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Meditação

Menos cortisol, mais felicidade: Meditação é saúde!

Saiba o que a ciência e a meditação podem nos ensinar sobre saúde e felicidade!

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Meditação é saúde! Neste artigo vamos entender como a ciência relaciona esta prática milenar à redução do Cortisol – hormônio do estresse – em nosso corpo, ao aumento da felicidade, bem-estar e a muitos outros benefícios!

Vamos praticar? Eu sou Cibele Menezes, terapeuta holística com Meditação, Florais, Thetahealing e Reiki. Aprenda Meditação online ou em Brasília – DF comigo!

 


Leia o artigo completo ou ouça ele em formato de entrevista para o Programa Internacional de radioweb – Agora!


 

Cortisol: o hormônio do estresse

Jovem irritado em frente ao computador, com alto cortisol - burning out

A função normal do hormônio cortisol é ajudar o corpo a reagir ao estresse e à mudança.

No entanto, quando há excesso de cortisol em nosso corpo, ele intoxica os órgãos e está ligado à perda óssea, redução de massa muscular, supressão do sistema imunológico, morte das células cerebrais e depressão.

Muitas pesquisas avançam no sentido de entender a bioquímica da felicidade e o quem tem sido percebido é que menos cortisol gera mais felicidade ou, ainda, que mais felicidade pode reduzir o nível de cortisol.

Essa via de mão dupla pode nos servir como guia na busca por uma vida mais saudável, leve e feliz.

 

O que a ciência diz sobre os níveis de Cortisol em nosso corpo?

Como explica a Doutora Susan Andrews, autora dos livros: “Stress a Seu Favor” e “A Ciência de Ser Feliz”, o nível de cortisol não é apenas um sinal concreto de emoções negativas, mas também um bom indicador de felicidade.

Cientistas comprovam que os altos níveis de cortisol estão ligados a estados negativos, bem como baixos níveis desse hormônio estão ligados à sensação de bem-estar.

Pesquisas apontam que pessoas otimistas e positivas têm níveis mais baixos de cortisol. Além disso, pessoas felizes secretam cerca de 32% menos cortisol durante o dia, mesmo quando submetidas a situações estressoras.

Já as pessoas que sofrem de depressão, estresse, ansiedade crônica, transtorno de personalidade Borderline e de neuroticismo, têm níveis de cortisol extremamente elevados, o que é chamado de “hipercortisolemia”.

Pesquisadores da University College, em Londres, perceberam que a felicidade pode transformar nossa bioquímica. Nesse sentido, estudos avançam na busca por meios que possam reduzir o nível de cortisol e, consequentemente, elevar o estado de bem-estar geral.

 

Como diminuir o nível de Cortisol?

Algumas práticas se mostram comprovadamente capazes de baixar o nível de cortisol naturalmente, além de trazerem inúmeros outros benefícios associados.

São elas: Meditação, Yoga, Massagem, respiração diafragmática, relaxamento profundo e sono adequado.

Pesquisadores da Universidade de Medicina de Jefferson, nos Estados Unidos, coletaram amostras de sangue de iniciantes na prática de Yoga e perceberam que o nível de cortisol despencou imediatamente, logo após a primeira aula!

 

Diminuindo o Cortisol com Meditação: a prática milenar de saúde

Menina em meditação e saúde no chão redução de cortisol

A Meditação, não importando o método, é tema de numerosos estudos científicos que comprovam sua eficácia na redução dos efeitos nocivos do cortisol em excesso e na indução da felicidade.

Pesquisa conduzida pelo Dr. Vincent Giampapa revelou que a Meditação regular pode diminuir os níveis excessivos de cortisol em até 47%.

Estudantes chineses da Universidade de Tecnologia de Dalian, que praticaram Meditação pela primeira vez por vinte minutos, durante apenas cinco dias, experimentaram redução do cortisol e de emoções negativas como: ansiedade, confusão, raiva e até depressão.

“A meditação promove alterações químicas de grande impacto. Neurotransmissores desejados, como é o caso da serotonina, o chamado hormônio da felicidade, têm sua liberação aumentada; outros, menos desejados, como o cortisol, têm sua produção diminuída”. 

Dr. Martin Portner, neurologista e especialista em Mindfulness

 

Meditação é Saúde: conheça mais benefícios da prática!

A prática da Meditação, além de reduzir o nível de cortisol, aumenta a secreção de hormônios e neurotransmissores da vitalidade, longevidade, prazer e bem-estar, como o DHEA, a serotonina, a dopamina, a melatonina e a endorfina.

A meditação interfere no sistema neurológico responsável pela resposta a situações de estresse, nos ajudando a regular essa liberação hormonal. Dessa maneira, a prática pode ajudar também a combater dores e tensões causadas no nosso dia a dia, trazendo mais bem-estar e prazer.

Além de mudanças na fisiologia do organismo e na própria estrutura cerebral, como o córtex e o hipocampo, a Meditação coloca a mente em equilíbrio. Ela leva o praticante a voltar a atenção para si mesmo e assim, conhecer e controlar melhor seus sentimentos e emoções.

Alguns dos benefícios da Meditação para a mente são: ter os sentidos mais aguçados, aumentar a concentração, reduzir ansiedade e aflições, reduzir irritabilidade, aumentar a criatividade e desenvolver a empatia.

Grupo de idosos em meditação e saúde contra estresse

No Brasil, desde 2006, a meditação ganhou espaço assegurado no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política de Prática Integrativas e Complementares (PICs), como parte da Medicina Tradicional Chinesa.

Na busca por uma vida mais saudável e feliz, podemos utilizar todo o conhecimento milenar da meditação a nosso favor!

Com tantos benefícios associados a essa prática, eu recomendo a todos que comecem a praticar agora! Sem desculpas, sem dizer que não tem tempo, sem prometer que vai tentar… Não tente! Faça!

 

Como implementar a Meditação na sua rotina?

mulheres em meditação sorrindo com bem-estar

Agende um horário para iniciar sua prática diária! Você pode começar com apenas 5 minutos, depois aumentar para 10 minutos, depois 15, e seguir avançando gradativamente!

Para sentir todos os benefícios da Meditação na sua vida, é necessário desenvolver a disciplina de praticar diariamente ou pelo menos com certa regularidade.

Fazer com que esses poucos minutos meditativos se tornem o seu momento feliz de estar em silêncio, acalmar a mente, se conhecer, se perceber, relaxar, tomar novo fôlego.. E claro, aproveitar para reduzir o nível de cortisol no seu organismo!

Devemos tomar atitudes na busca da felicidade com a consciência de que não vamos encontrá-la fora de nós. Vamos encontrá-la na quietude de nosso interior, ao mergulhar em nosso infinito particular, na essência sagrada do nosso ser.

Dê o primeiro passo! O futuro se faz com as ações que tomamos no presente. Siga em direção à felicidade e torne sua vida mais leve, saudável e alegre! Meditação é saúde para sua vida!

 

Vamos meditar juntos?

Aprenda uma técnica simples e prática para inserir a Meditação na sua vida!
Sou Cibele Menezes. Agende seu horário de Meditação comigo online ou presencial em Brasília - DF!

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Cibele Menezes

Terapeuta holística Reikiana Thetahealer Estudante de Psicoterapia Junguiana

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