Desenvolvimento de liderança: como o RH pode ajudar!

Entenda como RH e lideranças podem se apoiar para construir uma empresa mais eficaz.
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Não é viável discutir a formação de equipes altamente motivadas e eficazes sem abordar a crucial relevância do desenvolvimento de liderança.

Afinal, a performance dos colaboradores é fortemente moldada pela liderança direta que recebem.

  • Um estudo realizado pela The Workforce Institute UK com mais de 3 mil pessoas em 10 países, mostrou que: As atitudes dos líderes das empresas impactam 69% na saúde mental da equipe. Esta é a porcentagem é similar ao impacto mental de nossos parceiros e outras pessoas próximas.
  • Outra pesquisa realizada pela Gallup em 2021 confirma isso: de acordo com o estudo State of Global Workplace, o comportamento dos gestores e lideranças é responsável por 70% das variações no nível de engajamento das equipes.

Neste artigo, falarei sobre desenvolvimento de liderança, entendendo as dores do RH e a importância da saúde mental no trabalho.

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma: plataforma de saúde mental para empresas e pessoas. Boa leitura!


O que é desenvolvimento de liderança?

O que é desenvolvimento de liderança?

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Desenvolvimento de liderança é o processo de aprimorar as habilidades, qualidades e competências de uma liderança eficaz.

Envolve uma série de atividades, programas e estratégias destinadas a ajudar os indivíduos a crescerem como líderes e a atingirem seu potencial máximo na capacidade de liderança.

O objetivo é capacitar os líderes a tomar decisões informadas, inspirar e motivar suas equipes, alcançar metas organizacionais e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Em primeiro lugar, é essencial enfatizar que ser um líder vai além de simplesmente dar ordens.

Um líder é alguém que consegue estabelecer conexões eficazes com sua equipe, organizar as tarefas de maneira eficiente, incentivar a busca pela excelência e garantir a produtividade.

Além disso, o líder também desempenha o papel de supervisionar e avaliar o trabalho realizado pelos membros da equipe.

Portanto, o desenvolvimento de liderança abrange um conjunto de medidas que têm como objetivo capacitar e aprimorar as habilidades comportamentais desses profissionais.

Atualmente, encontrar indivíduos talentosos, competentes e bem preparados para assumir cargos de gestão é um desafio enfrentado por muitas empresas.

Quando esses profissionais não podem ser recrutados externamente, os líderes da organização optam por investir naqueles que já fazem parte da equipe.

Investir no desenvolvimento de novos líderes é uma estratégia que envolve o treinamento e a capacitação dos colaboradores mais qualificados, preparando-os para assumir responsabilidades estratégicas na empresa.

Algumas das principais áreas e componentes do desenvolvimento de liderança incluem:

  • Autoconhecimento: os líderes precisam entender suas próprias forças, fraquezas, valores e estilo de liderança. Isso envolve a realização de avaliações pessoais, como avaliações 360 graus, e a reflexão sobre seu próprio comportamento;
  • Habilidades de comunicação: líderes eficazes devem ser capazes de se comunicar de forma clara e persuasiva, tanto verbalmente quanto por escrito. Isso inclui ouvir ativamente, dar feedback construtivo e transmitir uma visão inspiradora;
  • Tomada de decisão: os líderes são frequentemente responsáveis por tomar decisões difíceis. O desenvolvimento de liderança inclui o aprimoramento das habilidades de análise, resolução de problemas e tomada de decisão ética;
  • Habilidades interpessoais: relacionar-se eficazmente com os outros é fundamental para a liderança. Isso envolve a construção de relacionamentos sólidos, a gestão de conflitos e a capacidade de trabalhar com uma variedade de personalidades;
  • Desenvolvimento de equipe: os líderes devem saber como formar, desenvolver e liderar equipes de alto desempenho. Isso inclui a compreensão da dinâmica de grupo e a promoção de um ambiente colaborativo;
  • Visão estratégica: líderes eficazes têm uma visão clara do futuro e sabem como alinhar as ações de suas equipes com os objetivos organizacionais de longo prazo;
  • Aprendizado contínuo: o desenvolvimento de liderança é um processo contínuo. Os líderes devem estar dispostos a aprender e se adaptar às mudanças nas necessidades da organização e do mercado.

