10 posições de yoga para equilibrar o Muladhara Chakra!
O Muladhara Chakra é conhecido popularmente como chacra base ou básico, pois é o primeiro, o chacra raiz.
Em sânscrito, uma língua antiga da Índia, ele significa “A morada da raiz”.
Você provavelmente já ouviu falar em chacras! Eles são centros de energia do nosso corpo e os sete principais se localizam ao longo da coluna vertebral.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais o primeiro ponto energético de nosso corpo e como seu equilíbrio contribui para nossa saúde.
Além disso, aprenderemos os nomes de alguns ásanas (posturas de yoga) que auxiliam para o bem-estar das glândulas relacionadas ao Muladhara.
Pratique Yoga com orientação!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
Muladhara: Chakra Raiz
Este chacra está localizado no períneo ou “base da coluna” (cóccix) e a cor correspondente a este ponto de energia é o amarelo.
Embora o Ocidente tenha disseminado que sua cor é vermelha, no Oriente, de onde veio este Conhecimento, sua cor é um intenso amarelo-dourado. Algumas escolas, como o Tantra Yoga, também estudam esse chakra com a cor amarelo-dourado.
Para os mais curiosos, os yogis também criaram um som e uma forma para cada chacra e os relacionaram a um elemento. No caso em questão, o som é “Lang”, a forma é quadrada e o elemento é Terra.
O Muladhara Chakra está relacionado às glândulas supra-renais, que participam da formação do cortisol e adrenalina, relacionados ao estresse e à necessidade de fugir de uma situação ameaçadora.
Alguns estudiosos também relacionam este vórtice energético às glândulas sexuais.
Não iremos nos aprofundar nas inúmeras doenças que podem ocasionar desequilíbrios nos aspectos sólidos de nosso corpo.
Mas, de acordo com meu professor de Yoga, Nihar Sarkar, ao analisarmos a influência do Muladhara a um nível mais sutil, podemos afirmar que seu funcionamento interfere na racionalidade, senso de responsabilidade, desejos diversos, segurança, agressividade, avareza, entre outros sentimentos e características humanas.
Os benefícios do Yoga para equilibrar o Muladhara Chakra
Como as doenças atuais envolvem uma gama de desafios para que sejam curadas, como o câncer, a depressão e o estresse, é possível que a prática de Yoga possa ajudar na prevenção das mesmas.
De forma eficaz e autêntica, atinge um ponto que é preponderante na saúde e melhora do corpo físico: a saúde mental e emocional.
A monja Susan Andrews afirma que através do balanceamento do fluxo de energia sutil nos subcentros (chacras), as perturbações mentais e complexos emocionais podem ser permanentemente curados.
Os Estados Unidos estão investindo milhares de dólares em pesquisas que revelem os benefícios reais da prática de yoga.
Devido ao fato de que estas pesquisas se iniciaram apenas no final dos Anos 90 no Ocidente, o Yoga ainda é visto como algo místico, ligados a Deuses hindus e à religião.
O trabalho dos pesquisadores será longo, pois são diversos os benefícios que os ásanas e a filosofia yógica trazem, entre eles:
- Melhora no sono;
- Autoestima;
- Melhoria no sistema circulatório e respiratório;
- Melhoria no tônus muscular;
- Melhoria na postura;
- Maior flexibilidade física e mental.
Enfim, os americanos buscam mostrar pela Ciência, o que os praticantes assíduos já comprovaram. De qualquer forma, é ótimo unir a sabedoria milenar Oriental às pesquisas ocidentais que deem mais créditos ao Yoga de uma forma geral.
Imagina quanto não seria poupado do seu bolso ao se exercitar através dos movimentos firmes e confortáveis do yoga? Afinal, “prevenir é melhor que remediar”.
10 ásanas para equilibrar o Muladhara Chakra
Agora que você conhece um pouco do chacra raiz, que tal conhecer 10 ásanas que podem equilibrá-lo?
1. Padmasana (Lótus)
2. Balasana
3. Malasana
4. Uttanasana
5. Tadasana – Postura da Montanha
6. Virabhadrasana II – Guerreiro II
7. Sethubandasana – Postura da Ponte
8. Anjaneyasana
9. Saudação ao Sol
10. Shavasana
- Importante salientar que cada postura de yoga (asanas) equilibra não somente um chacra. Ao executar um ásana, você pode estar balanceando uma série de chacras (glândulas e seus respectivos hormônios);
- O ideal é realizar uma prática completa de yoga, pois em aula, são feitas posturas que contrapõem uma a outra, prevenindo lesões e ativando todos os chacras.
- Continue se equilibrando. Leia o próximo artigo: 15 posições de Yoga para cuidar de seu centro de energia vital (Svadhisthana)
Pratique Yoga com orientação!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