Conecte-se ao Universo: 5 posturas de yoga para o Sahasrara Chacra!
O Sahasrara Chacra é nosso sétimo centro energético, que nos une à nossa espiritualidade.
Vamos conhecer mais sobre seu funcionamento e 5 posturas de yoga para se conectar com o Sahasrara? Boa leitura e prática!
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂
Índice
Sahasrara Chacra: o centro energético coronário
Diz-se que o Sahasrara Chacra, o sétimo, localizado no topo da cabeça, é o principal de todos. Porém, para que tenhamos este ponto energético equilibrado, é necessário que os demais chacras estejam alinhados.
Nos artigos anteriores falamos dos seis principais Chacras (centros energéticos) localizados em nosso corpo! Apesar de termos diversos, somente sete chacras levam enfoque na cultura do yoga. A flor de lótus de mil pétalas, como também é chamado o Sahasrara, está relacionado à glândula pineal.
Imagine o ponto do seu terceiro olho (entre as sobrancelhas) e o topo da cabeça, agora encontre a união destes, fazendo uma linha reta e outra vertical, respectivamente. A misteriosa pineal está localizada nesta intersecção.
A mediunidade, por exemplo, está relacionada à glândula pineal. Ou seja, pessoas capazes de ver, sentir sons e cheiros ou ouvir seres de outras dimensões, ou ainda terem uma intuição aguçada, têm a pineal mais desenvolvida.
Não queremos aqui nos aprofundar na mediunidade, que é algo que nem é tratado na cultura yóguica. Mas esta é uma forma simples de mostrar sua capacidade. Você percebeu que existem imagens de Budha com uma cabeça que lembra uma pinha?
Pois bem, o formato da pineal é o de uma pinha. Isso não deve ser uma coincidência, visto que Sidarta Gautama deixou seu castelo e vida comum para buscar o autoconhecimento por meio da meditação. Mesmo que Budha, como foi popularmente chamado, tenha vivido após a criação do Yoga, diz-se que sua religião era o hinduísmo, religião da Índia onde nasceu o Yoga.
O hormônio relacionado a esta glândula é a melatonina, ativada somente quando estamos em ambientes escuros. Este hormônio está relacionado ao sono e à imunidade, porém, no universo médico convencional, a pineal ainda é um verdadeiro mistério.
A flor de lótus
Como dissemos, o sétimo chacra também é conhecido como lótus de mil pétalas. A flor de lótus é uma planta que nasce em águas lamacentas. Esta flor tem um sentido simbólico: é necessário nos libertarmos do ego e sentimentos mais densos como raiva, ressentimento e culpa para nos elevarmos com emoções como compaixão, esperança e positividade. Assim como a flor que nasce da lama e se torna tão bonita.
Alimentação x Glândula Pineal
Alguns estudos indicam que o fluoreto de sódio calcifica a nossa pineal, prejudicando suas funções. O fluoreto de sódio está presente na água (inclusive na filtrada) que bebemos e em vários alimentos.
A Meditação e Samadhi
É muito desafiante explicar algo que ainda nem alcançamos, mas o Samadhi é a iluminação ou nirvana. Quando a pessoa atinge uma conexão com a Consciência Cósmica. É a expansão da consciência humana e é o objetivo máximo do yoga, que conecta o indivíduo com a sua plenitude.
A prática constante de meditação aliada a uma vida saudável em níveis mental, psicológico e emocional, auxiliam a pineal e suas funções.
5 Posições de Yoga para o Sahasrara Chacra
Conheça agora as posturas que equilibram seu chacra mais divino e superior! Lembrando que é recomendável que você procure um instrutor de yoga antes de sua prática!
1. Halasana
2. Vrschikasana (postura do escorpião)
3. Sirshasana (invertida sobre a cabeça)
4. Sarvangasana
5. Matsyasana (compensação)
Pratique Yoga!
Instrutores Guia da Alma estão te esperando 🙂