Clima e Cultura organizacional à distância: ideias para vencer esse desafio!

Confira dicas para manter o alto astral do time e ter um ambiente organizacional mais saudável.
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Você sabe como o clima e a cultura organizacional de sua empresa refletem diretamente na produtividade de seus colaboradores?

Neste artigo te mostrarei como!

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a maior plataforma de Terapias Holísticas do Brasil para melhorar a saúde mental nas empresas.


Clima organizacional x Cultura Organizacional

Clima organizacional x Cultura Organizacional

Foto: Freepik

Você sabe a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?

Clima organizacional

Clima organizacional

O clima organizacional é a percepção coletiva dos colaboradores em relação a empresa.

Ele diz respeito ao engajamento da equipe dentro da empresa, relatando a saúde de seu ambiente interno no que concerne às relações e práticas interpessoais e satisfação dos colaboradores.

Em síntese, o clima organizacional significa o que os profissionais de uma empresa estão sentindo e pensando e como isso afeta diretamente no engajamento dos mesmos.

Segundo pesquisa realizada pela Gallup, apenas 15% dos colaboradores estão, de fato, engajados com o seu trabalho.

Existem maneiras de como medir o clima organizacional de uma empresa, como:

  • Pesquisas de clima organizacional: Através de pesquisas realizadas entre os colaboradores, onde eles possam preencher um questionário de forma anônima, revelando como se sentem sobre a instituição em que trabalham;
  • Feedback construtivo: Estabelecendo escuta ativa, comunicação direta e aberta à críticas dos funcionários. Por meio da comunicação direta, o gestor de RH deve manter-se atento a feedbacks sobre como os funcionários estão se sentindo dentro da gerência estabelecida e como isso está impactando nas relações interpessoais da equipe e sua produtividade;
  • Indicadores de Gestão de Pessoas: Acompanhando taxas de reclamações trabalhistas e turnover, pode-se entender como está o clima organizacional. Além disso, os resultados da empresa e das equipes, também pode evidenciar isso.

O equilíbrio no clima organizacional reflete nos bons resultados da empresa e é influenciado diretamente pela concepção da gestão de RH sobre cultura organizacional.

Cultura organizacional

Cultura organizacional

“A cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos.” SCHEIN, E. Organizational Culture and Leadership

Ou seja, a cultura organizacional reúne os hábitos, comportamentos, crenças e valores de uma empresa.

Sendo assim, a cultura organizacional está totalmente ligada ao clima organizacional de uma empresa. Isso porque a cultura visa a missão da instituição que os colaboradores devem, portanto, entrar em harmonia.

Segundo estudo realizado pela Texas Christian University, só é possível garantir o sucesso de uma empresa enquanto os profissionais da mesma acreditarem na missão da instituição em que trabalham, respeitando-a.

É possível visualizar como e qual é a cultura organizacional de uma empresa através da observação de comportamentos cotidianos, como: regime de trabalho, integração entre times e rotinas.

Contudo, a cultura organizacional não diz respeito apenas aos vínculos internos de uma instituição. Ela também diz respeito aos vínculos externos que guiam negociações com clientes, investidores e tudo o que concerne as relações entre os profissionais de uma empresa.

Em outras palavras, a cultura de uma empresa significa a sua identidade.

É possível identificar essa identidade através dos serviços e comunicados enviados por e-mail, demonstrando quais são os valores que a instituição valoriza, assim como a maneira como a organização é regida.

Isso é perceptível através de ações, não necessariamente comunicadas, mas sendo nítidas através da forma que o RH, líderes e gestores gerem a sua equipe e a mesma é ensinada a realizar suas tarefas, por exemplo.

Como a cultura organizacional influencia no clima organizacional?

Como a cultura organizacional influencia no clima organizacional?

Foto: fabrikasimf – Freepik

É possível visualizar, através das definições acima, o quanto a cultura e o clima organizacional de uma empresa estão interligados.

Isso porque uma cultura corporativa saudável gera funcionários mais satisfeitos e felizes, impactando diretamente no clima organizacional da instituição.

Da mesma forma que se essa missão é valorizada pelos funcionários, eles tendem a agir em sintonia, engajando como propósito da empresa nas suas relações interpessoais.

