Saúde mental no trabalho: desafios, soluções, quanto custa?

Conheça as principais métricas e estratégias para seu negócio!
guia-da-alma-para-empresas-saude-mental-no-trabalho-OMS-euro

Este artigo é um convite para entender a importância da Saúde Mental no Trabalho e como ela está atrelada ao funcionamento e rendimento da sua empresa!

Trago aqui os principais problemas que os colaboradores e as empresas têm enfrentado hoje com relação a saúde mental de seus colaboradores. E dou dicas de como sua empresa pode superar este desafio!

Sou Rodrigo Roncaglio – Cofundador e CEO do Guia da Alma.


 

Por que a Saúde Mental no trabalho é tão importante?

empreendedor com estresse: o problema da saúde mental no trabalho

Em uma rotina com tantas informações, agilidade, metas, pressões e responsabilidades, acabamos manifestando sofrimentos internos.

Segundo o ISMA, 32% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem de Burnout e não falam nada por medo de serem despedidos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os transtornos relacionados a saúde mental estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo. E ainda, os transtornos depressivos e de ansiedade custam 1 trilhão de dólares à economia global a cada ano em perda de produtividade.

Os problemas com Saúde Mental no trabalho (como por exemplo ansiedade e depressão) estão entre as principais causas de incapacitação e de benefício previdenciário auxílio-doença no Brasil.

Os transtornos mentais afetam tanto os colaboradores, quanto as empresas em termos de: produtividade, absenteísmo e outros problemas que veremos detalhadamente abaixo!

É por isso que a saúde mental do trabalhador é tão importante e deve ter atenção especial.

 

Quanto custa investir em Saúde Mental no trabalho?

guia-da-alma-para-empresas-saude-mental-no-trabalho-OMS-euro-1200

Segundo estudo científico da OMS (Organização  Mundial de Saúde), apenas a depressão e a ansiedade custam US$1 tri por ano à economia global. Porém, cada euro gasto em saúde mental equivale a retorno de quatro euros. Isto mesmo!

“Profissionais saudáveis são mais ativos e estratégicos, as empresas que se antenaram com relação a isso de maneira mais ávida estão tendo resultados mais consistentes. Temos multinacionais, dentro e fora do Brasil, onde a implantação de programas voltados à qualidade de vida estão sendo fator determinante para os futuros investimentos. Elas estão utilizando essas métricas para tomadas de decisão.”

Fabrízio Machado Pereira, diretor superintendente do SESI-SC, em entrevista para a OCP News (2017).

Um estudo feito pela Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos) aponta que as empresas que investem em saúde têm 48% menos incidentes de segurança e 37% menos ausências no trabalho.

De qual incentivo seus colaboradores e sua empresa estão precisando?

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saude-mental-meditacao-yoga-quick-massage-saúde mental no trabalho

 

Os 4 principais problemas de Saúde Mental no ambiente de trabalho

empreendedora sofrendo de burnout

Cada pessoa é única, e a causa e efeitos de seus transtornos mentais também. Mas de modo resumido, listo aqui os problemas de saúde mental mais comuns atualmente presentes em colaboradores.

Geralmente um está atrelado ao outro e todos trazem como consequência custos (tangíveis e intangíveis) para a empresa. Quais deles você tem percebido nos seus colaboradores?

1. Ansiedade no trabalho

Estado de apreensão e medo provocado por pensamentos negativos de antecipação das situações.

Quando ela já faz parte do cotidiano de uma pessoa, torna-se crônica e pode desencadear outras doenças como síndrome do pânico, úlceras, nervosismo, entre outros.

2. Estresse no trabalho

Sensação causada por excesso de pressão, traumas e desgastes diante das situações.

Pode vir acompanhado de fadiga, esgotamento, dores musculares, dores de cabeça, insônia e irritabilidade.

3. Síndrome de Burnout

É uma doença causada pelo esgotamento (físico, mental e emocional) em decorrência do trabalho.

4. Depressão no trabalho

Estado profundo de tristeza, onde o indivíduo perde a motivação e sentido diante da vida. Geralmente vem acompanhada das outras doenças citadas, e pode levar até mesmo ao suicídio.

