Clima e Cultura organizacional à distância: ideias para vencer esse desafio!
Você sabe como o clima e a cultura organizacional de sua empresa refletem diretamente na produtividade de seus colaboradores?
Neste artigo te mostrarei como!
Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.
Índice
- Clima organizacional x Cultura Organizacional
- Como a cultura organizacional influencia no clima organizacional?
- Como o trabalho à distância impacta o clima e a cultura organizacional?
- Qual a importância de manter o clima e a cultura organizacional em alta
- Ideias para manter vivos o clima e a cultura organizacional na empresa
Clima organizacional x Cultura Organizacional
Você sabe a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?
Clima organizacional
O clima organizacional é a percepção coletiva dos colaboradores em relação a empresa.
Ele diz respeito ao engajamento da equipe dentro da empresa, relatando a saúde de seu ambiente interno no que concerne às relações e práticas interpessoais e satisfação dos colaboradores.
Em síntese, o clima organizacional significa o que os profissionais de uma empresa estão sentindo e pensando e como isso afeta diretamente no engajamento dos mesmos.
Segundo pesquisa realizada pela Gallup, apenas 15% dos colaboradores estão, de fato, engajados com o seu trabalho.
Existem maneiras de como medir o clima organizacional de uma empresa, como:
- Pesquisas de clima organizacional: Através de pesquisas realizadas entre os colaboradores, onde eles possam preencher um questionário de forma anônima, revelando como se sentem sobre a instituição em que trabalham;
- Feedback construtivo: Estabelecendo escuta ativa, comunicação direta e aberta à críticas dos funcionários. Por meio da comunicação direta, o gestor de RH deve manter-se atento a feedbacks sobre como os funcionários estão se sentindo dentro da gerência estabelecida e como isso está impactando nas relações interpessoais da equipe e sua produtividade;
- Indicadores de Gestão de Pessoas: Acompanhando taxas de reclamações trabalhistas e turnover, pode-se entender como está o clima organizacional. Além disso, os resultados da empresa e das equipes, também pode evidenciar isso.
O equilíbrio no clima organizacional reflete nos bons resultados da empresa e é influenciado diretamente pela concepção da gestão de RH sobre cultura organizacional.
Cultura organizacional
“A cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos.” SCHEIN, E. Organizational Culture and Leadership
Ou seja, a cultura organizacional reúne os hábitos, comportamentos, crenças e valores de uma empresa.
Sendo assim, a cultura organizacional está totalmente ligada ao clima organizacional de uma empresa. Isso porque a cultura visa a missão da instituição que os colaboradores devem, portanto, entrar em harmonia.
Segundo estudo realizado pela Texas Christian University, só é possível garantir o sucesso de uma empresa enquanto os profissionais da mesma acreditarem na missão da instituição em que trabalham, respeitando-a.
É possível visualizar como e qual é a cultura organizacional de uma empresa através da observação de comportamentos cotidianos, como: regime de trabalho, integração entre times e rotinas.
Contudo, a cultura organizacional não diz respeito apenas aos vínculos internos de uma instituição. Ela também diz respeito aos vínculos externos que guiam negociações com clientes, investidores e tudo o que concerne as relações entre os profissionais de uma empresa.
Em outras palavras, a cultura de uma empresa significa a sua identidade.
É possível identificar essa identidade através dos serviços e comunicados enviados por e-mail, demonstrando quais são os valores que a instituição valoriza, assim como a maneira como a organização é regida.
Isso é perceptível através de ações, não necessariamente comunicadas, mas sendo nítidas através da forma que o RH, líderes e gestores gerem a sua equipe e a mesma é ensinada a realizar suas tarefas, por exemplo.
Como a cultura organizacional influencia no clima organizacional?
É possível visualizar, através das definições acima, o quanto a cultura e o clima organizacional de uma empresa estão interligados.
Isso porque uma cultura corporativa saudável gera funcionários mais satisfeitos e felizes, impactando diretamente no clima organizacional da instituição.
