image-alivie-raiva-estresse-5-posicoes-yoga-manipura-chacra
Chakras Yoga

Alivie a raiva e o estresse: 5 posições de Yoga para o Manipura Chacra!

Equilibre seu plexo solar!

icon-share
175 compartilhamentos

Você sabia que do mesmo local que vem a sua raiva, origina-se também a sua força de vontade, coragem, autoestima e força de caráter? Hoje vamos dicas de como equilibrar seu chakra Manipura e lidar com sua raiva e estresse, através de posições de yoga.


 

Os meditadores e yogis, há milhares de anos descobriram que nossos chacras são pontos energéticos no nosso corpo e estão relacionados a determinadas emoções.

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saudeSituado na nossa região abdominal, hoje vamos conhecer melhor o plexo solar, que na filosofia do Yoga, é o Manipura chacra (Cidade das Jóias, em sânscrito). O Manipura chacra está relacionado às glândulas adrenais, que liberam o hormônio cortisol no sangue. É o hormônio que tem ligação com o estresse, um dos “males do século XXI”.

O estresse é responsável por diversas prescrições médicas de remédios, visitas à psiquiatras, doenças cardíacas, gastrointestinais, neurológicas e degenerativas. No corre-corre do dia a dia, o sistema nervoso simpático fica continuamente estimulado e suas glândulas adrenais se agitam, com rajadas de hiperatividade que irritam continuamente o corpo e a mente. Sofremos, então, de tensão muscular crônica.

Por isso, manter o equilíbrio do nosso corpo físico, mental e espiritual é crucial.

 

Como lidar com a raiva e o estresse?

O Cardiologista americano Dean Ornish (autor dos livros “Salvando o seu Coração” e “A Dieta de Salvando o seu Coração”) afirma que está provado cientificamente que se pode evitar doenças cardíacas com dieta e mudanças de hábitos. A dica dele é consumir apenas 10% de gordura diariamente, muitas frutas, vegetais e grãos integrais.

O médico recomenda ainda exercícios leves e para o controle do estresse: sessões de meditação e orações. Segundo ele, estas duas últimas evitam doenças cardíacas e revertem lesões e entupimento nas artérias.

Como já estamos cansados de saber, uma vida saudável requer prática de atividades físicas e, vale lembrar, uma relação amorosa com gente mesmo e as pessoas com quem convivemos. Cientistas agora começaram a reconhecer e evidenciar a eficácia da meditação e da manutenção/fortalecimento da nossa espiritualidade.

No mundo competitivo em que vivemos é quase heróico estabelecermos uma rotina saudável e de autocuidado, mas isso é possível com pequenos atos. Desde ter atenção ao que falamos e pensamos, ao modo como nos comunicamos com as pessoas e a nossa relação com nosso passado.

Muitas vezes, quando nos sentimos irritados, pode ser o passado batendo à porta para pedir que ele seja perdoado e resolvido. Não temos como voltar atrás e remontar algum fato que nos deixou triste, mas podemos ter uma conversa interna e reconhecer que há algo muito maior nos guiando. Pedir ajuda por meio de orações nos fortalece durante qualquer momento, sobretudo nos difíceis. Não se trata de uma fé cega, mas numa confiança e esperança na vida. E a vida quer que sejamos livres do passado e felizes!

 

Voltando ao Manipura chacra, ele desencadeia a sua raiva, mas também um monte de sentimentos nobres, como dito anteriormente. É dele que nasce a força de vontade de você fazer o que deve ser feito, resolver as suas pendências, ser persistente em algo que lhe faz bem. A busca pela espiritualidade, a força para aguentar as críticas, de suportar o dia ruim e, principalmente, de recomeçar.

Como a prática de yoga equilibra os chacras, gostaria de compartilhar com você alguns ásanas (postura de yoga) que auxiliam na saúde do centro energético Manipura.

 

5 ásanas para equilibrar seu Manipura chacra

Procure um instrutor de yoga para orientar sua prática!

 

Parivrtta Utkatasana – Postura da cadeira com rotação de tronco

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saude-Parivrtta-Utkatasana-

 

Adho Mukha Svanasana – Postura do cachorro olhando pra baixo

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saude-Adho-Mukha-Svanasana

 

Paripurna Navasana – Postura inteira do barco

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saude-Paripurna-Navasana

 

Parivrtta Janu Sirsasana – Postura da cabeça no joelho com torção

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saude-Parivrtta-Janu-Sirsasana

 

Urdhva Dhanurasana  – Postura do arco voltado pra cima

guia-da-alma-posicoes-yoga-chakra-manipura-chakra-estresse-raiva-saude-Urdhva-Dhanurasana-

Vamos praticar?

Encontre aulas de Yoga na sua cidade!

Aulas de Yoga em Florianópolis-SC!

Aulas de Yoga em Patos de Minas-MG!

Aulas de Yoga em Tubarão-SC!


Leia também:


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Priscila A. Almeida

Instrutora de Yoga

13
0

Após praticar Hatha Yoga por cinco anos, aprofundei meus conhecimentos no curso de instrutores no Anandam Yoga e Cultura, onde conheci o Tantra Yoga. Sou reikiana (Mikao Usui – níveis I e II).

Ofereço personal Yoga, além de yoga e meditação para empresas.

 

...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!