No Brasil, a depressão é hoje a segunda causa de afastamento do trabalho no território brasileiro, só perdendo para as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), segundo dados do Senado Federal, apresentados no blog Saúde do Meio.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a previsão é de que em breve a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho no mundo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles. As licenças em 2016 relacionadas a transtornos mentais e comportamentais chegaram a 37,8%, incluindo não apenas a depressão, mas também estresse, ansiedade, transtornos bipolares, esquizofrenia e transtornos mentais relacionados ao consumo de drogas, como álcool e cocaína.

Reportagem especial sobre depressão no trabalho, feita pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), em 2017.

 

Os 5 desafios de Saúde Mental para empresas

empreendedora sofrendo de burnout por falta de saúde mental no trabalho

O descuido com a saúde mental no trabalho tem gerado diversos problemas para as empresas, como:

  • Diminuição da capacidade de atenção e concentração;
  • Sensação de inutilidade;
  • Desmotivação;
  • Diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas;
  • Perda da capacidade de planejar o futuro;
  • Diminuição de rendimento e baixa produtividade.

Segundo o ISMA (International Stress Management Association), no Brasil, 74% das pessoas não estão engajadas no trabalho porque não estão felizes. Atualmente, os principais desafios de saúde mental nas empresas são:

 

1. Absenteísmo

Ausência e afastamento no trabalho motivada por problemas familiares, pessoais, de doença, entre outros.

2. Desengajamento

É quando os membros de uma equipe não “vestem a camisa”, pois não acreditam ou se identificam com a empresa.

3. Presenteísmo

É o fenômeno de estar de corpo presente no ambiente de trabalho, mas com a mente ausente.

4. Sinistralidade

Relação do número de consultas, exames, procedimentos e medicamentos (sinistros) que são realizados em um determinado período pelo colaborador, e o prêmio (valor pago pela sua empresa no plano de saúde). O índice de sinistralidade é crescente em colaboradores com transtornos de saúde mental.

5. Turnover

É o percentual de rotatividade e substituição de pessoas dentro de uma empresa, sendo usado como indicador de saúde organizacional. O índice de turnover pode aumentar em casos de desmotivação, falta de benefícios, entre outros.

 

Como cuidar da Saúde Mental no trabalho?

time engajado com saúde mental no trabalho

Muitas são as formas que você pode levar qualidade de vida, bem-estar e saúde mental no trabalho e na sua empresa.

Entre elas estão ações para: reconhecimento profissional, bom clima organizacional, ambiente confortável, sistema de feedbacks, benefícios em saúde, entre outros.

Aqui no Guia da Alma temos realizado algumas atividades que têm trazido grandes resultados para empresas. São elas:

  • Aulas guiadas de Mindfulness e Yoga Laboral: para aliviar ansiedade e estresse, melhorar a concentração, produtividade e foco.
  • Palestras sobre autoconhecimento e bem-estar: com dicas e exercícios práticos sobre como ter uma rotina saudável, pessoal e profissional.
  • Sessões individuais de Terapias Holísticas e Integrativas: para acompanhamento e apoio individualizado a colaboradores que sofrem com algum transtorno de saúde mental.

Já estamos implementando estas atividades em empresas, obtendo excelentes resultados. Confira como foi o Dia Antiestresse na SIPAT 2019 da Resultados Digitais:

 

Como melhorar a Saúde Mental na sua Empresa?

guia-da-alma-para-empresas-colaboradores-bem-estar-saúde mental-meditacao-yoga-quick-massage

Práticas e atividades de Saúde Mental são um benefício que você pode dar aos seus colaboradores para ter grandes impactos em questões de produtividade, engajamento, cultura, e muito mais.

Desta forma, colaboradores e empresas crescem juntos, de maneira saudável!

Veja como funciona o Guia da Alma para Empresas e nossos cases de sucesso de saúde mental e bem-estar nas empresas.

 

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Meditação Guiada para Empresas. Facilitador do Curso online Propósito Terapeuta. Reikiano, Thetahealer.

AGENDAR!

Presencial em Florianópolis - SC