Qualidade de vida no trabalho: por que ela é tão importante?

Dicas de como medir e melhorar a qualidade de vida nas empresas.
homem com qualidade de vida no trabalho
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (1 voto)

O trabalho é uma parte muito importante e significativa de nossas vidas. Por isso, ter qualidade de vida no trabalho é essencial para nos mantermos motivados, produtivos e felizes.

Neste artigo sobre qualidade de vida no trabalho, você vai entender: quais os benefícios, como medir e melhorar.

Sou Rodrigo Roncaglio, co-founder e CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.

Boa leitura!


 

O que é qualidade de vida no trabalho?

o que é qualidade de vida no trabalho

Foto: Anthony Shkraba – Pexels

OO termo qualidade de vida no trabalho (QVT) ganhou força a partir da década de 1970, quando empresas norte-americanas buscavam superar seus concorrentes, aumentando a motivação de seus colaboradores.

No entanto, sempre foi da natureza humana valorizar o bem estar no desempenho das tarefas diárias. Assim, qualidade de vida no trabalho pode ser definida como o nível de satisfação em relação às atividades desempenhadas e ao ambiente corporativo.

Um ambiente organizacional de qualidade promove uma sensação de segurança, além de desenvolvimento pessoal e profissional entre os colaboradores.

O conceito de Qualidade de Vida para a OMS é:

“A percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.”

 

Como ter qualidade de vida no trabalho?

mulher em como ter qualidade de vida no trabalho

Foto: RODNAE Productions – Pexels

Aqui estão alguns pontos que são essenciais para garantir maior satisfação dos colaboradores, e estão diretamente ligadas à qualidade de vida no trabalho:

  • Linhas de comunicação internas abertas e bem definidas, onde o colaborador tenha espaço para feedback;
  • Alinhamento dos OKRs (Objectives and Key Results), metas e planos de negócio com os colaboradores;
  • Reconhecimento dos esforços dos colaboradores e recompensá-los quanto a isso com remuneração condizente, oportunidades de crescimento e benefícios que atendem necessidades reais;
  • Ambiente de trabalho seguro e condições para exercer as funções;
  • Cultura saudável e inclusiva.

 

Qual a sua importância?

ícone de qualidade de vida no trabalho

Cada vez mais empresas têm procurado medir o nível de satisfação de seus colaboradores. E melhorar a qualidade de vida no trabalho através de cuidados com a saúde física e emocional, benefícios, incentivos, cultura saudável e planos de desenvolvimento, são algumas dessas maneiras. Falarei mais sobre elas adiante 🙂

Sabemos que a saúde dos colaboradores reflete no sucesso da empresa. Por isso, o bem-estar deve ser um dos pilares das organizações.

Gestores, líderes e RHs que valorizam o capital humano, colhem frutos duradouros através de colaboradores mais felizes e engajados. E melhorar a qualidade de vida entre os colaboradores, seja nos níveis financeiros, físicos ou emocionais, é de grande importância.

Encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional também é um tema importante. E para isso, ter qualidade de vida pessoal e profissional se torna fundamental.

Destaca-se aqui a prevenção do impacto dos problemas de saúde mental no local de trabalho, um desafio crescente nas empresas que sensibiliza a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

 

Quais os benefícios de oferecer qualidade de vida saudável?

mulher em qualidade de vida saudável

Foto: Paige Cody – Unsplash

Permanecer em um emprego sem motivação, em condições inadequadas, sem acolhimento e valorização, pode desencadear problemas de saúde física e até psicológicos.

Porém, engana-se quem pensa que focar na qualidade de vida só serve para beneficiar os colaboradores. Aqueles que se sentem bem no ambiente de trabalho e se relacionam bem com os demais colaboradores ficam mais motivados para o trabalho, são mais dedicados e acabam trazendo melhores resultados para a empresa.

Acreditar no que faz e sentir que pode evoluir na carreira, contribuindo para o crescimento do negócio e melhorando a vida pessoal com os frutos do próprio trabalho, contribui para um colaborador esforçado em atingir as metas organizacionais do trabalho, diariamente.

Podemos citar alguns benefícios relevantes:

Retenção de talentos

ícone de retenção de talentos

Os maiores talentos do mercado buscam trabalhar em empresas que lhes ofereçam qualidade de vida e estejam alinhadas com seu propósito. Hoje em dia, apenas ter um salário excelente não basta para reter talentos.

