Terapias complementares: descubra a ideal para a sua empresa!

As novas técnicas que podem melhorar a saúde e resultados dos colaboradores.
terapias complementares
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (3 votos)

A qualidade de vida no trabalho e o desenvolvimento profissional são temas essenciais do setor do RH.

A partir desse viés, as terapias complementares dentro das empresas tornaram-se assunto cada vez mais pesquisado para aumentar a saúde mental, motivação e rendimento dos colaboradores.

Focando nos aspectos de vida do funcionário, priorizando seu bem-estar mental e físico, a produtividade tende a crescer de maneira saudável.

Segundo pesquisa do ISMA, organização internacional de pesquisa e prevenção do estresse, as empresas no Brasil gastam, por ano, 8o bilhões de dólares apenas em custos relacionados ao estresse no trabalho.

Já um estudo da ONU, contudo, relata que a cada 1 euro investido em saúde mental é o equivalente a 4 euros de retorno.

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.

E neste artigo vou te explicar o que são terapias complementares e como elas podem ajudar a melhorar a saúde e resultados dos colaboradores. Descubra abaixo qual a terapia complementar ideal para a sua empresa!


O que são terapias complementares?

O que são terapias complementares

Foto: Tim Samuel – Pexels

Terapias complementares — também chamadas de práticas integrativas e complementares de saúde, terapias holísticas ou medicina alternativa — são práticas terapêuticas reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, que, em seu viés de tratamento, consideram aspectos relacionados à saúde mental, física e emocional de maneira integral.

Sendo reconhecidas por seus resultados, tais práticas já estão, inclusive, disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o Portal do Ministério da Saúde:

“Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.”

Dessa maneira, no Brasil, mais de nove mil estabelecimentos de saúde de atenção básica e serviços de alta e média complexidade oferecem 56% de consultas em terapias complementares.

Recebem esse nome, pois são práticas complementares ao tratamento convencional médico e psicológico – nunca excludentes. Cada vez mais têm ganhado destaque e comprovação científica.

Por que devo levar terapias complementares para o ambiente de trabalho?

terapias complementares para o ambiente de trabalho

Foto: Freepik

As terapias complementares apresentam resultados benéficos em relação à redução de ansiedade e estresse.

Por esse motivo, são técnicas extremamente úteis para as empresas, promovendo o bem-estar individual e coletivo dos colaboradores.

Tais terapias funcionam como investimento na saúde mental no trabalho, proporcionando práticas de autocuidado para superar suas dificuldades e aflições.

Dessa maneira é possível criar um ambiente mais humanizado e uma equipe saudável para lidar com as intempéries diárias.

Qual a terapia complementar ideal para a minha empresa?

terapia complementar ideal para a minha empresa

Foto: Yan Krudov – Pexels

Existem várias terapias complementares integrativas e cada uma funciona com um objetivo e direcionamento específico.

Vejamos a seguir quais são e, dessa forma, qual se adapta melhor à sua empresa.

Mindfulness

mindfulness no trabalho - guia da alma

Prática de Mindfulness no trabalho com Guia da Alma na Delivery Center

A Meditação é uma técnica terapêutica na qual o indivíduo utiliza a prática para focar a sua mente no presente, buscando um estado de clareza mental e emocional.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode realizar a prática de meditação, sem experiência prévia.

Há, também, a meditação para acalmar, trazendo benefícios como o relaxamento em casos de ansiedade.

Também é recomendada a prática de uma meditação ao final do expediente de trabalho, para liberar energia acumulada no corpo ao longo no início do dia.

Mindfulness é uma meditação focada no presente, estabelecendo uma relação de atenção plena com o que acontece ao seu redor e dentro de seu corpo.

É manter o maior estado de consciência possível, focando tanto na respiração, quanto em cada movimento que o seu corpo exerce.

A técnica de mindfulness conecta ação e pensamento, sendo também conhecida como Prática de Atenção Plena, utilizada para aumentar o foco e disciplinar a mente.

Nas empresas, essa prática traz inúmeros benefícios.

Por meio da meditação no trabalho é possível reconhecer em si as boas qualidades, estimular o autoconhecimento e potencializar o foco e disciplina dentro de suas atividades diárias.

