Como fugir do mesmo: ações de endomarketing criativas para a sua empresa
É fundamental criar ações criativas de endomarketing em qualquer empresa!
Mas você sabe o que é endomarketing?
Essa prática corresponde à estrutura filosófica da empresa, onde, através de estratégias e campanhas, há o fortalecimento do marketing direcionado ao público interno da instituição.
O foco do endomarketing é fortalecer a relação entre os colaboradores e a empresa, aumentando o engajamento entre a equipe.
Segundo pesquisa da empresa de software SocialBase, apenas 13% dos profissionais estão realmente engajados nas empresas que trabalham.
O endomarketing surge para estreitar essa relação, aumentando o envolvimento dos colaboradores com os objetivos corporativos da instituição.
Para isso são realizadas ações voltadas ao foco organizacional da empresa, como: potencializar a comunicação interna, desenvolver a capacitação profissional dos colaboradores, melhorar a imagem da empresa, entre outras ações.
Existem aquelas ações de endomarketing mais comuns que, com o passar do tempo se cristalizam e perdem o brilho.
Te mostrarei, neste artigo, ações de endomarketing criativas para aplicar na sua empresa!
Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!
Índice
A importância do endomarketing nas empresas
Como já foi dito anteriormente, o endomarketing é importante para estreitar as relações entre o público interno da empresa.
O escritor norte-americano Stephen Covey resume a essência do endomarketing:
“Cuide dos seus funcionários como você gostaria que eles tratassem seus clientes”.
Por isso, o endomarketing no RH tem sido cada vez mais importante. Marketing e Recursos Humanos se unem para se comunicar com o cliente interno.
O endomarketing aliado a uma boa comunicação interna nas empresas, é algo essencial para estimular a motivação no trabalho, além de fortalecer a cultura empresarial, criar um sentimento de equipe, estimular a produtividade e ampliar as relações em todos os níveis da instituição.
O endomarketing surge para enviar uma mensagem clara, através de diversos canais adaptados aos colaboradores.
Isso significa que é preciso conhecer a equipe de sua empresa para criar ações de endomarketing que agradem os colaboradores e que estejam alinhadas com suas dinâmicas atuais, de forma a aumentar a adesão e a fidelidade das pessoas.
Agora que entendemos a importância de boas estratégias de endomarketing, vamos ver algumas ideias para sua empresa!
5 Ações de endomarketing criativas para a sua empresa
Entre ações criativas de endormaketing estão campanhas de endomarketing para satisfação, em datas comemorativas e programas de bem-estar.
É importante se renovar nas ações de endomarketing, isso engloba novas formas de estabelecer uma comunicação eficiente com o público interno de uma empresa.
Vamos ver agora dicas de como estabelecer essa prática de forma criativa!
E o mais bacana é que essas ideias de endomarketing para home office e trabalho híbrido também são aplicáveis 😉
1. Criar novos formatos e canais de comunicação
Para ampliar ainda mais a comunicação interna da empresa é possível criar canais de divulgação específicos apenas para os eventos da equipe de trabalho e squads.
Aqui no Guia da Alma temos um canal no Slack apenas para fazer lembretes sobre eventos e bem-estar.
A empresa Best Buy, por exemplo, alcançou redução de cerca de 50% na rotatividade da empresa criando uma canal interno de comunicação própria para estimular o contato entre os membros da equipe, postando feedbacks ou informações importantes relacionadas ao trabalho.
Outro ponto é o formato da comunicação!
Muitos colaboradores estão com suas caixas de e-mail lotadas, e pode ser que uma newsletter não seja aberto ou entregue.
Por isso, você pode inovar! Que tal oferecer o conteúdo em formato de vídeos e entrevistas?
E até mesmo Podcast: pode demandar um investimento a mais, como locução, equipamentos apropriados de gravação, escrita de roteiro… mas é uma boa saída para se renovar na estratégia de comunicação mais robusta, se as formas mais convencionais já saturaram.
2. Valorizar as pessoas
Momentos de interação entre os colaboradores (como happy hours) são sempre bem-vindo. Mas vá além!
Os colaboradores de uma equipe muitas vezes apresentam outras vertentes de comprometimento profissional, até mesmo se for por hobby.
Ao estreitar as relações com os colaboradores é possível saber as outras habilidades e competências dos profissionais que podem ser utilizadas para potencializar essa comunicação interna de forma descontraída.
Um bom exemplo foi a Guia da Alma, que utilizou as skills de sua content manager, Maria Eduarda Pepe, para realizar uma oficina de teatro com toda a equipe, aproximando os colaboradores de uma forma mais leve, por meio de brincadeiras. Legal, né?
Valorizando as pessoas, as relações interpessoais se fortificam e os colaboradores se sentem mais conectados.
Outra forma de valorização dos colaboradores associada ao endomarketing é realizar entrevistas e cases da história dos próprios funcionários.
Um case bacana que exemplifica esse tipo de ação é o da Mondelez. A empresa criou um vídeo que conta a história da empresa através da experiência e olhar de uma funcionária que consumia os snacks desde a infância.
3. Criar ações de gamificação
Ainda falando sobre uma forma mais leve de se relacionar, que tal estimular competições saudáveis com toda a equipe de funcionários?
A empresa pode criar um jogo entre os colaboradores de todos os departamentos, podendo ser realizadas através de gincanas, roleplay ou campeonato de jogos online.
O jogo deve traçar metas e premiações de acordo com cada área de trabalho, estimulando a competitividade e produtividade dos funcionários para alcançar as recompensas propostas.
4. Divulgar o plano de carreira de forma inovadora
Já pensou em divulgar o plano de carreira através de histórias ou vídeos de colaboradores que são exemplo de crescimento na empresa?
Dessa forma é possível visualizar o quanto a empresa valoriza os seus funcionários e melhorar a Employee Experience. Além de ser uma forma mais atrativa da divulgação de algo que fará toda a equipe almejar.
5. Investir nos colaboradores
Promover atividades de reconhecimento e oferecer benefícios é importante para motivar os colaboradores ao crescimento e desenvolvimento de carreira.
Exemplos de endomarketing nesse sentido são:
- Treinamentos, práticas e cursos de capacitação profissional para potencializar as qualidades de seus funcionários;
- Ações de endomarketing em datas comemorativas para fortalecer o bem-estar e integração.
Se a empresa investe no seu funcionário, quer dizer que ela acredita na capacidade dele, certo?
A empresa pode trazer profissionais para fazer um bate-papo com os funcionários, palestras ou até mesmo promover um webinar com um expert de um assunto de interesse da equipe.
Ações de endomarketing criativas propostas pelo Guia da Alma
O Guia da Alma te ajuda a fortalecer a comunicação interna com da equipe, com materiais de endomarketing, práticas e atividades focadas no bem-estar corporativo.
Apoiamos você a construir um calendário de endomarketing, com atividades alinhadas com a saúde mental e cultura saudável!
Entre os benefícios que oferecemos estão:
- Palestras e práticas para Campanhas como: Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul;
- Palestras e práticas para SIPAT Online, Mês da Mulher, Dia das Mães e dos Pais;
- Ações de integração como Yoga, Ginástica Laboral e Meditação em grupo;
- Treinamentos sobre Saúde Mental e Emocional;
- Materiais de apoio para divulgação de práticas e conscientização sobre Saúde Mental.
Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços e orçamentos!