Abra seu coração: 9 posições de yoga para o Anahata Chakra!
Hoje vamos falar sobre o Anahata Chakra: nosso quarto centro energético, localizado no peito, que nos conduz ao amor, compaixão e perdão.
Aprenda também: 9 posições de yoga para equilibrar o centro do coração!
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando, agende 🙂
Índice
Anahata: o Chackra cardíaco
Já teve um dia em que você se sentiu conectado com as pessoas a sua volta, ouvindo os amigos e familiares com compaixão, sendo positivo diante das perspectivas e aberto para a vida? Se sim, você estava com seu Anahata chacra em equilíbrio.
Há milhares de anos, os yogis nomearam o ponto do centro do nosso peito com este nome, isto é, o nosso quarto chacra, também conhecido como chacra cardíaco.Até aqui, nos artigos anteriores, falamos de pontos energéticos mais densos:
O Anahata chacra separa os três centros mais densos dos mais sutis, chacras que veremos em outros artigos por aqui!
Vamos desbravar o chacra que conecta você a energia mais elevada e que tantos livros e músicas abordam e que muitos seres iluminados tentaram nos ensinar: o amor universal.
Diferentemente daquela amor melancólico, grudento e carente que vem sendo explorado nas novelas, filmes e nas músicas, o amor que podemos sentir é muito mais sublime e nos traz alegria, e não, apego. Este sentimento é possível e quem alcança o perdão verdadeiro e o desapego do passado, consegue alcançá-lo.
A saúde emocional
O Anahata está localizado no centro do peito, como dito anteriormente, e a glândula relacionada a ele é o timo, responsável pelo nosso sistema imunológico.
Em 1991, o New England Journal publicou um relatório que mostrava uma ligação direta entre o estado mental dos indivíduos e as doenças. O estudo demonstrou uma surpreendente correlação entre os níveis de estresse psicológico e o vírus da gripe. Foi um importante passo para que o mundo científico aceitasse que nosso sistema imunológico está ligado a fatores psicológicos.
Compaixão, relacionamentos equilibrados e enriquecedores, sentimentos positivos, esperança, ternura, desapego e ligação ao amor divino são sentimentos e experiências possíveis no plano humano. Basta cuidar do seu corpo por meio de práticas de asanas e boa alimentação, da mente através da meditação, e do espírito, cuidando que tipo de música e leituras você faz diariamente.
O ocidente costuma relacionar sentimentos de amor com o órgão do lado esquerdo do nosso corpo, que bombeia sangue e bate sem cessar. Porém, em culturas orientais e na filosofia de Yoga, o coração é o Anahata.
O amor romântico de um casal, ou de um pai para o filho, é importante para que tenhamos contato com nosso potencial de nos doarmos e nos conectarmos com os seres de forma verdadeira. Porém, o amor que se fala neste texto ultrapassa as paredes de nossa casa e atinge nosso bairro, cidade e país. É olharmos outro ser humano nos olhos e reconhecer nele um irmão da mesma espécie, que em maior ou menor grau, enfrenta desafios muito semelhantes aos nossos.
10 passos para o Perdão e equilíbrio do Anahata Chakra
Após cerca de 4 anos de prática de yoga e meditação, eu tive um insight após uma aula de yoga. Senti que precisava abandonar um sentimento que impedia minha vida de ser mais plena, desapegando-me de uma mágoa.
Voltei para casa perplexa e com uma necessidade urgente de me livrar daquele sentimento. Após a expurgação, vamos dizer assim, minha vida fluiu mais leve e tudo mudou para melhor à minha volta.
Percebi que com aquele ato de enfrentamento de um sentimento maléfico, o Anahata começou a se equilibrar. Veja os passo pelos quais passei e espero que eles lhe inspirem a perdoar a si ou a alguém:
- Reconheça uma mágoa, rancor, raiva ou culpa que você sente por você ou por alguém;
- Remonte a situação que causou isso, relembrando com detalhes e deixe vir o sentimento, seja qual for, mesmo seja que ruim. E se sentir vontade, chore! Chore mesmo, não se reserve. Esvazie esse balão cheio de sentimentos ruins;
- Peça a seu anjo da guarda, ou aquele ser celestial no qual você acredita, para lhe auxiliar neste momento! E reze, se essa for sua crença;
- Reconheça e afirme que você quer resolver este problema dentro de você;
- Remonte a situação mais uma vez e observe você dentro dela e responsabilize-se pelas ações que você fez, reconheça sua parte;
- Ore quantas vezes forem necessárias. Quando falo em orar, é mentalizar ou verbalizar palavras positivas e pedir a seres iluminados (no caso, pedi ao Espírito Santo) que guiem você à cura.
- Observe os dias seguintes e não se surpreenda se as pessoas ao seu redor estiverem mais felizes, afinal, tudo é um reflexo de como você está por dentro;
- Agora que você fez uma alquimia, transmutando o sentimento denso em algo sutil e elevado, comemora a vida;
- Lembre-se de ler, ouvir e assistir coisas que enriqueçam e alimentem sua alma;
- Escolha bem suas companhias e lugares aonde vai, afinal, manter a plenitude também é um desafio a qualquer um que a conquista!
Agora que você aprendeu sobre a importância em manter este chacra equilibrado, conheça algumas posturas de yoga para harmonizar seu Anahata!
9 posições de yoga para o Anahata chacra!
Tenha auxílio de um instrutor de yoga para realizar as posições, respeitando seu corpo.
1. Trikonásana
2. Maha Sakti Asana
3. Prasarita Padottanásana
4. Gomukhásana
5. Matsyendrásana
6. Ustrásana
7. Dhanurásana
8. Balásana
9. Shavásana
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando, agende 🙂