Veja a reportagem da BBC Brasil sobre os efeitos positivos da Meditação pela neurociência:

A sessão de Meditação Online pode ser realizada em grupo com todo o time por videochamada, com um terapeuta especializado da Guia da Alma.

Já pensou em realizar uma sessão de mindfulness de maneira remota com a sua equipe?

Essa é uma ótima oportunidade de estimular a união e relaxamento ao mesmo tempo!

Conheça os programas de Saúde Mental para empresas do Guia da Alma!

Yoga

yoga no trabalho com guia da alma

Prática de Yoga no trabalho com Guia da Alma

“O yoga te dá o poder de se sentir do jeito que você quer se sentir, a qualquer momento, sem ser vítima dos seus próprios sentimentos.

Yoga te faz uma pessoa independente.”

Ravi Shankar

Yoga é uma prática que estimula a conexão e equilíbrio entre a mente e o corpo, através de posturas corporais que estimulem o conforto e a paz interior.

Assim como na meditação, no momento em que essas posturas são realizadas é preciso estar atento ao momento presente, focando na respiração e em cada movimento que o corpo produz.

As vantagens para a sua equipe são inúmeras!

A yoga no trabalho proporciona relaxamento físico e mental, aliviando os sintomas da ansiedade, assim como também proporciona flexibilidade e mobilidade corporal — ótima para quem passa muito tempo sentado em frente ao computador!

O Guia da Alma também oferece sessões de yoga de forma online!

Você pode oferecer esse serviço para a sua equipe, caso seu trabalho funcione de maneira remota ou híbrida!

Thetahealing

Thetahealing

Foto: Artem Podrez – Pexels

Thetahealing é um aglomerado de técnicas terapêuticas energéticas e de meditação que trabalham a identificação e transformação de crenças limitantes que podem estar impedindo que uma pessoa desenvolva e alcance os seus objetivos de qualquer ordem e área em sua vida, tanto em aspectos pessoais quanto profissionais, por exemplo.

Se você deseja proporcionar autoconhecimento para a sua equipe lidar com os desafios diários tanto no ramo profissional quanto pessoal, a prática de thetahealing é essencial.

Dentre os vários benefícios que ela proporciona, estão os de liberar traumas, mudar crenças e padrões bloqueadores, desenvolver e potencializar o autoconhecimento e fortalecer a saúde emocional.

Essa terapia pode ser oferecida como benefício individual aos colaboradores de forma online, com um dos terapeutas Guia da Alma!

Reiki

reiki

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

Essa técnica terapêutica é recomendada para recarregar as baterias! Ideal para quem busca uma vida mais saudável, restauração da energia vital, alívio do estresse, ansiedade e depressão, e tantos outros benefícios.

Na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, o Reiki é ministrado a enfermeiras e pessoal médico.

Outro exemplo é o Hartford Hospital, em Connecticut, onde pacientes recebem terapias de Reiki.

A Terapia de reiki online é feita por videochamada, e pode ser tanto realizada em grupo, como individualmente.

Os benefícios do Reiki refletem em uma equipe mais desestressada e produtiva.

Segundo uma pesquisa publicada na Revista latino-americana de Enfermagem, uma sessão de reiki de trinta minutos produz resposta de melhora instantânea na pressão arterial diastólica em enfermeiras com síndrome de burnout.

Hipnose

hipnose

Foto: Mikhail Nilov – Pexels

A consulta de hipnose acontece através de um estado de relaxamento através da respiração profunda e progressivo relaxamento muscular, em forma de atendimento individual.

Através desse estado é possível que a pessoa acesse vivências e sensações internas mais facilmente do que se estivesse acordada, de modo a ampliar a consciência sobre o seu estado psíquico e emocional, desenvolvendo o autoconhecimento e buscando a resolução de traumas.

Dentro de uma empresa é excelente para desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores, com o objetivo de manter a equipe focada e unida.

Através da hipnose é possível criar um ambiente de trabalho com menos travas e empecilhos que possam dificultar a comunicação entre todos os setores, como a falta de confiança, timidez e estresse.

A hipnose pode ajudar a desenvolver a confiança e autoestima, aumentando a eficiência e produtividade dos funcionários.

O Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Federal de Medicina, por exemplo, utilizam a Hipnose para tratamentos com anestesia e dores crônicas.

