Como ser um líder saudável: a nova demanda por bem-estar nas empresas!
Como ser um líder saudável? Como ser um grande líder e influenciar pessoas? Para isso é necessário saber comandar e dar ordens? É possível aprender a liderar ou isso é uma capacidade inerente à algumas pessoas?
De antemão te afirmo que liderar não é o mesmo que apenas ordenar e comandar.
Para ser um bom líder é preciso, para além de dizer o que alguém precisa fazer, agregar à equipe e desenvolver algumas habilidades necessárias.
Neste artigo te conto quais são essas habilidades e dou dicas práticas de como desenvolvê-las para que você saiba como ser um líder respeitado e capaz.
Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!
Índice
O que significa ser um líder saudável
Podemos definir líder, segundo o dicionário Michaelis, como:
- Pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer;
- Pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas.
Contudo, em uma empresa, a definição de liderança ultrapassa a concepção de poder, atribuindo, a essa soft skill, a capacidade de ter características concernentes à humanidade no contexto social. O filósofo Mário Sérgio Cortella, também doutor em educação, complementa:
“Líder é aquele que, quando cresce, os outros crescem também.”
Ou seja: mesmo havendo a diferença no poder hierárquico, um bom líder sempre está disposto a desenvolver suas habilidades com uma visão abrangente do todo, através do exercício, também, da compreensão e visão estratégica dentro da empresa, muito além de tomar decisões pragmáticas, mas entendendo a gestão de pessoas através do incentivo e influência, por meio de sua posição de orientação.
Mais do que nunca os gestores precisam compreender como desenvolver a liderança de maneira humanizada, assim como ser um líder inclusivo e como ser um líder motivador.
Segundo estudo realizado pela Gallup, 70% dos mais de 2.5 milhões de gestores de todo o mundo não estão prontos para possuir cargos de liderança.
De forma prática, o prejuízo desse despreparo, para a economia global, é de mais de 300 bilhões de dólares.
Entenda o seu tipo de liderança e assim você conseguirá lapidar seus pontos fracos e desenvolver os seus pontos fortes.
Você sabe quais são os tipos de liderança mais comuns? Veja abaixo:
- Liderança autocrática: coloca, para si, o domínio de todas as decisões;
- Liderança democrática: para o domínio das decisões estabelece a participação da equipe de colaboradores, mas o controle é exclusivamente seu;
- Liderança liberal: o domínio das decisões é exercido com a participação da equipe de colaboradores, assim como a definição das condições de trabalho;
- Liderança paternal: foca na relação interpessoal da liderança com a equipe;
- Liderança motivadora: o foco é no incentivo e motivação da equipe de colaboradores para atingir alto grau de desenvolvimento;
- Liderança técnica: como o nome já diz, foca nas habilidades técnicas e, através da orientação por meio de referências e ensinamentos, ajuda na tomada de decisão da equipe.
Com qual tipo de liderança você mais se identifica?
- Descubra como está a saúde na sua empresa no Teste: Nota de Saúde Mental nas Empresas
Líder saudável e equipes saudáveis
Saber como ser um líder inspirador e saudável é saber influenciar diretamente para que a equipe de colaboradores mantenha-se igualmente saudável e inspirada.
Para um bom líder, a equipe de colaboradores é prioridade. Para que isso aconteça na prática, é necessário que haja, portanto, o engajamento dos profissionais dentro da empresa, o que irá influenciar no clima organizacional para, com isso, criar-se uma cultura organizacional eficiente e saudável.
De forma simples: cultura organizacional da empresa saudável = time de colaboradores saudável.
Desta forma, os funcionários precisam trabalhar lado a lado com a liderança. Tais ações e comportamentos corroboram, para a equipe:
- Segurança;
- Motivação;
- Felicidade;
- Produtividade;
- Redução dos índices de rotatividade, absenteísmo e judicialização.
Um bom líder deve estar sempre preocupado em como ser um líder melhor, priorizando a melhora e desenvolvimento pessoal de sua equipe.
Principalmente após a pandemia de coronavírus, onde os problemas de saúde física e psicológica aumentaram, saber como ser um líder de equipe é saber como desenvolver sua gestão de pessoas de maneira empática, preparada e bem treinada.
