Qualidade de vida no trabalho: por que ela é tão importante?
O trabalho é uma parte muito importante e significativa de nossas vidas. Por isso, ter qualidade de vida no trabalho é essencial para nos mantermos motivados, produtivos e felizes.
Neste artigo sobre qualidade de vida no trabalho, você vai entender: quais os benefícios, como medir e melhorar.
Sou Rodrigo Roncaglio, co-founder e CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.
Boa leitura!
Índice
O que é qualidade de vida no trabalho?
OO termo qualidade de vida no trabalho (QVT) ganhou força a partir da década de 1970, quando empresas norte-americanas buscavam superar seus concorrentes, aumentando a motivação de seus colaboradores.
No entanto, sempre foi da natureza humana valorizar o bem estar no desempenho das tarefas diárias. Assim, qualidade de vida no trabalho pode ser definida como o nível de satisfação em relação às atividades desempenhadas e ao ambiente corporativo.
Um ambiente organizacional de qualidade promove uma sensação de segurança, além de desenvolvimento pessoal e profissional entre os colaboradores.
O conceito de Qualidade de Vida para a OMS é:
“A percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.”
Como ter qualidade de vida no trabalho?
Aqui estão alguns pontos que são essenciais para garantir maior satisfação dos colaboradores, e estão diretamente ligadas à qualidade de vida no trabalho:
- Linhas de comunicação internas abertas e bem definidas, onde o colaborador tenha espaço para feedback;
- Alinhamento dos OKRs (Objectives and Key Results), metas e planos de negócio com os colaboradores;
- Reconhecimento dos esforços dos colaboradores e recompensá-los quanto a isso com remuneração condizente, oportunidades de crescimento e benefícios que atendem necessidades reais;
- Ambiente de trabalho seguro e condições para exercer as funções;
- Cultura saudável e inclusiva.
Qual a sua importância?
Cada vez mais empresas têm procurado medir o nível de satisfação de seus colaboradores. E melhorar a qualidade de vida no trabalho através de cuidados com a saúde física e emocional, benefícios, incentivos, cultura saudável e planos de desenvolvimento, são algumas dessas maneiras. Falarei mais sobre elas adiante 🙂
Sabemos que a saúde dos colaboradores reflete no sucesso da empresa. Por isso, o bem-estar deve ser um dos pilares das organizações.
Gestores, líderes e RHs que valorizam o capital humano, colhem frutos duradouros através de colaboradores mais felizes e engajados. E melhorar a qualidade de vida entre os colaboradores, seja nos níveis financeiros, físicos ou emocionais, é de grande importância.
Encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional também é um tema importante. E para isso, ter qualidade de vida pessoal e profissional se torna fundamental.
Destaca-se aqui a prevenção do impacto dos problemas de saúde mental no local de trabalho, um desafio crescente nas empresas que sensibiliza a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
Quais os benefícios de oferecer qualidade de vida saudável?
Permanecer em um emprego sem motivação, em condições inadequadas, sem acolhimento e valorização, pode desencadear problemas de saúde física e até psicológicos.
Porém, engana-se quem pensa que focar na qualidade de vida só serve para beneficiar os colaboradores. Aqueles que se sentem bem no ambiente de trabalho e se relacionam bem com os demais colaboradores ficam mais motivados para o trabalho, são mais dedicados e acabam trazendo melhores resultados para a empresa.
Acreditar no que faz e sentir que pode evoluir na carreira, contribuindo para o crescimento do negócio e melhorando a vida pessoal com os frutos do próprio trabalho, contribui para um colaborador esforçado em atingir as metas organizacionais do trabalho, diariamente.
Podemos citar alguns benefícios relevantes:
Retenção de talentos
Os maiores talentos do mercado buscam trabalhar em empresas que lhes ofereçam qualidade de vida e estejam alinhadas com seu propósito. Hoje em dia, apenas ter um salário excelente não basta para reter talentos.