Um clima organizacional saudável reflete, portanto, a cultura saudável estabelecida dentro da instituição.

Como o trabalho à distância impacta o clima e a cultura organizacional?

Como o trabalho à distância impacta o clima e a cultura organizacional?

Foto: Freepik

Com a pandemia de covid-19, os trabalhos de forma remota aumentaram. A quantidade de colaboradores dispostos a continuarem no formato de trabalho híbrido e remoto no pós pandemia têm aumentado consideravelmente.

Segundo estudo realizado pelo Runrun.it, de 252 colaboradores entrevistados, quase 60% afirmam que gostariam de continuar trabalhando de maneira remota mesmo após a pandemia.

Já uma pesquisa do IPEA (Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de vinte milhões de profissionais no Brasil estão seguros para trabalhar à distância.

Existem desafios no trabalho remoto e no home office, que impactam o clima organizacional, como:

  • A distância física entre os colaboradores em si que dificultam as relações interpessoais;
  • A comunicação assíncrona entre as equipes;
  • A frieza das comunicações online;

Porém, esses desafios são compensados pelas vantagens do teletrabalho, como:

  • Maior flexibilidade na rotina de trabalho;
  • Criação de times mais criativos e ricos, com pessoas de diferentes lugares e culturas;
  • Menos custos com estrutura física para a empresa;

Então, como criar uma cultura e clima organizacional saudáveis e equilibrados dentro dessa esfera remota?

  • Estreitando laços entre o time e seus líderes, mesmo de maneira remota. Uma boa pedida é realizar momentos de videoconferências com pautas que não sejam apenas de trabalho, para reforçar o contato e criar vínculos entre os membros da equipe;
  • O acompanhamento das atividades da equipe de trabalho pode ser feito utilizando plataformas (como o Trello). Nelas também é possível entender de maneira ampla o andamento do trabalho de todos colegas e time;
  • Líderes e gestores humanizados, atentos às necessidades de seus colaboradores. Mesmo em home office, é possível proporcionar um bom ambiente de trabalho, realizando com constância 1:1, alinhamento sobre as metas, e certificando-se de que o colaborador tenha a estrutura online adequada;
  • Proporcionar momentos de saúde mental, como reflexo de uma cultura saudável. Para isso, a gestão de RH pode promover testes de saúde mental nas empresas e palestras sobre o tema, trazendo pautas interessantes.

Faz sentido pra sua empresa? Conheça os programas de Saúde Mental para empresas do Guia da Alma.

Qual a importância de manter o clima e a cultura organizacional em alta

Qual a importância de manter o clima e a cultura organizacional em alta

Foto: tirachardz – Freepik

Cuidar do clima e cultura organizacional de uma empresa devem ser prioridades para um RH estratégico, pois o bem-estar no trabalho dos colaboradores reflete diretamente nos resultados da instituição.

Logo, as práticas implementadas na cultura de uma empresa tornam-se peças fundamentais no cotidiano das equipes, aproximando o resultado esperado pelos líderes e o trabalho realizado pelos funcionários, de maneiras saudável e eficaz.

Segundo o estudo “2020 Start of Workplace Empathy Study”, 90% dos colaboradores afirmaram que a empatia é necessária nas empresas, gerando o aumento na produtividade e motivação das equipes, o que, inevitavelmente, produz um retorno financeiro positivo.

Para isso, como já foi dito acima, é preciso que haja um engajamento entre a equipe e as necessidades da mesma com a gestão de um RH humanizado para visualizar resultados palpáveis, como: aumento da produtividade, relações interpessoais na empresa mais sólidas, motivação dos profissionais e, portanto, redução do índice de turnover.

Em suma, o RH deve estar em sintonia com sua equipe, repassando os valores e missão da empresa para criar um bom clima organizacional. E criando ações para melhorar o clima organizacional.

Ideias para manter vivos o clima e a cultura organizacional na empresa

Ideias para manter vivos o clima e a cultura organizacional na empresa

Foto: Freepik

Adiante veremos mais dicas práticas de como manter vivos e em alta a cultura e o clima organizacional de uma empresa!

Conversar com os líderes

Conversar com os líderes

Uma maneira para que a gestão de RH possa medir o clima organizacional de uma empresa, também no formato híbrido ou remoto, é através da manutenção do diálogo e feedbacks constantes entre a gestores, líderes e colaboradores.