Essas são algumas das soft skills essenciais para um bom plano de desenvolvimento de liderança.

Por que é importante o desenvolvimento de líderes?

Por que é importante o desenvolvimento de líderes?

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O desenvolvimento de líderes é fundamental por diversas razões, pois impacta positivamente não apenas a organização, mas também seus colaboradores e o ambiente de trabalho como um todo.

Uma pesquisa da Gallup em 195 países, com mais de 2.5 milhões de gestores entrevistados, mostrou que 70% desses líderes não se apresentam preparados para a função que exercem, o que gera um prejuízo direto nas empresas e, consequentemente, na economia global (estimado em 300 bilhões de dólares).

Aqui estão 10 razões pelas quais o desenvolvimento de líderes é importante:

  1. Melhora a produtividade: líderes bem desenvolvidos têm a capacidade de inspirar e motivar suas equipes, aumentando a produtividade. Eles definem metas claras, fornecem orientação eficaz e criam um ambiente de trabalho que encoraja o desempenho de alto nível;
  2. Aumenta a taxa de retenção: colaboradores geralmente desejam trabalhar sob líderes competentes e inspiradores. Investir no desenvolvimento de líderes ajuda a reter talentos valiosos, reduzindo a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores;
  3. Fomenta o crescimento organizacional: líderes eficazes são peças-chave no crescimento e sucesso de uma organização. Eles podem liderar a implementação de estratégias eficazes, identificar oportunidades de mercado e promover a inovação;
  4. Cria um ambiente de trabalho positivo: líderes que demonstram empatia, respeito e compreensão criam um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo. Isso leva a uma maior satisfação dos funcionários e à promoção de um senso de pertencimento;
  5. Fomenta a aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores: líderes que investem no desenvolvimento de suas equipes ajudam os colaboradores a crescer, adquirir novas habilidades e avançar em suas carreiras. Isso cria uma cultura de aprendizado contínuo na organização;
  6. Adaptação às mudanças: em um mundo em constante mudança, líderes flexíveis e adaptáveis são essenciais. Eles podem liderar suas equipes com sucesso em tempos de incerteza e mudança, ajudando a organização a se ajustar a novos desafios e oportunidades;
  7. Fomenta a inovação: líderes que incentivam a criatividade e a inovação dentro de suas equipes estão mais propensos a encontrar soluções criativas para problemas e a impulsionar a empresa para a frente;
  8. Desenvolve uma cultura de responsabilidade: líderes que exemplificam responsabilidade e ética inspiram os colaboradores a fazer o mesmo. Isso contribui para uma cultura organizacional onde a responsabilidade pessoal e a integridade são valorizadas;
  9. Melhora a satisfação do cliente: colaboradores motivados por líderes eficazes tendem a oferecer um melhor atendimento ao cliente, resultando em clientes mais satisfeitos e leais;
  10. Aumenta a competitividade: organizações com líderes bem desenvolvidos estão mais bem posicionadas para competir no mercado global, adaptando-se rapidamente às mudanças e superando a concorrência.

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Como o RH pode ajudar na formação de líderes mais conscientes?

Como o RH pode ajudar na formação de líderes mais conscientes?

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Confira 5 dicas práticas!

Dica 1. Fazer estudos e avaliações

Dica 1. Fazer estudo de clima organizacional

É fundamental avaliar quais dessas habilidades já estão presentes nos líderes da empresa e quais ainda precisam ser desenvolvidas.

Para obter essa avaliação, existem 3 estratégias que podem ser empregadas:

1. Realizar uma pesquisa de clima organizacional, cujo objetivo é mapear o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

Como mencionamos anteriormente, é importante lembrar que o desempenho dos líderes desempenha um papel significativo nessa percepção.

Os resultados da pesquisa de clima organizacional oferecem informações valiosas sobre as áreas que precisam de melhorias, ao ouvir as percepções dos colaboradores sobre como eles veem a empresa como um local de trabalho.

Com o relatório em mãos, o departamento de Recursos Humanos pode analisar quais competências são necessárias para abordar os problemas identificados.

Além disso, as pesquisas regulares de clima organizacional contribuem para a construção de um histórico rico de conhecimento sobre a organização.

