Yoga no trabalho: como funciona a prática na empresa!

Quais as vantagens e benefícios, e como pode ser aplicado na sua empresa!
yoga nas empresas e trabalho - cau sc

Descubra neste artigo como a prática de Yoga no trabalho está mudando a realidade de saúde, engajamento e resultados das empresas e equipes!

Eu sou o Rodrigo Roncaglio, CEO e cofundador do Guia da Alma. Sou praticante de Yoga e Meditação e considero uma grande solução para a redução do estresse nas empresas.

Ao longo do texto vou esclarecer como o Yoga pode melhorar a produtividade e a motivação dos funcionários e como você pode implementar a prática na sua empresa de maneira simples!


 

Yoga no trabalho já é uma realidade!

aula prática de Yoga na Google

Aula de Yoga na Google Brasil

Você sabia que o estresse tem sido responsável por muitos negócios perdidos devido à redução de produtividade, doenças e afastamentos. Evitar esses problemas é fundamental para funcionários e empresas.

À medida que as organizações compreendem o impacto da saúde dos funcionários no desempenho das empresas, há cada vez mais empregadores que incluindo diferentes atividades físicas em seus programas corporativos de bem-estar. A saúde mental dos colaboradores é o sucesso da sua empresa!

Com isso, o Yoga está cada vez mais chegando aos locais de trabalho. A prática já é uma realidade há muito tempo em grandes empresas de sucesso e vem se espalhando por muitas outras ao redor do mundo.

Guia da Alma levando yoga nas empresas - Florianópolis - Resultados Digitais

Aula de Yoga que realizamos na Resultados Digitais em Florianópolis – SC.

  • Aqui no Guia da Alma já atendemos diversas empresas com práticas de Yoga, como por exemplo a Resultados Digitais e o CAU SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Conheça mais os cases do Guia da Alma para empresas neste link!

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saude-mental-meditacao-yoga-quick-massage-meditacao-na-empresa

 

O que é Yoga e como funciona? Quais os benefícios de Yoga nas Empresas?

demonstração de como funciona prática de yoga em empresas

O Yoga é uma forma antiga de exercício que se concentra na força, flexibilidade e respiração para aumentar o bem-estar físico e mental.

Os principais componentes da prática são posturas (uma série de movimentos projetados para aumentar a força, resistência e a flexibilidade) e a respiração. Unidos, eles estimulam a concentração, foco e disciplina. Acalmam a mente e revigoram o corpo!

A prática teve origem na Índia há cerca de 5.000 anos e foi adaptada em outros países de várias maneiras.

Nos dias atuais o Yoga é comum em centros de lazer e bem-estar, academias, escolas, hospitais e empresas. É reconhecida como uma prática integrativa e benéfica para a saúde pela OMS e Ministério da Saúde.

Muitas são as pesquisas científicas que já comprovam seus benefícios, como:

  • Alivia dores como: artrite, fibromialgia e dor nas costas – Universidade de Washington
  • Diminui riscos de doenças cardiovasculares – ‘European Journal of Preventive Cardiology – Harvard
  • Ajuda na memória – Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, 2017
  • Combate ansiedade e depressão – Universidade da Califórnia
  • Melhora o funcionamento do cérebro com apenas 25 minutos de ioga, em suas habilidades cognitivas, a habilidade de controlar respostas emocionais impulsivas e padrões habituais de pensamento e ações – Universidade de Waterloo, 2017

 

Yoga corporativo: 4 benefícios da Yoga no trabalho!

mulher em posição de lótus, praticando yoga no trabalho

Os benefícios do Yoga nas empresas são muitos!

O Yoga é um exercício poderoso, pois além de trabalhar a mente, trabalha o corpo todo. A importância dos exercícios físicos para a saúde agora você já conhece, mas já ouviu falar sobre o impacto que eles têm em um dia de trabalho?

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol descobriu que os funcionários que se exercitavam antes ou durante o horário de trabalho são mais felizes, sofrem menos estresse e são mais produtivos naquele dia.

Os trabalhadores tiveram um desempenho significativamente melhor nas três áreas avaliadas: mental-interpessoal, de produção e de tempo.

Empresas líderes de sucesso, como Apple, Facebook, Nike e Forbes, introduziram o Yoga em seus programas corporativos de bem-estar e colheram benefícios como maior produtividade e maior motivação dos funcionários.

Alguns exemplos bem práticos de como o Yoga no trabalho pode melhorar a produtividade e a motivação dos funcionários são:

 

1. Aliviar dores comuns de quem trabalha em escritórios

Os funcionários geralmente passam longas horas sobre a mesa e, sem saber, esticam o pescoço para a frente enquanto olham para a tela do computador.

Essa postura não natural é prejudicial e pode causar dores nas costas, tensão no pescoço e rigidez dos ombros, o que interrompe a produtividade, pois os funcionários são distraídos pelo desconforto e incapazes de se concentrar nas tarefas.

Não é incomum olhar pessoas trabalhando em posições nada ergonômicas.

O Yoga no trabalho pode ajudar os funcionários a aliviar essas dores através de movimentos e alongamentos. Também auxilia a diminuir tensões causadas pelo estresse, melhora a flexibilidade e sustentação do corpo e aumenta a consciência corporal.