Assim, é possível analisar comportamentos, alinhar expectativas e revisar pontos sensíveis de melhoria.

Através da comunicação mais estreita entre o RH e os líderes das equipes — que estão, portanto, mais próximos dos colaboradores — é possível também, haver um alinhamento mais apurado sobre a visão que os líderes passam sobre a empresa.

Crie um sistema de apadrinhamento

Crie um sistema de apadrinhamento

Um RH estratégico pode criar um sistema de apadrinhamento para novos colaboradores, com pessoas que possam guiar esses novos profissionais durante a sua jornada, estabelecendo a solidificação de vínculos e confiança mútua.

Para uma boa Employee experience é preciso que o colaborador sinta-se acolhido e guiado dentro da empresa.

Isso significa também, uma gestão que priorize caminhos para que seus funcionários prosperem dentro da instituição, de maneira a compartilharem conhecimentos entre si e possam desenvolver suas habilidades em aprendizagem contínua.

Monitorar os indicadores

Monitorar os indicadores e, se necessário, adequá-los aos colaboradores

Realizar uma pesquisa de Clima Organizacional anônima na sua empresa é essencial. Perguntas como:

  • Você se sente reconhecido no seu trabalho?
  • Se identifica com os valores da empresa?
  • Considera que o seu gestor é um bom líder?

Apontarão como está o clima da sua empresa.

O monitoramento dos indicadores de desempenho também é necessário para avaliar o clima organizacional de uma empresa e a qualidade de vida no trabalho. Alguns indicadores são:

  • Outras pesquisas, como: eNPS (employee Net Promoter Score), IFT (Índice de Felicidade no trabalho), DAS-21 ( Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse);
  • Índices de gestão de pessoas, como: taxas de absenteísmo e turnover.

Uma boa gestão de RH usa os resultados dessas pesquisas e indicadores para alinhar melhor aos resultados esperados de seus colaboradores, de maneira humanizada e específica.

Isso significa que métricas tradicionais talvez não sejam suficientes para analisar o clima da instituição, sendo possível customizar os métodos para alcançar o panorama almejado.

Humanize seus colaboradores e foque na saúde mental

Humanize seus colaboradores e foque na saúde mental

Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association, mais de trinta milhões de profissionais no Brasil sofrem com síndrome de burnout, tendo o quadro intensificado durante a pandemia de covid-19.

É sabido que a taxa de pessoas com ansiedade e depressão vem crescido bastante após e durante a pandemia e isso reflete diretamente no bem-estar dos colaboradores de uma empresa, na cultura e no clima organizacional.

Focar no bem-estar desses profissionais é focar na saúde mental dos mesmos, e em uma cultura mais saudável. Isso significa entender o que pode estar impedindo que a equipe, de maneira coletiva e individual, prospere.

Líderes empáticos têm escuta ativa, dedicados a entender as necessidades e anseios de seus liderados.

Além disso, a valorização dos colegas de trabalho dá-se através do diálogo com o outro, havendo a validação de seus sentimentos.

Os líderes empáticos são pacientes e entendem que, como seres humanos, eventualmente sua equipe apresentará problemas de ordem pessoal.

A inteligência emocional no trabalho é necessária para um bom líder e uma gestão ágil e estratégica.

Esse controle demonstra foco e auxilia o grupo em situações desconfortáveis, demonstrando confiança e cuidado.

Agora que você sabe como criar um ambiente de trabalho mais empático, conte com a Guia da Alma para te ajudar nesse processo!

A Guia da Alma oferece soluções de bem-estar e saúde mental para empresas, que envolvem:

  • Treinamento para líderes sobre: Saúde Mental, Comunicação Não Violenta e mais!
  • Mapeamento de saúde mental para o RH
  • Palestras dinâmicas, com teoria e prática pensadas para o ambiente corporativo;
  • Ppráticas para relaxamento (como yoga laboral e meditação mindfulness);
  • Além de sessões de terapia individual, e mais!

Conheça os programas de Saúde Mental para empresas do Guia da Alma.

Garanta a saúde mental da sua equipe, e melhore o clima organizacional da sua empresa!

 

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Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

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