Como funciona a Terapia Ayurveda: sistema milenar indiano
Ayurveda significa “ciência da vida longa”. O caminho para viabilizar a autorresponsabilidade e o direito à saúde. É um sistema milenar de Medicina Indiana. Neste artigo vamos entender mais o que é esse sistema e como funciona a Terapia Ayurveda.
Índice
O que é Ayurveda?
Ayurveda é um sistema de medicina natural universal tão antigo quanto a história das civilizações.
Um conhecimento vindo direto da consciência cósmica pelos antigos sábios que viviam na região onde hoje é a Índia.
Um legado de compaixão para a humanidade.
Este mais antigo sistema médico é integral, tratando o ser humano de forma holística, curando a raiz do sofrimento e as causas de desequilíbrios e enfermidades físicas, energéticas, mentais e espirituais, trazendo de volta a consciência divina e a autorresponsabilidade evolutiva.
- Ayur, ou vida, é a harmonia entre o Eu superior (Atman), a mente (Manas), Prana, os sentidos e o corpo;
- Veda é conhecimento, sabedoria, ciência.
Portanto, não é simplesmente uma ciência médica, mas um modo de viver de forma saudável e prazerosa, em harmonia com os ciclos da natureza.
Ayurveda: o sistema milenar indiano
Ayurveda, a ciência de origem divina, desenvolveu-se há mais de 9000 anos numa civilização altamente desenvolvida e evoluída espiritualmente, às margens do rio Saraswati, berço da cultura védica.
A ciência original propagou-se pelo Oriente e parte do Ocidente pelo budismo, e recebeu influências de outras culturas, como a chinesa, a tibetana e a grega.
A Ayurveda continuou o seu desenvolvimento na cultura indiana, sendo por muito tempo a medicina praticada.
O seu declínio deu-se depois de 1200 d.C, quando muçulmanos do Oriente Médio invadiram a Índia e destruíram muitas bibliotecas e faculdades.
Em 1750, com a colonização inglesa, foi proibida de ser praticada e ensinada oficialmente, mas permaneceu viva na cultura, sendo transmitida em pequenas escolas privadas e entre guru/discípulo.
Após a independência da Índia, em 1947, gradualmente a Ayurveda foi se reestabelecendo. Atualmente, existem mais de 100 escolas pela Índia e a Ayurveda é ensinada paralelamente à medicina alopática.
Com base em textos védicos, ensinados em universidades na Índia e através da relação mestre/discípulo, a Ayurveda vem ganhando cada vez mais força fora da Índia.
A Ayurveda é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como medicina tradicional (TM – Traditional Medicine) e també como CAM (Complementary Alternative Medicine).
Grandes centros de saúde na Europa e nos Estados Unidos destacam-se por integrar a Ayurveda em seus sistemas de saúde, tratamento e pesquisa, com destaque para o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e também a Alemanha, onde é realizado o maior congresso de Ayurveda no Ocidente.
No Brasil, a Ayurveda também tem grande destaque e está integrado ao PNPI (Programa Nacional de Práticas Integrativas) do SUS.
A Terapia Ayurveda
A Terapia Ayurveda abarca a ciência médica, a filosofia, a psicologia, a alquimia e o entendimento espiritual, bem como a astrologia e a astronomia.
É recomendada como método de tratamento econômico e eficaz, sem efeitos colaterais e com grande destaque na prevenção de doenças e no auxílio ao tratamento de doenças, sendo uma delas a Fibromialgia.
Em alguns municípios é possível encontrar a Ayurveda como opção de tratamento em unidades básicas de saúde, além de muitos profissionais que realizam atendimentos particulares nas principais cidades do país e na modalidade online, como aqui no Guia da Alma.
Ayurveda: alimentação saudável como pilar
Para a Ayurveda, uma doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que pode ser percebida e é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida.
Pequenos desequilíbrios que ocorrem em nossa vida, são transmitidos ao nosso corpo. Se não forem corrigidos, eles tendem a aumentar com o passar do tempo, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.
A medicina Ayurvédica preconiza que a boa digestão é um dos principais pilares da saúde.
Quando o sistema digestivo não funciona na sua potência ideal ou quando a matéria-prima não é adequada às necessidades nutricionais individuais, o organismo perde vigor e formam-se biotoxinas, conhecidas atualmente como radicais livres.
Além da dieta inadequada, também estamos expostos a outras fontes de contaminantes como: a poluição do ar, medicamentos, drogas, cosméticos, corantes, conservantes, agrotóxicos, metais pesados, excesso de gorduras e sódio, além de álcool, tabaco e o stress da vida moderna.
Portanto, a dieta e alimentação ayurvédica é um dos pilares desse saber milenar. Mas também está associada a uma série de outros fatores.
Para tratamento e prevenção de doenças, a Ayurveda utiliza, além da alimentação adequada, a fitoterapia, a meditação, a yoga e outras técnicas.
Dentre elas, a massagem é uma das principais utilizadas pelos médicos e terapeutas ayurvédicos.
Ayurveda e os Doshas
O homem é uma réplica do universo que o cerca. Os antigos sábios da Índia compreenderam que as mesmas leis e energias que atuam no universo, agem também sobre os seres humanos.
O homem é uma réplica, em miniatura, do universo que o cerca.
Assim, esses sábios, tornaram-se conhecedores das propriedades dos cinco elementos que atuam na natureza – terra, água, fogo, ar e espaço – e determinaram a relação deles com o ser humano.
Esses elementos combinam-se entre si para formar tudo o que existe: homens, animais, plantas etc.
De acordo com a predominância de cada elemento, teremos os três biotipos ou constituições básicas do corpo humano, chamados de Dosha.
São eles: Vata, Pitta e Kapha.
Um dos grandes trunfos do Sistema Ayurvêdico de Saúde é que tudo é individualizável e deve respeitar a constituição de cada um.
A comida que é saudável para as pessoas de Pitta, pode ser pesada para seus amigos de Vata.
Um aroma que diminua a agitação de Vata, pode tornar sonolento um Kapha.
Assim, conhecer seu biotipo próprio e os fatores que o intensificam ou amenizam pode ser de grande ajuda no dia a dia.
Poderemos adequar nosso estilo de vida, usando a praticidade e a eficiência desse antigo método para alcançarmos o tão sonhado equilíbrio.
Como a Terapia Ayurveda funciona?
Os tratamentos de Terapia Ayurveda são personalizados e realizados de acordo com as características individuais de cada pessoa.
Entre os seus recursos estão a orientação quanto ao estilo de vida, a fitoterapia, a nutrição, a desintoxicação, a massagem e outros tipos de trabalhos com o corpo, além de práticas espirituais, como a meditação, por exemplo.
Através da Ayurveda você consegue conhecer mais a si e seu corpo, e se conectar com o que ele está dizendo.
E tem mais: a terapia ayurvédica também é famosa por promover a beleza, além de um profundo relaxamento e bem-estar.
Saúde = Harmonia = Paz
A Ayurveda se baseia no conhecimento e no entendimento acumulado ao longo dos milênios e, no entanto, é extremamente atualizada, oferecendo um tratamento prático e eficaz para muitos distúrbios modernos que afetam tanto a mente, quanto o corpo.
Vamos agendar sua sessão?