Como vencer a Procrastinação: 4 dicas infalíveis!

Descubra que tipo de procrastinador você é e como superar esse hábito.
homem trabalhando em computador sobre como vencer a procrastinação
Terapeuta Certificado
Mais terapias de Thamiris
5/5 - (5 votos)

Se você está lendo esse artigo, provavelmente, é porque a procrastinação é algo que te acompanha ultimamente, será?

O hábito de procrastinar influencia muito em nossa qualidade de vida e pode te impedir de alcançar seus objetivos, assim também como perder grandes oportunidades.

Descubra aqui os possíveis motivos do ato de adiar e 4 dicas de como vencer a procrastinação, dessa forma, não deixe mais ela interferir em seu dia a dia.

Sou Thamiris Santoro, psicóloga e terapeuta holística e hoje estou aqui para ajudar você a se livrar desse problema que vem atrapalhando sua jornada. Boa leitura! 🙂


 

Afinal, o que é Procrastinação? Significado!

Significado Procrastinação

O significado de Procrastinação, direto do dicionário, é: efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga.

Ou seja, é aquela sensação de precisar fazer muita coisa, necessitar concluir tarefas e não conseguir… Nesse sentido, você:

  • Começa tarefas e nunca conclui?
  • Acumula muitos afazeres ao longo do dia?
  • Deixa de fazer algo por conta de outras pessoas?
  • As suas atividades pessoais estão sempre em último lugar?
  • Costuma atrasar prazos em seu trabalho ou fica desesperado altas horas da noite para finalizar?

Se você respondeu sim para alguma das alternativas acima, é provável que esteja deixando a procrastinação tomar partido em suas ações!

Aliás, ficou espantado? Então continue:

 

O que causa a procrastinação?

Causas da Procrastinação

Foto: William Fortunato – Pexels

Para descobrir como vencer a procrastinação, vamos conhecer os seus 4 pilares principais e causas:

 

1. Falta de Organização

Falta de Organização

Sim, a falta de planejamento e organização é um dos fatores mais recorrentes, já que sempre temos a sensação errada de achar que teremos tempo de realizar nossas tarefas. Entretanto, ao errar essa previsão, deixamos nossas atividades eternamente adiadas.

 

2. Não delegar tarefas

Sobrecarregado

Pois é, de fato nos enganamos por achar que damos conta de tudo, mas.. a realidade não é bem assim. Precisamos saber delegar algumas tarefas para não ficarmos sobrecarregados.

 

3. Não fazer sentido

Atividades Fazer Sentido

A procrastinação pode ocorrer pelo simples fato de uma atividade não fazer sentido na sua vida atual.

Às vezes, inventamos que uma obrigação precisa ser feita a todo custo, mas será que no momento atual da sua vida, ela tem sentido? Você precisa mesmo fazê-la? Pense nisso!

 

4. Medo de falhar

Medo Fracasso

O grande bicho papão do medo: conforme ronda nossos pensamentos contribui para um aumento de ansiedade, e ao mesmo tempo manipula a mente com a ideia que não somos bons o suficiente.

Estamos sempre nos comparando com outras pessoas e com aquela tal mania de perfeição em tudo, né? Já reparou se as suas funções paradas se encaixam aqui?

 

Procrastinação, Ansiedade e Doenças Emocionais no mundo atual

Doenças Emocionais Procrastinação

Foto: Anna Shvets – Pexels

Estamos enfrentando desde o ano 2020 uma onda de mudanças muito significativas no mundo, de tal forma que abalaram profundamente nossas emoções.

Inegavelmente, foi necessário pensar diferente, mudar nosso ambiente de trabalho, lidar com família e saúde, de uma maneira muito intensa. Nosso cérebro precisou lidar com diversas situações novas e tantas incertezas.

Sobretudo, tudo isso junto aumentou ainda mais nossa sobrecarga de trabalho, fazendo com que ainda mais tarefas ficassem na prateleira sem ter uma ação sobre elas. Então, estamos sim vivendo situações cada vez mais recorrentes de procrastinação.

Por certo, tudo isso agrava doenças emocionais, já que toda situação de incerteza do futuro e preocupações excessivas, aumentam ainda mais os nossos níveis de ansiedade.

Quando estamos com a nossa ansiedade ativada, além de pensamentos ansiosos, temos sintomas físicos no corpo, como: suor, tremedeira, coração acelerado, entre outros.

Juntando tudo isso, ficamos desesperados com a sensação de não sermos capazes de dar conta das obrigações, nos sentindo sem o controle das ações e, desse modo, aumentando a procrastinação.

