Como as Práticas Integrativas podem ajudar minha empresa a crescer?

E por que elas melhoram a Produtividade
guia-da-alma-praticas-integrativas-ajudar-empresa-crescer

A implementação das práticas integrativas em uma empresa, está diretamente ligada ao seu crescimento, pois elas estão relacionadas à saúde e motivação dos colaboradores.

Neste artigo você vai entender melhor o que são práticas integrativas, quais são os tipos, e como elas podem melhorar o desempenho da sua empresa! Boa leitura!

Esta é uma ação do Guia da Alma para Empresas – Novas formas de cuidar dos colaboradores.


 

O que são práticas integrativas?

As práticas integrativas (também chamadas de práticas complementares, terapias holísticas ou medicina alternativa e oriental), são técnicas terapêuticas que consideram e tratam o ser humano de maneira integral, considerando sua saúde mental, física e emocional.

Estas práticas já são reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, e estão até mesmo presentes no SUS (Sistema Único de Saúde).

“Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.  Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).”

Portal do Ministério da Saúde

As práticas integrativas tratam não apenas dos sintomas físicos de uma pessoa, mas também são preventivas e trazem bem-estar e qualidade de vida.

Segundo o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, “essas práticas são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes. Precisamos continuar caminhando em direção à promoção da saúde em vez de cuidar apenas de quem fica doente”.

 

Como as práticas integrativas podem ajudar minha empresa a crescer?

Na correria do dia a dia, diante de grandes metas e quantidade de trabalho, os colaboradores têm cada vez mais sofrido com estresse, ansiedade, depressão – e até mesmo a Síndrome de Burnout.

A saúde mental dos seus colaboradores é o sucesso da sua empresa, estando diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento da empresa, pois esses problemas de saúde geram gastos por baixa produtividade, desmotivação, rotatividade, absenteísmo e presenteísmo.

Segundo o ISMA (Internacional Stress Managment Association), as empresas brasileiras gastam por ano o equivalente a 80 bilhões de dólares apenas em custos relacionados ao estresse profissional. Em contrapartida, a OMS (Organização Mundial da Saúde), realizou uma pesquisa que apontou que cada 1 euro investido em saúde mental equivale ao retorno de quatro euros.

Isto mesmo! Investindo na saúde dos seus colaboradores, você melhora o clima organizacional e a saúde física-mental-emocional de seus colaboradores, criando um time mais engajado, feliz, saudável e satisfeito!

Leia também: Quanto custa a saúde mental no trabalho e na minha empresa?

Vamos entender melhor quais os benefícios das principais práticas integrativas, que podem ser levadas até a sua empresa!

 

Quais práticas integrativas posso levar até minha empresa?

Existem diversos tipos de terapias e práticas integrativas, que trazem conhecimentos milenares, e que você pode levar até sua empresa. Vamos citar aqui algumas práticas que o Guia da Alma para Empresas pode levar até você! Saiba mais sobre o programa neste link.

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saude-mental-meditacao-yoga-quick-massage

 

Aromaterapia: qual o cheiro que tem a sua empresa? Sabia que isso também influencia no humor dos seus colaboradores? A aromaterapia utiliza as propriedades dos óleos essenciais das plantas, para ajudar no equilíbrio e bem-estar do organismo através dos aromas – e cada aroma tem um uso específico.

Ayurveda: medicina milenar indiana que atua na prevenção e cura de doenças, trabalhando na singularidade de cada indivíduo e usando a alimentação como base da saúde. Para as empresas, pode ser levado em formato de workshops de alimentação saudável para os funcionários.

guia-da-alma-para-empresas-resultados-digitais-sipat-florianopolis-startup-alimentacao-saudavel-ayurveda-na-pratica

Palestra sobre Alimentação Saudável de acordo com a medicina Ayurveda, realizada na empresa Resultados Digitais.

Constelação sistêmica empresarial: método psicoterapêutico que trabalha as relações entre os indivíduos e a empresa, através de dinâmicas que buscam trazer a consciência, mediação e o equilíbrio. Podem ser também abordadas questões específicas, como a prosperidade. As dinâmicas podem ser individuais ou em grupo.

Massoterapia: prática que traz alívio de dores e estresse no corpo físico, além de bem-estar e relaxamento. Nas empresas, pode ser feita a quick massagem, onde a própria massagista leva sua cadeira. Um atendimento rápido, que melhora o dia de qualquer pessoa 🙂

guia-da-alma-praticas integrativas-ajudar-empresa-crescer-quick-massage

Sessões de Quick Massage que o Guia da Alma para Empresas levou até os colaboradores da Taller Negócios Digitais.

Medicina Tradicional Chinesa: sistema milenar que trabalha com foco no equilíbrio do indivíduo, através de
procedimentos terapêuticos como acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, moxabustão e plantas medicinais. Nas empresas, podem ser levados atendimentos individuais aos colaboradores.

Meditação: prática milenar, que consiste em treinar a focalização da atenção de modo não analítico ou discriminativo, melhorar o desempenho cognitivo e promover autoconhecimento. Para o trabalho é ótima, pois amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções. Pode ser feita em grupo, guiada por um instrutor.

Que tal você experimentar agora mesmo? Eu gravei uma Meditação Guiada para Empresasmuito simples e eficaz para aliviar o estresse em 15 minutos! Você pode ouvir em grupo com seus colegas ou sozinho(a), só precisa colocar um fone e se recostar na cadeira. Aposto que ninguém vai notar você meditando! 😉

meditação-guiada-empresas-banner

Reflexoterapia: utiliza estímulos em áreas reflexas – os microssistemas e pontos reflexos do corpo existentes nos pés, mãos e orelhas – para auxiliar na eliminação de toxinas, na sedação da dor e no relaxamento. Pode ser aplicada em atendimentos individuais aos colaboradores.

Yoga Laboral: filosofia milenar que conduz ao exercício e equilíbrio físico e mental, e prepara o corpo para a meditação. Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a melhora do sono, humor e vitalidade, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental. A prática pode ser levada tranquilamente até o ambiente de trabalho, desde que haja um espaço adequado.

 

Vamos levar a Práticas Integrativas na sua Empresa?

Estas atividades se diferenciam por levar até as empresas práticas que contribuem profundamente com a redução da ansiedade e outros males, e estimulam o colaborador a desenvolver-se positivamente, o que promove a melhoria individual e coletiva dentro das empresas!

É um presente que você pode dar aos seus colaboradores, pois impacta pessoas que possivelmente nunca teriam pensado em cuidar da saúde mental, se não fosse pelo incentivo da empresa. E a empresa colhe benefícios a nível de produtividade, melhoria de processos, cultura, e muito mais. Desta forma, colaboradores e empresas crescem juntos, de maneira saudável!

Veja como funciona o Guia da Alma para Empresas:

✔ Nós analisamos cada caso individualmente, e preparamos propostas customizadas para dores e necessidades da empresa.

✔ Selecionamos os melhores facilitadores de Práticas Integrativas em qualquer cidade do país, garantindo que sejam certificados e de alta qualidade.

✔ Gerenciamos, pagamos e acompanhamos todas as questões relacionadas à equipe de atendimento. Ou seja, você terceiriza conosco a gestão destes profissionais.

Entre em contato e solicite uma proposta!

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saude-mental-meditacao-yoga-quick-massage-meditacao-na-empresa

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Meditação Guiada para Empresas. Facilitador do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiano nível II, estudante de Astrologia, autodidata em Meditação e práticas energéticas.

AGENDAR!

Presencial em Florianópolis - SC