Segundo a ONG americana Kaiser Family Foundation, quase 50% dos colaboradores, atualmente, afirmaram que a pandemia afetou diretamente a sua saúde mental.
Além disso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) revelou em pesquisa que a saúde mental no trabalho afeta diretamente a produtividade e desempenho dos colaboradores, seja negativa ou positivamente.
A OMS estima que os transtornos depressivos e de ansiedade custam US$ 1 trilhão à economia global a cada ano em perda de produtividade. Até 2030 serão 6 trilhões de dólares.
Urge, portanto, a necessidade de uma compreensão mais humanizada de liderança, entendendo que equipes e squads bem liderados possuem tendência a ter melhor saúde e resultados mais positivos.
- Confira mais dados em nosso report completo com dados sobre Saúde Mental no trabalho
Como ser um líder saudável
Você sabe como ser um líder de sucesso?
Para ser um bom líder é preciso que a cultura organizacional da empresa baseie-se em colaboração e engajamento entre a equipe de colaboradores e a liderança. Veja abaixo as principais características de um líder saudável:
- Coragem;
- Entusiasmo;
- Equilíbrio;
- Flexibilidade;
- Gratidão;
- Habilidade para se comunicar;
- Humildade;
- Inteligência emocional;
- Proatividade;
- União;
- Visão.
Completa, ainda, o escritor e consultor administrativo Idalberto Chiavenato, relatando as principais funções da liderança:
- Selecionar os membros da equipe;
- Estruturar o trabalho da equipe;
- Promover a capacitação de colaboradores;
- Liderar e impulsionar a equipe;
- Manter a motivação e o engajamento no trabalho;
- Fazer avaliação de desempenho;
- Reconhecer o valor do trabalho de sua equipe.
Pode-se concluir, portanto, que uma boa liderança divide responsabilidades e estabelece uma relação de confiança com a equipe de funcionários. Desta forma, as mudanças, na empresa, são realizadas visando o benefício de todos.
Veja abaixo algumas dicas para saber como ser um líder passo a passo:
Seja empático
Como ser um bom líder na empresa? Desenvolva a soft skill empatia.
Podemos definir empatia, segundo o dicionário Oxford Languages, como:
- Faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.);
- Capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.
Aqui, vamos frisar na parte humanizada do que comporta a definição de empatia, entendendo-a como a capacidade de compreender, escutar, comunicar e enxergar a equipe de funcionários para além de uma visão egocêntrica e individualista.
Como já foi dito antes, e reitero: o lugar do líder é o lugar da orientação. Para isso, é preciso que a habilidade de se colocar no lugar do outro seja desenvolvida e lapidada, para que as estratégias, dentro da empresa, possam ser pensadas visando um caminho do meio, ou seja: pensando no melhor para todos os envolvidos.
O humorista Arnold H. Glasow resume bem uma liderança que se importa mais com o capital humano do que com números:
“Um bom líder recebe um pouco mais do que sua parcela da culpa e um pouco menos da sua parcela de crédito.”
Dê feedbacks construtivos e reconheça os acertos
O foco neste tópico é o desenvolvimento da habilidade de comunicação. Para ser um bom comunicador, o líder precisa, também, ter uma escuta ativa com sua equipe.
No caso, a liderança deve comunicar sem ruídos um feedback construtivo para seus colaboradores, ao mesmo tempo em que deve saber receber, dos mesmos, um feedback do que pode ser modificado dentro da empresa.
Até porque liderar não significa exclusivamente dar ordens, mas saber gerir tarefas e pessoas de forma humanizada.
Saber ouvir o ponto de vista de outras pessoas é tão ou mais importante quanto saber comunicar o seu próprio ponto de vista. Isso gera, portanto, empoderamento à equipe, onde, os funcionários:
- Sentem-se mais confiantes e dispostos;
- Sentem-se responsáveis pelo que produzem;
- Oferecem o melhor de si, sem empecilhos no caminho;
- Sentem-se mais motivados e produtivos.
Tenha em vista que o feedback para o seu time deve, além de estabelecer críticas construtivas, reconhecer e recompensar um desempenho satisfatório.
Um ambiente em que os colaboradores sentem-se respeitados e ouvidos, além de sentirem que podem pedir ajuda quando precisam é um ambiente em que menos erros acontecem.
