Como criar um ambiente de trabalho saudável: 5 dicas para RHs

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Você sabe como criar estratégias para ter um ambiente de trabalho saudável?

Ou melhor: consegue identificar se, na sua empresa, há um ambiente de trabalho seguro?

Nem sempre um ambiente saudável significa espaço físico, principalmente nas modalidades de trabalho híbrido e remoto, mesmo esse sendo um ponto bastante importante.

Contudo, é preciso, também, ouvir os colaboradores e oferecer capacitação profissional, por exemplo.

Quer saber mais dicas?

Neste artigo te conto mais sobre os passos necessários para ter um ambiente saudável e como o Guia da Alma pode te ajudar nesse processo.

Sou Rodrigo Roncaglio, CEO do Guia da Alma – a solução completa para a Saúde Mental no trabalho. Boa leitura!


A importância de um ambiente de trabalho saudável

A importância de um ambiente de trabalho saudável

Foto: gstockstudio – Envato

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ambiente de trabalho saudável é:

“um local (…) onde os trabalhadores e seus superiores cooperam para implementar um processo de melhoria contínua para promover a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores no local de trabalho.”

Pode-se dizer, portanto, que um ambiente de trabalho saudável é associado à qualidade de vida no trabalho.

Segundo estudo publicado na revista Forbes, um ambiente de trabalho saudável impacta diretamente na produtividade, engajamento e satisfação dos colaboradores.

Ou seja: a motivação (ou a ausência dela) do time de profissionais de uma empresa, muitas vezes está associada ao ambiente de trabalho e seus hábitos (clima organizacional).

O clima entre um time de colaboradores sem conflitos proporciona um ambiente onde o diálogo prevalece e o desempenho das atividades possa acontecer sem muitos gargalos.

Um ambiente de trabalho saudável e seguro traz benefícios tanto para a equipe de colaboradores quanto para o RH e a empresa.

A empresa, por sua vez, não precisa lidar com índices altos de turnover e absenteísmo, contando com uma melhor atração e retenção de talentos. Para tanto, a instituição deve focar na qualidade de vida e bem-estar no trabalho, como:

  • Proporcionar treinamentos internos na empresa;
  • Ter um espaço aberto para diálogo com escuta ativa e comunicação não-violenta;
  • Realizar feedbacks;
  • Analisar, através de pesquisas de satisfação no clima organizacional, questões relacionadas à queixas no ambiente de trabalho;
  • Investir em campanhas de conscientização sobre temas relevantes, como segurança no trabalho, setembro amarelo etc;
  • Proporcionar benefícios para saúde mental e bem-estar;
  • Entre outros.

O que é um ambiente de trabalho saudável? Sinais!

O que é um ambiente de trabalho saudável? Sinais!

Foto: Tirachard – Envato

Será que o ambiente de trabalho da sua empresa é saudável? 

Um ambiente de trabalho saudável é aquele que proporciona o clima necessário para que a equipe de colaboradores possa sentir-se motivada, produtiva e engajada, alcançando resultados cada vez melhores.

A empresa deve, portanto, promover estratégias focadas no bem-estar dos profissionais.

Para isso, o RH deve atentar para a satisfação do time nos aspectos físicos, infraestruturais e psicológicos. Veja algumas características de um ambiente de trabalho saudável:

A empresa possui colaboradores motivados

A empresa possui colaboradores motivados

Os colaboradores da empresa sentem-se valorizados, portanto, motivados. Além disso, a equipe apresenta:

  • Pessoas satisfeitas;
  • Diversidade;
  • Aceitação;
  • Colaboração;
  • Comprometimento;
  • Engajamento;
  • Empatia.

Para isso existir, os canais de comunicação entre os profissionais são abertos, não havendo espaço para criar situações em que o clima fique pesado após uma reunião, por exemplo, o que influenciará negativamente no humor do time.

A abertura para o diálogo tende a fazer com que os profissionais sintam-se mais motivados e felizes, refletindo na qualidade dos serviços realizados e proporcionando outros benefícios, como ter um ambiente de trabalho saudável.

Pequena taxa de rotatividade e turnover

Pequena taxa de rotatividade e turnover

Quer saber como a taxa de rotatividade e turnover podem afetar a sua empresa?

