trabalhando a reprogramação da mente que a PNL pode ajudar a mudar hábitos, bem como identificar causas emocionais que podem gerar ansiedade e compulsão por comida, desmotivações que impedem o alcance do resultado que você deseja.

*É importante ressaltar que a Programação Neurolinguística não substitui um tratamento médico, pois existem doenças físicas e mentais que devem ser tratadas com os devidos profissionais. Todavia, quando não são esses casos, a PNL pode atuar como suporte e facilitadora em processos de emagrecimento saudável.

Muitas vezes a compulsão por comida pode estar relacionada a compensações emocionais, isto é, quando nos sentimos tristes, com falta de amor, frustradas, ansiosas.

Até mesmo crenças inconscientes desde a infância, por exemplo, se na infância não era permitido comer doces ou quase nenhum, a criança do eu adulto pode estar agindo como se precisasse comer todos os doces que não foram permitidos.

Afinal, como pode trazer sensação de liberdade e prazer, essas crenças inconscientes agem diretamente nas ações, muitas vezes contra a vontade consciente.

A PNL é uma grande aliada para ressignificar estados emocionais, de tal forma que pode reprogramar crenças e programar a mente de que pode ser agradável se alimentar de forma saudável e fazer exercícios, e como efeito proporcionar um emagrecimento e estilo de vida saudáveis.

“Fiz uma reprogramação com a Dani para a questão de estar comendo mais do que precisava, chegando a passar mal depois. O resultado foi realmente uma reprogramação, mudança de comportamento, de visão sobre o comer, sem medo do amanhã, de não ter, de fome, só tenho a agradecer!”

Depoimento de Silvana N.

 

PNL: Como funciona a sessão online?

PNL Online

Foto: Artem Podrez – Pexels

Primeiramente fazemos uma pré-conversa para você me contar como está se sentindo, e alinharmos os objetivos que deseja com a terapia.

No entanto, como cada pessoa é única, não existe um número mínimo ou máximo de sessões. Algumas situações pontuais podem trazer resultados desejados em uma sessão, e outras que encontrarmos dores emocionais e um profundo sistema de crenças, terão a necessidade de mais sessões.

Acima de tudo, tudo sempre será conversado entre nós antes, respeitando as suas necessidades.

O tempo de duração da sessão é 1h30, por videochamada.

Quer conhecer mais a técnica de Programação Neurolinguística e os benefícios que ela pode trazer para a sua vida? 

Agende hoje mesmo a sua sessão de PNL online comigo, e permita-se viver com mais realizações, de bem com você, em conexão com a sua essência!

Grande abraço com carinho!

4.1/5 - (29 votos)

Agende uma sessão de PNL!

Terapeutas Guia da Alma estão te esperando.