Controle de absenteísmo
O absenteísmo está relacionado com a quantidade de ausências no trabalho e nos deveres, seja por falta, atraso ou desmotivação. Colaboradores satisfeitos e à vontade, tendem a se sentirem com mais segurança e prazer em estar presentes.
Os colaboradores que experimentam um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional têm maior probabilidade de entrar no trabalho sentindo-se bem, do que inclinados a tirarem dias de folga.
O comprometimento com o trabalho aumenta se outras áreas de suas vidas estiverem passando por um equilíbrio mais preciso. Se estiverem estressados, cansados e sobrecarregados, provavelmente precisarão de tempo para se recuperar e estarão mais ausentes.
Redução da taxa de turnover
A rotatividade frequentemente é um sinal de que cultura empresarial e satisfação no local de trabalho não estão legais. A empresa, além de perder talentos, tem um enorme gasto de tempo e investimento na contratação e treinamento de novas pessoas.
Promover qualidade de vida no trabalho é um motivo a mais para os colaboradores permanecerem. E ainda, ao aumentar a retenção e promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, a empresa também se torna mais atraente para novos talentos em potencial.
Produtividade
Proporcionar um ambiente saudável, ajuda o colaborador a ficar mais focado e seguro em realizar suas tarefas. Um ambiente onde ele se sinta mais à vontade para criar e produzir também é oferecer qualidade.
Muitas empresas oferecerem opções de trabalho flexíveis aos funcionários, tornando uma equipe mais produtiva.
Por exemplo: algumas pessoas são mais produtivas quando sabem que seus filhos estão em segurança, na escola, permitindo que se concentrem no trabalho.
Colaboradores mais saudáveis
Ambientes que incentivem o cuidado com a saúde física e mental, também são considerados mais qualitativos.
Incentivar a prática de esportes, exercícios físicos, momentos de pausa e relaxamento, ajudam a diminuir os níveis de estresse e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Desenvolvimento da empresa
Colaboradores motivados, inspirados a serem criativos e cuidarem de si, são mais propensos a contribuírem com o desenvolvimento da empresa através de novos negócios, ideias e projetos.
Fortalecimento da cultura organizacional
Construa uma reputação de cuidar dos colaboradores. As pessoas querem saber quais empresas se preocupam com elas e quanto mais a sua tiver demonstrações, melhor será o resultado.
Quando os colaboradores se orgulham de onde trabalham, elas compartilham isso os torna verdadeiros defensores da marca, que continuarão a impulsionar a reputação da empresa no mercado.
Como medir a qualidade de vida dos meus colaboradores?
Através de 4 maneiras principais, é possível entender como está o nível de qualidade de vida dos colaboradores.
Taxa de absenteísmo
Quanto menos faltas, maior produtividade.
“O stress, a depressão ou a ansiedade no trabalho são responsáveis por 44% dos problemas de saúde relacionados com o trabalho e 57% dos dias de trabalho perdidos.” Estatísticas publicadas pelo HSE.
Por isso, é importante promover benefícios ligados diretamente à saúde física e mental dos colaboradores.
Clima organizacional
O acompanhamento do clima organizacional tem como objetivo principal a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de determinada empresa.
Entender isso e entregar é fundamental. O contentamento é a base do envolvimento. Inspirar os colaboradores a apoiar a marca, ter orgulho do trabalho que realizam e incentivá-los a fazer mais.
Avaliação de desempenho
Criar uma rotina de avaliação com o colaborador adquire-se um relacionamento de confiança e lealdade. Quanto maior o panorama em que se colocam as atividades realizadas, maior a perspectiva de crescimento abordada.
Testes de saúde mental
Ter ferramentas que auxiliem a medir como está o índice de saúde mental dos colaboradores em questão de ansiedade, estresse e depressão é muito importante.
