Terapias online: quanto custam, tipos e como fazer?

Saúde mental ao seu alcance de forma prática, segura e confortável.
mulher fazendo terapias online
Mais terapias de Liana Chiaradia
4.7/5 - (4 votos)

Existem muitos benefícios em optar por terapias online, ao invés de em consultar um terapeuta presencialmente.

Eu já fiz atendimento terapêutico online com diversos profissionais e, além de todos os benefícios que tive com a terapia em si, também tive enormes facilidades com comunicação, segurança e agendamento. Sem contar o tempo e transtorno com deslocamento que foi evitado!

Mas, além de mim, milhares de pessoas que já passaram pelo Guia da Alma, deixaram avaliações positivas e surpreendentes sobre sua experiência em fazer terapia online. Então, resolvi reunir nesse artigo, todas as dúvidas e esclarecimentos possíveis sobre o tema para você!

Entenda como funciona a terapia online, quais seus benefícios e vantagens. Conheça ainda tipos de terapia à distância que você pode fazer.

Vamos lá? Sou Liana Chiaradia, cofundadora do Guia da Alma (a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil).

Nesse artigo você pode conferir:

Boa leitura!


O que é terapia online?

mulher realizando terapia online

Foto: Yan Krukov – Pexels

Terapia online é a modalidade de terapia realizada por meios tecnológicos através de videochamada, ou ainda, por meio de telefone e bate-papo.

Com o avanço dos meios de comunicação, o setor cresceu significativamente na última década, pois atende a uma necessidade real!

Muitas pessoas não têm tempo de ir ao consultório, ou mesmo acesso à terapia tradicional. A terapia online tornou o tratamento de saúde mental mais acessível, econômico e simples.

Ela facilita o atendimento a pessoas com rotina intensa. E também àquelas que trabalham em horários não convencionais, têm filhos, não têm acesso a transporte confiável, e/ou não têm plano de saúde.

Para algumas pessoas ainda é uma novidade fazer terapia online! Mas as medidas de distanciamento social aplicadas para combater a disseminação da pandemia colaboraram ainda mais para o crescimento dessa modalidade.

E as terapias online se mostraram tão eficazes quanto a terapia tradicional!

Inclusive, hoje, terapia online na empresa é um benefício de saúde cada vez mais disseminado e requerido.

Como funcionam as terapias online?

terapeuta durante sessão de terapia online

Foto: MART PRODUCTION – Pexels

As terapias online oferecem às pessoas diferentes maneiras de se conectar com um terapeuta virtualmente por meio de seu celular, computador, laptop, tablet ou outro dispositivo móvel.

A terapia online permitiu a ampliação de opções em terapia e também de terapeutas!

Basta você escolher o tipo de terapia e terapeuta com quem mais se identifica, e agendar dia e horário para a consulta ser realizada.

A maioria das consultas de terapia online podem ser feitas via chamada de vídeo ao vivo com seu terapeuta, em apps e plataformas como whatsapp, meet e zoom. Há também a opção de se conectar com seu terapeuta por meio de mensagens, bate-papos ao vivo e chamadas telefônicas.

Simples assim 🙂

Quais as vantagens das terapias online? 10 benefícios!

homem cuidando da saúde mental em terapia online

Foto: Monstera – Pexels

Abaixo estão apenas algumas razões porque fazer terapias online se tornou a primeira escolha para tantas pessoas:

1. Facilidade

Facilidade

Precisa se deslocar por trechos de muito trânsito até chegar ao seu terapeuta? Ou mora em uma cidade pequena ou afastada, onde não há terapeutas suficientes?

A terapia online pode atender com facilidade essa objeção.

2. Flexibilidade de horários

Flexibilidade de horários

Na terapia online, é possível ter a conveniência de agendar sessões que se adaptam à rotina, com a possibilidade de programá-las fora de seu horário de trabalho e rotina familiar.

3. Comodidade

Comodidade

Seu dia a dia é corrido? Se é difícil encontrar tempo para ir fisicamente ao consultório de um terapeuta, então há a vantagem de permanecer no seu ambiente (casa, escritório, ar livre…) e realizar a sessão, sem precisar se preocupar com o tempo de locomoção e meio de transporte.

4. Discrição

Discrição

Quer privacidade, sem ninguém ouvir sua consulta? Ou então esbarrar com uma pessoa conhecida no consultório do terapeuta?

Com a terapia online, é viável desfrutar de total privacidade, podendo agendar as sessões para quando estiver sozinho em casa, por exemplo.

5. Liberdade de escolha

Liberdade de escolha

Plataformas com terapeutas credenciados oferecem inúmeras opções de profissionais. Sendo assim, a possibilidade de encontrar o melhor profissional para o atendimento é maior, além de liberdade de agendamento.

Ps. Aqui você encontra centenas de profissionais certificados em Terapia Holística, encontre o Terapeuta ideal para você no Guia da Alma!

