image-abra-seu-coracao-posicoes-yoga-anahata-chacra
Chakras Yoga

Abra seu coração: 9 posições de yoga para o Anahata chacra!

Encontre o equilíbrio no amor e no perdão.

icon-share
113 compartilhamentos

Hoje vamos falar sobre o Anahata Chacra: nosso quarto centro energético, localizado no peito, que nos conduz ao amor, compaixão e perdão. E veremos 9 posições de yoga para equilibrá-lo!


 

Já teve um dia em que você se sentiu conectado com as pessoas a sua volta, ouvindo os amigos e familiares com compaixão, sendo positivo diante das perspectivas e aberto para a vida? Se sim, você estava com seu Anahata chacra em equilíbrio.

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-coracaoHá milhares de anos, os yogis nomearam o ponto do centro do nosso peito com este nome, isto é, o nosso quarto chacra, também conhecido como chacra cardíaco.guia-da-alma-anahata chacra-chakras-coracao-Até aqui, nos artigos anteriores, falamos de pontos energéticos mais densos (muladhara, svadhisthana e manipura chacras). O Anahata chacra separa os três centros mais densos dos mais sutis, chacras que veremos em outros artigos por aqui!

Vamos desbravar o chacra que conecta você a energia mais elevada e que tantos livros e músicas abordam e que muitos seres iluminados tentaram nos ensinar: o amor universal.

Diferentemente daquela amor melancólico, grudento e carente que vem sendo explorado nas novelas, filmes e nas músicas, o amor que podemos sentir é muito mais sublime e nos traz alegria, e não, apego. Este sentimento é possível e quem alcança o perdão verdadeiro e o desapego do passado, consegue alcançá-lo.

 

O Anahata Chacra na saúde

O Anahata está localizado no centro do peito, como dito anteriormente, e a glândula relacionada a ele é o timo, responsável pelo nosso sistema imunológico.

Em 1991, o New England Journal publicou um relatório que mostrava uma ligação direta entre o estado mental dos indivíduos e as doenças. O estudo demonstrou uma surpreendente correlação entre os níveis de estresse psicológico e o vírus da gripe. Foi um importante passo para que o mundo científico aceitasse que nosso sistema imunológico está ligado a fatores psicológicos.

Compaixão, relacionamentos equilibrados e enriquecedores, sentimentos positivos, esperança, ternura, desapego e ligação ao amor divino são sentimentos e experiências possíveis no plano humano. Basta cuidar do seu corpo por meio de práticas de asanas e boa alimentação, da mente através da meditação, e do espírito, cuidando que tipo de música e leituras você faz diariamente.

O ocidente costuma relacionar sentimentos de amor com o órgão do lado esquerdo do nosso corpo, que bombeia sangue e bate sem cessar. Porém, em culturas orientais e na filosofia de Yoga, o coração é o Anahata.

O amor romântico de um casal, ou de um pai para o filho, é importante para que tenhamos contato com nosso potencial de nos doarmos e nos conectarmos com os seres de forma verdadeira. Porém, o amor que se fala neste texto ultrapassa as paredes de nossa casa e atinge nosso bairro, cidade e país. É olharmos outro ser humano nos olhos e reconhecer nele um irmão da mesma espécie, que em maior ou menor grau, enfrenta desafios muito semelhantes aos nossos.

 

10 passos para o Perdão e equilíbrio do Anahata

Após cerca de 4 anos de prática de yoga e meditação, eu tive um insight após uma aula de yoga. Senti que precisava abandonar um sentimento que impedia minha vida de ser mais plena, desapegando-me de uma mágoa.

Voltei para casa perplexa e com uma necessidade urgente de me livrar daquele sentimento. Após a expurgação, vamos dizer assim, minha vida fluiu mais leve e tudo mudou para melhor à minha volta.

Percebi que com aquele ato de enfrentamento de um sentimento maléfico, o Anahata começou a se equilibrar. Veja os passo pelos quais passei e espero que eles lhe inspirem a perdoar a si ou a alguém:

  1. Reconheça uma mágoa, rancor, raiva ou culpa que você sente por você ou por alguém;
  2. Remonte a situação que causou isso, relembrando com detalhes e deixe vir o sentimento, seja qual for, mesmo seja que ruim. E se sentir vontade, chore! Chore mesmo, não se reserve. Esvazie esse balão cheio de sentimentos ruins;
  3. Peça a seu anjo da guarda, ou aquele ser celestial no qual você acredita, para lhe auxiliar neste momento! E reze, se essa for sua crença;
  4. Reconheça e afirme que você quer resolver este problema dentro de você;
  5. Remonte a situação mais uma vez e observe você dentro dela e responsabilize-se pelas ações que você fez, reconheça sua parte;
  6. Ore quantas vezes forem necessárias. Quando falo em orar, é mentalizar ou verbalizar palavras positivas e pedir a seres iluminados (no caso, pedi ao Espírito Santo) que guiem você à cura.
  7. Observe os dias seguintes e não se surpreenda se as pessoas ao seu redor estiverem mais felizes, afinal, tudo é um reflexo de como você está por dentro;
  8. Agora que você fez uma alquimia, transmutando o sentimento denso em algo sutil e elevado, comemora a vida;
  9. Lembre-se de ler, ouvir e assistir coisas que enriqueçam e alimentem sua alma;
  10. Escolha bem suas companhias e lugares aonde vai, afinal, manter a plenitude também é um desafio a qualquer um que a conquista!

Agora que você aprendeu sobre a importância em manter este chacra equilibrado, conheça algumas posturas de yoga para harmonizar seu Anahata!

 

9 posições de yoga para o Anahata chacra!

Tenha auxílio de um instrutor de yoga para realizar as posições, respeitando seu corpo.

Entre em contato comigo para saber mais sobre yoga.

 

1. Trikonásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Trikonásana

2. Maha Sakti Asana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Maha-Sakty-Asana

3. Prasarita Padottanásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Prasarita-Padottanásana

4. Gomukhásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Gomukhásana

5. Matsyendrásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Matsyendrásana

6. Ustrásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Ustrásana

7. Dhanurásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Dhanurásana

8. Balásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Balásana-

9. Shavásana

guia-da-alma-anahata chacra-chakra-yoga-yogaterapia-Shavásana

Tem interesse em yoga e meditação?

Continue esta conversa comigo!

 


Leia também:


 

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdos para a sua evolução da consciência, uma vez por semana.




 

Priscila A. Almeida

Instrutora de Yoga

13
0

Após praticar Hatha Yoga por cinco anos, aprofundei meus conhecimentos no curso de instrutores no Anandam Yoga e Cultura, onde conheci o Tantra Yoga. Sou reikiana (Mikao Usui – níveis I e II).

Ofereço personal Yoga, além de yoga e meditação para empresas.

 

...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

~ Nossos Parceiros ~

astrolink-guia-da-alma--logo-quiz-como-ser-uma-pessoa-melhor-signo-
guia da alma - lua peregrina
Meraki-logo
tranquility-pra-voce
guia da alma - aldeia indigo
marcia-oliveira-lifestyle-marca-yoga-floripa
anahata-world
guia-da-alma-kaygangue-parceiros