Era do trabalho híbrido e remoto: como acompanhar a saúde dos colaboradores?

Dicas para manter a saúde mental e física dos colaboradores em dia, mesmo à distância.
trabalho hibrido e remoto
Mais terapias de Rodrigo Roncaglio
5/5 - (5 votos)

Com o cenário atual de pandemia de COVID-19, o modelo de trabalho híbrido e remoto aumentou consideravelmente e veio para ficar!

Por um lado, o trabalho de maneira remota traz inúmeros benefícios, como por exemplo: a vantagem de não precisar gastar tempo com locomoção, a possibilidade de ter excelentes colaboradores de diversas cidades, e a redução dos custos com a sede física da empresa.

Por outro lado, contudo, há um desgaste maior no que corresponde à gestão do tempo no trabalho, a conciliação da rotina com as tarefas domésticas — que acabam se intensificando — e o cuidado com os filhos, além da distância nas relações interpessoais entre colaboradores.

Todas essas questões influenciam no alto índice de casos reportados de ansiedade e depressão no trabalho.

O cuidado com a saúde mental dos colaboradores tornou-se, mais do que nunca, uma responsabilidade fundamental para as empresas e o setor de RH, principalmente quando lidamos com a distância física, nesses casos.

Neste artigo trarei algumas dicas para cuidar da saúde mental e física dos colaboradores de sua empresa. Boa leitura!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.


Os novos modelos de trabalho vieram para ficar?

mulher em home office e os novos modelos de trabalho

Foto: dcstudio – Freepik

Muitas empresas de tecnologia já atuavam de maneira remota e híbrida. Mas foi com a pandemia que o número de empresas trabalhando nesse modelo aumentou!

A tendência é que esse formato permaneça mesmo após a queda de casos de contaminação no pós-pandemia. Algumas empresas manterão o home office, enquanto outras estão aderindo ao modelo de trabalho híbrido.

Segundo uma pesquisa do site vagas.com de 2021:

  • 42% dos trabalhadores preferem atuar no regime de trabalho híbrido, para evitar deslocamento, ter flexibilidade para demandas pessoais e interagir presencialmente com os colegas.
  • O trabalho presencial teve 32% de preferência por conta da necessidade de ter um local com estrutura adequada e o relacionamento com colegas.
  • O método de trabalho remoto foi a escolha de 26% das pessoas, e dentro os motivos estão evitar deslocamento, flexibilidade pessoal e profissional.

As vantagens do trabalho home office e híbrido são inúmeras! Desenvolvendo as estratégias necessárias para criar um ambiente de trabalho adequado, é possível estimular a produtividade de seus colaboradores de maneira saudável e orgânica, gerando, assim, também, mais benefícios para a sua empresa.

Para isso, é preciso considerar as novas demandas que surgem como urgências dentro desse modelo de trabalho no cenário atual que vivemos.

O que é trabalho híbrido e remoto? Diferenças

homem em escritório em diferença entre trabalho híbrido e remoto

Foto: senivpetro – Freepik

De maneira resumida:

  • Trabalho remoto, home office ou teletrabalho, consiste em realizar todas atividades profissionais à distância, através da tecnologia.
  • O significado de trabalho híbrido é o modelo onde há alternância de períodos de prestação de serviço de forma remota e outros na sede física da empresa. Algumas empresas mantém isso de forma livre, enquanto outras, por contrato, estabelecem como esses períodos são divididos.

Mas como podemos nos atentar aos impactos que esses modelos de trabalho causam na rotina dos colaboradores?

E que ações realizar para que eles cheguem no estado de conforto e satisfação necessários para alcançar as metas de maneira humanizada? Vamos entender a seguir:

As vantagens e desvantagens do trabalho remoto e híbrido

mulher com bebê em home office em vantagens e desvantagens do trabalho remoto e híbrido

Foto: Freepik

Para as empresas, os modelos de trabalho híbrido e remoto têm como principais vantagens:

  • Diminuição de custos com sede e estrutura física
  • Contratação de profissionais qualificados de qualquer localização;
  • Otimização de tempo e atividades.

Porém, para este modelo funcionar, é necessário que a empresa tenha:

  • Uma boa gestão de controle de atividades, metas e entregas;
  • Comunicação interna eficaz;
  • Monitoramento do engajamento, motivação e saúde mental dos colaboradores.

Para muitas pessoas, o trabalho remoto home office é uma modalidade completamente nova. E é preciso desenvolver a habilidade da autogestão e autoliderança para saber como administrar o tempo dedicado ao trabalho e às próprias demandas pessoais.

Algumas pessoas relatam que durante o trabalho remoto, sentem uma necessidade de disponibilidade constante e acabam negligenciando o autocuidado. Enquanto outras, tem mais dificuldade de concentração e equilíbrio entre demandas pessoais e profissionais!

Isso também acontece com frequência no modelo de trabalho presencial. Portanto, é importante que, independente do modelo de trabalho, a empresa tenha estratégias e cuidados especiais com seus colaboradores.

Além das pausas durante o horário de trabalho para realizar alongamentos para o corpo e relaxar a mente, por exemplo, o colaborador precisa entender que: mesmo em casa, é preciso haver um equilíbrio com o tempo que se passa trabalhando.

É necessário estipular horários e metas alcançáveis para que não se passe tempo demais trabalhando, pois isso influencia negativamente nas taxas de produtividade e na saúde mental no trabalho, podendo aumentar os níveis de burnout, estresse, depressão e ansiedade.

