15 posições de Yoga para cuidar de seu centro de energia vital (Svadhisthana)

Equilibre sua energia!
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Os chacras são centros energéticos localizados em diversos pontos do nosso corpo. Os principais chacras são sete, localizados verticalmente desde a base da coluna ao topo da cabeça.

O chacra Svadhisthana é o nosso centro de energia vital. Convido você a conhecer um pouco mais dele, que é conhecido como nosso segundo chacra!

Eu sou Priscila Almeida, instrutora de Yoga e Reikiana em Palhoça – SC.


O Svadhisthana está relacionado ao elemento água, isto é, aos sistemas sanguíneo e linfático, sucos digestivos e esperma. Este chacra está ligado aos rins e à bexiga – órgãos purificadores. Este chacra vem depois do Muladhara, o qual já conhecemos no artigo: 10 posições de yoga para equilibrar seu chacra básico (Muladhara).

Na parte endócrina, o Svadhisthana tem relação com as gônadas, ovários e testículos – glândulas responsáveis pela liberação de hormônios como testosterona, progesterona e estrogênio na nossa corrente sanguínea. O equilíbrio destes hormônios afeta muito a nossa personalidade desde a puberdade; influencia também aspectos físicos e emocionais em homens e mulheres.

guia-da-alma-centro-energia-vital-Svadhisthana-chakraDe acordo com a filosofia de Yoga, as emoções, impulsos (ou vrttis em sânscrito) associadas a estes pontos de energia são: desdém, estupor, indulgência, falta de autoconfiança, falta de piedade e autodestrutividade. Por isso, o desenho que representa este ponto é uma flor de seis pétalas.

Segundo Susan Andrews – diretora do Instituto Visão Futuro, que oferece cursos de Biopsicologia para centenas de pessoas anualmente -, a testosterona em níveis normais gera no indivíduo uma atitude de extroversão estável, uma  atitude sexual normal, sociabilidade, autocontrole e autoconfiança. Quando está desregulada, pode causar desvio psicopata, auto-indulgência, desinibição e dominância na hierarquia. Quando muito baixa, a testosterona afeta a autoconfiança, gerando uma submissão à hierarquia, introversão neurótica, anti-sociabilidade e conformismo social.

De acordo com a filosofia hinduísta e religiões indianas, nascemos com propensões psíquicas (impressão mental ou carimbo psíquico) e essas propensões influenciam nossos chacras, os quais afetam as emoções diariamente.

Todos os ásanas (posturas de yoga) têm efeito de pressão ou despressurização sobre as glândulas e subglândulas. Desta forma, pode-se equilibrar estas propensões mentais/psíquicas citadas anteriormente ao praticar os ásanas.

A prática regular de ásanas provoca equilíbrio no sistema nervoso, endócrino e linfático. Outros benefícios das posturas são o aumento da flexibilidade da coluna, o rejuvenescimento da pele, fortalecimento do sistema imunológico e a redução do estresse – uma das doenças deste milênio.

Diferentemente do que os leigos pensam, praticar ásanas não é sentar, meditar e relaxar. Os ásanas são exercícios que auxiliam para uma melhor mobilidade e força física, o que proporcionam equilíbrio mental. As pessoas que conhecem as posturas de yoga sabem que o relaxamento é uma consequência de posturas que exigem força, equilíbrio, persistência, regularidade e vontade do aluno.

Pensando na sua saúde, iremos focar do segundo chacra que, como já falamos, é considerado o centro de nossa energia vital.

É importante conhecer e considerar que uma boa prática de yoga necessita da orientação de um instrutor qualificado e de um preparo do próprio praticante, com aquecimento, alongamentos e conhecimento de variações de ásanas, no caso de o praticante possuir limitações físicas.

Você pode praticar estas posturas e, ao final, realizar um relaxamento profundo (fazendo a postura do cadáver ou shavasana em sânscrito) ou uma meditação.

Veja os 15 ásanas que selecionamos para equilibrar seu chacra Svadhisthana:

1. Padmasana (postura de lótus)

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2. Virabhadrasana II (postura do guerreiro II)

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3. Parsvakonasana (postura do ângulo lateral estendido)

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4. Parivritta trikonasana (postura do triângulo com rotação de tronco)

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5. Garudasana (postura da águia)

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6. Marjariyasana (postura do gato)

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7. Eka pada adho mukha svanasana (postura do cachorro olhando para baixo, mas com uma perna)

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8. Salamba Kapotasana (postura do pombo-rei)

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9. Paschimottanasana (postura da pinça)

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10. Gomukhasana (postura da cabeça de vaca)

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11. Ardha shalabhasana (meia postura do gafanhoto)

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12. Setu bandhasana (postura da ponte)

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13. Sarvangasana (postura da vela)

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14. Matsyasana (postura do peixe)

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15. Ardha padmasana (meia-lótus)

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Instrutora de Yoga e Terapeuta Reikiana Mikao Usui III

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