Como funciona a Meditação na Empresa?

Entenda os benefícios e como implementar esta prática no seu negócio.
guia-da-alma-para-empresas-meditacao-na-empresa-beneficios-produtividade-concentracao-foco-pacote-personalizado

Neste artigo vou contar como a Meditação na Empresa pode ser implementada de maneira simples no seu negócio e gerar grandes resultados!

Eu sou o Rodrigo Roncaglio, CEO e cofundador do Guia da Alma. Sou praticante de Meditação e considero uma grande solução para a redução do estresse nas empresas, junto com a melhoria de produtividade!

 


 

Afinal, o que é Meditação e por que é tão importante?

A palavra Meditação tem origem do latim “meditare”, que significa “estar em seu centro”, ou seja, voltar-se para dentro, desligando-se do mundo exterior.

A prática meditativa consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, no momento presente, trazendo consciência para a vida!

A Meditação é uma prática milenar, que traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, mente e emoções, como: autoconhecimento, aumento do poder de concentração e do desempenho cognitivo, auxílio no tratamento de estresse e ansiedade, controle da raiva e sensação de paz interior.

Já existem inúmeras pesquisas científicas que comprovam os benefícios da Meditação!

“Com as primeiras horas, dias e semanas de meditação, diversos benefícios emergem. Para começar, o cérebro dos iniciantes mostra menos reatividade amigdalar ao estresse. Incrementos na atenção após somente duas semanas de prática incluem foco melhorado, menos divagação mental e memória de trabalho aumentada.”

Daniel e Richard Davidson, autores do livro “Ciência da Meditação: Como transformar o cérebro, a mente e o corpo” e pesquisadores de Harvard.

Em 2012 a revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, publicou um estudo com pessoas que sofriam de doença cardíaca coronária, que comprovou que quem praticava meditação, teve redução de 48% para o risco geral de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte.

guia-da-alma-para-empresas-meditacao-na-empresa-ataque-cardiaco-avc-saude

O sistema imunológico também é beneficiado! Segundo Judson Brewer, de Yale, “o aumento da atividade cerebral relacionada a pensamentos positivos tem influência direta na maior produção de anticorpos”, sendo recomendada para o tratamento de tumores malignos, como o câncer de próstata – como declarou a Associação Americana de Urologia.

A resistência a dores de quem medita é maior, em casos onde o stress influencia diretamente no nível de dor – como em artrites, inflamações intestinais e dores musculares, segundo testes de neurocientistas do Center for Investigating Healthy Minds, da Universidade de Wisconsin.

Além de tudo isso, outros benefícios da Meditação comprovados cientificamente sâo:

  • Redução da ansiedade e estresse;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Aumento na capacidade de processamento cerebral;

 

Quais os benefícios de levar a Meditação na Empresa?

A saúde dos colaboradores impacta diretamente nos resultados de uma empresa. Você sabe quanto custa a saúde mental no trabalho e na sua empresa?

Os altos níveis de estresse e ansiedade têm levado muitas empresas a terem grandes prejuízos com absenteísmo, turnover e sinistralidade.

É necessário estar atento à saúde da equipe e promover práticas que melhorem sua qualidade de vida, criando um ambiente de trabalho mais confortável e saudável.

A Meditação na Empresa é uma ótima opção, ideal no combate ao estresse e ansiedade dentro das empresas. Seus benefícios para a saúde cognitiva a tornaram uma grande procurada no Vale do Silício, sendo aplicada em empresas como Google, Apple e Facebook. 

Feita pela manhã traz uma sensação de estar “centrado” para enfrentar o que vier durante o dia com mais estabilidade. Feita ao final do dia, permite aliviar todo o estresse e a carga acumulada durante o expediente.

Já pensou que maravilha ter Meditação na empresa? 

É comum ter um pouco de receio sobre como vai ser, principalmente se você nunca meditou antes. Mas uma das muitas vantagens da Meditação é que ela pode ser praticada em qualquer lugar, com qualquer roupa, você só precisa se concentrar na sua respiração.

 

Meditação Guiada para empresas

A Meditação Guiada é super recomendada para grupos e iniciantes, pois facilita na sustentação do foco. Basicamente, você só precisa ouvir o áudio, seguir as instruções e deixar a prática fluir. E desta forma, não perde a concentração com pensamentos sobre o trabalho, projetos, prazos e tudo mais!

Foi por isso que eu gravei uma Meditação Guiada para Empresasmuito simples e eficaz para aliviar o estresse em 15 minutos! Você pode ouvir em grupo com seus colegas ou sozinho(a), só precisa colocar um fone e se recostar na cadeira. Aposto que ninguém vai notar você meditando! 😉

meditação-guiada-empresas-banner

Cases de Meditação na Empresa 

Veja o case do Guia da Alma para Empresas na Resultados Digitais. Levamos diversas atividades, entre elas a Meditação, e entrevistamos os colaboradores após a prática 🙂


Outro local em que eu tive a satisfação de guiar uma Meditação na Empresa foi a Politize! Abaixo você confere o depoimento da Clarice Ferro, e como ela estava se sentindo antes e depois da meditação.

“(…) Ter o Guia da Alma guiando a Meditação no escritório trouxe uma pausa necessária para o trabalho. Antes de começar, minha mente estava agitada pensando na lista de tarefas, com uma angústia que só percebi depois da Meditação, quando o peso no peito foi embora e respirei com mais facilidade! Parece que tudo ficou mais claro e mais possível de ser feito.”

Clarice Ferro – após uma Meditação no Politize!

guiadaalma-meditacao-para-empresas

Meditação Guiada com a equipe Politize!

 

Como implementar a Meditação na minha empresa?

Levar a Meditação na sua empresa é simples! A prática pode ser feita em grupo e não é necessário local especial, nem roupa específica. Basta uma sala silenciosa e reservada dentro da empresa (como uma sala de reuniões, por exemplo)!

Você pode implementar a meditação em grupo semanalmente, mensalmente ou em algum evento específico, de acordo com a disponibilidade da sua empresa.

Existem diversos tipos de Meditação (como mindfulness, meditação para relaxamento, meditação silenciosa, meditação ativa, entre outras). Então, o importante é ter um instrutor de qualidade e certificado, para guiar a prática mais adequada e de maneira correta para os participantes, facilitando para que todos possam se beneficiar desta pausa restauradora!

 

Vamos levar a Meditação na sua Empresa?

O Guia da Alma pode te ajudar! Veja como funciona:

✔ Nós analisamos cada caso individualmente, e preparamos propostas customizadas para dores e necessidades da empresa.

✔ Selecionamos os melhores facilitadores de Práticas Integrativas em qualquer cidade do país, garantindo que sejam certificados e de alta qualidade.

✔ Gerenciamos, pagamos e acompanhamos todas as questões relacionadas à equipe de atendimento. Ou seja, você terceiriza conosco a gestão destes profissionais.

Entre em contato e solicite uma proposta!

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saude-mental-meditacao-yoga-quick-massage-meditacao-na-empresa

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Meditação Guiada para Empresas. Facilitador do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiano nível II, estudante de Astrologia, autodidata em Meditação e práticas energéticas.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Florianópolis - SC