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Sinais da má qualidade de vida do trabalhador
Quando o ambiente de trabalho não é saudável, alguns sinais visíveis também costumam aparecer, como:
- Muitas reclamações;
- Prazos que não são cumpridos;
- Desentendimentos e discussões;
- Ausências e afastamentos;
- Colaboradores insatisfeitos;
- Alta taxa de turnover;
- Causas trabalhistas.
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Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?
Empresas que proporcionam melhoria na qualidade de vida dos colaboradores, seja com gestão capacitada que melhora o ambiente de trabalho ou por benefícios, tendem a ter ambientes mais harmoniosos, equipes mais felizes e produtivas.
Abaixo, algumas maneiras de melhorar a vida dos colaboradores:
Reconhecimento, carreira e premiações
O reconhecimento se refere a todas as maneiras pelas quais uma empresa mostra seu apreço pelas contribuições dos colaboradores.
Pode assumir várias formas, como: aumentos, celebração de conquistas, bonificações, entrega de presentes, possibilidades de expansão na carreira com novo cargo, entre outros.
Promover o desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal é o processo contínuo de auto aperfeiçoamento que permite as pessoas se tornarem a melhor versão de si mesmas.
As habilidades e capacidades adquiridas por meio do enfoque no desenvolvimento pessoal consistirão, em grande parte, em habilidades leves ou essenciais.
Promover treinamentos e práticas de autoconhecimento, auxiliam no aprimoramento na qualidade de pensamento e dedicação do tempo para melhorar a saúde e bem estar. Assim, o senso de identidade aumenta e mais confiante e eficaz o colaborador se tornará, tanto no local de trabalho, quanto em sua vida pessoal.
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Ter uma comunicação assertiva
A comunicação eficaz no local de trabalho constrói e mantém relacionamentos em toda a organização. Relacionamentos saudáveis são essenciais para o bom funcionamento das interações que ocorrem todos os dias.
A colaboração e a comunicação eficaz, em geral, ajudam as empresas a resolver problemas de maneira mais objetiva. Em tempos de dificuldade, ambientes de trabalho eficazes ajudam os funcionários a se unir.
Dar e receber feedbacks constantes
A maioria de nós deseja a oportunidade de melhorar. Fornecer feedback é uma forma significativa de criar um espaço de crescimento.
E, em contrapartida, receber um comentário de melhoria partindo dos colaboradores deve ser bem-vindo e colocado em prática. Todos têm suas perspectivas e, muitas vezes, o próprio colaborador quer que a empresa prospere.
Saúde e qualidade de vida
Além de oferecer benefícios como plano de saúde, é importante criar uma cultura saudável, preocupando-se com a saúde mental e física dos colaboradores. Para isso, é importante criar um espaço para o tema.
Incentivar a prática de esportes e exercícios físicos, por exemplo, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Parcerias com empresas especializadas no autocuidado mental também são bem-vindas. Oferecer momentos de meditação guiada e de respiração podem gerar grandes resultados na qualidade de vida de uma equipe.
Promova a qualidade de vida dentro e fora do trabalho
Desafios no trabalho podem gerar estresse. Quando combinado com o estresse adicional das coisas que acontecem em casa, pode interromper e afetar a concentração, o desempenho dos colaboradores e, mais importante, sua saúde mental.
Ao fornecer um equilíbrio melhor e mais saudável entre a vida profissional e a vida pessoal, é provável que seus níveis de estresse diminuam.
Ter equilíbrio significa ter menos estresse. Menos estresse pode reduzir os riscos de doenças e permite que as pessoas tenham uma vida mais saudável e feliz.
Programa de qualidade de vida no trabalho
O sucesso de qualquer organização depende, em grande medida, das pessoas que emprega e do grau de felicidade delas.
Levando em conta que lidamos com uma tendência de impermanência nos cargos de trabalho, mudanças tecnológicas que requerem a necessidade de reter funcionários competentes e o número de casos de ansiedade, estresse e depressão serem crescentes tornou-se um pré-requisito básico para empresas oferecerem qualidade de vida no trabalho.
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