Constelação Empresarial: como aplicar na sua empresa

Entenda como funciona esse processo focado na harmonia e sucesso nos negócios!
grupo com maos unidas após constelacao empresarial

Sua empresa está com dificuldades e desafios em alguma área? A Constelação Empresarial pode ajudar.

Fique comigo até o fim do texto, irei explicar como a Constelação Sistêmica Empresarial ajuda empresas a crescerem!

Sou Guilherme Barcellos, Constelador (Bert Hellinger), Formador de Consteladores Familiares Xamânico e Terapeuta mestre em Psicologia Espiritual.


 

O que é Constelação Sistêmica Empresarial?

Imagens: Pexels e Freepik

A Constelação Sistêmica pode ser definida como a psicoterapia aperfeiçoada por Bert Hellinger, para encontrar soluções individuais no próprio sistema familiar dos clientes, a partir da união da psicanálise, terapia primal, terapia familiar, hipnose e psicodrama.

Provou-se como todos pertencentes a um grupo que estão interligados e interdependentes dentro dos sistemas aos quais pertencem.

A Filosofia Sistêmica de Hellinger demonstra que os relacionamentos humanos são regidos por 3 leis fundamentais:

Dificuldades físicas, emocionais ou empresariais derivam da quebra de uma ou mais dessas leis e são apenas um sinal enviado pela consciência do sistema – família, escola, empresa, etc. – para que a harmonia do conjunto seja restaurada.

As Constelações Sistêmicas auxiliam a revelar as dinâmicas ocultas e o impacto causado pela quebra de uma ou mais leis, facilitando o encontro de soluções que tragam a paz e o crescimento harmônico de todos integrantes das famílias, grupos, equipes ou firmas.

 

A história e reconhecimento da Constelação Organizacional

Sim, já em 1994, Insa Sparrer e Matthias Varga começaram a publicar seus trabalhos com as constelações estruturais ou organizacionais e a linguagem transverbal, lida durante as sessões na busca de solucionar a dificuldade e de liberar energia para o desenvolvimento crescente.

Três livros são importantes sobre o tema:

  1. Êxito na Vida e Êxito na Profissão de Hellinger
  2. Para Comprender las Constelaciones Organizacionales de Guillermo Echegaray
  3. Organisationsaufstellungen de Gunthard Weber (Posicionamentos Organizacionais, em alemão – aliás posicionamento também é uma tradução correta para aufstellungen).

Por que todo o mundo adotou o termo ‘constellation’, escolhido pelas primeiras traduções para o inglês? ‘Aufstellung’ em Alemão pode ser ‘konstellation’, quando no sentido de ‘line-up’ (alinhamento, posicionamento).

Será que fomos levados por uma Força Maior a honrar cada pessoa como fosse uma estrela brilhante e usar Constelações ao invés de Posicionamentos?

No Brasil, as constelações estão sendo incorporadas no Poder Jurídico (16 estados já comprovaram o aumento de conciliações nos casos com o uso da filosofia sistêmica) na Pedagogia (com graduação e pós na Innovare) e no Mundo Corporativo.

Há formações específicas para constelações empresariais como a de Guillermo Echegaray. E outras que abrangem a família e negócios como a da Conexão Sistêmica e a do Instituto Luz do Ser.

Há também a opção focada no Direito com o Juiz Sami Storch, e ainda a opção de treinamento em Constelação Xamânica, que dá certificação internacional.

Um aviso: ao escolher um profissional de constelação familiar, cuidado com formações rápidas ou totalmente online, pois é preciso ter várias vivências sistêmicas, abrir-se à transformação pessoal e deixar o tempo passar para realmente incorporar os aprendizados com mudanças efetivas na vida e nas relações.

A leitura e experiência presencial do campo mórfico junto a um grupo também são fundamentais no treinamento de uma consteladora. Só podemos levar nossos clientes até onde nós mesmos já fomos, por isso as experiências são essenciais.

Não há um órgão regulamentador, mas os consteladores licenciados oferecem certa segurança através de recomendações. Confira, com pessoas idôneas e da área, a formação dos facilitadores para ajudar a você ou sua firma.

Para o trabalho com as empresas, a Gobis e a Semilla são bons exemplos de companhias cujos profissionais são alinhados à Filosofia Sistêmica e prestam consultorias tanto a organizações familiares quanto a multinacionais.

Eu já auxiliei diversas empresas neste processo e, seguindo no texto, vamos entender mais sobre quando fazer uma Constelação Empresarial 🙂

 

Diferenças entre Constelação Familiar e Constelação Empresarial

Na sessão de Constelação Familiar o contexto é único, o da família. As questões são com a própria família e ralações importantes. O foco está no bem da família do indivíduo. Mais frequentemente ocupada com o como o sistema afeta ações e escolhas individuais.

