Yoga Mudras: significado e benefícios para a saúde!

Descubra como funcionam os gestos de poder do Yoga
mão fazendo Gyan mudrá - um dos principais yoga mudras

Você sabia que aparentes simples gestos com a mão podem conter saberes milenares e muitos benefícios para nossa saúde? Eles são chamados de Yoga Mudras.

Eu sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga, terapeuta reikiana e tethahealer. Neste artigo vou compartilhar com você uma das técnicas valorizadas pelo Yoga, que são os Mudrás (gestos de mãos, rosto ou corpo).


 

A origem dos Mudras e Yoga

Mudras no Yoga

Numa cultura antiga da Índia chamada Tantra, onde as famílias faziam diversas atividades para despertar uma consciência ampliada, os mudrás eram muito valorizados.

Isto porque o Tantra considerava nosso corpo como o microcosmos, ou seja, tudo estava nele e poderíamos acessar vários estados mais sutis e até mesmo o espírito por meio de técnicas corporais.

O Tantra não negava nada, incluía tudo como a expressão divina.

Na cultura matriarcal do Tantra, há cerca de 5 a 7 mil anos, eram valorizados pensamentos otimistas, danças, mantras, rituais, símbolos, mudrás, meditações e posturas corporais que faziam com que as pessoas sentissem o divino em si mesmas.

O Tantra mais tarde veio dar origem ao Yoga que conhecemos hoje.

Numa aula de Yoga são utilizadas diversas técnicas corporais que fazem com que sintamos calma, bem-estar, clareza mental, autoconfiança e harmonia.

Nessa época de pandemia está havendo, inclusive, maior procura por Yoga, confirmando que sim, é um conhecimento poderoso e que auxilia nesse momento mais do que nunca!

Já falei anteriormente sobre o Yoga e as glândulas que auxiliam na saúde

As técnicas que são ensinadas pelo instrutor de Yoga são, em geral, seis:

  1. Posturas psicofísicas conhecidas como Asanas
  2. Técnicas respiratórias conhecidas como Pranayamas;
  3. Gestos de mãos, rosto ou corpo, que são os Mudrás; 
  4. Relaxamento profundo, chamado de Yoganidra; 
  5. A Meditação, que em sânscrito é Dhyana;
  6. Canções ou palavras de poder, que são os mantras.

Basicamente e de maneira simplória e didática é isso que aprendemos numa aula de Yoga. Ao descrever assim parece tão simples, no entanto, tudo isso reunido numa atividade traz inúmeros benefícios a quem se dedica a uma prática contínua.

 

O que são Mudras?

Mudras no Yoga

Os mudrás são gestos feitos com as mãos, principalmente, e assim como as demais atividades descritas, consideram o corpo como o microcosmos para acessar o macrocosmos.

Isso porque temos várias terminações nervosas sensoriais e motoras nas mãos, fazendo com que se comuniquem diretamente com o cérebro e o resto do corpo.

Além, disso, dentro da tradição do Yoga, cada dedo da mão tem relação com os cinco elementos (terra, fogo, água, ar e espaço). No Yoga, estes gestos com as mãos despertam qualidades psicológicas e espirituais.

 

Mudras e os 5 elementos do Yoga e Ayurveda

mudras e os 5 elementos da ayurveda

A medicina Ayurvédica, que integra o conhecimento de Yoga, trata dos cinco elementos como sendo constituintes do corpo humano e de suas sensações estados psicoemocionais.

Por isso, a medicina Ayurvédica trata as especiarias e a alimentação como um equilíbrio destes elementos e vê o corpo humano e a psiquê como uma combinação perfeita dos cinco elementos.

 

Elemento Terra

O elemento terra, por exemplo, está ligado ao aspecto denso do corpo, a base da coluna, as pernas e pés. O chacra básico (muladhara) está conectado a esse elemento.

Elemento água

O elemento água tem relação com a região pélvica e os órgãos excretores, como urinário e reprodutor. O chacra sacral (svadhistana) é ligado a esse elemento.

Elemento Fogo

O elemento fogo é ligado ao plexo solar, ao sistema digestivo e ao suco gástrico que “queima” os alimentos. O chacra umbilical (manipura) é enfoque deste vórtice energético.

Elemento Ar

O elemento ar está relacionado ao sistema respiratório, ao peito e à glândula timo. O chacra cardíaco (anahata) está aqui representado.

