Como descobrir meu propósito de vida: 7 dicas práticas!

Propósito é viver uma vida com sentido! Encontre o sentido da sua com essas dicas.
homem em conexão com seu propósito de vida
Mais terapias de Eduardo Inti
4.9/5 - (17 votos)

Qual é o seu Propósito de Vida? O motivo para acordar todos os dias?

É cada vez mais comum, ter conhecimento de pessoas próximas do seu círculo familiar ou de amizade que estão passando pela crise de propósito.

Muitas dessas pessoas estão tristes, melancólicas, deprimidas e frustradas, porque passam a maior parte de suas vidas em trabalhos nos quais não gostam, desperdiçando assim o que tem de mais valioso na vida: o tempo.

Essa tristeza nasce da falta de oportunidade de expressar o seu verdadeiro potencial, que poderia se manifestar através dos seus dons e talentos.

Sem dúvida, essa crise está ligada diretamente à desconexão com a essência pura e verdadeira que cada um tem e que carrega desde o seu nascimento, já que isso é algo que te torna único. 

Tudo está em constante mudança e movimento na natureza, no planeta, no Sistema Solar, na Via Láctea e no Universo.

É visível que estamos vivendo um momento de grandes mudanças, sendo convidados a rever a forma de agir, assim como a pensar em praticamente todos os setores da sociedade: educação, negócios, política, economia, entre outros.

Nesse momento muitos tem se questionado, reexaminando sua vida e perguntando para si mesmo: “Meu propósito não é somente ganhar dinheiro, não é só isso que me faz feliz, então o que eu estou fazendo aqui?”

Neste artigo vamos saber mais sobre os tipos de propósitos e vou dar dicas práticas para que você encontre o seu propósito de vida. Boa leitura!


 

O que é Propósito de Vida?

Propósito de Vida

Foto: mavo – Shutterstock

Falar de propósito de vida é o mesmo que lembrar naturalmente de quem você é, o que você ama fazer, e o que faz seu coração vibrar. Isso de uma forma bem simples e objetiva. 

“Desde pequeno aprendemos a competição e, durante a vida, somos treinados a nos tornarmos ótimos alunos, passarmos no vestibular, termos uma excelente profissão, sermos bem sucedidos e ganharmos bastante dinheiro.

De uma maneira geral, essa á a referência que temos recebido em nossa educação. Podemos fazer um link direto disso com a sustentabilidade, falta de água, aquecimento global. Porque tudo isso só acontece por conta da nossa ganância e necessidade de ter mais e mais. Assim, vamos tirando da natureza, depredando as nossas florestas, a nossa riqueza verdadeira. Se você reparar, dentro da floresta não falta nada. Tem tudo em abundância! Entretanto a estamos destruindo.

A necessidade de ter mais dinheiro está diretamente ligada a ser aceito no mundo, bem como ser amado e querido. Se temos dinheiro, as portas se abrem com mais facilidade, isto é, as pessoas gostam mais da gente (ou fingem que gostam) e podemos comprar coisas que nos agreguem valor socialmente como carros, roupas de marca, etc. Se não temos, somos frustrados e fracassados. Por isso continuamos nessa busca desenfreada pelo ter e competir. E ai é que vem a oportunidade da crise, porque pensar apenas em si próprio não está dando mais certo. Estamos recebendo um convite muito claro de mudança pessoal e coletiva. Se olharmos com atenção, perceberemos que estamos vivendo uma crise de propósito.” 

Thiago Maciel Dantas – Empreendedor Social e Fundador da Florescentia – Universidade do Propósito

Estar conectado com a sua essência pura e verdadeira é o caminho natural para lembrar de quem você é, como se abrisse espaço para que seus dons e talentos se manifestem a serviço das pessoas e do mundo.

Quando colocamos nossos esforços e energia na direção de realização do nosso propósito de vida, sentimos alegria, entusiasmo e felicidade. Porque desta forma nos sentimos pertencentes de algo maior, nos sentimos úteis. E fazemos isso através dos nossos dons e talentos que são as ferramentas que temos para que essa ação construtiva na sociedade se movimente. 

A partir dessa motivação interna, que se expressa em nós de uma forma única, nasce a autoconfiança, sentimento de pertencimento e a prosperidade. 

Estar fazendo algo que goste e que faça sentido para você, seja ele através de um trabalho remunerado ou voluntário nasce desta ação, a sensação do bem estar, da alegria e satisfação em servir. Você vira o elo para que essa alegria presente no seu SER chegue aos outros. 

No momento em que fazemos algo que nos trás prazer e tem um significado maior do “o porquê” está sendo feito, o dinheiro é uma consequência, já que neste caso, você está a serviço do seu propósito. 