O objetivo é auxiliar na cura e autoconsciência do indivíduo, elevando a harmonia com todas as relações. O resultado da família é a continuação do desenvolvimento do sistema (“formação de pessoas”, citando Virgínia Satir). Nascidos na família não podem sair.

As Constelações Organizacionais Sistêmicas têm um contexto complexo. As questões podem ser intragrupo – dentro do próprio grupo e também intergrupo – o grupo com outros grupos. O foco está no bem da empresa, ocupada principalmente no modo como as ações individuais afetam o sistema.

Diferentes objetivos podem emergir de diferentes contextos ou funções da organização. Em geral, o objetivo está na produção de um produto ou serviço, ou um aumento na eficácia e eficiência como resultado do trabalho da constelação.

O resultado do governo e de organizações sem fins lucrativos é implementar políticas em benefício do número máximo de pessoas. O resultado das empresas é lucro para proprietários e acionistas. A associação é voluntária.

“Falar de percepções e não de sentimentos ajuda a prevenir que as Constelações (organizacionais) tragam elementos incontroláveis.” Guillermo Echegaray

 

Como é uma sessão de Constelação Empresarial?

O atendimento empresarial começa com uma entrevista e definição da(s) estratégia(s) a serem seguidas, que podem ser:

  • Sessões individuais com fundadores e/ou CEOs;
  • Sessões em grupo com líderes e gestores;
  • Vivências de constelação para colaboradores.

Essas sessões podem ser:

  • Dentro ou fora da empresa;
  • Online ou presencial;
  • Com ou sem a ajuda das âncoras de solo (em papel, cartas, bonecos ou cavalos).

constelacao empresarial com bonecos

O processo, focado em encontrar a solução, envolve a observação da linguagem transverbal dos representantes.

Cada pessoa (ou então papel, boneco ou cavalo) representa um elemento, um aspecto ou personagem envolvido na situação. Posicionando-se os elementos principais no campo. Eles naturalmente começam a se relacionar e comunicar entre si.

Essa linguagem se dá com os movimentos autônomos – realizados sem a interferência da vontade racional dos representantes. Os movimentos e posicionamentos comunicam as dinâmicas entre os elementos.

Tudo é observado: a ordem, o posicionamento, a distância, proximidade, as frases ditas, os olhares, conexões, desconforto, as percepções de cada pessoa e do facilitador, etc.

 

Benefícios da Constelação Empresarial: como pode ajudar empresas crescerem

A Filosofia Sistêmica oferece duas possibilidades:

  1. Uma lente diferente para ver o que está acontecendo relacionalmente nas organizações;
  2. Um movimento em direção a uma nova estrutura, processo, linha ou produto mais eficaz.

Ela tem as seguintes aplicações nas organizações:

  • Eficiência de equipe;
  • Eficiência de gerenciamento;
  • Desenvolvimento estratégico;
  • Desenvolvimento de performance pessoal;
  • Recrutamento e retenção;
  • Marketing;
  • Tomada de decisões;
  • Reestruturação organizacional, fusões e aquisições.

 

Constelação empresarial: como aplicar nas empresas

Apresento essa pequena lista com grandes empresas dentre as milhares que já se beneficiaram com constelações empresariais para testar nova estrutura organizacional, produto ou marca, solucionar conflitos interpessoais, falta de crescimento, dificuldade de inovação, constante perda de clientes, vertiginoso crescimento da concorrência, entre outros objetivos.

  1. Ford
  2. Mercedes-Benz
  3. Bosch
  4. Panasonic
  5. Brahma
  6. Skol
  7. Reebok
  8. Kimberly-Clark
  9. Multiplus
  10. Basf
  11. Chemical
  12. Rede TV
  13. Alcoa
  14. Fundação Carlos Chagas
  15. Hospital Villa Lobos

Em seguida seguem dois estudos de caso com Constelação Empresarial detalhados:

 

Liderança: Estudo de caso com Constelação Empresarial

Um caso ocorrido em 2016 na África do Sul mostra que encontrar a solução pode ser rápido. Fomos ministrar o 3º módulo da Formação em Constelação Xamânica na Cidade do Cabo.

Havia um grupo de pessoas em Joanesburgo que insistia em fazer o curso naquela cidade, mas estávamos inseguros quanto a alcançar o número suficiente de alunos.

Investimos tempo e recursos na promoção desta segunda turma, mas as inscrições foram poucas – não o suficiente para compensar o trabalho – e estávamos indecisos sobre cancelar ou não.