Da mesma forma que se essa missão é valorizada pelos funcionários, eles tendem a agir em sintonia, engajando como propósito da empresa nas suas relações interpessoais.
Um clima organizacional saudável reflete, portanto, a cultura saudável estabelecida dentro da instituição.
Como o trabalho à distância impacta o clima e a cultura organizacional?
Com a pandemia de covid-19, os trabalhos de forma remota aumentaram. A quantidade de colaboradores dispostos a continuarem no formato de trabalho híbrido e remoto no pós pandemia têm aumentado consideravelmente.
Segundo estudo realizado pelo Runrun.it, de 252 colaboradores entrevistados, quase 60% afirmam que gostariam de continuar trabalhando de maneira remota mesmo após a pandemia.
Já uma pesquisa do IPEA (Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de vinte milhões de profissionais no Brasil estão seguros para trabalhar à distância.
Existem desafios no trabalho remoto e no home office, que impactam o clima organizacional, como:
- A distância física entre os colaboradores em si que dificultam as relações interpessoais;
- A comunicação assíncrona entre as equipes;
- A frieza das comunicações online;
Porém, esses desafios são compensados pelas vantagens do teletrabalho, como:
- Maior flexibilidade na rotina de trabalho;
- Criação de times mais criativos e ricos, com pessoas de diferentes lugares e culturas;
- Menos custos com estrutura física para a empresa;
Então, como criar uma cultura e clima organizacional saudáveis e equilibrados dentro dessa esfera remota?
- Estreitando laços entre o time e seus líderes, mesmo de maneira remota. Uma boa pedida é realizar momentos de videoconferências com pautas que não sejam apenas de trabalho, para reforçar o contato e criar vínculos entre os membros da equipe;
- O acompanhamento das atividades da equipe de trabalho pode ser feito utilizando plataformas (como o Trello). Nelas também é possível entender de maneira ampla o andamento do trabalho de todos colegas e time;
- Líderes e gestores humanizados, atentos às necessidades de seus colaboradores. Mesmo em home office, é possível proporcionar um bom ambiente de trabalho, realizando com constância 1:1, alinhamento sobre as metas, e certificando-se de que o colaborador tenha a estrutura online adequada;
- Proporcionar momentos de saúde mental, como reflexo de uma cultura saudável. Para isso, a gestão de RH pode promover testes de saúde mental nas empresas e palestras sobre o tema, trazendo pautas interessantes.
Faz sentido pra sua empresa? Conheça os programas de Saúde Mental para empresas do Guia da Alma.
Qual a importância de manter o clima e a cultura organizacional em alta
Cuidar do clima e cultura organizacional de uma empresa devem ser prioridades para um RH estratégico, pois o bem-estar no trabalho dos colaboradores reflete diretamente nos resultados da instituição.
Logo, as práticas implementadas na cultura de uma empresa tornam-se peças fundamentais no cotidiano das equipes, aproximando o resultado esperado pelos líderes e o trabalho realizado pelos funcionários, de maneiras saudável e eficaz.
Segundo o estudo “2020 Start of Workplace Empathy Study”, 90% dos colaboradores afirmaram que a empatia é necessária nas empresas, gerando o aumento na produtividade e motivação das equipes, o que, inevitavelmente, produz um retorno financeiro positivo.
Para isso, como já foi dito acima, é preciso que haja um engajamento entre a equipe e as necessidades da mesma com a gestão de um RH humanizado para visualizar resultados palpáveis, como: aumento da produtividade, relações interpessoais na empresa mais sólidas, motivação dos profissionais e, portanto, redução do índice de turnover.
Em suma, o RH deve estar em sintonia com sua equipe, repassando os valores e missão da empresa para criar um bom clima organizacional. E criando ações para melhorar o clima organizacional.