Até porque parte dos erros cometidos pela equipe sempre dizem respeito ao líder.
Pratique o autoconhecimento e estimule isso em sua equipe
Para saber como ser um líder no trabalho, descubra o seu tipo de liderança e reconheça suas habilidades e limitações. Assim, você pode descobrir o seu estilo e avaliar quais os seus pontos fortes e quais são os pontos em que você precisa trabalhar mais.
Através disso, você pode buscar, na terapia, o autoconhecimento pessoal para lapidar suas habilidades profissionais. Inteligência emocional é uma característica fundamental para gerir pessoas e negócios.
Procure sempre a informação e o conhecimento: já parou para pesquisar sobre depressão e ansiedade? Como isso impacta nas pessoas dentro do mercado de trabalho?
A saúde mental, assim como a física, também é uma questão estratégica dentro das organizações. O exemplo pode partir de você: busque terapias para desenvolver o autoconhecimento e promova isso dentro da sua empresa.
Sobre estabelecer e incentivar o cuidado com a saúde mental dentro das empresas, Mariana Holanda, diretora de saúde mental da Ambev, pontua:
“O caminho é longo.
Não é algo que vai ser uma modificação de uma hora para a hora, só criando uma diretoria como a minha.
Internalizar esses novos valores vai levar um tempo.
A estratégia da área tem os dois pilares: conhecimento e cultura.”
Invista em ESG nas empresas
Como ser um líder de excelência? Priorize uma gestão que engloba o todo dentro da empresa. Para isso, saiba mais sobre ESG.
O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório intitulado “Who Cares Wins”. Uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de determinar critérios e encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade sociais e ambientais.
Entenda a sigla:
- E: Enviroment (meio ambiente);
- S: Social (relativo ao bem-estar dos colaboradores e questões sociais da comunidade);
- G: Governance (governança).
Investir em ESG nas empresas é incentivar:
- Cuidados com a gestão de resíduos, poluição do ar e água;
- Posicionamento da empresa sobre mudanças climáticas e desmatamento;
- Uso de fontes de energia renováveis;
- Diversidade e inclusão;
- Posicionamento da empresa em relação aos direitos humanos;
- Bem-estar no trabalho;
- Segurança no ambiente de trabalho;
- Questões trabalhistas;
- Benefícios e vantagens oferecidas aos colaboradores;
- Cultura organizacional;
- Transparência financeira;
- Ética e práticas anticorrupção;
- Gestão de riscos;
- Segurança de informações e transações;
- Entre outros.
Além disso, cuidar da saúde mental dos colaboradores está diretamente ligada ao S da sigla ESG.
Em poucas palavras: o objetivo do ESG é óbvio: é preciso focar na consciência ambiental e social para que a empresa cresça em seus aspectos econômicos.
Obviamente tal consciência está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de um bom líder.
Entenda que liderança é uma soft skill que precisa ser lapidada
Se esse artigo fez sentido para você e sua empresa, que tal conhecer mais nossos treinamentos para líderes?
O Guia da Alma oferece treinamento de liderança e gestão de pessoas diferenciados, com objetivo de fortalecer a saúde emocional pessoal e profissional dos líderes, preparando-os para lidarem com seus desafios internos e de seus liderados.
Os principais temas para treinamento de líderes do Guia da Alma são:
- Saúde Mental para Líderes;
- Saúde Mental para o time de vendas;
- Inteligência emocional;
- Mindfulness.
Além de ajudar a desenvolver e capacitar as habilidades de liderança, ao mesmo tempo, também cuidamos da saúde mental.
Nossa plataforma foca na Saúde Mental das empresas, comportando o foco em líderes e seus colaboradores, apresentado soluções como:
- Plataforma de Autocuidado para o colaborador;
- Sessões de Terapia online;
- Mapeamento de Saúde Mental para o RH;
- Palestras e Práticas frequentes de Meditação, Yoga, entre outras;
- Treinamentos para Líderes e muito mais!
Vai ser um prazer te ajudar a levar práticas para uma equipe e liderança mais saudável e feliz 🙂
Conheça os programas de Saúde Mental e treinamento de Líderes do Guia da Alma.