Elemento Éter

O elemento espaço fica na garganta e pescoço e nas glândulas tireoide paratireoide. O chacra laríngeo (vishuddha) fica nessa região e se relaciona a esse elemento.

O corpo e a mente, assim como espírito alcançam equilíbrio quando todos os elementos estão harmonizados em todo o corpo.

 

Yoga Mudrás: significado e benefícios para a saúde

pratica de yoga mudras - namaste

Você sabia que o gesto de mão em oração é um mudrá?

No Yoga ele se chama anjali mudrá e liga os pólos positivo e negativo do corpo. Isto é, ele une hemisfério direito e esquerdo do cérebro, trazendo uma sensação de unidade e equilíbrio.

Já notou que nossa sociedade valoriza muito mais o lado esquerdo do cérebro? Este hemisfério está ligado à análise, à lógica e a objetividade. Assim, somos estimulados a sempre estar interpretando, comparando, analisando e criticando tudo a nossa volta.

É por isso, que o Yoga assim como outros conhecimentos orientais e energéticos estão sendo tão procuradas. É necessário equilibrarmos!

O lado direito do cérebro tem relação com a criatividade, a expressão artística, as sensações, a espiritualidade e emoções.

O simples fato de unir as mãos em prece e efetuar outros mudrás faz com que sintonizemos ambos os hemisférios cerebrais e experimentamos sensações que somente estavam latentes para serem estimuladas como: serenidade, poder, alegria, vitalidade e união. 

Mas nós, ocidentais que somos tão ensinados a usar o lado esquerdo vamos logo nos perguntar: “Mas como algo tão banal como unir as mãos pode nos transformar? Há algum estudo acadêmico científico sobre isso?”

Esse tipo de pergunta já mostra como grande parte da população ocidental está operando em nível de equilíbrio e hemisférios cerebrais.

Você sabia que você faz mudrás todos os dias? Quando cruza os braços, mostrando estar fechado para uma pessoa ou assunto, quando coloca o dedo indicador na boca para pedir silêncio, quando vira o olhar para o chão quando está triste.

Isto porque mudrá também pode ser feito com a face e o corpo, porque é um gesto e esta postura comunica aos outros e a si mesmo como você está se sentindo.

Os mudrás utilizados no Yoga servem como uma antena que sintoniza nossas qualidades positivas, principalmente nossa essência espiritual. Vamos ver agora como estes gestos feitos com as mãos atuam na cura da mente/corpo e na ampliação da consciência:

 

Yoga Mudras – Benefícios físicos

De acordo com Joseph Le Page e Lilian Aboim do Montanha Encantada, os mudrás podem prevenir e até tratar, em alguns caso, a artrite. Os mudrás dirigem a consciência para diferentes áreas do corpo, aumentando nossa consciência corporal. 

 

Yoga Mudras – Benefícios energéticos

Os mudrás atuam no equilíbrio energético das rodas de energia do corpo sutil, os chacras. 

 

Yoga Mudras – Benefícios mentais e emocionais

No nível psicológico, os mudrás atuam evocando estado de ânimo e serenidade. Os gestos com as mãos do Yoga auxiliam no cultivo de uma variedade de qualidade psicoemocionais como autoconfiança, autoestima, alegria e calma. 

 

3 Yoga Mudras para praticar

Mudras no Yoga

Como vimos, os gestos com as mãos são usados diariamente por nós como símbolos e sinais de comunicação. Como tudo é interligado, numa visão holística, ao fazermos gestos, estamos comunicando internamente como estamos nos sentindo.

O yoga utiliza esses gestos para que o indivíduo sinta um equilíbrio psicoemocional, obtenha mais consciência corporal e, por fim, atinja um estado de unicidade.

Além disso, ao usar diversas posições de mãos, harmoniza os cinco elementos do corpo humano a fim de atingir uma saúde física, mental e emocional.

Pratique os Mudras abaixo quando estiver meditando, por exemplo, e sinta seus benefícios!

1. Gyan mudrá

Mudras no Yoga

Unindo indicador e polegar.

2. Dhyana mudrá

Mudras no Yoga

Mão direita sobre a esquerda e os polegares se encontram suavemente.

3. Prithivi trimurti

Mudras no Yoga

Mãos estendidas, une ambos os indicadores e polegares formando um triângulo no meio.

 


Gostou das dicas? Vem praticar Yoga 🙂

Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana e Tethahealear®.

AGENDAR!

Atende online

Pratique Yoga!

Instrutores Guia da Alma estão te esperando!