15 posições de Yoga para o Svadhisthana Chakra!
Os chacras são centros energéticos localizados em diversos pontos do nosso corpo. Os principais chacras são sete, localizados verticalmente desde a base da coluna ao topo da cabeça.
O chacra Svadhisthana é o nosso centro de energia vital. Convido você a conhecer um pouco mais dele, que é conhecido como nosso segundo chacra!
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
Índice
- Svadhisthana: o Chakra umbilical
- 15 posturas de Yoga para equilibrar seu chacra Svadhisthana
- 1. Padmasana (postura de lótus)
- 2. Virabhadrasana II (postura do guerreiro II)
- 3. Parsvakonasana (postura do ângulo lateral estendido)
- 4. Parivritta trikonasana (postura do triângulo com rotação de tronco)
- 5. Garudasana (postura da águia)
- 6. Marjariyasana (postura do gato)
- 7. Eka pada adho mukha svanasana (postura do cachorro olhando para baixo, mas com uma perna)
- 8. Salamba Kapotasana (postura do pombo-rei)
- 9. Paschimottanasana (postura da pinça)
- 10. Gomukhasana (postura da cabeça de vaca)
- 11. Ardha shalabhasana (meia postura do gafanhoto)
- 12. Setu bandhasana (postura da ponte)
- 13. Sarvangasana (postura da vela)
- 14. Matsyasana (postura do peixe)
- 15. Ardha padmasana (meia-lótus)
Svadhisthana: o Chakra umbilical
O Svadhisthana está relacionado ao elemento água, isto é, aos sistemas sanguíneo e linfático, sucos digestivos e esperma. Este chacra está ligado aos rins e à bexiga – órgãos purificadores. Este chacra vem depois do Muladhara, o qual já conhecemos no artigo: 10 posições de yoga para equilibrar seu chacra básico (Muladhara).
Na parte endócrina, o Svadhisthana tem relação com as gônadas, ovários e testículos – glândulas responsáveis pela liberação de hormônios como testosterona, progesterona e estrogênio na nossa corrente sanguínea.
O equilíbrio destes hormônios afeta muito a nossa personalidade desde a puberdade; influencia também aspectos físicos e emocionais em homens e mulheres.
De acordo com a filosofia de Yoga, as emoções, impulsos (ou vrttis em sânscrito) associadas a estes pontos de energia são: desdém, estupor, indulgência, falta de autoconfiança, falta de piedade e autodestrutividade. Por isso, o desenho que representa este ponto é uma flor de seis pétalas.
Segundo Susan Andrews – diretora do Instituto Visão Futuro, que oferece cursos de Biopsicologia para centenas de pessoas anualmente -, a testosterona em níveis normais gera no indivíduo uma atitude de extroversão estável, uma atitude sexual normal, sociabilidade, autocontrole e autoconfiança.
Quando está desregulada, pode causar desvio psicopata, auto-indulgência, desinibição e dominância na hierarquia. Quando muito baixa, a testosterona afeta a autoconfiança, gerando uma submissão à hierarquia, introversão neurótica, anti-sociabilidade e conformismo social.
De acordo com a filosofia hinduísta e religiões indianas, nascemos com propensões psíquicas (impressão mental ou carimbo psíquico) e essas propensões influenciam nossos chacras, os quais afetam as emoções diariamente.
Todos os ásanas (posturas de yoga) têm efeito de pressão ou despressurização sobre as glândulas e subglândulas. Desta forma, pode-se equilibrar estas propensões mentais/psíquicas citadas anteriormente ao praticar os ásanas.
A prática regular de ásanas provoca equilíbrio no sistema nervoso, endócrino e linfático. Outros benefícios das posturas são o aumento da flexibilidade da coluna, o rejuvenescimento da pele, fortalecimento do sistema imunológico e a redução do estresse – uma das doenças deste milênio.
A prática de Yoga na saúde
Diferentemente do que os leigos pensam, praticar ásanas não é sentar, meditar e relaxar. Os ásanas são exercícios que auxiliam para uma melhor mobilidade e força física, o que proporcionam equilíbrio mental.
As pessoas que conhecem as posturas de yoga sabem que o relaxamento é uma consequência de posturas que exigem força, equilíbrio, persistência, regularidade e vontade do aluno.
Pensando na sua saúde, iremos focar do segundo chacra que, como já falamos, é considerado o centro de nossa energia vital.
É importante conhecer e considerar que uma boa prática de yoga necessita da orientação de um instrutor qualificado e de um preparo do próprio praticante, com aquecimento, alongamentos e conhecimento de variações de ásanas, no caso de o praticante possuir limitações físicas.
Você pode praticar estas posturas e, ao final, realizar um relaxamento profundo (fazendo a postura do cadáver ou shavasana em sânscrito) ou uma meditação.
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
15 posturas de Yoga para equilibrar seu chacra Svadhisthana
Pratique respeitando seu corpo!
1. Padmasana (postura de lótus)
2. Virabhadrasana II (postura do guerreiro II)
3. Parsvakonasana (postura do ângulo lateral estendido)
4. Parivritta trikonasana (postura do triângulo com rotação de tronco)
5. Garudasana (postura da águia)
6. Marjariyasana (postura do gato)
7. Eka pada adho mukha svanasana (postura do cachorro olhando para baixo, mas com uma perna)
8. Salamba Kapotasana (postura do pombo-rei)
9. Paschimottanasana (postura da pinça)
10. Gomukhasana (postura da cabeça de vaca)
11. Ardha shalabhasana (meia postura do gafanhoto)
12. Setu bandhasana (postura da ponte)
13. Sarvangasana (postura da vela)
14. Matsyasana (postura do peixe)
15. Ardha padmasana (meia-lótus)
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