Carregando.
Aproveite a pausa e respire fundo!

image-praticas-integrativas-empresa-crescer
Empresas

Como as Práticas Integrativas podem ajudar minha empresa a crescer?

E por que elas melhoram a Produtividade

icon-share
2 compartilhamentos

A implementação das práticas integrativas em uma empresa, está diretamente ligada ao seu crescimento, pois elas estão relacionadas à saúde e motivação dos colaboradores.

Neste artigo você vai entender melhor o que são práticas integrativas, quais são os tipos, e como elas podem melhorar o desempenho da sua empresa! Boa leitura!

Esta é uma ação do Guia da Alma para Empresas – Novas formas de cuidar dos colaboradores.


 

O que são práticas integrativas?

As práticas integrativas (também chamadas de práticas complementares, terapias holísticas ou medicina alternativa e oriental), são técnicas terapêuticas que consideram e tratam o ser humano de maneira integral, considerando sua saúde mental, física e emocional.

Estas práticas já são reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, e estão até mesmo presentes no SUS (Sistema Único de Saúde).

“Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.  Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).”

Portal do Ministério da Saúde

As práticas integrativas tratam não apenas dos sintomas físicos de uma pessoa, mas também são preventivas e trazem bem-estar e qualidade de vida.

Segundo o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, “essas práticas são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes. Precisamos continuar caminhando em direção à promoção da saúde em vez de cuidar apenas de quem fica doente”.

 

Como as práticas integrativas podem ajudar minha empresa a crescer?

Na correria do dia a dia, diante de grandes metas e quantidade de trabalho, os colaboradores têm cada vez mais sofrido com estresse, ansiedade, depressão – e até mesmo a Síndrome de Burnout.

A saúde mental dos seus colaboradores é o sucesso da sua empresa, estando diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento da empresa, pois esses problemas de saúde geram gastos por baixa produtividade, desmotivação, rotatividade, absenteísmo e presenteísmo.

Segundo o ISMA (Internacional Stress Managment Association), as empresas brasileiras gastam por ano o equivalente a 80 bilhões de dólares apenas em custos relacionados ao estresse profissional. Em contrapartida, a OMS (Organização Mundial da Saúde), realizou uma pesquisa que apontou que cada 1 euro investido em saúde mental equivale ao retorno de quatro euros.

Isto mesmo! Investindo na saúde dos seus colaboradores, você melhora o clima organizacional e a saúde física-mental-emocional de seus colaboradores, criando um time mais engajado, feliz, saudável e satisfeito!

Leia também: Quanto custa a saúde mental no trabalho e na minha empresa?

Vamos entender melhor quais os benefícios das principais práticas integrativas, que podem ser levadas até a sua empresa!

 

Quais práticas integrativas posso levar até minha empresa?

Existem diversos tipos de terapias e práticas integrativas, que trazem conhecimentos milenares, e que você pode levar até sua empresa. Vamos citar aqui algumas práticas que o Guia da Alma para Empresas pode levar até você! Saiba mais sobre o programa neste link. Criamos pacotes personalizados!

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saude-mental-meditacao-yoga-quick-massage

 

Aromaterapia: qual o cheiro que tem a sua empresa? Sabia que isso também influencia no humor dos seus colaboradores? A aromaterapia utiliza as propriedades dos óleos essenciais das plantas, para ajudar no equilíbrio e bem-estar do organismo através dos aromas – e cada aroma tem um uso específico.

Arteterapia: utiliza instrumentos como pintura, expressão corporal e música para que o indivíduo possa expressar através da arte, o que está carregando em seu inconsciente. Uma produção artística a favor da saúde, que pode ser feita em grupo, através de dinâmicas que melhoram a interação dos colaboradores, bem como, sua criatividade e saúde emocional.

Ayurveda: medicina milenar indiana que atua na prevenção e cura de doenças, trabalhando na singularidade de cada indivíduo e usando a alimentação como base da saúde. Para as empresas, pode ser levado em formato de workshops de alimentação saudável para os funcionários.

guia-da-alma-para-empresas-resultados-digitais-sipat-florianopolis-startup-alimentacao-saudavel-ayurveda-na-pratica

Palestra sobre Alimentação Saudável de acordo com a medicina Ayurveda, realizada na empresa Resultados Digitais.