É simples. Se a empresa não cuida do bem-estar de seus colaboradores, os prejuízos aparecem em forma de:

  • Profissionais inseguros na equipe;
  • Custos com encargos trabalhistas;
  • Clima organizacional desagradável;
  • Desligamento de talentos;
  • Imagem da empresa afetada;
  • Entre outros.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Robert Half, a taxa de turnover nas empresas brasileiras aumentou mais de 80% entre os anos 2012 e 2014.

As causas identificadas para esse aumento foi o alto índice de desgaste físico e psicológico sentido pelos colaboradores da equipe, reflexo de um ambiente de trabalho que não é saudável.

Para melhorar isso, a empresa deve focar, também, na diversidade.

Um equipe diversificada não apresenta a intolerância que leva a desligamentos derivados da dificuldade de conviver com as diferenças. Pelo contrário, os colaboradores sentem-se mais bem vindos e protegidos, o que acarreta em um sentimento de pertencimento no time, diminuindo a taxa de turnover da empresa.

Foca na autonomia e crescimento dos colaboradores

Foca na autonomia e crescimento dos colaboradores

Uma empresa que prioriza a autonomia e crescimento de seus colaboradores, proporciona:

  • Aumento da responsabilidade de toda a equipe;
  • Resultados mais efetivos;
  • Desenvolvimento de novas habilidades e competências;
  • Entre outros.

Segundo a empresa Page Talent, quase 60% dos profissionais apresentam maior facilidade em exercer suas demandas diárias de forma mais independente, o que justifica a necessidade em investir na autonomia dos funcionários.

Além disso, a empresa deve focar no crescimento profissional de seus colaboradores, através do investimento em treinos e cursos de capacitação.

5 dicas para um ambiente de trabalho saudável

5 dicas para um ambiente de trabalho saudável

Foto: davidpereiras – Envato

Veja dicas de como contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável!

1. Apoie a inclusão e diversidade na equipe

1. Apoie a inclusão e diversidade na equipe

Você sabe a diferença entre diversidade e inclusão?

Um ambiente que preza pela diversidade diz respeito a um local que ajuda a reunir um grupo de profissionais cujas narrativas pessoais sofrem algum tipo de marginalização.

Um ambiente que preza pela inclusão refere-se à estratégia que a empresa utiliza para que o local de trabalho seja agradável, ou seja, inclusivo para esses profissionais.

As estratégias que as empresas podem utilizar para que os profissionais sintam-se pertencentes à empresa são:

  • Posicionamento da empresa sobre questões relacionadas à assédio e preconceitos;
  • Criação de comitês de diversidade na empresa;
  • Palestras relacionadas ao tema, que possam estimular o contato dos profissionais com outras mentalidades, crenças e verdades, diferentes das suas;
  • Abrir vagas destinadas à PcDs;
  • Entre outros.

Quanto maior diversidade, mais pontos de vista a empresa possui, proporcionando um local mais inclusivo e produtivo, que estimula o diálogo e senso de pertencimento, o que torna um ambiente de trabalho saudável para as pessoas.

2. Capacite e treine as lideranças

2. Capacite e treine as lideranças

Como promover um ambiente de trabalho saudável?

Para melhorar o engajamento dos colaboradores, treinar e desenvolver as lideranças é fundamental. A empresa pode, para isso, trabalhar através de um sistema de OKRs. Você sabe o que é isso?

É um sistema que mede as metas individuais e coletivas da equipe de forma que alinhem-se aos objetivos globais da empresa.

Ou seja: o time de colaboradores é incentivado a definir suas metas a partir das metas da empresa, de forma que o resultado positivo geral seja reflexo direto do esforço, também, individual.

Para monitorar o desempenho da gestão, a empresa pode pedir feedbacks da equipe, para identificar e solucionar os gargalos.

A liderança tem um papel extremamente importante no ambiente de uma empresa.

Segundo estudo divulgado pela consultoria Michael Page, 8 em cada 10 colaboradores apontam o líder como motivo para desligamento de uma empresa.

Além disso, uma pesquisa da Gallup afirmou que 75% das pessoas que pedem demissão de seus empregos têm como principal causa o mau relacionamento com a gestão.

O foco da gestão deve ser uma liderança humanizada, baseada nas necessidades do colaborador. O líder pode inspirar e influenciar as situações positivamente.

O treinamento de líderes foca justamente nisso, promovendo nos gestores uma escuta ativa, ajudando-os a motivarem as suas equipes, alcançando o melhor desempenho, desafiando-as, com foco em resultados em conjunto. E tudo isso de maneira saudável!