Nesse ritmo, tendemos a ficar desesperados ou “catastróficos” (como gosto de dizer), podendo nos isolar mais, ficar distantes das nossas metas, entrar em uma bolha de ansiedade e, com isso, ficarmos tristes e com chance de evolução para um quadro de depressão. Por isso, fique atento aos sinais do seu corpo e mente!

 

O ciclo da Procrastinação: sintomas e características

Ciclo da Procrastinacao

Foto: Nataliya Vaitkevich – Pexels

Você às vezes tem a sensação de estar repetindo ciclos? “De novo, isto está acontecendo!” E ficamos lá tentando achar o motivo ou ignoramos o fato e continuamos…

Os ciclos se repetem porque fazemos exatamente as mesmas coisas sempre, não mudamos o nosso comportamento, visto que não adianta esperar do outro, já que a mudança sempre começa com você!

Para vencer a procrastinação, você precisa romper esse looping. E para romper o ciclo da procrastinação, que é iniciar uma tarefa, parar a tarefa, não concluir a tarefa e deixar de fazer de novo e de novo… primeiramente você precisa identificar a real causa da sua procrastinação e que tipo de procrastinador você é.

 

1. Evito tarefas chatas e estressantes

Tarefas Estressantes

Você até faz, mas quando começa a ficar chato e cansativo diminui seu ritmo de trabalho? 

Por vezes as tarefas são chatas por motivos, como: ou ficar horas na frente de um computador, horas prestando atenção em algo ou o assunto em si não agrada mesmo. Avalie as opções.

 

2. Sou desorganizado mesmo: Assumido!

Desorganizado

A desorganização e falta de estabelecer prioridades para as suas tarefas contribuem para que a procrastinação aumente.

Mas, às vezes, a organização é o controle assumido na vida da pessoa, então te pergunto: você se sente controlado quando se organiza? Reflita nisso!

 

3. Indeciso ou Perfeccionista?

Indecisão

Afinal, você fica em cima do muro porque tem dúvidas ou quer tudo perfeito?

As suas tarefas podem estar paradas porque você é do tipo perfeccionista que acha que faz tudo errado, ou que se compara muito com os outros, e além disso tem medo de receber alguma critica ao seu trabalho?

 

4. Não gosto que mandem em mim!

Não ouvir

Isso mesmo! Você é do tipo “do contra” e faz o que quer somente?

Isto é, sempre tem aquele palpitando na vida da gente ou dizendo o que temos que fazer. Apesar de algumas opiniões serem positivas, porque será que não ouvimos? É provável que preferimos não ouvir, pois no fundo tem muita verdade, né? Ai, até doeu!

Logo, identificando as causas principais desse ciclo, você conseguirá rompê-lo, se autoconhecendo e eliminando esses sabotadores que acabam deixando você frustrado e chateado com tudo isso. Assim sendo, pare de se cobrar tanto!

 

Como vencer a procrastinação? 4 dicas infalíveis!

Dicas de como vencer a Procrastinação

Foto: Breakingpic – Pexels

A procrastinação só será superada se você decidir que não quer mais procrastinar.

Simples assim, fazer essa autoanálise é entender que você tem as suas fortalezas e suas fraquezas e tudo bem!

Faça coisas que fazem sentido e que tenham objetivos em sua vida, de tal forma que será muito mais valioso que realizar somente tarefas que não oferecem prazer algum. É importante ter uma gama de funções para executar, para que de acordo com o momento que está, produza e por certo vá se aproximando de suas metas, repensando assim a maneira que elas serão executas. 

Por isso pare tudo agora! Faça uma lista de tarefas que você precisa desempenhar (pessoais e profissionais) e vamos seguir com as 4 dicas de como vencer a procrastinação, bem valiosas:

 

1. Construa uma lista de metas

Lista Metas

Em primeiro lugar, faça listas! Uma delas é a: SMART (Pequena, Mensurável, Alcançável, Razoável e Tempo). Olhando a sua lista de tarefas, veja qual delas se encaixa nesse padrão.

As metas precisam ser algo que faça sentido no momento para você, isto é, que tenha objetivo na sua vida, importância de verdade e, principalmente, prazo.

Meta Principal  Mini metas  Tempo
x x x

Se uma atividade está na sua lista sem prazo dificilmente você irá concluí-la. Então comece construindo suas “Mini Metas”, ou seja, seus primeiros passos para concluir sua tarefa. Veja um exemplo:

Meta Principal  Mini metas  Tempo
Fazer aulas de inglês – Procurar uma escola de idiomas – 2 dias ( até xx/xx/xx)

Perceba que a meta é fazer aulas, mas a sua função é iniciar na busca de uma escola.