Ideias para manter vivos o clima e a cultura organizacional na empresa
Adiante veremos mais dicas práticas de como manter vivos e em alta a cultura e o clima organizacional de uma empresa!
Conversar com os líderes
Uma maneira para que a gestão de RH possa medir o clima organizacional de uma empresa, também no formato híbrido ou remoto, é através da manutenção do diálogo e feedbacks constantes entre a gestores, líderes e colaboradores.
Assim, é possível analisar comportamentos, alinhar expectativas e revisar pontos sensíveis de melhoria.
Através da comunicação mais estreita entre o RH e os líderes das equipes — que estão, portanto, mais próximos dos colaboradores — é possível também, haver um alinhamento mais apurado sobre a visão que os líderes passam sobre a empresa.
Crie um sistema de apadrinhamento
Um RH estratégico pode criar um sistema de apadrinhamento para novos colaboradores, com pessoas que possam guiar esses novos profissionais durante a sua jornada, estabelecendo a solidificação de vínculos e confiança mútua.
Para uma boa Employee experience é preciso que o colaborador sinta-se acolhido e guiado dentro da empresa.
Isso significa também, uma gestão que priorize caminhos para que seus funcionários prosperem dentro da instituição, de maneira a compartilharem conhecimentos entre si e possam desenvolver suas habilidades em aprendizagem contínua.
Monitorar os indicadores
Realizar uma pesquisa de Clima Organizacional anônima na sua empresa é essencial. Perguntas como:
- Você se sente reconhecido no seu trabalho?
- Se identifica com os valores da empresa?
- Considera que o seu gestor é um bom líder?
Apontarão como está o clima da sua empresa.
O monitoramento dos indicadores de desempenho também é necessário para avaliar o clima organizacional de uma empresa e a qualidade de vida no trabalho. Alguns indicadores são:
- Outras pesquisas, como: eNPS (employee Net Promoter Score), IFT (Índice de Felicidade no trabalho), DAS-21 ( Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse);
- Índices de gestão de pessoas, como: taxas de absenteísmo e turnover.
Uma boa gestão de RH usa os resultados dessas pesquisas e indicadores para alinhar melhor aos resultados esperados de seus colaboradores, de maneira humanizada e específica.
Isso significa que métricas tradicionais talvez não sejam suficientes para analisar o clima da instituição, sendo possível customizar os métodos para alcançar o panorama almejado.
Humanize seus colaboradores e foque na saúde mental
Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association, mais de trinta milhões de profissionais no Brasil sofrem com síndrome de burnout, tendo o quadro intensificado durante a pandemia de covid-19.
É sabido que a taxa de pessoas com ansiedade e depressão vem crescido bastante após e durante a pandemia e isso reflete diretamente no bem-estar dos colaboradores de uma empresa, na cultura e no clima organizacional.
Focar no bem-estar desses profissionais é focar na saúde mental dos mesmos, e em uma cultura mais saudável. Isso significa entender o que pode estar impedindo que a equipe, de maneira coletiva e individual, prospere.
Líderes empáticos têm escuta ativa, dedicados a entender as necessidades e anseios de seus liderados.
Além disso, a valorização dos colegas de trabalho dá-se através do diálogo com o outro, havendo a validação de seus sentimentos.
Os líderes empáticos são pacientes e entendem que, como seres humanos, eventualmente sua equipe apresentará problemas de ordem pessoal.
A inteligência emocional no trabalho é necessária para um bom líder e uma gestão ágil e estratégica.
Esse controle demonstra foco e auxilia o grupo em situações desconfortáveis, demonstrando confiança e cuidado.
Agora que você sabe como criar um ambiente de trabalho mais empático, conte com a Guia da Alma para te ajudar nesse processo!
A Guia da Alma oferece soluções de bem-estar e saúde mental para empresas, que envolvem:
- Treinamento para líderes sobre: Saúde Mental, Comunicação Não Violenta e mais!
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Garanta a saúde mental da sua equipe, e melhore o clima organizacional da sua empresa!