Para isso, é preciso desenvolver como ser um líder baseado em suas qualidades e competências individuais. O treinamento de líderes aborda diretamente esses temas.

Quando mais conhecimento e preparo emocional, mais resiliente e inspiradora será a liderança.

3. Aposte na cultura de feedbacks

3. Aposte na cultura de feedbacks

Independente do tamanho da sua empresa, a cultura organizacional deve pautar-se em feedbacks.

O feedback é a oportunidade que os profissionais possuem para compartilhar os seus pontos de vista sobre a liderança e outros processos em que participam, para que a empresa possa identificar as melhores soluções para os obstáculos que possam surgir.

Especialmente para empresas que trabalham com profissionais Millenials (nascidos entre 1980 e 2000), a estratégia deve ser focada no desenvolvimento das próprias percepções dos funcionários, pois uma característica marcante dessa geração é o espírito empreendedor e interesse em cargos de liderança.

Alguns benefícios de adotar a cultura de feedback são:

  • Fluidez na comunicação;
  • Liderar com mais controle;
  • Melhora na gestão de pessoas;
  • Reconhecimento dos pontos de vista dos colaboradores;
  • Avaliação recorrente da performance dos funcionários e líderes;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Entre outros.

Os feedbacks podem acontecer de forma periódica. Para isso, a empresa pode coletar, através de entrevistas e/ou pesquisas de clima organizacional, os pontos que podem ser avaliados para melhora pelo setor de Recursos Humanos.

Assim, as pessoas passam a se sentirem mais valorizadas e podem ser ouvidas.

4. Ofereça benefícios corporativos

4. Ofereça benefícios corporativos

Benefícios corporativos são formas de demonstrar o reconhecimento dos profissionais em uma empresa.

Os benefícios podem ser muito mais do que incentivos monetários. A empresa pode oferecer, para a saúde do trabalhador:

  • Dia de folga no mês do aniversário;
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Vale alimentação e refeição;
  • Descontos ou bolsas em escolas, cursos e faculdades;
  • Parcerias com academias, cinema, teatro etc;
  • Participação nos lucros da empresa;
  • Entre outros.

Além dos benefícios básicos, como os citados acima, é importante conversar com a equipe de colaboradores para saber qual o benefício mais interessante para cada um, individualmente. Assim, a empresa pode começar a pensar fora da caixinha e oferecer outras recompensas, como:

  • Ater-se mais à entrega do trabalho do que necessariamente a quantidade de horas exercidas, focando na flexibilidade de horários;
  • Pausas na rotina do trabalho;
  • Atividades informais, para que o time possa se reunir e passar, juntos, momentos relaxantes, mesmo de forma online;
  • Soluções de saúde mental no trabalho, como atendimentos com terapias complementares e participação em práticas como yoga e meditação;
  • Entre outros.

5. Invista em programas de saúde mental

5. Invista em programas de saúde mental

Decerto, investir em programas de saúde mental entra dentro de um programa focado na qualidade de vida no trabalho.

Uma empresa que foca no bem-estar e qualidade de vida dos funcionários consegue preencher lacunas que não estão sendo atendidas em um nível satisfatório.

Os benefícios de cuidar da saúde mental do colaborador são inúmeras, como manter um ambiente de trabalho saudável e outros:

  • Atração e fidelização de talentos;
  • Maior comprometimento do trabalhador com a empresa;
  • Diminuição de absenteísmo, atrasos e afastamentos;
  • Aumento do bem-estar e produtividade dos colaboradores;
  • Redução de custos com saúde e indenizações;
  • Levantamento de estatísticas e ações preventivas;
  • Redução do índice de esgotamento profissional ou síndrome de burnout CID-11 e ansiedade;
  • Entre outros.

É fato! O relatório intitulado “Tendências Globais de Capital Humano” da Deloitte, mostrou que 61% dos profissionais confirmam que programas de saúde corporativa e bem-estar nas empresas aumentam a produtividade e resultados financeiros.

Um ambiente de trabalho seguro garante um trabalhador saudável!

Agora que você já sabe dicas especiais para reduzir o índice de turnover e absenteísmo de sua empresa e como as práticas integrativas fazem a sua empresa crescer, conte conosco!

Entre e contato com o Guia da Alma e veja como podemos melhorar a Saúde Mental da sua empresa. 

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Fundador e CEO do Guia da Alma. Especialista em Saúde Mental corporativa. Especialista em Terapias Complementares. Palestrante e Instrutor de Meditação Mindfulness para Empresas.

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