Ao comparar os resultados atuais com os anteriores, podemos avaliar a eficácia ou ineficácia das medidas implementadas e obter orientações para aprimorar continuamente as práticas de desenvolvimento de liderança.

2. Implementar avaliações de desempenho, nas quais os colaboradores respondem a questionários que avaliam a competência dos gestores em diversas áreas.

3. Realizar avaliações de liderança, permitindo que o departamento de Recursos Humanos compreenda mais profundamente o estilo de liderança adotado por cada um dos líderes atuais na empresa.

Dica 2. Definir quais habilidades são importantes para a empresa

Dica 2. Definir quais habilidades são importantes para a empresa

É crucial que o departamento de RH humanizado compreenda o tipo de liderança transformacional desejado pela empresa e estabeleça as etapas do processo de desenvolvimento.

Ter um entendimento claro das habilidades de gestão necessárias para esses líderes é essencial para que as organizações ganhem confiança em seus programas de aprimoramento.

Nesse contexto, o planejamento se torna altamente valioso para as organizações que buscam alcançar o melhor desempenho possível.

Dessa forma, se um departamento específico requer melhorias, o RH formula um perfil ideal para seus líderes.

O departamento identifica os líderes existentes, implementa avaliações para os colaboradores e cria procedimentos que podem facilitar o crescimento profissional deles.

A utilização de testes de perfil comportamental pode ser útil, pois fornece informações valiosas, permitindo uma compreensão mais profunda das habilidades interpessoais do profissional e de seu estilo de liderança.

Na prática, as habilidades comportamentais são elementos essenciais da liderança, uma vez que os líderes precisam ser proficientes em comunicação, trabalho em equipe, motivação e outras competências semelhantes.

Quanto ao estilo de liderança, que pode variar entre autocrático, liberal ou democrático, muitas vezes requer a adoção de uma abordagem de liderança situacional.

Ou seja, diferentes pessoas e situações demandam estratégias de liderança distintas, e um líder eficaz não fica preso a um único método de liderança.

Ele deve se adaptar a cada contexto e escolher a estratégia mais apropriada para a situação.

Dica 3. Melhorar a comunicação interna/endomarketing

Dica 3. Melhorar a comunicação interna/endomarketing

Outro aspecto crucial é promover a conscientização sobre o desenvolvimento da liderança dentro da organização.

Durante todas as iniciativas de aprendizado, é essencial contar com a liderança desempenhando um papel ativo e de destaque, participando de forma engajada.

O estabelecimento de uma boa comunicação interna requer uma estratégia bem elaborada.

É fundamental compreender o que os líderes da empresa valorizam em seus processos de tomada de decisão e adotar abordagens persuasivas mais alinhadas com esses valores.

Recorrer a exemplos de sucesso, compartilhar dados relevantes sobre liderança, discutir os resultados das avaliações de desempenho e das pesquisas de clima, e adotar outras medidas similares podem contribuir significativamente para esse processo de persuasão.

Não devemos esquecer também da importância de planejar cuidadosamente como fornecer esse feedback e comunicação aos líderes da empresa.

Ações de endomarketing criativas, aliadas a uma boa comunicação interna nas empresas, é algo essencial para estimular a motivação no trabalho, além de fortalecer a cultura empresarial, criar um sentimento de equipe, estimular a produtividade e ampliar as relações em todos os níveis da instituição.

O endomarketing surge para enviar uma mensagem clara, através de diversos canais adaptados aos colaboradores.

Isso significa que é preciso conhecer a equipe de sua empresa para criar ações de endomarketing que agradem os colaboradores e que estejam alinhadas com suas dinâmicas atuais, de forma a aumentar a adesão e a fidelidade das pessoas.

Dica 4. Oferecer benefícios às lideranças

Dica 4. Oferecer benefícios às lideranças

Oferecer benefícios corporativos às lideranças desempenha um papel importante na formação de líderes mais conscientes.

Isso ocorre porque esses benefícios demonstram o reconhecimento e a valorização da organização em relação aos líderes, aumentando seu comprometimento.