Constelação sistêmica empresarial: método psicoterapêutico que trabalha as relações entre os indivíduos e a empresa, através de dinâmicas que buscam trazer a consciência, mediação e o equilíbrio. Podem ser também abordadas questões específicas, como a prosperidade. As dinâmicas podem ser individuais ou em grupo.

Massagem relaxante: prática que traz alívio de dores e estresse no corpo físico, além de bem-estar e relaxamento. Nas empresas, pode ser feita a quick massagem, onde a própria massagista leva sua cadeira. Um atendimento rápido, que melhora o dia de qualquer pessoa 🙂

guia-da-alma-praticas integrativas-ajudar-empresa-crescer-quick-massage

Sessões de Quick Massage que o Guia da Alma para Empresas levou até os colaboradores da Taller Negócios Digitais.

Medicina Tradicional Chinesa: sistema milenar que trabalha com foco no equilíbrio do indivíduo, através de
procedimentos terapêuticos como acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, moxabustão e plantas medicinais. Nas empresas, podem ser levados atendimentos individuais aos colaboradores.

Meditação: prática milenar, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, melhorar o desempenho cognitivo e promover autoconhecimento. Para o trabalho é ótima, pois amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções. Pode ser feita em grupo, guiada por um instrutor.

guia-da-alma-para-empresas-meditacao-yoga-massagem-saude-resultados-digitais-florianopolis

Meditação guiada em grupo, realizada pelo Guia da Alma para Empresas na Resultados Digitais.

Quiropraxia: ferramenta que atua no tratamento e prevenção das disfunções mecânicas, fazendo ajustes na coluna vertebral e em outras partes do corpo, visando a correção de problemas posturais e o alívio da dores. O terapeuta pode levar a maca até o ambiente da empresa, fazendo atendimentos individuais.

Reflexoterapia: utiliza estímulos em áreas reflexas – os microssistemas e pontos reflexos do corpo existentes nos pés, mãos e orelhas – para auxiliar na eliminação de toxinas, na sedação da dor e no relaxamento. Pode ser aplicada em atendimentos individuais aos colaboradores.

Reiki: prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. O terapeuta leva sua maca até o ambiente de trabalho, fazendo atendimentos individuais.

Yoga: filosofia milenar que conduz ao exercício e equilíbrio físico e mental, e prepara o corpo para a meditação. Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a melhora do sono, humor e vitalidade, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental. A prática pode ser levada tranquilamente até o ambiente de trabalho, desde que haja um espaço adequado.

 

Como o Guia da Alma para Empresas pode te ajudar?

O Guia da Alma é uma plataforma que divulga terapeutas integrativos e conteúdos sobre autoconhecimento e bem-estar integral no mundo digital.

Nosso programa Guia da Alma para Empresas, é uma iniciativa B2B que leva as práticas integrativas para dentro de empresas, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores, e promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Desta forma, nos diferenciamos por levar até as empresas práticas que contribuem profundamente com a redução da ansiedade e outros males, e estimulam o colaborador a desenvolver-se positivamente, o que promove a melhoria individual e coletiva dentro das empresas!

É um presente que você pode dar aos seus colaboradores, pois impacta pessoas que possivelmente nunca teriam pensado em cuidar da saúde mental, se não fosse pelo incentivo da empresa. Desta forma, colaboradores e empresas crescem juntos, de maneira saudável!

 

Quer saber qual a melhor prática integrativas para o seu negócio?

Conheça o Guia da Alma para Empresas!

 

Rodrigo Roncaglio

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Meditação Guiada para Empresas. Facilitador do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiano nível II, estudante de Astrologia, autodidata em Meditação e práticas energéticas.

4
0

Sou Cofundador do Guia da Alma, Reikiano Nível II, e Designer de Experiência do Usuário. Aprendiz de Astrologia, auto-didata e buscador de uma vida mais espiritual, adoro estar em conexão com a natureza, observar constelações, cozinhar e meditar. Como bom Libriano, busco o equilíbrio da vida em todos os aspectos, e acredito que é aí que mora a felicidade. A beleza do caminho é o próprio caminho!

...

Deixe seu comentário e contribua com a troca

O Guia da Alma é o Portal que conecta pessoas e Terapeutas para uma vida mais leve com Terapia Holística e Integrativa online ou presencial em todo Brasil!

Descubra também o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no conteúdo original do nosso blog!

Receba o Guia da Alma no seu e-mail!

Conteúdo para a sua evolução de consciência.

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!