Certamente, quando você faz o checklist de pequenas tarefas concluídas, se torna muito mais valioso e prazeroso do que ficar esperando apenas o resultado final (que pode demorar mais tempo). Pratique e veja!

 

2. Tenha uma boa organização 

Lembrete Tarefas

Com a lista de metas feita, você precisa anotar e escrever em algum lugar esses objetivos e prazos, por isso, se organize com agendas, agendas eletrônicas, aplicativos de organização, hoje em dia temos um leque enorme de opções, use e abuse delas! Use alarmes com lembretes, execute!

Se acaso não conhecer nenhuma delas, listo aqui algumas opções do mercado, todas com planos gratuitos:

  • Trello ( app para organizar tarefas)
  • Forest (ajuda no foco das tarefas)
  • Google Agenda (agenda eletrônica)

 

3. Tenha uma premiação

Recompensa

Sabe quando participamos de um concurso ou uma corrida, e ganhamos um prêmio?

Essa é uma dica valiosa de como vencer a procrastinação e segue o mesmo principio: porque não se presentear com uma meta concluída?

Experimente! É um ótimo exercício de autocompaixão saber se recompensar por uma tarefa concluída!

Lembra daquela sobremesa boa? Aquele filme? Bora fazer uma lista de recompensas! Mas só vale aproveitar se concluir a tarefa, hein? 

Pronto, é só começar!

 

4. Cuidado emocional

Saúde Mental

Eu acredito que para termos uma vida em equilíbrio, é preciso estar com saúde física, emocional e espiritual em dia.

Muitas vezes, mesmo executando todas essas dicas acima, podemos enfrentar dificuldades, já que é possível que algumas energias estejam impedindo nosso caminho, não é mesmo?

Busque o autoconhecimento e faça terapia!

Assim, vou apresentar aqui algumas Terapias Holísticas que ofereço e podem te ajudar:

 

Limpeza e abertura de caminhos com Mesa Radiônica dos Tronos

Mesa Radiônica

A limpeza energética com as Mesas Radiônicas dos Tronos ajudam a equilibrar essa energias com a utilização da Radiestesia, junto com a energia dos tronos divinos e de muitas ferramentas como florais vibracionais, limpeza de chakras (centros energéticos do corpo), etc.

Dessa maneira, é possível descobrir qual a energia que está faltando em sua vida atual e abrir seu caminho para suas metas sem obstáculos invisíveis!

 

Clareza do seu caminho com Runas

Oráculo Ruínas

Como falei, as indecisões do seu caminho podem estar gerando a procrastinação.

O oráculo das runas ajuda nessa escolha, já que traz não apenas conselhos assertivos de como lidar com seu problema atual, como também o que acontecerá em seu caminho se seguir x opção.

As runas trabalham com uma energia nórdica bem antiga, visto que são um alfabeto muito anterior a era viking. Com efeito de trazer muita simbologia, sentimos a sua energia de maneira bem objetiva. Faça uma sessão de Runas online comigo para conhecer!

 

Além dessas duas opções, também atendo com:

Sem dúvida, essas sessões vão te ajudar muito a equilibrar sua energia, aliviar a ansiedade, trazer clareza e, por consequência, benefícios para as conclusões de seus objetivos e tarefas. Portanto, venha conhecer essas técnicas comigo! Espero você! 🙂 Vem comigo vencer a procrastinação!

5/5 - (5 votos)

Tratamentos Online • Equilíbrio espiritual, emocional e físico • Promovendo bem estar e equilibrando emoções • Reiki, Mesa Radiônica dos Tronos Divinos (Terapeuta Credenciada STT) Tarot e Florais de Bach.

AGENDAR!

Atende online

Mais terapias de Thamiris • Nefertiti Terapias

  • Tiragem de Runas Rápida – Deusas Nornes – Libere a sua Indecisão!

    Online
    R$62,00 Oferta!
    Thamiris • Nefertiti Terapias
    (31)
    Terapeuta Certificado
    Play
  • Leitura das Runas Completo! Saiba que caminho seguir!

    Online em Videochamada
    R$170,00
    Thamiris • Nefertiti Terapias
    (31)
    Terapeuta Certificado
    Play
  • Meditação com Ho´oponopono para Autocompaixão e Autoestima + Bônus

    Online
    R$62,00
    Thamiris • Nefertiti Terapias
    (31)
    Terapeuta Certificado
    Play
Ver Perfil de Terapeuta
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
🟢 Terapeutas Online disponíveis
Faça sua sessão hoje!
Atualização: agora você pode ver os especialistas que estão online nesse momento, prontos para atender você!