Controle de absenteísmo

ícone de controle de absenteísmo

O absenteísmo está relacionado com a quantidade de ausências no trabalho e nos deveres, seja por falta, atraso ou desmotivação. Colaboradores satisfeitos e à vontade, tendem a se sentirem com mais segurança e prazer em estar presentes.

Os colaboradores que experimentam um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional têm maior probabilidade de entrar no trabalho sentindo-se bem, do que inclinados a tirarem dias de folga.

O comprometimento com o trabalho aumenta se outras áreas de suas vidas estiverem passando por um equilíbrio mais preciso. Se estiverem estressados, cansados ​​e sobrecarregados, provavelmente precisarão de tempo para se recuperar e estarão mais ausentes.

Redução da taxa de turnover

ícone de Redução da taxa de turnover

A rotatividade frequentemente é um sinal de que cultura empresarial e satisfação no local de trabalho não estão legais. A empresa, além de perder talentos, tem um enorme gasto de tempo e investimento na contratação e treinamento de novas pessoas.

Promover qualidade de vida no trabalho é um motivo a mais para os colaboradores permanecerem. E ainda, ao aumentar a retenção e promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, a empresa também se torna mais atraente para novos talentos em potencial.

Produtividade

ícone de produtividade

Proporcionar um ambiente saudável, ajuda o colaborador a ficar mais focado e seguro em realizar suas tarefas. Um ambiente onde ele se sinta mais à vontade para criar e produzir também é oferecer qualidade.

Muitas empresas oferecerem opções de trabalho flexíveis aos funcionários, tornando uma equipe mais produtiva.

Por exemplo: algumas pessoas são mais produtivas quando sabem que seus filhos estão em segurança, na escola, permitindo que se concentrem no trabalho.

Colaboradores mais saudáveis

ícone de Colaboradores mais saudáveis

Ambientes que incentivem o cuidado com a saúde física e mental, também são considerados mais qualitativos.

Incentivar a prática de esportes, exercícios físicos, momentos de pausa e relaxamento, ajudam a diminuir os níveis de estresse e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Desenvolvimento da empresa

ícone de Desenvolvimento da empresa

Colaboradores motivados, inspirados a serem criativos e cuidarem de si, são mais propensos a contribuírem com o desenvolvimento da empresa através de novos negócios, ideias e projetos.

Fortalecimento da cultura organizacional

ícone de Fortalecimento da cultura organizacional

Construa uma reputação de cuidar dos colaboradores. As pessoas querem saber quais empresas se preocupam com elas e quanto mais a sua tiver demonstrações, melhor será o resultado.

Quando os colaboradores se orgulham de onde trabalham, elas compartilham isso os torna verdadeiros defensores da marca, que continuarão a impulsionar a reputação da empresa no mercado.

Como medir a qualidade de vida dos meus colaboradores?

Através de 4 maneiras principais, é possível entender como está o nível de qualidade de vida dos colaboradores.

gestores com qualidade de vida no trabalho

Foto: Canva

Taxa de absenteísmo

ícone de Taxa de absenteísmo

Quanto menos faltas, maior produtividade.

“O stress, a depressão ou a ansiedade no trabalho são responsáveis ​​por 44% dos problemas de saúde relacionados com o trabalho e 57% dos dias de trabalho perdidos.”  Estatísticas publicadas pelo HSE.

Por isso, é importante promover benefícios ligados diretamente à saúde física e mental dos colaboradores.

Clima organizacional

ícone de Clima organizacional

O acompanhamento do clima organizacional tem como objetivo principal a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de determinada empresa.

Entender isso e entregar é fundamental. O contentamento é a base do envolvimento. Inspirar os colaboradores a apoiar a marca, ter orgulho do trabalho que realizam e incentivá-los a fazer mais.

Avaliação de desempenho

ícone de Avaliação de desempenho

Criar uma rotina de avaliação com o colaborador adquire-se um relacionamento de confiança e lealdade. Quanto maior o panorama em que se colocam as atividades realizadas, maior a perspectiva de crescimento abordada.

Testes de saúde mental

ícone de Testes de saúde mental

Ter ferramentas que auxiliem a medir como está o índice de saúde mental dos colaboradores em questão de ansiedade, estresse e depressão é muito importante.

Sinais da má qualidade de vida do trabalhador

ícone de Sinais da má qualidade de vida do trabalhador

Quando o ambiente de trabalho não é saudável, alguns sinais visíveis também costumam aparecer, como:

  • Muitas reclamações;
  • Prazos que não são cumpridos;
  • Desentendimentos e discussões;
  • Ausências e afastamentos;
  • Colaboradores insatisfeitos;
  • Alta taxa de turnover;
  • Causas trabalhistas.