É bem comum que essa preocupação se perca dentro do home office, já que o colaborador já está em casa e não há um horário determinado para “voltar pra casa”, digamos assim.

Então, a jornada de trabalho diante da tela do computador pode prolongar-se por um período que não seja mais saudável, tanto física, quanto mentalmente.

Havendo estratégias de gestão de tempo bem definidas, atenção e suporte para os colaboradores, as vantagens do home office são inúmeras! Dentre elas:

Seja pela flexibilidade de horário de trabalho, pelo conforto que se tem dentro de casa muito mais do que no escritório da empresa, escalas mais flexíveis, economia financeira e de tempo relacionado à locomoção…

Todos esses fatores influenciam na qualidade de vida completa de seus funcionários.

Agora, vamos ver de maneira mais detalhada qual a importância de cuidar da saúde física e mental de seus colaboradores, e como aplicar de maneira prática na sua empresa?

Como acompanhar e cuidar da saúde de seus colaboradores no modelo híbrido e remoto?

rh em como cuidar da saúde dos colaboradores

Foto: StartupStockPhotos – Pixabay

O cuidado com a saúde física e mental de seus colaboradores evita, diretamente, riscos, tanto para a empresa, quanto para o funcionário.

É preciso acompanhar diretamente as necessidades do seu colaborador para ele manter-se produtivo no trabalho remoto, pois sempre há sinais explícitos quando algo anda errado.

Isso significa implementar práticas de suporte emocional e estímulo a um cuidado físico e mental.

Confira dicas de como realizar essas práticas de maneira eficaz na sua empresa:

Saúde Física

saúde física no trabalho híbrido e remoto

Foto: yanalya – Freepik

A saúde física é imprescindível para manter uma saúde mental equilibrada. Um corpo ativo significa uma mente sadia!

Se seu colaborador apresenta sinais de desânimo e ansiedade, tenha certeza que: práticas relacionadas à movimentação do corpo podem ajudar a criar uma nova rotina, que impacta positivamente na produtividade e saúde mental, e evita problemas de saúde física (como LER).

  • O cuidado com o conforto deve ser primordial: implemente formas de melhorar a ergonomia de seu funcionário, ou seja, disponibilize equipamentos para que o seu home office aconteça de maneira confortável.
  • Oferecer benefícios de bem-estar físico: você também pode oferecer benefícios com planos de saúde, nutricionistas, academias, aulas de yoga e outras modalidades, para o colaborador fazer no seu ritmo. Isso possibilita um cuidado maior do colaborador com sua saúde.
  • Estimular a saúde física: e se a equipe de colaboradores de sua empresa se reunir para realizar atividades físicas em conjunto, de forma online? Essa é uma boa forma de estimular o exercício físico e ampliar o diálogo e proximidade entre os seus funcionários.

Aqui no Guia da Alma, oferecemos aulas de Meditação, Yoga e Ginástica Laboral online para sua empresa. Também estamos no Gympass!

Saúde Mental

saúde mental no trabalho híbrido e remoto

Foto: gpointstudio – Freepik

Saúde mental é coisa séria! Muitos colaboradores não sentem a abertura necessária para falar sobre algo que afeta sua vida pessoalmente, como o desânimo, desmotivação e crises de ansiedade, por exemplo.

Por isso, criar incentivos de autocuidado, isso é de extrema importância.

  • Criar momentos de feedback e 1:1: estimule o diálogo com os funcionários e feedbacks construtivos com frequência.
  • Capacitar líderes: líderes assertivos mantém suas equipes saudáveis e engajadas. Para isso, é necessários que os líderes tenham preparo para o cuidado e gestão de seus liderados.
  • Monitorar a saúde: realize com frequência mapeamentos, pesquisas e eNPS.
  • Ter uma boa comunicação e alinhamento interno: estar por dentro dos objetivos e metas da empresa e ter um plano de metas e serviços possíveis, é uma forma de manter o colaborador engajado e produtivo.
  • Estimular o cuidado com saúde mental: ofereça benefícios que estimulem o autocuidado e fortaleçam os colaboradores, como: aulas de meditação no trabalho, palestras sobre inteligência emocional e terapias individuais.

Como programas de Saúde Mental podem ajudar?

rh com programa de saúde mental

Foto: gpointstudio – Freepik

Organizar todas essas ações e melhorias, pode ser desafiador!

Mas com ajuda de um projeto bem desenvolvido de saúde mental que atenda as necessidades reais da sua empresa, é possível.

Oferecer atividades e práticas de saúde mental e física para seus colaboradores no trabalho híbrido e remoto, vai trazer benefícios tanto para eles, como para a empresa, em termos de: produtividade, engajamento, motivação e cultura saudável.

Conheça os programas de Saúde Mental e Qualidade de Vida para empresas do Guia da Alma: palestras, treinamentos, terapias, práticas de meditação, yoga e mais!

Vai ser um prazer te ajudar a levar práticas para uma equipe mais saudável e feliz 🙂

5/5 - (5 votos)

Cofundador e CEO do Guia da Alma. Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas. Tenho diversas formações na área terapêutica como Reiki e Thetahealing. Ajudando a melhorar a saúde mental nas empresas!

AGENDAR!

As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.
Atenção: este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Política de Privacidade | Termos de Uso
Copyright © 2018 Guia da Alma. Todos os direitos reservados.
Feito com Luz e Amor em Florianópolis!
Por InCuca
Precisa de Ações para
Setembro Amarelo na empresa?

Achou! Palestras, Rodas de Conversa e Práticas de Saúde Mental para engajar seu time!