6. Abertura

Abertura

As pessoas podem se sentir à vontade para conversar com amigos e familiares sobre questões de saúde, mas isso é desabafar.

Discutir essas questões com um profissional que saberá dar apoio e orientação correta, é fazer terapia.

O acesso online torna mais fácil superar o estigma que historicamente tem sido atribuído às questões de saúde mental.

7. Pagamento

Pagamento

A terapia online elimina muitos dos custos indiretos associados a um local físico, o que permite que os terapeutas ofereçam opções de tratamento mais acessíveis.

Além disso, fazendo seu agendamento online, você tem diversos meios de pagamento à disposição para escolher a melhor para você!

8. Economia

Economia

Além de tornar os valores mais acessíveis, como citado acima, você também economiza com custos de transporte. Sem contar na economia de tempo de deslocamento! 😉

9. Segurança

Segurança

O uso de softwares e aplicativos seguros e atualizados reduzem o risco de violação de privacidade.

Como em qualquer atividade online, é importante estar confortável com o fato de você e seu terapeuta estarem usando uma plataforma confiável.

10. Qualidade

Qualidade

Terapeuta e psicoterapeuta não são palavras legalmente protegidas. Tenha atenção às certificações dos profissionais, garantindo que apenas aqueles que são treinados e qualificados para a prática atendam você.

Ps. Aqui você encontra apenas profissionais certificados e bem avaliados! Encontre o Terapeuta ideal para você no Guia da Alma!

Como e onde fazer terapia online? 5 passos!

mulher confortável em casa realizando terapia online

Foto: Vlada Karpovich – Pexels

Algumas orientações ao realizar terapias online hoje em dia são:

1. Escolha do serviço

Escolha do serviço

Existem diversos tipos de Terapia Online. Você pode experimentar alguns tipos e ver com qual abordagem mais se identifica.

O interessante é escolher uma de acordo com o que você busca e precisa no momento.

Alguns exemplos de Terapia Holística para alívio do estresse e ansiedade, por exemplo, são o Reiki, Thetahealing e EFT. Já se você busca um acompanhamento com foco em superação de traumas e conflitos, Hipnose,  PNL e Constelação Familiar são mais indicadas.

Obs. alguns tipos de doença mental, incluindo transtornos por uso de substâncias e condições psiquiátricas, incluindo depressão severa e esquizofrenia, exigem mais do que o tratamento online pode fornecer sozinho. Converse com seu médico sobre a terapia online ser a opção mais correta ou se deve usá-la como um complemento às opções de tratamento tradicionais.

2. Escolha do profissional

Escolha do profissional

Certifique-se de que o profissional que você está escolhendo tem as certificações necessárias e boas recomendações.

Para mais segurança, é recomendado no caso da terapia online, escolher uma plataforma que já faz a curadoria dos profissionais. Nesses sites é possível fazer também a mudança de terapeuta, caso o profissional designado não esteja atendendo as expectativas, com recomendação de um novo.

Ps. Aqui você encontra apenas profissionais certificados e bem avaliados! Encontre o Terapeuta ideal para você no Guia da Alma!

3. Escolha do dispositivo

Escolha do dispositivo para Terapias Online

É preciso se sentir confortável com a tecnologia.

Escolha qual dispositivo você utilizará, podendo ser seu smartphone, computador ou tablet.

Combine também com seu terapeuta qual será o aplicativo e/ou software usado. Alguns exemplos são: Zoom, Google Meet e o próprio Whatsapp. Caso não haja a familiarização com a tecnologia, faça um teste antes de iniciar a sessão.

4. Acesso à internet

Acesso à internet

A Internet é rápida o suficiente para suportar sessões de vídeo online?

É possível realizar um teste de velocidade para descobrir. A maioria das fontes recomenda uma velocidade mínima de 10 Mbps de download e 1 Mbps de velocidade de upload.

5. Escolha do local

Escolha do local para Terapias Online

Escolha um local privado e tranquilo para realizar a terapia online, onde você não tenha interrupções.

Se fizer em casa, você pode optar por fazer em seu quarto. Se estiver no escritório, reserve uma sala de reuniões com antecedência.

Ps. utilize sempre fones de ouvido para ter mais privacidade e para melhorar a qualidade de áudio da sessão!

5 Tipos de Terapia Holística online

mulher buscando autoconhecimento em sessão de Terapia Holística Online

Foto: Ivan Samkov – Pexels

Você pode optar por fazer diversos tipos de terapia online, entre elas: a alternativa, a psicológica ou ainda a psiquiátrica no formato de telemedicina. Aqui vamos focar nas Terapias Holísticas, que são um conjunto de técnicas que trabalham nossa saúde mental, emocional e física, com foco no autoconhecimento.

São vários os tipos de Terapias Holísticas Online disponíveis. Confira as mais buscadas no Guia da Alma:

1. Reiki

Terapias Online Reiki

O Reiki é uma forma de terapia energética que equilibra nossa energia vital. A consulta, realizada à distância, é ideal para quem busca relaxamento e alívio da ansiedade.