Como está sua Equipe? Descubra fazendo o Teste de Saúde Mental nas Empresas!

Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?

mulher com qualidade de vida no trabalho

Foto: Canva

Empresas que proporcionam melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, seja com gestão capacitada que melhora o ambiente de trabalho ou por benefícios, tendem a ter ambientes mais harmoniosos, equipes mais felizes e produtivas.

Abaixo, algumas maneiras de melhorar a vida dos colaboradores:

Reconhecimento, carreira e premiações

ícone de Reconhecimento, carreira e premiações

O reconhecimento se refere a todas as maneiras pelas quais uma empresa mostra seu apreço pelas contribuições dos colaboradores.

Pode assumir várias formas, como: aumentos, celebração de conquistas, bonificações, entrega de presentes, possibilidades de expansão na carreira com novo cargo, entre outros.

Promover o desenvolvimento pessoal

ícone de Promover o desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é o processo contínuo de auto aperfeiçoamento que permite as pessoas se tornarem a melhor versão de si mesmas.

As habilidades e capacidades adquiridas por meio do enfoque no desenvolvimento pessoal consistirão, em grande parte, em habilidades leves ou essenciais.

Promover treinamentos e práticas de autoconhecimento, auxiliam no aprimoramento na qualidade de pensamento e dedicação do tempo para melhorar a saúde e bem estar. Assim, o senso de identidade aumenta e mais confiante e eficaz o colaborador se tornará, tanto no local de trabalho, quanto em sua vida pessoal.

Ter uma comunicação assertiva

ícone de Ter uma comunicação assertiva

A comunicação eficaz no local de trabalho constrói e mantém relacionamentos em toda a organização. Relacionamentos saudáveis são essenciais para o bom funcionamento das interações que ocorrem todos os dias.

A colaboração e a comunicação eficaz, em geral, ajudam as empresas a resolver problemas de maneira mais objetiva. Em tempos de dificuldade, ambientes de trabalho eficazes ajudam os funcionários a se unir.

Dar e receber feedbacks constantes

ícone de Dar e receber feedbacks constantes

A maioria de nós deseja a oportunidade de melhorar. Fornecer feedback é uma forma significativa de criar um espaço de crescimento.

E, em contrapartida, receber um comentário de melhoria partindo dos colaboradores deve ser bem-vindo e colocado em prática. Todos têm suas perspectivas e, muitas vezes, o próprio colaborador quer que a empresa prospere.

Saúde e qualidade de vida

ícone de Saúde e qualidade de vida

Além de oferecer benefícios como plano de saúde, é importante criar uma cultura saudável, preocupando-se com a saúde mental e física dos colaboradores. Para isso, é importante criar um espaço para o tema.

Incentivar a prática de esportes e exercícios físicos, por exemplo, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Parcerias com empresas especializadas no autocuidado mental também são bem-vindas. Oferecer momentos de meditação guiada e de respiração podem gerar grandes resultados na qualidade de vida de uma equipe.

Promova a qualidade de vida dentro e fora do trabalho

ícone de Promova a qualidade de vida dentro e fora do trabalho

Desafios no trabalho podem gerar estresse. Quando combinado com o estresse adicional das coisas que acontecem em casa, pode interromper e afetar a concentração, o desempenho dos colaboradores e, mais importante, sua saúde mental.

Ao fornecer um equilíbrio melhor e mais saudável entre a vida profissional e a vida pessoal, é provável que seus níveis de estresse diminuam.

Ter equilíbrio significa ter menos estresse. Menos estresse pode reduzir os riscos de doenças e permite que as pessoas tenham uma vida mais saudável e feliz.

Programa de qualidade de vida no trabalho

ícone de Programa de qualidade de vida no trabalho

O sucesso de qualquer organização depende, em grande medida, das pessoas que emprega e do grau de felicidade delas.

Levando em conta que lidamos com uma tendência de impermanência nos cargos de trabalho, mudanças tecnológicas que requerem a necessidade de reter funcionários competentes e o número de casos de ansiedade, estresse e depressão serem crescentes tornou-se um pré-requisito básico para empresas oferecerem qualidade de vida no trabalho.

5/5 - (1 voto)

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas. Tenho diversas formações na área terapêutica como Reiki e Thetahealing. Ajudando a melhorar a saúde mental nas empresas!

AGENDAR!

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
[Report Gratuito] Dados sobre Saúde Mental no Trabalho!

Receba um relatório completo com dados e tendências para RH!