2. Promover o espírito de equipe

É da natureza humana que uma pessoa estressada seja hostil e agressiva, o que traz negatividade para a empresa e afeta o humor de todos os outros funcionários, fazendo com que sejam menos motivados. Um ambiente de trabalho harmonioso é mais produtivo, pois os funcionários colaboram uns com os outros. 

A prática de Yoga no trabalho pode ajudar a melhorar o humor e manter a calma no ambiente, pois ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

E ainda, o Yoga nas empresas permite que os funcionários participem de uma experiência juntos, independentemente de seus níveis de habilidade, e cria uma oportunidade para que se relacionem em um ambiente relaxante e descontraído.

3. Melhorar a concentração, foco e produtividade

Prazos apertados, carga de trabalho exigente e muitas reuniões podem criar uma grande carga mental que impede que o colaborador se concentre nas tarefas e tome decisões inteligentes.

Exercícios de Yoga são uma ótima maneira de efetivamente silenciar o barulho e libertar a mente da confusão que está prejudicando a produtividade. O aumento da circulação sanguínea da prática de Yoga também ajuda a melhorar a função cerebral.

4. Diminuir estresse e aumentar a motivação 

Como você se sente depois de fazer um bom passeio ou andar de bicicleta? O movimento é fundamental para o nosso bem-estar geral.

A queixa mais comum de quem trabalha é a falta de tempo para se exercitar. Poucas são as pessoas que vão para a academia de manhã cedo ou tarde da noite. Muitas pessoas provavelmente se sentem mal por não conseguirem fazer isso, o que aumenta a ansiedade e a pressão, a longo prazo.

Ao oferecer uma aula de Yoga durante o horário de trabalho, ou nos intervalos, os funcionários têm a chance de marcar como feita esta tarefa, sentindo-se bem consigo mesmos e agradecendo a empresa!

 

Como implementar Yoga no escritório da sua empresa?

Empresários fazendo Yoga nas Empresas

Viu como o Yoga pode ajudar a criar funcionários saudáveis, menos estressados ​​e motivados, mais produtivos e econômicos para as organizações? São muitos os benefícios com apenas alguns minutos do horário de trabalho.

A boa notícia é que para implementar um programa de Yoga na sua empresa é muito fácil, pois qualquer pessoa pode praticar, não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Porém, é de extrema importância, que a prática seja feita por um instrutor (a) de Yoga capacitado(a), que conduzirá a prática de maneira adequada, fazendo os ajustes nos alunos e dando as orientações necessárias.

Veja os tipos de Yoga que podem ser implementados na sua empresa:

 

Yoga Laboral para empresas (Office Yoga)

Guia da Alma levando yoga laboral nas empresas - CAU

Aula de Yoga Laboral que realizamos na sala de reuniões do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) em Florianópolis – SC.

A Yoga laboral é uma modalidade adaptada para o ambiente de trabalho, que tem como característica a união de movimentos que previnem lesões por esforço repetitivo (LER) com a busca da consciência corporal através da meditação e exercícios respiratórios.

Uma das suas maiores vantagens é que não é necessário roupas especiais, nem o tapetinho de Yoga. O colaborador pode praticar na sua estação de trabalho ou em uma sala de reuniões. O próprio ambiente de trabalho se torna a sala de Yoga.

 

Aula de Yoga in Company 

Guia da Alma levando yoga nas empresas - Primi

Aula de Yoga in Company que realizamos na Primi Tecnologia, em Santana de Parnaíba – SP.

Essa é a modalidade tradicional do Yoga, que também é levada para as empresas. Ela pode ser oferecida antes da jornada de trabalho, logo cedo, ou em um intervalo.

É recomendado um espaço calmo e espaçoso para a prática, visto que, aqui, os tapetinhos são necessários.

 

Aula de Yoga Online

yoga online para empresas - guia da alma

As aulas de Yoga online são ideais para times remotos e podem ser realizadas por videoconferência (na plataforma Zoom, por exemplo).

O colaborador faz a prática no conforto de sua casa ou escritório, com auxílio de um(a) instrutor(a) certificado(a) que guia a prática.

 

Empresas que já aplicam o Yoga no trabalho: Cases Guia da Alma

Veja o case do Guia da Alma para Empresas na Resultados Digitais. Levamos diversas atividades, entre elas a Yoga e Meditação e entrevistamos os colaboradores após as práticas 🙂

Outro local muito bacana que levamos Yoga Laboral semanalmente é o CAU SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina)!

 

Vamos levar o Yoga Empresarial até você?

O Guia da Alma pode te ajudar! Veja como funciona:

✔ Nós analisamos cada caso individualmente, e preparamos propostas customizadas para as necessidades da sua empresa.

✔ Selecionamos os melhores facilitadores de Práticas Integrativas em qualquer cidade do país, garantindo que sejam certificados e de alta qualidade.

✔ Gerenciamos, pagamos e acompanhamos todas as questões relacionadas à equipe de atendimento. Ou seja, você terceiriza conosco a gestão destes profissionais.

Entre em contato e solicite uma proposta!

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saude-mental-meditacao-yoga-quick-massage-meditacao-na-empresa

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Meditação Guiada para Empresas. Facilitador do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiano, Thetahealer.

AGENDAR!

Presencial em Florianópolis - SC