2. Constelação Familiar

Constelação Familiar Terapias Online

A Constelação é uma técnica sistêmica e terapêutica que harmoniza nossas relações – pessoais e interpessoais, ajudando na resolução de conflitos pessoais, familiares e profissionais.

3. Terapia Floral

Terapia Floral

Os florais são essenciais líquidas naturais de plantas e flores que o terapeuta prescreve de maneira personalizada, e nos ajudam a ter equilíbrio emocional.

4. Meditação Mindfulness

Mindfulness Terapias Online

A meditação mindfulness é uma técnica de atenção plena com foco na respiração consciente.

Ela é indicada para ansiedade, síndrome do pensamento acelerado e outras questões de saúde mental.

Muitas pessoas relatam ter dificuldade para começar a meditar, mas com ajuda de um profissional, é possível ter orientações de como praticar meditação.

A terapia holística também pode incluir uma variedade de técnicas de meditação em seus atendimentos.

5. Thetahealing

Thetahealing1131

O Thetahealing é uma terapia holística que trabalha com meditação para entrar em um estado de relaxamento, onde é possível identificar e transformar crenças limitantes (que são pensamentos negativos entendidos e definidos como verdade, que nos impedem de alcançar nossos objetivos).

Gostou?

Quanto custa terapia online?

mulher realizando pagamento de Terapia Online

Foto: Anthony Shkraba – Pexels

Muitas pessoas perguntam qual o valor da terapia online, e uma das vantagens das terapias online é que:

Você tem diversas opções de terapia e terapeutas para escolher aquela que fica mais tranquila para o seu bolso.

O importante é escolher um terapeuta certificado, bem avaliado e com quem você sinta-se à vontade.

  • Geralmente, terapeutas com valores mais elevados tem mais tempo de experiência e mais certificações de renome em seu currículo.
  • Já terapeutas em início de carreira, oferecem valores mais acessíveis para quem busca essa opção.

A vantagem é que na terapia online muitos terapeutas conseguem tornar suas práticas 100% virtuais, reduzindo despesas com espaço físico e repassando essa economia aos seus clientes.

Alguns terapeutas oferecem “terapias solidárias” , terapias online gratuitas, opções de taxas reduzidas para pessoas que não podem pagar a taxa integral. Ou ainda promoções por tempo limitado!

Plataformas de terapia costumam ter diversas opções acessíveis para terapia online e ainda, oferecer facilidade de pagamentos como, parcelamento da compra.

Encontre a sessão ideal de Terapia Holística no Guia da Alma:

Atualmente, algumas empresas subsidiam as terapias para seus colaboradores, ou ainda, fornecem benefícios em forma de parceria com empresas especializadas.

Como achar um terapeuta online?

jovem fazendo pesquisa online a procura de um terapeuta

Foto: Samson Katt – Pexels

Ao escolher terapias online, terapeutas mais diversos estão disponíveis. É importante passar algum tempo fazendo pesquisas.

Muitas pessoas começam nesta pesquisa online procurando um terapeuta especializado em suas preocupações, dores e necessidades.

Embora possa parecer estranho “analisar o currículo” de um terapeuta antes de marcar uma consulta, pode ser a melhor maneira de encontrar alguém compatível com a sua necessidade.

Durante uma rápida busca, é possível descobrir mais sobre o terapeuta, suas áreas de especialidade e o estilo de terapia que ele usa. Além de ver avaliações de outras pessoas que recomendam o profissional. Assim, é provável que a terapia seja muito mais confortável e fluida.

Plataformas de terapias estão à disposição dos usuários como forma de portfólio de todos os profissionais cadastrados com suas especialidades.

Ainda estamos aprendendo muito sobre as diferenças entre a terapia online e a terapia presencial. E, na maioria dos casos, as pessoas que fazem sessões em videochamada ficam tão satisfeitas e engajadas, e fazem tanto progresso quanto aquelas que escolhem a terapia pessoal.

Veja alguns depoimentos inspiradores que recebemos por aqui:

“Muito impressionada com a minha 1a sessão de Reiki à distância. Senti o corpo relaxado e a mente muito calma…Dormi muito bem como não durma a um tempo.” Depoimento de Marina Esteves

“Contratei algumas sessões da terapia da Luciana com aura master para ser feita de forma online (a distância), pois não moramos no mesmo município, para ajudar meu pai que se encontrava internado. Recomendo totalmente pois a partir do dia que começou a terapia, meu pai teve uma excelente melhora.” Yngrid Lima

“Fiquei muito impressionada com o resultado do Thetahealing. A consulta online é muito profunda e transformadora, acessei informações e trabalhei crenças que não imagina que interferiram tanto nas minhas escolhas.” Luciana Moura

Ótimo atendimento. O fato de ser online não diminuí a qualidade da terapia. A meditação realmente ajuda a lidar com as preocupações e ansiedades. (…)” Aleandro Espíndola

4.7/5 - (4 votos)
As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca