Comunique-se com Empatia: 8 posturas de Yoga para o Vishuddha chacra!
É urgente a necessidade de despertarmos e de ampliarmos nossa consciência, observando nossos atos, palavras e pensamentos.
Por isso, hoje vamos falar sobre o Chacra relacionado à nossa criatividade e comunicação: o Vishuddha. Boa leitura e prática!
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
Índice
Vishuddha: o chakra laríngeo
O Vishuddha (chacra da garganta ou laríngeo) é o chacra da comunicação, purificação, criatividade e expressão.
Ele é o nosso quinto chacra (centro energético) e está relacionado às nossas glândulas tireoide e paratireoide (e seus hormônios).
Ele também é tido como um purificador. Afinal, o chacra Vishuddha fica entre o chacra do coração (Anahata) e o chacra da intuição (Ajna), manifestando o estado da nossa alma por meio de palavras ou canções. É considerado um chacra mais sutil que os anteriores, ligado ao elemento éter.
Isso tudo os Iogues descobriram há milhares de anos, inclusive, criaram posturas no Yoga que contemplam a saúde destas importantes glândulas (vamos conhecer algumas mais adiante).
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
Empatia e Comunicação Não-Violenta
Neste século também teve gente que descobriu técnicas para otimizarmos nossa comunicação.
O livro Comunicação Não-violenta – CNV, de Marshall Rosenberg (1934- 2015) é um destes casos. O autor, nascido no Estados Unidos (EUA) e radicado na Suíça, trabalhou com resolução de conflitos ao longo de sua jornada, introduzindo programas de paz em diversos países, como Sérvia, Croácia, Burundi e Sri Lanka. Fundou um Centro de Comunicação Não-Violenta (CNV) nos EUA.
Para Rosenberg, não fomos educados a nos comunicar com compaixão. Então, ele nos ensina a fazê-lo de forma harmônica. Segundo o autor, precisamos informar nossas necessidades e expressar nossos sentimentos ao falar com o outro e, sobretudo, ouvir.
Ele afirma em seu livro que é mais costumeiro classificar as pessoas de “preguiçosas”, “irresponsáveis” ou “distantes”, no lugar de esclarecermos sobre a nossa necessidade de manter, por exemplo, o creme dental fechado. Porém, ao expressarmos nosso julgamento, o interlocutor recebe a mensagem como uma crítica e assim se inicia o conflito.
Por isso, é fundamental criarmos empatia tanto na escuta como na fala.
- Leia mais no artigo: Você é uma pessoa empática? Reflexões e dicas de como ter Empatia!
Outro passo da CNV é evitar frases ambíguas e formular nossas solicitações na forma de ações concretas. De acordo com o autor, nós dizemos muitas coisas ao escutarmos os sentimentos e necessidades de outras pessoas, e na realidade o que muitas vezes é esperado é que ouçamos com atenção, simplesmente. A ideia aqui é nos conectarmos com os sentimentos e necessidades do interlocutor, mostrando nossa vulnerabilidade sem drama e inibição.
“Quanto mais temos empatia pelas outras pessoas, mais seguros nos sentimos.”
Marshall Rosenberg
O essencial deste sentimento é estarmos presentes em relação ao que realmente está acontecendo no interior, ou seja, na esfera sentimental, da outra pessoa. Se entendermos que todos os Seres Humanos têm praticamente as mesmas necessidades, perceberemos que por trás de uma história, de um fato ou problema do interlocutor, há um sentimento que resulta de uma necessidade não atendida. Muitas vezes, olhamos apenas para nosso umbigo e nos precipitamos ao julgar: “isto está errado, isto está certo”.
Além de trazer uma percepção tão revolucionária como esta, Rosenberg também oferece dicas pontuais na hora da comunicação, como:
- Observar o acontecimento sem julgar (realmente isso é quase sobrehumano!);
- Perceber o real sentimento seu ou do interlocutor diante daquele fato (alegria, alívio, curiosidade, segurança, serenidade, com raiva, irritação, angústia, susto, entre outros). Afinal, não somos seres apenas mentais, as emoções estão sempre ali no dizendo muito, e podem ser usadas para o bem e o entendimento;
- Perceber quais necessidades suas ou do interlocutor não estão sendo atendidas. Quando as pessoas comunicam o que precisam no lugar de expressar o que está errado, as possibilidades de sucesso são muito maiores;
- Informar, se for necessário, o que deseja em relação àquele fato. O ideal é que o pedido seja feito de forma positiva e objetiva, pois os pedidos são interpretados como exigências quando o ouvinte acredita que será culpado ou punido caso não os atenda. Portanto, Roseberg recomenda que nossos pedidos sejam claros, positivos e que informem ações concretas.
Leia mais no artigo: O que é Comunicação não violenta e como praticar?
8 Posições de Yoga para o Vishuddha Chacra
Vou agora mostrar alguns ásanas que equilibram o Vishuddha Chacra.
Lembrando que é recomendável que você procure um instrutor de yoga antes de sua prática!
1. Rotação de cabeça
2. Bhujangasana – Postura da Cobra
3. Ustrasana
4. Sarvangasana – Postura da Vela
5. Halasana
6. Matsyasana – Postura do Peixe
7. Sethubandasana
8. Viparita Karani
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