Daí, tivemos a oportunidade de focar esta questão para ser analisada em uma Constelação com Cavalos: com eles é possível usar uma lente diferente para ver o que está invisível na superfície. Usamos a técnica da dinâmica de superação. Colocamos um obstáculo, uma vara para saltos, no meio da arena.

A tarefa da equipe era transpor o obstáculo como um grupo unido e coeso, sem usar nenhuma comunicação verbal ou por sinais físicos. As pessoas representaram a equipe do curso e os cavalos representaram os novos alunos.

Depois de algumas tentativas, eles nos mostraram que para cruzar o obstáculo juntos havia necessidade de um líder entre os equinos que tivesse o poder e carisma de convencer outros com sua disposição e confiança.

Pudemos então entender, com os movimentos deles, a necessidade de uma mudança na organização. Assim decidimos nomear um dos alunos de Joanesburgo como gerente e anfitrião da nova turma e apenas alguns dias depois o grupo estava com as inscrições completas.

 

Equipe: Estudo de caso com Constelação Organizacional

Outro caso, publicado por Peterson e Layden, mostra que não importa a gravidade da situação, as soluções são encontradas.

No Oregon – USA, um novo Comandante, vindo de fora do estado, foi designado para liderar um Distrito de Bombeiros recém-formado pela fusão de 8 distritos.

Mais de 200 profissionais foram obrigados a se reinventar e criar uma nova forma de agir que pudesse incorporar as diferenças na maneira de gerenciamento, subcultura, modo de relacionar com a comunidade, métodos e equipamentos.

Durante os 6 meses do atendimento, os facilitadores se encontraram com o Comandante, que se impressionou com a técnica das âncoras de solo para realizar diagnósticos e autorizou o trabalho.

Realizaram constelações com o Comandante e o grupo de Chefes dos 8 distritos e vivências sistêmicas com os chefes, líderes e gerentes de programas.

Eles descrevem a sessão derradeira “Surpreendentemente, todos os membros da equipe colocaram o Comandante “elefante” na mesma posição, incluindo o próprio “elefante”.

Essa nova posição reduziu suas responsabilidades e impacto na organização. Conseguimos, então, ajudar a equipe a chegar a uma estrutura organizacional que melhor abordasse os vários contextos enfrentados pelo Distrito e que realocasse os melhores membros da equipe nas várias posições funcionais, garantindo que a nova estrutura contemplasse todas as diferenças e atingisse um alto grau de aceitação por todos.

 

Constelação Organizacional: quando fazer?

Faça o teste! Sua empresa apresenta algum dos sintomas que indicam a necessidade de uma Constelação Empresarial?

  • Dificuldade em lançar uma nova marca ou decidir sobre um investimento ou fusão;
  • Demora na resposta: decisões importantes são adiadas, problemas antigos continuam;
  • Conflitos invisíveis: várias pessoas sentem um conflito no ar, mas não conseguem distinguir o que é;
  • Eficiência diminuída: os resultados estão aquém das qualidades, conhecimento e experiência dos contribuintes;
  • Problemas de liderança: empregados descontentes com os líderes ou mudança de líder;
  • Falta de apreciação às pessoas: contribuintes reclamam que seus esforços não são apreciados;
  • Alta taxa de turnover e ausências por causa de saúde: há uma tendência de as pessoas saírem da organização e alto nível de faltas ocasionadas por problemas de saúde;
  • Competição interna: lutas de poder e competição interna exagerada também são sinais de assuntos sistêmicos.

Se sua resposta foi SIM a qualquer item acima, convide um facilitador certificado para uma visita e entrevista inicial.

Constelação Sistêmica - Guia da Alma para Empresas - SIPAT 2019 na Resultados Digitais

Sessão de Constelação Sistêmica que guiei na empresa Resultados Digitais em Florianópolis

Talvez aconteça como ocorreu com os fundadores do Guia da Alma que eu atendi: em uma única sessão encontraram soluções para suas dúvidas sobre uma grande alteração na estrutura organizacional da equipe e depois confirmaram a precisão das soluções com o crescimento e bem-estar de todos integrantes e da própria empresa.

Sou Guilherme Barcellos, Constelador (Bert Hellinger) e Formador de Consteladores Familiares Xamânico. Agende uma sessão de Constelação Empresarial comigo!

Constelador (Bert Hellinger) e Formador de Consteladores Familiares Xamânicos, Mestre em Spiritual Psychology, Praticante de Xamanismo Africano e Americano, Hipnose ≈ Generative Trance, Modelo Satir, Radiestesia Quântica, Cinesiologia Aplicada à Homeopatia, Florais e Fitoterapia.

AGENDAR!

Atende online
Presencial em Florianópolis - SC Presencial em Brasília - DF