Quando os líderes recebem oportunidades de desenvolvimento exclusivas, como treinamento executivo ou programas de mentoria, eles são incentivados a investir em seu próprio crescimento, tornando-se líderes mais conscientes e habilidosos.

Além disso, benefícios que promovem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, como flexibilidade de horário e licença parental estendida, ajudam os líderes a gerenciar suas responsabilidades de maneira mais equilibrada, o que, por sua vez, contribui para a tomada de decisões mais conscientes.

Benefícios relacionados à saúde e bem-estar, como planos de saúde abrangentes e programas de assistência em saúde mental, incentivam os líderes a cuidarem de sua saúde física e mental, tornando-os líderes mais conscientes e resilientes.

Portanto, oferecer benefícios que refletem os valores da empresa, como sustentabilidade e diversidade, encoraja os líderes a alinharem suas ações e decisões com esses valores, promovendo uma liderança mais consciente e ética.

A retenção de talentos também é beneficiada, pois líderes experientes e conscientes permanecem em posições-chave, contribuindo para o desenvolvimento contínuo da liderança e o sucesso da organização.

Dica 5. Criar um programa de desenvolvimento de liderança

Dica 5. Criar um programa de desenvolvimento de liderança

Um bom líder tem a escuta ativa e treinada, demonstrando interesse na sua equipe, construindo relacionamentos sadios com feedbacks construtivos.

É comum, em algumas empresas, que a taxa de faltas e saídas dos funcionários aconteça com frequência.

Você, enquanto líder ou RH:

  • Vem percebendo uma taxa de absenteísmo e demissão exacerbada em seus funcionários?
  • Percebe se eles apresentam nervosismo, ansiedade, quadros depressivos ou incapacidade de se manterem produtivos e atingirem metas?
  • Percebe sinais de síndrome de burnout CID 11 se manifestando nos colaboradores?

Além de bater as metas, é preciso ter a escuta ativa para identificar como está a saúde mental dos colaboradores.

E o líder tem um papel importante nisso.

Essa premissa é útil, tanto para a modalidade presencial, quanto para a modalidade híbrida e remota:

Ouvir atentamente os seus funcionários: eles são o alicerce do seu negócio.

O foco da gestão deve ser uma liderança humanizada, baseada nas necessidades do colaborador.

O líder pode inspirar e influenciar as situações positivamente.

O treinamento de líderes foca justamente nisso, promovendo nos gestores uma escuta ativa, ajudando-os a motivarem as suas equipes, alcançando o melhor desempenho, desafiando-as, com foco em resultados em conjunto. E tudo isso de maneira SAUDÁVEL!

Para isso, é preciso desenvolver a liderança positiva de cada gestor baseada em suas qualidades e competências individuais.

O treinamento de líderes aborda diretamente esses temas.

Quando mais conhecimento e preparo emocional, mais resiliente e inspiradora será a liderança.

Como o Guia da Alma pode te ajudar?

Como o Guia da Alma pode te ajudar?

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Se esse artigo fez sentido para você e sua empresa, que tal conhecer mais nossos treinamentos para líderes?

O Guia da Alma oferece treinamento de liderança, capacitação de líderes e gestão de pessoas diferenciados, com objetivo de fortalecer a saúde emocional pessoal e profissional dos líderes, preparando-os para lidarem com seus desafios internos e de seus liderados.

Os principais temas para programas e treinamento de líderes do Guia da Alma são:

  • Saúde Mental para Líderes;
  • Saúde Mental para times específicos (ex. suporte e vendas);
  • Inteligência emocional;
  • Mindfulness;

São conteúdos e trilhas de desenvolvimento de liderança que, além de capacitar as habilidades de liderança, ao mesmo tempo, também cuida da saúde mental.

Nossa plataforma foca na Saúde Mental das empresas, comportando o foco em líderes e seus colaboradores, apresentado soluções como:

  • Plataforma de Autocuidado para o colaborador com sessões de Terapia online;
  • Mapeamento de Saúde Mental para o RH;
  • Ações de endomarketing criativas;
  • Palestras, treinamentos para Líderes e muito mais!

Vai ser um prazer te ajudar a levar práticas para uma equipe e liderança mais saudável e feliz 🙂

Conheça os programas de Saúde Mental e treinamento de Líderes do Guia da Alma.

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Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

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