Segundo o escritor e mestre espiritual: Eckhart Tolle, existem 2 propósitos de vida, sendo um primário (interior), e o outro secundário (exterior)

O interior é o primário e está ligado ao SER, é atemporal, sem forma. Se realiza na medida em que você encontra a paz interior, a mais autêntica alegria de viver. 

E o exterior é secundário, ligado ao FAZER, é temporal, e as suas ações determinam a sua forma.

Portanto, aprender a alinhar esses dois propósitos é fundamental para alcançar a realização em todos os sentidos.

Não podemos partir em busca de um propósito exterior, sem antes ter atingido o nosso propósito interior, ou seja, despertar para a consciência, em outras palavras, primeiro SER e depois vem o FAZER.

Trecho citado no livro: “Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência – Eckhart Tolle”

É possível viver o seu propósito e ser próspero? Sim. Quando você dedica tempo e energia em criar os movimentos necessários para fazer acontecer, de tal forma que deixa fluir seus dons, talentos e habilidades aflorarem para servir. Esse é o primeiro passo, depois consequentemente vem a parte financeira, que se torna a troca que é feita pelo seu tempo e dedicação.

Qual é o presente que você tem dentro de você para compartilhar com a sociedade?

 Tudo tem um propósito?

Ter um Propósito

Foto: Darren Tiumalu – Pexels

Sim! Podemos dizer que o propósito é um processo de aprendizado. Onde cada etapa é importante para seu processo evolutivo como SER humano, seja no aspecto pessoal ou profissional. 

Então, vou dar um exemplo disso que estou dizendo:

Um jovem com seus vinte anos, entra na faculdade de arquitetura, adquire conhecimentos técnicos e teóricos, aprende a utilizar software específicos da área e desenvolve habilidades. Após se formar, e ao longo dos anos, esse jovem descobre que seu propósito está ligado as artes plásticas, pinturas de quadros e murais. Logo, resolve mudar de área profissional. Deixando de exercer a arquitetura e começa a dedicar seu tempo e energia no novo trabalho como artista. 

Toda a bagagem que esse jovem adquiriu na faculdade de arquitetura, em algum momento vai ajudá-lo a complementar seu novo ofício. 

Tudo o que você viveu, sentiu e adquiriu de conhecimento ao longo da sua vida em algum momento, será utilizado em partes ou em sua totalidade, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Missão de vida e propósito: qual a diferença?

Vivendo com Propósito

Foto: sun ok – Shutterstock

A missão de vida é o papel que você veio a desempenhar no mundo.

Normalmente está ligada à astrologia e mapa astral. Sendo que, muitas vezes, tem ligação com karma de vidas anteriores (vidas passadas) que você veio para curar ou aprender na vida atual.

Já o propósito de vida está ligado diretamente a manifestação dos seus dons e talentos, em servir as pessoas e colocar à disposição do mundo.

“Muitas vezes a pessoa está realizada externamente, mas ainda se sente vazia e frustrada. O que ocorre é que o ego se especializou em determinada coisa, aprendeu a se mover no mundo e com isso conquistou o sucesso material. 

A pessoa se tornou especialista no fazer, mas não no ser. Todavia, a completude somente é alcançada quando o SER e o FAZER se alinham. E esse alinhamento só ocorre quando o propósito interno “da alma” se manifesta também externamente”.

Sri Prem Baba

Tipos e exemplos de propósito de vida

Exemplos Propósito

Foto: Gary Barnes – Pexels

Existem diferentes tipos de propósitos de vida. Então confira abaixo 4 deles 🙂

 

1. Propósito de vida pessoal

Propósito Pessoal

Esse propósito é simples e ao mesmo tempo profundo. Está relacionado ao seu estilo de vida (life style) que você quer viver ou que já viveExemplos:

  • Morar em um lugar onde faz sentido para você viver
  • Tipo de roupas que você curte usar
  • Ambiente que você gosta de frequentar
  • Pessoas ou grupos que você gosta de conviver
  • Tipo de alimentação que faz sentido para você. Por exemplo: vegetariana e vegana. 

 

2. Carreira e Propósito de vida profissional

Vida Profissional

É viver alinhado em SER, FAZER e TER.

O propósito de vida profissional está ligado com sentir a liberdade em SER e colocar movimento em seus dons e talentos a serviço das pessoas e do mundo. Você já deve ter ouvindo falar nessas frases:

“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” Confúcio, filósofo

“Ame o que faz e faça o que ama.” Ry Bradbury, autor

 

3. Propósito de vida sentimental

Propósito Sentimental

É ter uma vida sentimental alinhada com a sua essência. Em outras palavras, viver ou ter um relacionamento com alguém que combina com o seu life style.

Onde essa pessoa possa caminhar ao seu lado com objetivos, metas e sonhos que façam sentido e tenha importância para ambas as partes.

Propósito sentimental, vai além de ter apenas um(a) parceiro(a) de vida. Uma vez que existe algo maior que conecta a vida de ambos, é claro que também não podemos esquecer de citar: afinidade, carinho, companheirismo, respeito e amor.

 

4. Propósito espiritual

Espiritual Propósito

Muitas pessoas associam espiritualidade à religião, e sim, as pessoas encontram uma conexão espiritual em lugares de adoração, nas suas crenças em Deus, no universo e nos ritos, só para exemplificar.

No entanto, também é possível trilhar um caminho espiritual sem necessariamente estar associado à religião. 

Ter um propósito espiritual é viver conectado com a Força Divina, algo superior que preencha seu coração com amor, fé, luz, bondade e esperança.

É ter uma vida, onde você sente o chamado para SERVIR de diversas formas: não apenas através da caridade ou através da sua presença, como também com palavras de carinho levando conforto e esperança para as pessoas.

Como ter uma vida de propósito? 

Autoconhecimento Propósito

Foto: RODNAE Productions – Pexels

O primeiro passo é mergulhar no autoconhecimento para que você realmente tenha certeza se já está vivendo o seu propósito ou ainda não descobriu qual é. 

Viver uma vida plena no seu propósito, é simplesmente estar conectado com a sua essência pura e verdadeira. Vivendo de acordo com o que faz seu coração vibrar.

É muito comum hoje em dia ver pessoas frustradas e infelizes porque escolheram uma profissão que não tenha conexão com sua essência, seus dons e talentos.

Coloque em primeiro plano VOCÊ. Sem querer atender as expectativas dos outros, vivendo o que os outros querem ou escolheram para você. 

Por isso, para ter uma vida de propósito é fundamental SER verdadeiro com você mesmo acima de tudo, deixando para trás o que não faz sentido. 

“Propósito é muito mais um ponto de partida… Do que uma linha de chegada.”

Gustavo Tanaka – escritor e fundador do Brother Hood Brasil

Como descobrir o meu propósito de vida?

Descobrir Propósito Vida

Foto: Subbotina Anna – Shutterstock

 Conheça 7 dicas práticas para descobrir o seu propósito! 🙂

 

Dica 1: Você é único! 

Propósito Você

Qual a marca e a mensagem que você tem deixado nas suas relações?

 

Dica 2: Propósito não é profissão. 

Causa Interna

Se está procurando uma profissão acreditando estar em busca do seu propósito, existe uma grande possibilidade de você estar confuso. Já que o propósito é a sua causa interna, ou seja, é algo que te move. 

Na sua raiz, ele é completamente intuitivo e imutável. Na sua forma, que se expressa através de uma profissão, ele está em constante mudança, assim como a natureza.

Portanto, a profissão é apenas a forma que você dá ao seu propósito, não ele em si.

 

Dica 3: Lembre da sua infância. 

Lembranças Infância

Tente lembrar do que você mais gostava de brincar na sua infância. Porque ali pode conter algumas pistas.

 

Dica 4: É natural. 

Preste atenção em tudo aquilo que você faz naturalmente, sem esforço.

Quando você vê, você já está lá, envolvido(a), fazendo. Não é algo que planeja, simplesmente acontece. É bem provável que esteja manifestando seus dons e talentos. 

Neste lugar, provavelmente você está vivendo o seu propósito, mas ainda de maneira inconsciente. Pouco a pouco, tenha consciência dessas ações e aos poucos poderá transformar isso em uma profissão ou em um trabalho.

 

Dica 5: Faça a seguinte pergunta para si mesmo.

Seus Talentos

E elimine o fator financeiro (dinheiro) da questão. 

O que você faria com amor e prazer, onde é possível manifestar seus dons e talentos?

 

Dica 6: Propósito está intimamente ligado ao amor.

Causa Amor

Se você movimenta seu propósito, está movimentando seu amor. Mas do seu jeito único e com a sua mensagem.

Na dúvida, ame. Porque certamente desta forma, encontrará sua causa pessoal, sua motivação interna.

 

Dica 7: Conte com apoio nessa jornada!

Apoio Jornada

Propósito é viver uma vida com sentido!

Além disso, nunca estamos sozinhos em nosso caminho, que fica muito mais leve com apoio.

Desperte seu potencial! Viva uma vida com propósito!

Reconecte-se com seu propósito: agende uma sessão de Terapia online para ter apoio nessa jornada.

4.9/5 - (17 votos)