Segundo matéria da Superinteressante de 2011, há estudos comprovando que a Hipnose é eficaz contra o tabagismo, a ansiedade, a depressão e a hipertensão. Tudo depende do grau de sensibilidade da pessoa.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Virgínia dos EUA, a diferença entre pessoas mais ou menos hipnotizáveis dá-se por uma diferença estrutural no cérebro.

O cérebro das pessoas altamente hipnotizáveis é mais assimétrico e a estrutura que conecta o hemisfério esquerdo ao direito é quase 32% maior.

Um palpite dos estudiosos é que a super conexão faça as informações passarem mais facilmente pelo neocórtex, fazendo o cérebro ter mais facilidade em suprimir a atuação do sistema límbico.

PNL

PNL

Foto: Andrea Piacquadio – Pexels

PNL é a sigla de Programação Neurolinguística.

Essa terapia oferece técnicas para “reprogramar” crenças e padrões comportamentais que estão atrelados à mente e impedem o crescimento individual.

A PNL permite o questionamento e reflexão desses padrões para que seja possível reestruturá-los, de modo a alcançar metas de vida.

Essa abordagem aproxima psicoterapia, desenvolvimento pessoal e comunicação, podendo, muitas vezes, em uma única sessão, trazer resultados significativos em tratamentos relacionados à fobias, depressão, doenças psicossomáticas e distúrbios de aprendizagem, por exemplo.

Na rotina de RH, a PNL exercita a empatia e flexibilidade em relação a pontos de vista abordados, estimulando a criatividade, liderança, desenvolvimento pessoal, comunicação, motivação, aprendizagem e muito mais!

Agende uma sessão de PNL com terapeutas Guia da Alma!

Constelação empresarial

Constelação empresarial

Foto: Fauxels – Pexels

Visa a resolução de conflitos, pessoais e de um sistema.

Segundo este método, todas as pessoas que pertencem a um determinado grupo (empresarial ou familiar) estão interligadas e interdependentes.

Dessa forma, a constelação empresarial sistêmica, dentro de uma empresa, busca a identificação e resolução de conflitos, também podendo contribuir para problemas relacionados à dificuldades financeiras, de comunicação entre membros da equipe e muito mais!

Uma pesquisa de 2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que a prática de Constelação foi utilizada em varas de onze (ou mais) estados do Brasil em tentativas de conciliação.

Em 2015, em Goiás, um projeto da comarca de Goiânia, que utilizou essa prática em mediações judiciais, foi premiado com índice de soluções de quase 100% em disputas familiares.

Geralmente essa técnica é utilizada em varas de Família e Infância e Juventude, mas também é possível utilizá-la em casos de disputas de empresas e casos criminais.

Nas sessões de constelação empresarial, o atendimento pode acontecer de forma presencial ou remota, iniciando com uma entrevista para definição das estratégias a serem realizadas. Recomendada para fundadores e CEOs.

As vantagens para as empresas que adotam essa terapia são inúmeras, entre elas a melhoria dos relacionamentos interpessoais, de performance pessoal, tomada de decisões e muito mais!

Próximos passos para ter terapias complementares na minha empresa

Terapias complementares na minha empresa

Foto: SHVETS production – Pexels

Agora que você já sabe quais são as terapias complementares e qual a importância de cada uma delas, acesse o site da Guia da Alma e agende terapias complementares para a sua equipe!

O Guia da Alma oferece soluções para a sua empresa, como sessões de terapias complementares online, mapeamento de saúde mental para o RH, treinamento para líderes, plataforma de autocuidado para o colaborador, além de conteúdos incríveis como palestras dinâmicas, com teoria e prática pensadas para o ambiente corporativo e práticas para relaxamento (como yoga laboral, meditação mindfulness e reiki em grupo)!

Garanta o equilíbrio físico, mental e emocional para a sua equipe de colaboradores!

5/5 - (3 votos)

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas. Tenho diversas formações na área terapêutica como Reiki e Thetahealing. Ajudando a melhorar a saúde mental nas empresas!

AGENDAR!

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
[Report Gratuito] Dados sobre Saúde Mental no Trabalho!

Receba um relatório completo com dados e tendências para RH!